Suspensão do Alfa 147

Throttleman, e comparando este kit com a suspensão que vem de origem no 147 1.6TS, o filtrar do piso melhora sem comprometer o comportamento?

Cumpts [;)]

´

Bom, o comportamento melhora sobremaneira. [;)] Fica um kart comfortável. [:cool:] E essa melhoria é ainda mais notória quanto melhor é o piso. O mais interessante é que, em piso um pouco degradado, o comportamento consegue ser ainda melhor que o original. Este conjunto mola amortecedor é muito rápido e quando o piso é irregular consegue digerir essas imperfeições muito bem, agarrando ao piso de forma convicta. Se for muito degrado, aí é para esquecer, fica demasiado saltitão e desconfortável. A suspensão original ganha aí, sobretudo, devido ao curso acrescido dos amortecedores e molas.

Cumprimentos [:cool:]

´

Bom, o comportamento melhora sobremaneira. [;)] Fica um kart comfortável. [:cool:] E essa melhoria é ainda mais notória quanto melhor é o piso. O mais interessante é que, em piso um pouco degradado, o comportamento consegue ser ainda melhor que o original. Este conjunto mola amortecedor é muito rápido e quando o piso é irregular consegue digerir essas imperfeições muito bem, agarrando ao piso de forma convicta. Se for muito degrado, aí é para esquecer, fica demasiado saltitão e desconfortável. A suspensão original ganha aí, sobretudo, devido ao curso acrescido dos amortecedores e molas.

Cumprimentos [:cool:]

Obrigado pela resposta. [;)]

E parece que encaixa na perfeição naquilo que eu pretendo. [:cool:]

Cumpts

Para carro de dia-a-dia e tendo em conta as estradas que temos acho esse setup demasiado "hardcore". [;)]

Em estrada "má" andas devagar [:D] cumprindo os limites [:D]
Afinados no minímo.
Em estrada "boa" tás como queres apr:)
Mesmo no minímo são muito bons... depois podes afinar até ao máximo (3 voltas); mas uma voltinha já chega.

2009.05.22%20(3).JPG

Em estrada "má" andas devagar [:D] cumprindo os limites [:D]
Afinados no minímo.
Em estrada "boa" tás como queres apr:)
Mesmo no minímo são muito bons... depois podes afinar até ao máximo (3 voltas); mas uma voltinha já chega.

2009.05.22%20%283%29.JPG

Já ando devagar. [;)]

Verdade seja dita, essa jante ajuda imenso. [:D]

Parece-me que o Kit da eibach se adequa mais aquilo que pretendo. [;)] [:cool:]

Já ando devagar. [;)]

Verdade seja dita, essa jante ajuda imenso. [:D]

Parece-me que o Kit da eibach se adequa mais aquilo que pretendo. [;)] [:cool:]

Existe é uma grande vantagem pela qual optei por Koni Sport.
Para além de poder eu afinar em alguns segundos a dureza; os Koni têm a grande vantagem de serem eternos, bastando apenas de 50.000 em 50.000 Kms fazer uma verificação a ver se necessitam de carga.
Mas são eternos; ou seja, pagas/investes mas tens ali material para toda a vida.
São pois ideais para quem pretende conservar a sua máquina [;)]

Melhor ainda que os Koni Sport, tens os Bilstein B6. Estes sim, conjugados com umas bolas Eibach específicas para o 147, fazem dos melhores (senão mesmo o melhor) setup existente no mercado. São carotes, mas bem melhores que os Koni. Tenta saber um orçamento, às vezes existem surpresas [;)]
Boa sorte.

Melhor ainda que os Koni Sport, tens os Bilstein B6. Estes sim, conjugados com umas bolas Eibach específicas para o 147, fazem dos melhores (senão mesmo o melhor) setup existente no mercado. São carotes, mas bem melhores que os Koni. Tenta saber um orçamento, às vezes existem surpresas [;)]
Boa sorte.

Os B6 também são muito bons! Mas não é aconselhado serem montados com molas mais curtas. Onde o kit Eibach ganha ainda mais pontos é em baixar o centro de gravidade nuns bons 3cms. O preço dos 4 amortecedores anda à volta dos 650€.

Boa sorte.

:confused: Bem melhores do que os Koni porquê :confused:

Para já o equivalente a Koni Sport é Bilstein B8 e não B6; depois a informação que tenho é que são equivalentes e não bem melhores uns do que os outros.

Depois os Koni têm 2 vantagens claras:
- São reguláveis pelo utilizador em poucos segundos;
- Duram mais; aliás são eternos. Basta apenas verificar os mesmos em intervalos de 50.000 Kms.

Para já o equivalente a Koni Sport é Bilstein B8 e não B6; depois a informação que tenho é que são equivalentes e não bem melhores uns do que os outros.

- Duram mais; aliás são eternos. Basta apenas verificar os mesmos em intervalos de 50.000 Kms.

Errado [;)]
Equivalente aos Koni não existe, pois são reguláveis ao contrário dos B6.
Poderá dizer-se no entanto, que meia afinação nos Koni, corresponde à taragem dos B6.
Os bilstein B8 tem precisamente a mesma taragem dos B6, apenas tem o espigão mais curto, sendo utilizados para rebaixamentos superiores a 30 mm.
Os Bilstein, tem garantia VITALÍCIA e são bem mais caros que os Koni.
Esclarecido?

As experiências que tive com as duas marcas, dizem-me que os eibach nem sempre aprovam.
Já montei eibach num carro que ficou mau (ibiza 6k).
Depois com bilstein ficou bom.
Já tive um carro com koni sport regulados para o máximo (não havia fabrico para o diesel em nenhuma marca de amortecedores, daí a necessidade dessa regulação).
Os koni fizeram mais de 200.000 sem qualquer verificação e aguentaram-se à bronca.
Concordo plenamente com o gtabarth quando diz que são "eternos".apr:)apr:)
Nunca ouvi reclamações da eficácia e durabilidade dos koni, nos últimos vinte e tal anos, acho que quer dizer alguma coisa...
Valem bem o preço que custam![:cool:]

Last edited:
Errado [;)]
Equivalente aos Koni não existe, pois são reguláveis ao contrário dos B6.
Poderá dizer-se no entanto, que meia afinação nos Koni, corresponde à taragem dos B6.
Os bilstein B8 tem precisamente a mesma taragem dos B6, apenas tem o espigão mais curto, sendo utilizados para rebaixamentos superiores a 30 mm.
Os Bilstein, tem garantia VITALÍCIA e são bem mais caros que os Koni.
Esclarecido?

Exacto amigo, acabaste por dizer quase tudo; os Koni Sport são equivalentes aos B8, até pela questão do espigão. [;)]
Tens é os Koni system também (mais baratos que os Sport).

Não sei se tens alguma coisa a ver com a Thyssenkrupp, mas eu investiguei amortecedores não por literatura comercial ou coisa que o valha, ou por ouvir dizer, mas sim junto da maior autoridade em amortecedores em Portugal.
E o que me foi dito é que ficava servido de igual forma com Koni Sport ou Bilstein B8.
A escolha foi minha e até porque o preço (para mim) era exactamente igual; exactamente igual.
Quem me vendeu e instalou não ganhou mais por serem Koni ou Bilstein.

Uma vez que as melhorias no carro seriam idênticas, fui para os Koni pelas duas características já ditas!
- Assim posso eu mesmo afinar em poucos segundos; o que dá muito jeito; por exemplo se fizer uma viajem Porto - Lisboa com tempo de chuva e trânsito meto no minímo. Para andar todos os dias meto a 1/3 ou 1/2.
Para fazer uma "brincadeira" meto no máximo.
Bilstein tinha que os ter como são.
- Os Koni são mesmo "eternos", os Bilstein B8 dizem que são.
Como o carro é para conservar "para sempre" a aposta em Koni é mais segura.

Nota: alguns Puntos 85 de troféu (os que ganham) usam B8 modificados; ainda modificados, pois para pista não chegam.

Exacto amigo, acabaste por dizer quase tudo; os Koni Sport são equivalentes aos B8, até pela questão do espigão. [;)]

Não sei se tens alguma coisa a ver com a Thyssenkrupp, mas eu investiguei amortecedores não por literatura comercial ou coisa que o valha, ou por ouvir dizer, mas sim junto da maior autoridade em amortecedores em Portugal.
E o que me foi dito é que ficava servido de igual forma com Koni Sport ou Bilstein B8.
A escolha foi minha e até porque o preço (para mim) era exactamente igual; exactamente igual.

Uma vez que as melhorias no carro seriam idênticas, fui para os Koni pelas duas características já ditas!
- Assim posso eu mesmo afinar em poucos segundos; o que dá muito jeito; por exemplo se fizer uma viajem Porto - Lisboa com tempo de chuva e trânsito meto no minímo. Para andar todos os dias meto a 1/3 ou 1/2.

Nota: alguns Puntos 85 de troféu (os que ganham) usam B8 modificados; ainda modificados, pois para pista não chegam.

É precisamente isto.
Cumpts.

É assim, dantes não havia nada como Koni Sport. (Para andar na rua claro)

Hoje os Bilstein B8 já têm uma prestação idêntica aos Koni.

O Jorge (que considero a maior autoridade em amortecedores em Portugal; e que considera quem nomalmente ganha competições neste país).

Indicou-me que para o meu carro ficava excelentemente servido de igual forma tanto com Koni Sport como com Bilstein B8 porque eram produtos muito muito idênticos quanto á sua prestação.
O preço é idêntico, por isso não é dai.

A opção foi mesmo minha e por alguns factores:
- Os meus 4 Koni posso regular os mesmos bastando para tal encaixar uma chave (torneirinha) e rodar. É superfácil e demora uns segundos.
Para já estão no minímo e o carro está muito bom.
Devo dar a afinação definitiva para ~30% de dureza mais, ou seja 1 voltinha da torneirinha.
- Os Koni são eternos, bastando apenas verificar em intervalos de 50.000 kms; ao passo que os Bilstein B8 pelos vistos, recentemente passaram a ser como os Koni.
Mas como os Koni sempre foram assim, pessoalmente encontrei mais segurança num produto que pelo menos à "40 anos" é a referência do mercado.
A ideia que passa é que a Koni é assim e à pouco tempo a Bilstein foi atrás e agora tem as mesmas caracteristicas.
- Ainda ninguém ouvia falar de Bilstein e eu e muita gente já sonhavamos poder equipar um carro com Koni.
Em parte foi um sonho realizado e que ao fim ao cabo até acaba por compensar financeiramente a longo prazo; uma vez que o Kit Koni não me custou o dobro dos 4 amortecedores de origem.

Como afinar?
- Andando no minímo o carro é muito melhor do que de origem e já tem um comportamento impecável.
- Se pretendermos fazer uma brincadeira, imagina um Autodromo, podiamos regular ao máximo.
- Depois é uma questão de compromisso com o que pretendes no teu dia à dia.
Posso andar no minímo durante a semana no centro da cidade com trânsito; e afinar por exemplo mais 30% em menos de 5 minutos os 4 para no fim de semana por exemplo ir dar um passeio em estrada ou Autoestrada, aumentando ainda mais o comportamento do carro.
Com os Bilstein B8 não tinha esta possibilidade e era obrigado antes de fazer a montagem escolher logo a dureza pretendida.
Atenção que em alguns carros os Koni traseiros não permitem regulação do utilizador.
Os da frente permitem sempre; os traseiros do Stilo permitem, mas por exemplo do Uno não.

A Bilstein está muito forte no mercado e em conjunto com a Koni é o melhor que existe (atenção, na gama Sport e B8, porque depois ambos têm produtos mais convencionais que tentam manter as características de origem).

As pessoas interessadas devem estar conscientes disso, de que a gama Koni Sport e Bilstein B8 é desportiva e portanto que o seu carro vai ficar alterado.
Passo a explicar: no dia em que decidirem montar umas coisas destas já sabem que passar numa rua de mau paralelipípedo ou passar numa lomba amarela e preta numa estrada ou dentro de um parque de centro comercial vai ser completamente diferente.
Nos paralelipípedos o carro faz logo muito mais barulhos e nessas lombas temos que passar a parar o carro senão levamos uma chicotada nas costas.
Uma estrada com buracos lixados deve ser muito complicada. Nem quero imaginar apanhar uma cratera em cheio :d_umpf:

O que é interessante é que este tipo de amortecedor se por um lado aumenta os barulhos, por outro lado diminui.
Passo a explicar:
- os barulhos provocados pela digestão de irregularidades do piso aumentam.
- os barulhos provocados por fenómenos físicos do próprio carro, ou seja a sua torção de materiais e fixações diminui, uma vez que o carro fica mais sólido, mais rígido.

Imaginemos que passamos num pequeno buraco a 50 km/h.
Com Koni ou Bilstein, o barulho será seco e curto e a pancada muito mais forte.
Com suspensão de origem a pancada é muito menos forte mas o barulho é mais prolongado e o carro fica a "gemer" mais.

Mas cuidado Pedro, com Koni Sport ou Bilstein B8, entras num Universo completamente diferente, o carro fica completamente diferente.
Antes de avançares para coisas destas tens que conhecer um carro de origem e outro igual com este tipo de amortecedor... pois algumas pessoas podem na verdade não pretender alterar o carro desta forma.

Exemplo: se uma revista fizer um teste comparativo a 3 modelos e juntar um 4º modelo.
Mégane
Golf
Bravo
Bravo com suspensão deste género

Os resultados não vão ter nada a ver. O comportamento, direcção (sentes muito mais directa e menos filtrada) e claro o conforto.
Até a travagem muda.

Desculpem o desenterranço, mas preciso de substituir molas e suspensão no meu 147 JTD m 16 V da primeira geração, e vinha perguntar quais as melhores opções neste momento para este modelo, sem alterações de altura pois no local de residencia é comum o estacionamento em cima de passeios [s)] , assim o que sugerem ? e já agora justifica a compra online em Ebay´s e afins ? pois tenho quem os possa colocar, antecipadamente grato pelas vossas postas!

Desculpem o desenterranço, mas preciso de substituir molas e suspensão no meu 147 JTD m 16 V da primeira geração, e vinha perguntar quais as melhores opções neste momento para este modelo, sem alterações de altura pois no local de residencia é comum o estacionamento em cima de passeios [s)] , assim o que sugerem ? e já agora justifica a compra online em Ebay´s e afins ? pois tenho quem os possa colocar, antecipadamente grato pelas vossas postas!

Para comprar, podes dar uma vista de olhos nas casas do post que deixo abaixo.

A Bortex vende e monta, sendo que as outras duas, só fazem a venda.

Pelo preço que conseguirás nestas casas, não parece de todo que justifique mandar pelo ebay.

Da uma vista de olhos a seguir. A Bortex comercializa, agora as outras casas, será questão de questionar.

Escapes, Pneus e Serviços de Pré-Inspecção | Bortex

http://www.alecarpecas.pt/

ATM - Auto Torre da Marinha

in: http://forum.autohoje.com/boxes/38425-topico-dos-amortecedores-45.html#post1066836884

Bilstein B4.

Boa tarde a todos e obrigado pelas postas, tendo já decidido colocar os B4 , o melhor valor que tenho neste momento é de 366 € já com IVA mas sem a montagem, isto na ATM, uma vez mais, venho aqui para atraves da vossa sapiencia me informarem se o preço é bom, justo ou caro, e se conhecem algum sitio com melhores valores, pode até ser online no mercado internacional, uma vez mais antecipadamente grato a todos!

Back