Suvs - Porquê???

Claro que fui a vários stands experimentar, não ia comprar um carro cuja função principal é pinar no capot sem saber se o carro ia servir para o efeito, num stand ou outro as vendedoras até se ofereceram para ajudar a experimentar mas a minha mulher não deixou :(

Estou solidário contigo!

.

O exemplo aqui de casa, tivemos um série 4 reservado até que surgiu a novidade (novo membro na família a caminho). Apesar de gostarmos imenso do carro tivemos que ponderar porque o acesso aos bancos traseiros para colocar a cadeira e apertar os cintos é muito pouco prático e as costas é que sofrem. Então do lado do passeio [s)]

Acabamos por anular e comprar um SUV que não sendo claramente a 1ª escolha, acabava por ser mais adequado às novas circunstâncias.
Quando chegar novamente à altura de trocar....venha algo diferente [;)]

Nesse caso compreendo perfeitamente.

Não contas que grande parte das vias asfaltadas, pelo menos no Tugaland, mas não só, são piores do que algumas pistas de terra [:D].

Como á priori são carros para utilização familiar não serão para andar por aí na broa que é a situação em que poderia fazer mais diferença em termos de consumos. Tirando isso, não há grandes diferenças se são 4X2 que é a maioria dos casos.

Investimento mais alto tb não. Um segm. B+ ( SUV ) tem uma capacidade de carga e PVP similar a um segm. C.

Na minha opinião, as vantagens que expus, por experiencia própria, são reais.

Por outras, como viatura para fazer o serviço das voltinhas varias do dia a dia no mundo real, é eficiente e sobretudo é flexível na utilização pq não sendo perfeito em nada, consegue fazer quase tudo.

Acredito que para algumas pessoas tais vantagens práticas, mas contínuo a achar que para a maioria não traz qualquer vantagem.

Depois há aquela razão espectacular:

Olham para o veículo, gostam do que vêem... compram o carro! Complexo, não?

Estou solidário contigo!

Nesse caso compreendo perfeitamente.

Acredito que para algumas pessoas tais vantagens práticas, mas contínuo a achar que para a maioria não traz qualquer vantagem.

Sim, tb acredito que para muitos é só pq é o tipo de popó da moda mas eu encontrei, de facto, vantagens na coisa.

Seguramente, se não tivesse que levar todos os dias com lombas e outras trampas, andava num carro normal mas lá que tem estas e outras vantagens, não tenho duvidas.

Confesso que de vez em quando tb me amando para cima de algum passeio com mais alegria que o faria com um carro normal, por exp, qnd temos á frente alguém que acha que pode parar onde e o tempo que lhe apetece sem mais pq acha que a rua lhe pertence. Tb aí dá jeito dois dedos a mais de altura [:D]

Depois há aquela razão espectacular:

Olham para o veículo, gostam do que vêem... compram o carro! Complexo, não?

Se acrescentar-mos ao que vêm, o que sentem quando o conduzem, está a decisão tomada.
Mas isto era a solução perfeita onde cada um compraria um carro que lhe dissesse alguma coisa, mas bem sabemos que nem sempre é assim...

Pior que isso são aqueles que compram carro só com base na opinião dos outros.

Dar dezenas de milhares de euros por uma coisa que os outros escolheram...

"Porque eles disseram que era fixe se andasse num..."

É a isso precisamente que se dá o nome de " moda" :)

Last edited:
No fundo é tudo uma questão de ignorância.

Só depois de se andar com um SUV ou com o que quer que seja, é que se fica a perceber o porquê de haver quem goste, ainda que nós possamos não gostar.

E eu que o diga : só após experimentar determinados carros é que consigo perceber porque há quem goste deles, porque têm determinadas características.

E isso e válido com tudo.

A aerodinâmica, consumos, centros de gravidade e afins, há muita gente que não está minimamente a ligar a isso. Por norma um SUV oferece sempre bom espaço, conforto, boa acessibilidade, etc. Só quem tem um é que sabe.

Quem não tem nem nunca conduziu um SUV , fica a olhar para as revistas, os sites, os números dos 0-100 e os L/100 numa qualquer tabela , tal como eu faço com os Ferraris por exemplo [:D]

pois mas isso não acontece só nos SUV's, acontece nos iphones, nos Audi A4, etc.

Eu não sinto necessidade de ter um SUV, até porque prefiro carros com boa dinâmica, mas percebo quando as minhas amigas dizem que se sentem mais seguras num carro mais alto porque ha muita agressividade no transito. Mas um homem num SUV é simplesmente ridículo, é sinal de que há ali uma necessidade de ultrapassar certos complexos de inferioridade, mas fazem-o da maneira errada pois assim estão a dar a entender que os têm, logo colocam-se numa situação mais frágil ainda[;)]

A sério que pensas mesmo isso?

Significa que se eu em vez de conduzir um C5 passar a conduzir um SUV, automaticamente deixo de fazer desporto, praticar boxe e ser pesado e afins e assim por diante ?

Então quer dizer que os psicólogos antes de cada sessão vêm que carro os seus pacientes conduzem [:D]

Muitas respostas aqui sao muito extremistas. Este fim de semana fiz Zurique Milao e voltei (tipo Porto - Setubal mas imaginem pela nacional a subir e descer montanhas).

Carros disponiveis: GLA 200 e BMW Z4 3.0 6 cilindros. Imaginem qual o escolhido?

1 senior no banco tem ferrari 355, porsche 911 carrera 4s cabrio e bmw 535d. Foi 2 semanas de ferias e vai a Suécia. Imaginem qual o carro que ele levou?

Aqui no forum claro, ia tudo de ferrari :D

Na primeira, o escolhido Z4, na segunda BM.

Cumps

GLA, e 535d [;)]

É normal a malta ir no que tem mais confortável, espaço e económico.
Mas pronto, a malta de cá é que leva sempre a bruta máquina, e sabem porquê? Porque nunca vão a lado nenhum [:)]

Eu não refiro uma questão de gostos, eu falo mesmo tecnicamente.. quando se faz tanta coisa para reduzir consumos e ter menores emissoes... O Suv para mim tecnicamente tem o efeito contrário... "anula" parte das melhorias

Se vamos falar de ambiente quantas pessoas fazem Lisboa - Porto de comboio em vez de carro? So a portagem fica mais caro.

E duvido que muita gente pense nisso. A questao do SUV e enganatoria.

Entao e pessoal que compra maserati em vez de tesla. Ou um Megane em vez de 1 prius?

Acho que se estão a esquecer da questão que o OP colocou e que é bastante pertinente: num mundo automóvel obcecado com o downsizing e os consumos, que sentido faz existirem cada vez mais SUVs que são precisamente o contrário nesses dois aspectos? Não faz muito sentido também para mim.

Como em tudo o mercado e muito geral e é dificil entendermos decisoes gerais.

Eu comprei o meu GLA porque era 12k mais barato que o C classe ao lado ( mesmos extras) e nao vi vantagem em comprar o C.

Por exemplo eu nao ando de Leon ST fr full extras porque queriam o mesmo valor do GLA ( menos 1 ou 2k)

Passado 2 meses venderam por menos 4000 que o preco que me deram. Por menos 6k que o GLA provavelmente andava de leon agora.

Eu queria um carro segmento C com bom interior, GPS e tecto panoramico. Eu nao escolhi um GLA por ser GLA, escolhi porque foi o mais barato com todos os requisitos que eu queria.

Provavelmente Captur Qashqai e peugeot 3008 cumprrm estes requisitos. SUV mais vendidos.

Last edited:
Como em tudo o mercado e muito geral e é dificil entendermos decisoes gerais.

Eu comprei o meu GLA porque era 12k mais barato que o C classe ao lado ( mesmos extras) e nao vi vantagem em comprar o C.

Por exemplo eu nao ando de Leon ST fr full extras porque queriam o mesmo valor do GLA ( menos 1 ou 2k)

Passado 2 meses venderam por menos 4000 que o preco que me deram. Por menos 6k que o GLA provavelmente andava de leon agora.

Eu queria um carro segmento C com bom interior, GPS e tecto panoramico. Eu nao escolhi um GLA por ser GLA, escolhi porque foi o mais barato com todos os requisitos que eu queria.

Provavelmente Captur Qashqai e peugeot 3008 cumprrm estes requisitos. SUV mais vendidos.

Mas o teu GLA é um classe A em andas. Um classe C é um Merc a sério.

Back