Suvs - Porquê???

Os SUVs estão na moda! E como qualquer moda, "todágente" que um (menos eu que também não percebo bem esta mania dos SUVs) :P

Os meus pais compraram um qashqai há uns anos (apesar de eu lhes aconselhar um Auris ou um Golf), por causa da altura do carro. E realmente cada vêz que dou boleia ao meu pai, ele vê-se grego para entrar/sair do meu Megane ou do Clio :P

Moda? Só qashqai já tem mais de 10 anos no mercado e não foi ele o primeiro na Europa, apesar de em certa medida ter democratizado o conceito.
Mas esta questão já foi discutida nas páginas anteriores. SUV / Crossover...whatever...
Como dizes e bem os " hatchs suvizados " apresentam muitas características positivas para uma utilização diária e para a grande maioria dos condutores e utilizadores deste tipo de viaturas.

Os SUVs estão na moda! E como qualquer moda, "todágente" que um (menos eu que também não percebo bem esta mania dos SUVs) :P

Os meus pais compraram um qashqai há uns anos (apesar de eu lhes aconselhar um Auris ou um Golf), por causa da altura do carro. E realmente cada vêz que dou boleia ao meu pai, ele vê-se grego para entrar/sair do meu Megane ou do Clio :P

Ainda bem que não seguiram o teu conselho.

Cumps

mas o que eu queria dizer é que apenas é opção no diesel de menor cilindrada. Todas as outras motorizações diesel e todas as otto são obrigatoriamente 4x4.

edit: Num outro registo. Este fim-de-semana andei pela primeira vez com um Range Rover e fiquei conquistado. O único defeito é que aqui para o centro de Lisboa é um tudo nada demasiado grande... Ou melhor, é enorme!! Mas, fora isso, gostei imenso.

Um amigo meu tem um Range Rover julgo que é o Sport e realmente o carro é grande, mas é bestial, o dele tem uma força impressionante, é o 3.0 diesel com mais de 300cv, é bastante luxuoso mas pelo preço que custou se não o fosse era mau sinal [:D]

O interessante destas discussões é a falta de conhecimento da grande maioria da história automóvel.
Os primeiros veículos motorizados a que se puderam chamar automóveis e produzidos em série tinham nada mais nada menos como objetivo de serem SUVS.
Basta pegar nas premissas de construção de um Ford T e rapidamente se percebe pelas plavaras de Henry Ford o que era pretendido:
"I will build a car for the great multitude. It will be large enough for the family, but small enough for the individual to run and care for. It will be constructed of the best materials, by the best men to be hired, after the simplest designs that modern engineering can devise. But it will be so low in price that no man making a good salary will be unable to own one – and enjoy with his family the blessing of hours of pleasure in God's great open space"
Além disso os diversos acessórios agrícolas e de outro género trazia outras mais valias, afinal quem é que degenerou ? Os Suvs/crossovers ou os outros ? [;)]

Pullford_auto-to-tractor_conversion_advert_1918.png

Os Range são autenticas banheiras. Zero prazer de condução. Terror.

depende daquilo que considerares prazer de condução..se te referes àquele comportamento firme em que consegues trajectórias lineares a alta velocidade, sim, acredito que não tenha....por outro lado se preferes um carro com deslizar macio na estrada em que praticamente não sentes os buracos, aí deve ser imbatível, para mim, prazer de condução é a segunda hipótese, nunca tive aspirações a Sena e as multas são caras.[:D]

O interessante destas discussões é a falta de conhecimento da grande maioria da história automóvel.
Os primeiros veículos motorizados a que se puderam chamar automóveis e produzidos em série tinham nada mais nada menos como objetivo de serem SUVS.
Basta pegar nas premissas de construção de um Ford T e rapidamente se percebe pelas plavaras de Henry Ford o que era pretendido:
"I will build a car for the great multitude. It will be large enough for the family, but small enough for the individual to run and care for. It will be constructed of the best materials, by the best men to be hired, after the simplest designs that modern engineering can devise. But it will be so low in price that no man making a good salary will be unable to own one – and enjoy with his family the blessing of hours of pleasure in God's great open space"
Além disso os diversos acessórios agrícolas e de outro género trazia outras mais valias, afinal quem é que degenerou ? Os Suvs/crossovers ou os outros ? [;)]

Pullford_auto-to-tractor_conversion_advert_1918.png

Bem, isso era mais um HWUV ( Hard Work ) [:D]

Interessante esse Ford tractorSUV [:D], sabes de que ano é?
Li há já algum tempo sobre a Ford tractores, e se não estou em erro já remonta aos anos 20. Gostava de saber se há alguma ligação a esse projecto.

Basta ver que viaturas como o VW Beetle, Renault 4L, Citroen 2cv (entre muitos outros) eram claramente veículos com uma boa distância ao solo que permitiam o trabalho e transporte agrário e até um certo uso mais recreacional.
Como tal o conceito SUV/Crossover apenas foi adaptado aos novos tempos...viaturas para subir passeios sempre existiu...mesmo quando não existiam passeios.

Pegando no exemplo do 2cv e 4l, percebe-se logo as diferenças se propósito se com pararmos com ... o MINI

Se bem que todos eles são propostas tremendamente diferentes em termos de conceito, e que infelizmente hoje em dia se perdeu. eu diria que os carros dos dias de hoje são apenas como o Mini, mas de diversos tamanhos.

Basta ver que viaturas como o VW Beetle, Renault 4L, Citroen 2cv (entre muitos outros) eram claramente veículos com uma boa distância ao solo que permitiam o trabalho e transporte agrário e até um certo uso mais recreacional.
Como tal o conceito SUV/Crossover apenas foi adaptado aos novos tempos...viaturas para subir passeios sempre existiu...mesmo quando não existiam passeios.
Convivi com todos esses (sou tão velho) e a 4L ficou no coração. Foi o carro mais económico, fiável e versátil que até hoje tive. O Beetle tinha o problema da bagageira, a condução era uma armadilha (tão depressa a frente subia, como depois a traseira fugia). Ter um 2CV no meu tempo era chique, mas não era tão funcional quanto a proletária 4L.

Agora que penso nisso... Eu sou fã da Renault! Os dois carros de que guardo mais saudades são ambos renault, a 4L e o 5 GT Turbo. E não podiam ser mais diferentes! [:cool:] E o 16 também era porreiro... E o 12?! Grandes maquinas. apr:)

Última edição:
Voltar
Superior