Correcto se a maioria dos carros tiver a configuração normal. Mete pneus perfil 30 ou 35 e suspensoes sport e quero ver esses 14 cms.
14 cms tem o meu S7 edge e nao cabe por baixo do para-choques de muitos carros: Corvette, Audi RS6, C200 amg com suspensao pneumatica em modo sport.
E nem preciso de muito. Com 1 simples golf Estate a subir um parque de estacionamento a 30 a km/h bate em baixo. Nao necessito disso no dia a dia.
Se consideramos os SUV tipo GLE com suspensao em modo off road, Evoque estás completamente correcto.
PS: Se calhar errei a referir 8 ou 9 mas a ideia é que carros convencionais sao muito baixos para a minha utilização quotidiana. Para uma utilização confortável.
Ao colocares pneus de perfil 30 ou 35 o carro não deveria ficar mais baixo. Só ficará mais baixo caso não sigas as recomendações do construtor, já que um perfil inferior implica um diâmetro da jante superior.
Se vires as recomendações do construtor, que costuma disponibilizar várias opções de tamanhos de rodas, dá para ver que o aumento de diâmetro da jante é no geral acompanhado com um perfil inferior do pneu.
No final, independentemente do tamanho da jante ou do perfil do pneu, o que interessa é manter o diâmetro ou perímetro total da roda.
Caso decidas colocar pneus de perfil inferior sem alterar a dimensão da jante, vais alterar não só a relação de transmissão final, como irá afetar a dinâmica do carro.
A distância ao solo não é medida no para-choques até ao chão, mas costuma ser medida a partir do ponto mais baixo do chassis.
Os para-choques não interessam para a questão e no geral estão mais próximos do chão do que a distância ao solo anunciada. E no geral são mais baixos por questões aerodinâmicas.
Suspensões desportivas (oficiais) no geral não tiram mais do que 10 mm à distância ao solo.
E sim, suspensões pneumáticas até podem reduzir mais, mas sendo pneumáticas, no geral até permitem ser reguladas em altura dependendo do contexto.
Não deixa de ser curioso o fenómeno psicológico à volta da distância ao solo, que só se tornou verdadeiramente um problema após a proliferação de carros de saltos altos.
De repente todos os outros passaram a ser impossíveis de conduzir em qualquer estrada.
O único carro que tive problemas com a sua distância ao solo foi o Toyota MR-2, já que havia uma (única) rampa de acesso a uma garagem que não conseguia subir, fosse de frente ou de traseira, sem raspar o fundo todo.
E era mais problema dos idiotas que desenharam e construiram a rampa de acesso à garagem do que o carro em si.
Até o Classe R que de vez em quando colocava as mãos em cima tinha de ter cuidado ao sair da dita, para não partir o para choques dianteiro.
Por outro lado, o MX-5 que tive, parecia um TT. Passava por sítios capaz de envergonhar muitos "pseudos"
Mesmo o Swift já andou por sítios pouco recomendados:[

]