Suzuki a cabrar !!

O problema é que ter ali uma divisória fixa também não ajuda muito na modularidade. Para quem vai só cabrar para o quintal tudo bem. Mas o Jimny foi feito de maneira que dava para uma pessoa sozinha dormir dentro do carro. Com os bancos a reclinarem até fazer cama

Boa partilha! E os testes lado a lado ajudam a ter a percepção dos dois sistemas.
E obrigado por situares o tema do video [:)]
Ainda não os percebo muito bem, só fiz duas aulas.

Mas fica no ar uma coisa. Meter ARBs sem ter uns pneus de tração não se tira metade do potencial do sistema de bloqueio a 100 %

Epa, estava a ir tão bem, até meter aquelas jantes...
Acho que os bloqueios são melhores em certas situações e o controlo de tracção noutras, sobretudo em situações em que é preciso o raio de viragem todo, certo?
Isto para ser justo, era os dois terem o mesmo pneu e o mesmo condutor.
Agora uma pergunta, os bloqueios HF são assim tão maus comparados com os ARB?

Epa, estava a ir tão bem, até meter aquelas jantes...
Acho que os bloqueios são melhores em certas situações e o controlo de tracção noutras, sobretudo em situações em que é preciso o raio de viragem todo, certo?
Isto para ser justo, era os dois terem o mesmo pneu e o mesmo condutor.
Agora uma pergunta, os bloqueios HF são assim tão maus comparados com os ARB?

Para mim a eletrónica enquanto funcionar é superior.
Contudo e estando baseada nos travões acontece que em uso continuo vai falhar.
Agora para situações esporádicas resolve bem.
Acho que vi à uns tempos um video a falar disso mesmo, abusaram em TT num ensaio e o controlo de tração desligou-se como modo de não fritar os travões todos.
No caso do Jimny e de outros é sempre melhor um controlo de tração que diferenciais abertos.
Ainda este fds fui ver uns terrenos e levei o ML, sem ir com intenção e quando dei conta já estava enfiado num trilho. Desci e depois para subir foi mais complicado.
Estava mesmo aquela camada superficial de lama e claro os pneus 100 % estradistas não têm agarre nenhum.
Ia em modo D normal e tentei subir e nada. Embalar também não porque uma das rodas tinha de ir junto a um rego.
Resultado, Low Range engatado que altera o controlo de tração e ESP OFF, chegando ao obstáculo manter a rotação e lá passou sozinho.
Se não tivesse controlo de tração mesmo em redutora só com balanço é que saia de lá, mas provavelmente com um pancadão por baixo.

Pois, eu como não tenho, vivo do acelerador e do embalo. Claro que estraga mais material. Estava a pensar num bloqueio HF para trás e uma lunchbox para a frente. Os dois juntos fica ao mesmo preço de um bloqueio HF.

O que acham? Gostava mesmo era de um bloqueio eléctrico para trás, mas só há a ar.

Pois, eu como não tenho, vivo do acelerador e do embalo. Claro que estraga mais material. Estava a pensar num bloqueio HF para trás e uma lunchbox para a frente. Os dois juntos fica ao mesmo preço de um bloqueio HF.
O que acham? Gostava mesmo era de um bloqueio eléctrico para trás, mas só há a ar.

Sobre os bloqueios HF não conheço ninguém que tenha mas isso não invalida que não seja razoável.
No total são quê ? 200 € de diferença ?
Não tens nada da Lokka para o teu jipe ? https://lokka.com/

Sobre os bloqueios HF não conheço ninguém que tenha mas isso não invalida que não seja razoável.
Isso tenho, é o que eu estava a chamar de lunchbox, existe de várias marcas, estava a pensar para a frente, como tenho cubos manuais, nunca estava ligado a não ser quando tivesse em 4x4. Pensamento está correcto, certo?
Para trás, o bloqueio HF já com o compressor ficaa volta de 600 e piques, enquanto um bloqueio arb é 800 e tal e ainda tenho de comprar o compressor.
Há pessoal que mete as lunchbox atrás, é o mais barato, mas depois também andam a ouvir "estalos" nas curvas

Um ARB com compressor pequeno é mais caro 420€ do que um HF com compressor grande.

Há mais gente do que aparenta com HF a circular por ai, mas por uma questão de ego, ninguém assume.
Alguns montados em carros carregados e em trialeiras.
Pode ser uma boa aposta especialmente agora que os HF estão na GEN2 onde apresentam uma qualidade melhorada segundo consta.

Golf: em relação ao bloqueio electrico, a HF recentemente ampliou bastante a gama. Antigamente tinham para L200/Pajero/Galloper e pouco mais, agora já existe DANA, para Patrol, LR. Quem sabe muito em breve.

Isso tenho, é o que eu estava a chamar de lunchbox, existe de várias marcas, estava a pensar para a frente, como tenho cubos manuais, nunca estava ligado a não ser quando tivesse em 4x4. Pensamento está correcto, certo?
Para trás, o bloqueio HF já com o compressor ficaa volta de 600 e piques, enquanto um bloqueio arb é 800 e tal e ainda tenho de comprar o compressor.
Há pessoal que mete as lunchbox atrás, é o mais barato, mas depois também andam a ouvir "estalos" nas curvas

Não tenho 100% certeza que isso funcione assim, mas até pode ser.
Tens sempre o veio que vem da caixa de transferências e se esse rolar de nada serve a posição dos cubos.
Os cubos é só para engrenar os semieixos.
Mas não conheço a 100% a transmissão do Samuka

Um ARB com compressor pequeno é mais caro 420€ do que um HF com compressor grande.

Há mais gente do que aparenta com HF a circular por ai, mas por uma questão de ego, ninguém assume.
Alguns montados em carros carregados e em trialeiras.
Pode ser uma boa aposta especialmente agora que os HF estão na GEN2 onde apresentam uma qualidade melhorada segundo consta.

Golf: em relação ao bloqueio electrico, a HF recentemente ampliou bastante a gama. Antigamente tinham para L200/Pajero/Galloper e pouco mais, agora já existe DANA, para Patrol, LR. Quem sabe muito em breve.

O ego é como o outro. [:cool:]
Dado que é um investimento grande é bom que dure a vida do jipe e tenha possibilidade de manutenção e até ver isso só vem com o tempo e alguém tem de se chegar à frente.
Acredito perfeitamente que se aguentem à bomboca, mas não existem milagres no que a materiais se refere. Dada a diferença de preço é de experimentar.

O ego é como o outro. [:cool:]
Dado que é um investimento grande é bom que dure a vida do jipe e tenha possibilidade de manutenção e até ver isso só vem com o tempo e alguém tem de se chegar à frente.
Acredito perfeitamente que se aguentem à bomboca, mas não existem milagres no que a materiais se refere. Dada a diferença de preço é de experimentar.
Mas sabes bem que para alguns, o ego é tudo! [:D]
Alguns até o facto subirem com bloqueio (seja ARB ou outro), é motivo para ocultar que o utilizaram.[;)]

Em relação à durabilidade é uma questão de dar tempo, sem isso podemos andar aqui a falar e ninguém irá ter razão.
A qualidade do material e a manutenção dos ARB é um facto, e são pontos positivos. Mas como estamos actualmente em tempo de espera para componentes de replacement? Da última vez que ouvi, andavam a demorar demasiado.

Não tenho 100% certeza que isso funcione assim, mas até pode ser.
Tens sempre o veio que vem da caixa de transferências e se esse rolar de nada serve a posição dos cubos.
Os cubos é só para engrenar os semieixos.
Mas não conheço a 100% a transmissão do Samuka
Então isto é assim, eu meti cubos manuais, não porque os oem estavam estragados, nem para ter material mais forte, foi só porque assim o jipe ficou mais "leve" e os consumos reduziram, apesar de ser um 4x4 parcial, tinha sempre algum atrito. Com os manuais as rodas ficam mesmo livres dos eixos, já parece mais carro e menos jipe, logo o bloqueio semi automático nunca entra em funcionamento. Mas posso estar a pensar mal.

Então isto é assim, eu meti cubos manuais, não porque os oem estavam estragados, nem para ter material mais forte, foi só porque assim o jipe ficou mais "leve" e os consumos reduziram, apesar de ser um 4x4 parcial, tinha sempre algum atrito. Com os manuais as rodas ficam mesmo livres dos eixos, já parece mais carro e menos jipe, logo o bloqueio semi automático nunca entra em funcionamento. Mas posso estar a pensar mal.

o estranho é dizeres que existiu pessoal que colocou e houve estalos.
suponho então que esses não tenham cubos manuais

Mas sabes bem que para alguns, o ego é tudo! [:D]
Alguns até o facto subirem com bloqueio (seja ARB ou outro), é motivo para ocultar que o utilizaram.[;)]

Em relação à durabilidade é uma questão de dar tempo, sem isso podemos andar aqui a falar e ninguém irá ter razão.
A qualidade do material e a manutenção dos ARB é um facto, e são pontos positivos. Mas como estamos actualmente em tempo de espera para componentes de replacement? Da última vez que ouvi, andavam a demorar demasiado.

tive uma vez um problema no do Terrano.
Um dos vedantes estragou-se e ao descomprimir sai ligeiramente óleo.
Mas foi rapidamente intervencionado, mas já foi à uns anos, até acho que aquilo ou foi defeito na montagem ou peça estragada pois não me cobraram nada no sítio onde o tinha colocado.

No eixo traseiro, no eixo dianteiro não sei

No traseiro é certo
Mas acho que não existe nada que chegue ao on/off do tipo ARB a ar.
Além que podes ligar/desligar em qualquer ocasião e em andamento, obviamente a baixa velocidade.
A colocar seria um sempre tipo ARB

Back