Suzuki a cabrar !!

O problema é que ter ali uma divisória fixa também não ajuda muito na modularidade. Para quem vai só cabrar para o quintal tudo bem. Mas o Jimny foi feito de maneira que dava para uma pessoa sozinha dormir dentro do carro. Com os bancos a reclinarem até fazer cama

Boa partilha! E os testes lado a lado ajudam a ter a percepção dos dois sistemas.
E obrigado por situares o tema do video [:)]
Ainda não os percebo muito bem, só fiz duas aulas.

Epa, estava a ir tão bem, até meter aquelas jantes...
Acho que os bloqueios são melhores em certas situações e o controlo de tracção noutras, sobretudo em situações em que é preciso o raio de viragem todo, certo?
Isto para ser justo, era os dois terem o mesmo pneu e o mesmo condutor.
Agora uma pergunta, os bloqueios HF são assim tão maus comparados com os ARB?

Epa, estava a ir tão bem, até meter aquelas jantes...
Acho que os bloqueios são melhores em certas situações e o controlo de tracção noutras, sobretudo em situações em que é preciso o raio de viragem todo, certo?
Isto para ser justo, era os dois terem o mesmo pneu e o mesmo condutor.
Agora uma pergunta, os bloqueios HF são assim tão maus comparados com os ARB?

Para mim a eletrónica enquanto funcionar é superior.
Contudo e estando baseada nos travões acontece que em uso continuo vai falhar.
Agora para situações esporádicas resolve bem.
Acho que vi à uns tempos um video a falar disso mesmo, abusaram em TT num ensaio e o controlo de tração desligou-se como modo de não fritar os travões todos.
No caso do Jimny e de outros é sempre melhor um controlo de tração que diferenciais abertos.
Ainda este fds fui ver uns terrenos e levei o ML, sem ir com intenção e quando dei conta já estava enfiado num trilho. Desci e depois para subir foi mais complicado.
Estava mesmo aquela camada superficial de lama e claro os pneus 100 % estradistas não têm agarre nenhum.
Ia em modo D normal e tentei subir e nada. Embalar também não porque uma das rodas tinha de ir junto a um rego.
Resultado, Low Range engatado que altera o controlo de tração e ESP OFF, chegando ao obstáculo manter a rotação e lá passou sozinho.
Se não tivesse controlo de tração mesmo em redutora só com balanço é que saia de lá, mas provavelmente com um pancadão por baixo.

Pois, eu como não tenho, vivo do acelerador e do embalo. Claro que estraga mais material. Estava a pensar num bloqueio HF para trás e uma lunchbox para a frente. Os dois juntos fica ao mesmo preço de um bloqueio HF.

O que acham? Gostava mesmo era de um bloqueio eléctrico para trás, mas só há a ar.

Pois, eu como não tenho, vivo do acelerador e do embalo. Claro que estraga mais material. Estava a pensar num bloqueio HF para trás e uma lunchbox para a frente. Os dois juntos fica ao mesmo preço de um bloqueio HF.
O que acham? Gostava mesmo era de um bloqueio eléctrico para trás, mas só há a ar.

Sobre os bloqueios HF não conheço ninguém que tenha mas isso não invalida que não seja razoável.
No total são quê ? 200 € de diferença ?
Não tens nada da Lokka para o teu jipe ? https://lokka.com/

Sobre os bloqueios HF não conheço ninguém que tenha mas isso não invalida que não seja razoável.
Isso tenho, é o que eu estava a chamar de lunchbox, existe de várias marcas, estava a pensar para a frente, como tenho cubos manuais, nunca estava ligado a não ser quando tivesse em 4x4. Pensamento está correcto, certo?
Para trás, o bloqueio HF já com o compressor ficaa volta de 600 e piques, enquanto um bloqueio arb é 800 e tal e ainda tenho de comprar o compressor.
Há pessoal que mete as lunchbox atrás, é o mais barato, mas depois também andam a ouvir "estalos" nas curvas

Um ARB com compressor pequeno é mais caro 420€ do que um HF com compressor grande.

Há mais gente do que aparenta com HF a circular por ai, mas por uma questão de ego, ninguém assume.
Alguns montados em carros carregados e em trialeiras.
Pode ser uma boa aposta especialmente agora que os HF estão na GEN2 onde apresentam uma qualidade melhorada segundo consta.

Golf: em relação ao bloqueio electrico, a HF recentemente ampliou bastante a gama. Antigamente tinham para L200/Pajero/Galloper e pouco mais, agora já existe DANA, para Patrol, LR. Quem sabe muito em breve.

Isso tenho, é o que eu estava a chamar de lunchbox, existe de várias marcas, estava a pensar para a frente, como tenho cubos manuais, nunca estava ligado a não ser quando tivesse em 4x4. Pensamento está correcto, certo?
Para trás, o bloqueio HF já com o compressor ficaa volta de 600 e piques, enquanto um bloqueio arb é 800 e tal e ainda tenho de comprar o compressor.
Há pessoal que mete as lunchbox atrás, é o mais barato, mas depois também andam a ouvir "estalos" nas curvas

Não tenho 100% certeza que isso funcione assim, mas até pode ser.
Tens sempre o veio que vem da caixa de transferências e se esse rolar de nada serve a posição dos cubos.
Os cubos é só para engrenar os semieixos.
Mas não conheço a 100% a transmissão do Samuka

Um ARB com compressor pequeno é mais caro 420€ do que um HF com compressor grande.

Há mais gente do que aparenta com HF a circular por ai, mas por uma questão de ego, ninguém assume.
Alguns montados em carros carregados e em trialeiras.
Pode ser uma boa aposta especialmente agora que os HF estão na GEN2 onde apresentam uma qualidade melhorada segundo consta.

Golf: em relação ao bloqueio electrico, a HF recentemente ampliou bastante a gama. Antigamente tinham para L200/Pajero/Galloper e pouco mais, agora já existe DANA, para Patrol, LR. Quem sabe muito em breve.

O ego é como o outro. [:cool:]
Dado que é um investimento grande é bom que dure a vida do jipe e tenha possibilidade de manutenção e até ver isso só vem com o tempo e alguém tem de se chegar à frente.
Acredito perfeitamente que se aguentem à bomboca, mas não existem milagres no que a materiais se refere. Dada a diferença de preço é de experimentar.

O ego é como o outro. [:cool:]
Dado que é um investimento grande é bom que dure a vida do jipe e tenha possibilidade de manutenção e até ver isso só vem com o tempo e alguém tem de se chegar à frente.
Acredito perfeitamente que se aguentem à bomboca, mas não existem milagres no que a materiais se refere. Dada a diferença de preço é de experimentar.
Mas sabes bem que para alguns, o ego é tudo! [:D]
Alguns até o facto subirem com bloqueio (seja ARB ou outro), é motivo para ocultar que o utilizaram.[;)]

Em relação à durabilidade é uma questão de dar tempo, sem isso podemos andar aqui a falar e ninguém irá ter razão.
A qualidade do material e a manutenção dos ARB é um facto, e são pontos positivos. Mas como estamos actualmente em tempo de espera para componentes de replacement? Da última vez que ouvi, andavam a demorar demasiado.

Não tenho 100% certeza que isso funcione assim, mas até pode ser.
Tens sempre o veio que vem da caixa de transferências e se esse rolar de nada serve a posição dos cubos.
Os cubos é só para engrenar os semieixos.
Mas não conheço a 100% a transmissão do Samuka
Então isto é assim, eu meti cubos manuais, não porque os oem estavam estragados, nem para ter material mais forte, foi só porque assim o jipe ficou mais "leve" e os consumos reduziram, apesar de ser um 4x4 parcial, tinha sempre algum atrito. Com os manuais as rodas ficam mesmo livres dos eixos, já parece mais carro e menos jipe, logo o bloqueio semi automático nunca entra em funcionamento. Mas posso estar a pensar mal.

Então isto é assim, eu meti cubos manuais, não porque os oem estavam estragados, nem para ter material mais forte, foi só porque assim o jipe ficou mais "leve" e os consumos reduziram, apesar de ser um 4x4 parcial, tinha sempre algum atrito. Com os manuais as rodas ficam mesmo livres dos eixos, já parece mais carro e menos jipe, logo o bloqueio semi automático nunca entra em funcionamento. Mas posso estar a pensar mal.

o estranho é dizeres que existiu pessoal que colocou e houve estalos.
suponho então que esses não tenham cubos manuais

Mas sabes bem que para alguns, o ego é tudo! [:D]
Alguns até o facto subirem com bloqueio (seja ARB ou outro), é motivo para ocultar que o utilizaram.[;)]

Em relação à durabilidade é uma questão de dar tempo, sem isso podemos andar aqui a falar e ninguém irá ter razão.
A qualidade do material e a manutenção dos ARB é um facto, e são pontos positivos. Mas como estamos actualmente em tempo de espera para componentes de replacement? Da última vez que ouvi, andavam a demorar demasiado.

tive uma vez um problema no do Terrano.
Um dos vedantes estragou-se e ao descomprimir sai ligeiramente óleo.
Mas foi rapidamente intervencionado, mas já foi à uns anos, até acho que aquilo ou foi defeito na montagem ou peça estragada pois não me cobraram nada no sítio onde o tinha colocado.

Voltar
Superior