Infelizmente as generalizações em torno do pessoal dos Ibiza 6l, motivadas por uma percentagem considerável dos donos destes carros lhes ter dado esta "má imagem", confesso que me dá muita pena porque acho que apesar do chassis fraco que este carro tem, com umas modificações com cabeça fica um carro interessante.
A má imagem é em relação aos donos, genelizando claro está. Também simpatizo q.b. com o carro.
Digo interessante porque o bloco PD130 permite alcançar níveis de potência elevados (sem fumos) com bastante facilidade (quem trata da electrónica é que tem de saber o que faz). Para ter um comportamento melhor (que é algo obrigatório), é necessário fazer o respectivo upgrade dos abrandadores, barra AA, coils...
Sim, qualquer repro pode ser sem fumo (excepto nalguns casos em que é preciso baixar as EGT's, segundo leio, e nesses casos sou contra), o pessoal é que gosta de pedir o modo polvo ligado. Se tivesse um mantinha-o practicamente de origem nesse aspecto, punha-lhe repro de 20% (nesse e em qualquer outro), para andar fiável e fazia +/- o que disseste, principalmente ao nível da suspensão, mais nada.
Sabes que isso das averiguações tem muito que se lhe diga, basta que tenham alguma cabeça e escolham um local sem movimento a altas horas da noite, o que não é nada difícil e não chateiam ninguém, tanto que só uma vez às 4h da matina é que apanhei uns e estava a fazer uma AE deserta. Claro que os acidentes podem dar-se de qualquer maneira e não estou de forma alguma a desculpar estes "picas" combinados.
Concordo, mas muitas vezes é díficil e, para além do mais, os donos não se preocupam particularmente com isso.
Mas a verdade é que neste forum só podes falar de "averiguações" ou whatever, se forem carros potentes ou digamos que exclusivos e eu nem desses me sinto à vontade para falar, por não achar correcto (até porque é um forum publico) e por o ambiente do forum não o propiciar.
A verdade é que em carros mais potentes, mas principalmente de gamas superiores, o espirito é outro, tal como o respeito entre os intervenientes e condições de tráfego etc, não vale a pena aprofundar este assunto sequer.
Concordo com o que dizes e com a dualidade de opiniões em relação a uns e a outros que muitas vezes se tem (muitas vezes em situações idênticas).