Tecto Panoramico

AVSF

New member
Boas...entre as opções para o carro novo colocou-se recentemente a opção pelo tecto panoramico em vidro...

Aparte a parte economica...eu queria saber o seguinte:

- Se tem interesse...se aumenta o "conforto" e é agradavel...ou se é uma "novidade" que passado uns tempos ja nem se liga...ou pior...se começa a dar problemas (calor, infiltrações, etc...)
- Se é solido...ou parte com "facilidade"
- Se alguem sabe os custos de substituição em caso de problema (deixei cair a porta da garagem em cima do tecto uma vez...se fosse em vidro qual seria a factura?)
- Se é legitimo pensar que reduz a segurança...mais vidro em caso de acidente

Agradeço desde já...

Uma nota...no carro em questão (P5008) o tecto vem associado a outras coisas (sensor pneus, banco passageiro rebativel, mais cortinas, jantes) que me fazem por a opção em cima da mesa.

Objectivamente:

O tecto panorâmico (TE) aumenta a segurança? Não;
Promove conforto dos passageiros? Nem por isso, então em dias de muito calor...
Diminui o peso do carro? Geralmente é o oposto;
Se há riscos de avaria/infiltração? Sim, sobretudo se não for feita qualquer manutenção;
A substituição é cara? Sim, muito mesmo.

Subjectivamente:

Melhora a estética do carro? Sim, para quem gosta;
Estimula os sentidos? Sim, sobretudo se for enorme e fores no banco de trás;
Cansa rapidamente? Depende das pessoas.

Em conclusão, é um extra que algumas pessoas valorizam, outras não. Em tempos, nomedamente nos carros alemães (golf, a3, passat, mercedes) era comum vir em vez do AC. Está longe de ser uma prioridade para a maioria das pessoas!

Para mim que não tenho no carro actual faz sentido para quem realmente gostar, sobretudo se for dos que não abrem (rígidos). É menos oneroso, mais leve e não "avaria"!

Tenho na minha Megane, mas apenas porque fazia parte da edição especial Sport Limited...

Resumidamente: é giro para passear a baixa velocidade na marginal à noite num dia de verão, ou fazer "certas coisas" ([:)]) a ver as estrelas... de resto não pagaria para ter. A mais velocidade (>60km/h) o ruido torna-se ensurdecedor e as coberturas são propensas a ruidos parasitas...

Se for oferta, aceita... para pagar, prefiro gastar noutros itens de conforto... [;)]

Vi agora que é um Pug5008... acho que nesses o tecto não abre, ao contrário da Megane... deixo-te um conselho, declara o tecto panorâmico como extra no seguro. A quebra de um, facilmente ultrapassa a cobertura de QIV e depois tens que entrar com os €€€€...

Acho que te referes ao tecto panorâmico em vidro.

Aparte o peso, que não sei se é ou não mais pesado, e a questão do calor em dias de sol (que facilmente se resolve correndo a cortina), penso que não há mais nada de negativo a relatar.

Infiltrações não creio. Se as houver será tão comum como num para-brisas, ou outro qualquer vidro.

Os tectos de abrir, em especial os panorâmicos da moda é que têm propensão a barulhos e em alguns casos a problemas com mecanismos dada a complexidade que alguns sistemas possuem.

Mas sem dúvida que se um tecto panorâmico em vidro dá outra luminusidade ao habitáculo, um de abrir acrescenta quase a sensação de andar num descapotável[:p]

Eu sempre gostei de tectos de abrir/em vidro. Se podia viver sem eles, podia, mas não era a mesma coisa[:D]

Cump.

No 5008 NÃO ABRE...nem eu queria que abrisse...para isso tenho o AC.

E o que mais me preocupa mais é mesmo a "fragilidade" e/ou os custos de reparação...

Já tive um tecto panorâmico, precisamente numa carrinha Megane Sport Limited. Fazia parte do pack. O meu carro actual já não tem, porque na minha modesta opinião, um tecto panorâmico é uma mariquice sem interesse nenhum.

Já tive um tecto panorâmico, precisamente numa carrinha Megane Sport Limited. Fazia parte do pack. O meu carro actual já não tem, porque na minha modesta opinião, um tecto panorâmico é uma mariquice sem interesse nenhum.
A ideia é ajudar a "entreter" quem viaja atrás...miudos. E porque faz parte do "pack" que inclui outras coisas que me parecem uteis...

E tens um há quanto tempo?

Ja levou algum "embate"...pedrinhas ou mesmo acidente?

Tenho na meu circulo de família directa desde 2007 e nada a apontar. Mas percebo a sua dúvida... Se o pack que o tecto trás lhe interessa acho que não é por isso que o deve rejeitar.

E quanto ficaria trocar uma coisa destas...1000, 1500...ou mais?

E um seguro cobre danos para os quais não se identifique o responsavel?

O vulgarmente conhecido como seguro contra todos dependendo das cláusulas com certeza irá incluir esse item.
Quanta custa substituir o tecto panorâmico? Nada como perguntar na marca.

O vulgarmente conhecido como seguro contra todos dependendo das cláusulas com certeza irá incluir esse item.
Quanta custa substituir o tecto panorâmico? Nada como perguntar na marca.
Pois...mas esse é algo caro...estava a pensar incluir APENAS a cobertura necessaria...se possivel.

Quanto a perguntar na marca...as respostas que tenho tido de vendedores em geral têm sido pouco esclarecedoras no que toca a custos de manutenção...mas o ultimo vendedor Peugeot com quem falei pareceu-me mais honesto...vou perguntar...

Pois...mas esse é algo caro...estava a pensar incluir APENAS a cobertura necessaria...se possivel.

Quanto a perguntar na marca...as respostas que tenho tido de vendedores em geral têm sido pouco esclarecedoras no que toca a custos de manutenção...mas o ultimo vendedor Peugeot com quem falei pareceu-me mais honesto...vou perguntar...

Os vendedores não têm informação de quanto custam as peças, podem é ter uma ideia, o ideal é perguntares na secção de peças, podes ligar até, é mais fácil.

A quebra de vidros NÃO cobre os vidros do tecto, apenas os frontais, laterais e traseiros.
Depende...numa busca rapida pelos sites vi que alguns (ex:okteleseguro) excluem o tejadilho...outros incluem tecto de abrir (ex:liberty), mas estranhamente são omissos em tectos que não abrem...é mais ou menos novidade digo eu.
Vi um (que não me lembro) que tinha especificamente lá tejadilho panoramico...vou ver se encontro outra vez...mas era uma das menos conhecidas...

A quebra isolada não cobre, mas a cobertura de DP cobre.
DP? Danos próprios...mas isso não é só nos seguros contra todos?

É que até hoje sempre me assustei com os preços dos seguros contra todos...e o facto do carro custar o dobro do que costumo comprar só vai fazer com que o seguro seja o dobro (?) do que me costuma assustar :)...portanto deve ser o dobro do susto.

A ideia base, é que geralmente não tenho culpa nos acidentes...ou os acidentes são pequenos. Tento ser bastante "responsavel"...

DP? Danos próprios...mas isso não é só nos seguros contra todos?

É que até hoje sempre me assustei com os preços dos seguros contra todos...e o facto do carro custar o dobro do que costumo comprar só vai fazer com que o seguro seja o dobro (?) do que me costuma assustar :)...portanto deve ser o dobro do susto.

A ideia base, é que geralmente não tenho culpa nos acidentes...ou os acidentes são pequenos. Tento ser bastante "responsavel"...

Tal como já disse mais atrás, embora a respeite, acho que a tua forma de pensar neste aspecto é complatemente errada:

1º Um seguro de Danos Próprios não é tão caro como por vezes se pensa. Tem é que se procurar as melhores soluções. Queres mais barato? Coloca uma franquia mais elevada.

2ª O seguro de DP de um carro de 30000 não custa o dobro de um seguro de DP de um carro de 15000.

3ª O facto de geralmente não teres culpa nos acidentes e de teres uma condução "responsável" vale de muito pouco pois não há ninguém que ande na estrada, por mais cuidadoso que seja, que esteja imune a acidentes em que seja responsável.

4ª Tens noção que o simples facto de apanhares uma pequena mancha de óleo a velocidade reduzida, que te faça subir um passeio á bruta, é o suficiente para te tirar 5000€ do bolso? Este é o exemplo mais simples que encontrei.

5ª Tens noção que, nos dias que correm, o carro te pode desaparecer de um dia para o outro?

Tal como disse, o dinheiro é teu e tens todo o direito de fazer com ele o que entenderes, mas fazer um seguro de RC para um carro de 30000, nos dias que correm é, acredita, um erro crasso.

Pensa nisto, a sério. [;)]

Back