Tecto Panoramico

(...)

Já agora, o que mantei a rigidez estrutural acho que são os pilares e a estrutura não fazendo o tecto parte da mesma, seja ele aluminio ou vidro.

exacto.. por isso é que quando tiram o tecto aos carros para os fazerem descapotáveis, têm que reforçar o chassis com ferro e soldas, e de modo geral os descapotáveis ficam bem mais pesados e difíceis de conduzir do que não descapotáveis... então mas espera la isso é estranho, tirando um naco gigante de tecto e afins não deveria ficar mais leve, uma vez que o tecto nao faz nada à rigidez estrutural do carro? [;)]

Aparafusado era igual partia tudo nas zonas aparafusasdas, creio que está "encaixado" eventualmente com algum tipo de fixador. Obviamente que o vidro SALTA como saltam as rodas, o motor e tudo o resto, depende da velocidade, só que salta todo partido ! Agora sejamos realistas, para o vidro saltar/saltarem bocados do mesmo é necessario um embate tão forte que os ocupantes não sobrevivem. É o mesmo com as portas, com o motor com as rodas, até com as rodas sobreselentes que ficam debaixo dos carros e não dentro. Como já disse anteriormente, acredito que num embate á "euro-n-cap" mas a uns 80-100 (creio que o euroncap é 60 contra betao) com capotamento o tecto cumpre a funçao de tecto.. deve lascar/partir mas não terá pior comportamento nem melhor que um tecto normal REGRA GERAL. Agora a estas velocidades ninguem está preocupado com arranjo está sim com sair vivo e ai acho que o tecto panoramico não conta a favor ou contra, tal como o tecto normal.

Obviamente o tecto em aluminio é menos resistente mas mais flexivel, este resiste mais mas parte e não flete.... se é bom ou mau.. depende do tipo de acidente, pode servir para matar uma pessoa como para a salvar.

Já agora, o que mantei a rigidez estrutural acho que são os pilares e a estrutura não fazendo o tecto parte da mesma, seja ele aluminio ou vidro.

Não deve ser muito agradável capotar, o tecto saltar, e depois ir a raspar com a cabeça pelo chão. Eu sei que não compro carros com tecto de abrir nem tecto panorâmico.

Perde mesmo ? [:D]

É que só por acaso, mas nota, só por acaso, o vidro até é mais rígido que o metal...

O vidro não é tão elástico como o metal e parte ao sofrer fortes e concentrados impactos.

sr. chico esperto DeCeIi

Do vídeo que meti, onde é que foi buscar a ideia que o vidro das minhas laminas suportam qualquer tipo de forças provenientes do chassis? Se assim fosse elas nem mexiam.

Quanto à rigidez, já reparou no buraco enorme feito de modo a acomodar o skywindow?

Não quero dar má impressão, mas convem pensar antes de criticar com risinhos em forma de gozo.

tata.

Há por aqui muito pessoal que não aceitava um cabrio nem que lho dessem[:D]

Então se um simples tecto em vidro é assim tão mais perigoso que um tecto em chapa, que dizer dos cabrios...

Acho que estamos a partir para o exagero[;)]

Cump.

Pois...mas esse é algo caro...estava a pensar incluir APENAS a cobertura necessaria...se possivel.

Quanto a perguntar na marca...as respostas que tenho tido de vendedores em geral têm sido pouco esclarecedoras no que toca a custos de manutenção...mas o ultimo vendedor Peugeot com quem falei pareceu-me mais honesto...vou perguntar...

Isso é uma asneira. Para um carro recente faz sempre CCC, mesmo que seja com franquia elevada.

Há dias estava na oficina um série 1 com a frente batida, foi num rail. Nem estava muiiiito estragado, aliás nem houve feridos. O dono do carro tinha decidido poupar umas centenas de euros por ano e tinha passado o seguro de CCC para o normal. Factura a pagar: 8000€...

Ora bem...

Tenho tecto panorâmico no Mégane e até foi um dos motivos pelo qual comprei o carro. Sempre ambicionei ter um carro com um tecto de abrir.

Antes de o ter, cheguei a andar com uma 307 SW, que o trás de série.

Ando quase sempre com ele aberto, seja Inverno ou Verão. E se está a chover, a cortina está sempre recolhida para trás.

O ambiente a bordo ganha imenso. E os passageiros podem sempre desfrutar de uma visão um pouco diferente das coisas que nos rodeia. Até mesmo na cidade !

Quanto a apanhar escaldões, até ao momento ZERO. É certo que se andar, como andei, debaixo de um intenso calor (quase 40ºC) com ele aberto, não há milagres e saí de lá mais moreno... [:D]

Confirmo aquilo que aqui já foi dito sobre as capacidades do vidro (geralmente mais escurecido que os restantes) ser capaz de absorver bem os raios solares, pelo menos uma boa parte.

Reparo que passei a usar menos o AC, preferindo abrir o tecto, reservando o AC para circular em AE.

Quando estaciono o carro debaixo de sol, deixo-o entreaberto e quando se chega ao carro, não levo com aquele bafo de ar sobreaquecido e o interior até chega a estar mais frequentável do que o de um carro com tecto de chapa. Sim ! O carro não aquece mais por ter um tecto em vidro. A acontecer, é um valor marginal.

Eu recomendo. [br:)] apr:) [;)]

E no caso da 5008, o tecto é fixo, o que só aí reduz imenso a probabilidade de problemas que podem ocorrer em sistemas com abertura e reduz a manutenção a ZERO.

E acreditem que é muito mais fácil socorrer uma entrada de água num vidro que num bocado de chapa.

Tens a perspectiva que eu tenho, gosto de tectos de abrir / vidro, por causa disso. Então para quem prefere andar de mota, ir ali debaixo de pano parece que estamos enjaulados...

No XSI tinha tecto de abrir e abria muitas vezes mesmo, e mesmo num carro com 13 ou 14 anos não metia água nenhuma.

E notem que muitas vezes não é vidro, é plástico tipo plexi-glass, muito resistente e menos perigoso que o vidro.

De resto parece-me que muito pessoal precisa é disto em vez de um carro:

Panzer4_F_001.jpg

Last edited:
exacto.. por isso é que quando tiram o tecto aos carros para os fazerem descapotáveis, têm que reforçar o chassis com ferro e soldas, e de modo geral os descapotáveis ficam bem mais pesados e difíceis de conduzir do que não descapotáveis... então mas espera la isso é estranho, tirando um naco gigante de tecto e afins não deveria ficar mais leve, uma vez que o tecto nao faz nada à rigidez estrutural do carro? [;)]

Os descapotaveis tem o pilar A (? o primeiro certo) apenas, os carros com tecto panoramico/de abrir teem pilar A, B e C (primeiro do para brisas, o segundo das portas e o 3 que acaba a seguir as portas detraz), estes 3 pilares estão unidos por barras. O tecto panoramico é apenas um recorte no tecto, subsituir chapa por vidro. O tejadinho de um carro não teem nenhuma caracteristica de apoio estrutural, basta veres que se assim fosse o aluminio amolgava á 1ª curva, tal como o vidro estalava. O que reforça estruturalmente o carro são os pilares.

Os descapotaveis tem o pilar A (? o primeiro certo) apenas, os carros com tecto panoramico/de abrir teem pilar A, B e C (primeiro do para brisas, o segundo das portas e o 3 que acaba a seguir as portas detraz), estes 3 pilares estão unidos por barras. O tecto panoramico é apenas um recorte no tecto, subsituir chapa por vidro. O tejadinho de um carro não teem nenhuma caracteristica de apoio estrutural, basta veres que se assim fosse o aluminio amolgava á 1ª curva, tal como o vidro estalava. O que reforça estruturalmente o carro são os pilares.

Ainda bem que estou a falar com alguem com conhecimentos.
Então pergunto assim. O Fiat 500 com aquele tecto de abrir para trás. Tem esses pilares porque não é um descapotavel no sentido da palavra, tem apenas um tecto que recolhe.. no entanto pesa mais que o normal porque foi reforçado.....

e agora....? [;)]

Abraço

No final do pilar C (o ultimo, nao sei o nome correcto) no 500C ves lá algum reforço estrutural a unir os "arcos" que vão do pilar A ao C? Isto é, tens alguma barra/reforço entre o lado esquerdo e direito? não me parece pelas imagens, nunca vi com atenção mas não me parece. Poderá ser disso não sei.
Agora não acredito que o tejadinho de um carro suporte as forças de torção do carro... aluminio almolgava, vidro racharia.
As diferenças de peso no 500C são na ordem dos 40kg, não creio que sejam assim tantos reforços se é que existem.

Pede a opinião a mais pessoas é o que te posso dizer. Tambem não sou designer/engº automovel para te poder explicar mas acho que é certo que o tejadinho não tem resistencia para aguentar torção da carroceria.

Já andei varias vezes num 308 com o tecto panoramico (não abre) e é simplesmente fantastico, a luminosidade dá outra vida ao interior e também é bom para ver as estrelas durante a noite [:D]

Uma das partes más é ver os dejectos de pomba, gaivota e afins... E caso a dita gaivota decida aterrar no tejadilho ainda dá para ver certas partes do bicho ao pormenor [:)]

Subscrevo. E mais, ver os dejectos de pomba e afins nem sequer é uma desvantagem! Por um lado não existe perigo de manchar nem de queimar a pintura do tejadilho como acontece nos de metal e por outro é da forma que lavamos mais vezes o carro pois não queremos a nossa vista do céu estragada.

Aconselho! [;)]

O 500 pesa mais porque o vidro é muito mais pesado do que a chapa [;)]

Eu para mim é obrigação o meu proximo carro ter tecto em vidro.. [br:)]

Sem ser descapotável: rígido como uma caixa de sapatos com tampa.

Descapotável: maneável como uma caixa de sapatos sem tampa.

Tecto de abrir: rígido como uma caixa de sapatos com tampa e um buraco no meio da mesma.

Os pilares B e C e respectivas uniões permanecem na mesma, enquanto nos descapotáveis não.

Ainda bem que estou a falar com alguem com conhecimentos.
Então pergunto assim. O Fiat 500 com aquele tecto de abrir para trás. Tem esses pilares porque não é um descapotavel no sentido da palavra, tem apenas um tecto que recolhe.. no entanto pesa mais que o normal porque foi reforçado.....

e agora....? [;)]

Abraço

Motores eléctricos? Lona com X camadas mais pesada do que chapa e forro? Instalação eléctrica? Estrutura da lona? Não deve de ser assim muuuiiiito mais pesado.

Eu já tive um Panda com duplo tecto de abrir ou dois sem, e em termos de rigidez estrutural era igual.

Last edited:
No caso do meu civic o efeito estético perde-se por ser preto e agrava com o calor precisamente por ser preto e ter estofos em pele. não pagava para o ter mas á noite torna-se agradável e fica bem nos carros cinza. Quanto à segurança não me parece que torne o carro menos seguro, a estrutura e pilares do carro são exactamente iguais

Tantos posts e ainda ninguém falou dos ruídos parasitas

andei numa 307sw que tinha 2 anos e tecto panorâmico e estava cheia de ruídos parasitas, do tecto + cobertura :sh)

pessoalmente.. nem com tecto de abrir (ja andou cá por casa um com TA), seja de que gama for.

Tantos posts e ainda ninguém falou dos ruídos parasitas

andei numa 307sw que tinha 2 anos e tecto panorâmico e estava cheia de ruídos parasitas, do tecto + cobertura :sh)

pessoalmente.. nem com tecto de abrir (ja andou cá por casa um com TA), seja de que gama for.

Para mim os ruídos são secundários. Uma vez que nunca queria tecto panorâmico por questões de segurança.

Acho piada às questões de segurança por causa dos tectos de abrir ou panorâmicos. quem tem esse tipo de receio é melhor pensar em mandar soldar umas grades em todos os vidros. [:)]

ruídos só mesmo com 2 vidros abertos e a partir dos 70km/h. as cortinas que tapam o vidro começam a oscilar.

Acho piada às questões de segurança por causa dos tectos de abrir ou panorâmicos. quem tem esse tipo de receio é melhor pensar em mandar soldar umas grades em todos os vidros. [:)]

Vidros laterais e tecto panorâmico são coisas distintas. Eu não compro. Depois de já ter visto alguns acidentes....

So por curiosidade...um feedback.

Acabei por optar por tecto panoramico depois de experimentar andar num carro com um (e com a familia atras...que adorou).

MAS...tecto FIXO para reduzir possibilidade de problemas, e com seguro de danos proprios...just in case...

E se andar a alta/média velocidade...faz sentido fechar os vidros (e eventualmente ligar o AC)...mas isso eu ja fazia antes...com a quantidade de papeis que acumulam os meus carros, perdia metade se não fechasse os vidros...

Quanto a acidentes...em mais de 10 anos de carta nunca tive um acidente grave, nem capotei...e se acontecer um acidente grave pode ser de tantos tipos, que se for a pensar muito nisso passo a andar num tanque...o carro tem os Airbags e tecnologias de segurança normais todas...portanto há que acreditar que não vai acontecer.

Obrigado por todos os palpites...

Ok...um update depois de uns 1000km com o carro...

Continuo a achar que valeu a pena...o carro fica mais "luminoso" e é agradavel em viagens longas. O tecto tem na realidade DOIS efeitos...vê-se para cima, mas principalmente entra mais luz no carro...(é evidente, mas só depois de experimentar mas prolongadamente é que se percebe a diferença)

Não posso classificar como fundamental...mas num carro familiar acho que é um extra interessante...

No inverno anda quase sempre aberto...MAS ainda não testei debaixo de sol intenso...

Back