Tecto Panoramico

DP? Danos próprios...mas isso não é só nos seguros contra todos?

É que até hoje sempre me assustei com os preços dos seguros contra todos...e o facto do carro custar o dobro do que costumo comprar só vai fazer com que o seguro seja o dobro (?) do que me costuma assustar :)...portanto deve ser o dobro do susto.

A ideia base, é que geralmente não tenho culpa nos acidentes...ou os acidentes são pequenos. Tento ser bastante "responsavel"...
Até um dia... A comprar carro novo(ainda para mais desses valores) e não ter seguro de DP é enorme tiro no pé, ainda acabas como um aqui num tópico qualquer em que teve um acidente com um Leon e agora o arranjo é muito superior ao que quase vale efectivamente o carro. Se tens problemas com o prémio do seguro podes optar por fazer pagamentos tri-mestrais, ou em algumas seguradores até mensais(sai mais caro mas parece custar menos a pagar).[;)]

DP? Danos próprios...mas isso não é só nos seguros contra todos?

É que até hoje sempre me assustei com os preços dos seguros contra todos...e o facto do carro custar o dobro do que costumo comprar só vai fazer com que o seguro seja o dobro (?) do que me costuma assustar :)...portanto deve ser o dobro do susto.

Não funciona assim.[;)]
Para esses valores, e na minha opinião, porque o meu também anda perto dessa ordem de valores de aquisição, justifica plenamente um seguro de DP.
Daqui a 4 ou 5 anos, se quiseres então mudas.

Se tiveres o usar de dar algum toque e por pequeno por vezes que seja, só para os airbags, caso estes disparem, conta na casa dos € 3000 para cima, fora o resto do material.[;)]

Tecto panorâmico é daqueles opcionais que ficam bem no papel, mas depois na realidade acabam por cansar. Eu não gastava dinheiro nisso.

Pensa nisto, a sério. [;)]
Ok...vou pensar.

E ja agora...esse tipo de seguro cobre tudo o que se fizer com o carro, mesmo que seja responsabilidade própria...e ainda furtos e afins...?

Uma simulação rapida na Okteleseguro deu uns 250 ano para o RC com QIV e 500 para o contra tudo...mas ainda vou ter de ler nas entrelinhas.

Ok...vou pensar.

E ja agora...esse tipo de seguro cobre tudo o que se fizer com o carro, mesmo que seja responsabilidade própria...e ainda furtos e afins...?

Uma simulação rapida na Okteleseguro deu uns 250 ano para o RC com QIV e 500 para o contra tudo...mas ainda vou ter de ler nas entrelinhas.

Tens que analisar pormenorizadamente as coberturas mas, regra geral, sim. E depois, como te disse, se quiseres pagar menos, colocas, por exemplo, uma franquia de 10% em vez de 2% e isso reduz-te substancialmente o prémio a pagar.

No meu caso, para um valor de ~23000€ estou a pagar ~550€ com tudo, incluindo veiculo de substituição, valor do carro em novo em caso de perda total nos primeiros 3 anos, QIV, furto ou roubo, ocupantes, protecção jurídica, tudo mesmo...e com franquia 0 (zero).

Penso que consegues um bom e completo seguro para o teu carro na ordem dos 600/700€, ou mais barato caso optes por não ser o mais completo ou por uma franquia mais elevada. [;)]

eu tenho no c4 110hdi e depois de quase 3 anos e 70000km zero problemas... não me arrependo de ter pago +600€ para o ter [:p] espectáculo digo eu!

desvantagens +peso não sei quanto, +calor mas no meu outro carro que também era preto estacionado ao sol também ficava um forno,+ac nada que se note muito nos consumos entre 5.5 e 6.0...

vantagens: +luz, parece que estás a andar de descapotável mas sem o vento, +bonito extremamente subjectivo, e podes sempre fechar a cortina se o sol estiver a incomodar, e para andar a passear não precisas de sair do carro ou meter a cabeça de fora para ver o que te rodeia...

agora não sei se em caso de acidente me arrependa, espero nunca o descobrir...

Peso -> no 307sw era mais 20kg, no 207 n faço ideia
Manutenção -> a mesma que o tecto normal ou seja NADA, ahh minto! Lavas mais vezes o carro devido ás cagadelas de pombos que são visiveis.
Conforto -> só visual/interior/estetico, na pratica no verão abres e fechas sempre devido ao calor ou até anda fechado, no inverno SEMPRE SEMPRE aberto.
Infiltrações-> AS mesmas que o tecto de aluminio
Segurança-> Lembro-me de dizerem que na 307sw o tecto panoramico de vidro era MAIS RESISTENTE que o de aluminio, ora em caso de embate não faço a menor ideia, em caso de capotamento creio que é igual, deve é meter mais BEM medo dado veres o "chão" ali ao pé.
Preço-> Se partires o tecto panoramico a probabilidade de teres perda total de veiculo é BEM GRANDE, se for porta de garagem aponta para uma factura CARISSIMA, não faço ideia de valores mas duvido que na marca com mão de obra e tudo seja abaixo de 2000€.

quanto ao seguro mete seguro contra todos e deixa-te de coisas, mais vale um contra todos da LOGO/etc do que um contra 3ºs da aliance/etc, acidentes acontecem e podes ter culpa ou não mas sem o carro ficas de certeza num seguro contra 3ºs. Depois se não tens € para ter um seguro desse carro compra um mais barato.

PS: DÀ MEGA ULTRA SUPER-TROPER JEITO quando estás em cima dos semaforos!!!

NOTA: aberto/fechado referem-se á cortina de protecçao, o tecto n abre nem fecha

A sensação de luminosidade q se tem no interior é algo de extraordinário, andei o inverno e primavera (ou 2º inverno, este ano [:D]) sempre com ele aberto. Para mim vale bem o preço (ainda q no meu caso seja de série na versão) q custa, e mesmo agora com o tempo quente, sempre q faço viagens com o AC ligado, anda aberto, nem q seja apenas uma faixa à frente.

As desvantagens face a um tecto metálico são apenas o maior calor q emana no verão (a cortina não é muito isolante, ainda q a diferença entre deixar o carro com a cortina aberta ou fechada seja imensa), mas q é contornável com o AC, e a maior fragilidade a embates superiores, como o caso q referiste, de deixar cair uma porta de garagem sobre ele. Mas o segundo "contra" tanto se aplica ao tecto como a qualquer vidro do carro, aí não há como fugir.

Quanto a segurança em caso de acidente, obviamente q o vidro é laminado e não estilhaça.

Quanto a segurança em caso de acidente, obviamente q o vidro é laminado e não estilhaça.
Quando era miudo um carro capotou comigo lá dentro...e o meu ferimento veio de bater com a cabeça no tecto...se fosse de vidro, mesmo sem estilhaçar julgo ser mais perigoso.

Ja se sabe que na altura não se usavam cintos atrás...e agora já é menos provavel ir bate no tecto...mas pode sempre vir um pedaço de tecto vir ter com um ocupante...se for de vidro.

Mas estou a divagar...são duvidas...

Conselho pessoal, não ponhas.

A minha primeira experiência foi apenas com um tecto de abrir normal, e na altura do verão ficava com autenticos escaldões na cabeça e pescoço, e isto com a protecção fechada...

Num outro com tecto panorâmico conheço um gajo com um, que se arrepende todos os dias de o ter comprado... nunca ng o usa, pagou por ele, o carro fica mais pesado, bastante mais quente... e como ele diz.. olhar pó céu apenas serve para ver o céu, nuvens ou chuva.. [:D]

Se é para, como alguns referiram, "ficar bem", então aconselho vivamente a comprares primeiro um carro bonito, e depois preocupares-te com tectos panorâmicos [:p]

Painéis de vidro ficam bem assim:
bali-glass-bottom-boat.jpg

Para se ver peixinhos, raias, tubarões e golfinhos [:D]

Agora ver o céu para quê? Pombos? [;)]

Conselho pessoal, não ponhas.

A minha primeira experiência foi apenas com um tecto de abrir normal, e na altura do verão ficava com autenticos escaldões na cabeça e pescoço, e isto com a protecção fechada...

Num outro com tecto panorâmico conheço um gajo com um, que se arrepende todos os dias de o ter comprado... nunca ng o usa, pagou por ele, o carro fica mais pesado, bastante mais quente... e como ele diz.. olhar pó céu apenas serve para ver o céu, nuvens ou chuva.. [:D]

Se é para, como alguns referiram, "ficar bem", então aconselho vivamente a comprares primeiro um carro bonito, e depois preocupares-te com tectos panorâmicos [:p]

Painéis de vidro ficam bem assim:

Para se ver peixinhos, raias, tubarões e golfinhos [:D]

Agora ver o céu para quê? Pombos? [;)]

Pessoalmente discordo completamente desta opinião.

Embora nunca tenha tido, para mim um tecto panorâmico dá uma luminosidade ao interior do automóvel que vale bem a pena, e bastou-me ter um carro com tecto de abrir para perceber isso. [;)]

Pessoalmente discordo completamente desta opinião.

Embora nunca tenha tido, para mim um tecto panorâmico dá uma luminosidade ao interior do automóvel que vale bem a pena, e bastou-me ter um carro com tecto de abrir para perceber isso. [;)]

Depois de teres vais perceber que o vais ter sempre fechado porque não aguentas o sol... isto na suecia ou assim se calhar ainda se come, agora em Portugal que mesmo no inverno o sol queima, vais ter o tecto tapado 75% do tempo, e os restantes 25% é de noite.

Para mim e na minha experiência, completamente inútil [;)]

Depois de teres vais perceber que o vais ter sempre fechado porque não aguentas o sol... isto na suecia ou assim se calhar ainda se come, agora em Portugal que mesmo no inverno o sol queima, vais ter o tecto tapado 75% do tempo, e os restantes 25% é de noite.

Para mim e na minha experiência, completamente inútil [;)]

Só posso falar pelo meu Brera (Skyview) . Também tinha essa ideia pré-concebida de não aguentar o sol. Mas o vidro é escurecido e nem sequer me queima a cabeça. Aliás, o vidro é tão escuro que se espreitares de fora para dentro não vês o interior do carro. No entanto dentro do carro tens uma sensação de mais liberdade, mais luz, mais espaço. O tecto panorâmico protege muito mais do sol que o pára brisas, esse sim aquece-te o carro, dá-te 1 escaldão. Recomendo vivamente 1 tecto panorâmico (fixo)

Tenho tecto panorâmico no meu e ando sempre sem a cobertura, seja de verão ou inverno, e as vezes deixo o a torrar ao sol e nunca notei que o carro ficasse mais quente.

Eu tenho num Peugeot 3008 e recomendo, dá uma outra luminosidade e ambiente a bordo. Tenho colegas com 407SW já há alguns anos e até agora 0 problemas.
Quanto ao resto, eu só tenho a cortina fechada com ele estacionado, de resto em andamento é sempre aberto e não tenho problemas nenhum de queimaduras solares nem de calor excessivo, afinal o AC está lá é para isso. Creio que a maior parte das pessoas que aqui vêm mandar postas de pescada nunca devem ter tido um, mas como é diferente não interessa.
Esta questão já me faz lembrar o falso mito das cx automáticas em Portugal.

Eu também ando com a cortina aberta, mesmo nestes dias de maior calor[;)]

Claro que se correr a cortina o habitáculo arrefece mais rapidamente.

Mas quem corre de gosto...

Cump.

Muitas opiniões se encontram por aqui! [:D][:D]

Hoje em dia os tectos panorâmicos tem protecções UV, ou seja, protegem bastante bem dos raios solares e obviamente do calor que por ele possa passar. A maior parte (se não todos hoje em dia) são escurecidos!

É normal aquecer um pouco, mas experimentem meter a mão em cima de um tejadilho qualquer num dia de Agosto no Algarve. Tudo ferve... seja vidro ou não.

Quanto à segurança num acidente ou partir com uma porta de garagem... aqui é muito subjectivo. Por exemplo nos Suv, tem todos ou na maior parte as barras nos tejadilhos que ajudam bastante a proteger o vidro. Em caso de acidente é muito mais facil ferirem-se com um vidro lateral ou frontal do que o de cima.

Na vida util de um carro, qual é a probabilidade de capotar e a probabilidade de ter um choque de frente ou de lado e partir esses vidros?

Na realidade, só andando num carro com tejadilho de vidro se percebe a sua verdadeira utilidade e tem muito mais do que olhar para o ceu.

E acima de tudo para quem vai sentado atrás uma sensação muioto maior de absorver tudo à volta do que apenas o que se vê pelos vidros laterais.

Também a luz que entra no carro torna o espaço muito confortável e aprazivel.

Eu acho excelente ... já tive num Mercedes SportCoupé ... dá uma vida fantastica ao interior do carro para alem de uma sensão de espaço !

Nunca apanhei nenhum escaldão porque eles trazen protecção UV.

Futuramente se comprar novo carro vou ponderar colocar.

Back