Tecto Panoramico

Ora bem...

Tenho tecto panorâmico no Mégane e até foi um dos motivos pelo qual comprei o carro. Sempre ambicionei ter um carro com um tecto de abrir.

Antes de o ter, cheguei a andar com uma 307 SW, que o trás de série.

Ando quase sempre com ele aberto, seja Inverno ou Verão. E se está a chover, a cortina está sempre recolhida para trás.

O ambiente a bordo ganha imenso. E os passageiros podem sempre desfrutar de uma visão um pouco diferente das coisas que nos rodeia. Até mesmo na cidade !

Quanto a apanhar escaldões, até ao momento ZERO. É certo que se andar, como andei, debaixo de um intenso calor (quase 40ºC) com ele aberto, não há milagres e saí de lá mais moreno... [:D]

Confirmo aquilo que aqui já foi dito sobre as capacidades do vidro (geralmente mais escurecido que os restantes) ser capaz de absorver bem os raios solares, pelo menos uma boa parte.

Reparo que passei a usar menos o AC, preferindo abrir o tecto, reservando o AC para circular em AE.

Quando estaciono o carro debaixo de sol, deixo-o entreaberto e quando se chega ao carro, não levo com aquele bafo de ar sobreaquecido e o interior até chega a estar mais frequentável do que o de um carro com tecto de chapa. Sim ! O carro não aquece mais por ter um tecto em vidro. A acontecer, é um valor marginal.

Eu recomendo. [br:)] apr:) [;)]

E no caso da 5008, o tecto é fixo, o que só aí reduz imenso a probabilidade de problemas que podem ocorrer em sistemas com abertura e reduz a manutenção a ZERO.

E acreditem que é muito mais fácil socorrer uma entrada de água num vidro que num bocado de chapa.

Quanto à segurança num acidente ou partir com uma porta de garagem... aqui é muito subjectivo. Por exemplo nos Suv, tem todos ou na maior parte as barras nos tejadilhos que ajudam bastante a proteger o vidro.
Não me tinha lembrado disto...tenho de ver se vêem de série...ou o preço.

Para a skoda superb break que comprei foi dos poucos extras que ia colocar. E refiro "ia" porque o prazo de entrega com ele era tão prolongado que o vendedor sabendo da minha futura condição de pai e da necessidade de ter o carro ligou-me a alertar deste facto. Obviamente que desisti dele.

Mas que, associado ao espaço disponivel, e ao tamanho do tecto, daria um aspecto totalmente diferente à carrinha. A única desvantagem que via nele era ter a possibilidade de abrir. Poderá dar origem a mais ruídos e problemas. Fixo seria melhor.

detail_300x383.jpg

Tenho este: YouTube - Fiat Stilo Sky Window

Não me trás vantagem nenhuma.

- calor entra mais rapido
- calor sai mais rapido
- tive de aplicar pelicula de sol por causa da luz (a minha cortina avariou...)
- é muito pesado e está no topo do carro!
- Barulhos parasitas
- chassis perde rigidez
- Manutenção obrigatória e se avaria é uma chatice (2000€ um novo)
- Evito usa-lo por causa das avarias.

É bonito mas vivia melhor sem ele. Excepto nas noites de verão. E nas manhas frescas de verão. E num dia nublado de verão. E a passear pela montanha na primavera. E quando o abro em plena fila de transito na avenida da Boavista.

Era daqueles extras que nunca punha em carro meu. Já tive um carro com tecto de abrir e sei bem o que passei com ele. Por isso para mim só carros com tecto metálico. E na minha opinião há outra coisa. Em caso de capotamento a chapa amolga mas fica lá. Um tecto panorâmico pode partir, não estilhaça, mas pode por e simplesmente saltar do sitio. Nunca viram carros acidentados em que o pára-brisas pura e simplesmente saltou inteiro do sítio? Pois um tecto panorâmico é a mesma coisa.

Quanto à segurança num acidente ou partir com uma porta de garagem... aqui é muito subjectivo. Por exemplo nos Suv, tem todos ou na maior parte as barras nos tejadilhos que ajudam bastante a proteger o vidro. Em caso de acidente é muito mais facil ferirem-se com um vidro lateral ou frontal do que o de cima.
Aqui discordo em parte, mais facilmente se magoa com o traseiro ou laterais(como dizes e bem) do que com o frontal, uma vez que a construção do parabrisas é igual à dos tectos panoramicos com vidro laminado de segurança, ou seja não estilhaça mas fica antes colado em vários bocados.[;)]

Nunca apanhei nenhum escaldão porque eles trazem protecção UV.
Também acho dificil isso acontecer... o meu carro tem dois paineis amovieis(targa) por cima de condutor e passageiro, já data de 1993 e só apanho escaldões se andar mesmo sem eles postos[:)].

- chassis perde rigidez

Perde mesmo ? [:D]

É que só por acaso, mas nota, só por acaso, o vidro até é mais rígido que o metal...

O vidro não é tão elástico como o metal e parte ao sofrer fortes e concentrados impactos.

Eu acho q muita gente ainda não percebeu q o vidro q vem no carro q o user está a descrever é fixo [:p]

Muita gente está a meter defeitos por infiltrações, barulhos com ele aberto e escaldões q se apanham (com ele aberto) e neste isso não acontece.

Já agora, para quem conhece, como é a cortina do 5008? De enrolar ou de painéis?

Já andei varias vezes num 308 com o tecto panoramico (não abre) e é simplesmente fantastico, a luminosidade dá outra vida ao interior e também é bom para ver as estrelas durante a noite [:D]

Uma das partes más é ver os dejectos de pomba, gaivota e afins... E caso a dita gaivota decida aterrar no tejadilho ainda dá para ver certas partes do bicho ao pormenor [:)]

No meu 207 é assim:
- N apanho escaldoes, é um vidro preto com protecçao UV.
- O vidro em caso de embate NAO SALTA aquilo não é encaixado com silicone!
- Pesa mais sim, se se nota? Eu não mas acredito que em pista -estoril- seja coisa para tirar 0.5segundos á versão sem vidro... ah pera isso é bué, afinal suka!
- Comportamento do carro devido a centro de massa maior? Vá outro 0.5seg no estoril.
- Infiltrações e humidades -> Só as das gajas ao luar.

só digo que vais-te arrepender todos os dias...

Não ha uma unica situação que eu possa dizer... eia bem quem me dera ter neste momento um tejadilho de vidro... assim podia ver o ceu.. ou nuvens.. ou pombos... coisa que faço todos os dias quando tou a pé... passo horas a olhar po imenso ceu que vejo olhando apenas para cima... [;)]

Shark, "- Infiltrações e humidades -> Só as das gajas ao luar. " :sh)
enfim no comments.

só digo que vais-te arrepender todos os dias...

Não ha uma unica situação que eu possa dizer... eia bem quem me dera ter neste momento um tejadilho de vidro... assim podia ver o ceu.. ou nuvens.. ou pombos... coisa que faço todos os dias quando tou a pé... passo horas a olhar po imenso ceu que vejo olhando apenas para cima... [;)]

Shark, "- Infiltrações e humidades -> Só as das gajas ao luar. " :sh)
enfim no comments.

Tavas á espera do que? Quando me dizem que tecto pode saltar num embate por vezes tira-me do serio logo avacalho.

O unico defeito que vejo tem a ver com o calor, deixa passar mais calor que a chapa, MESMO COM CORTINA FECHADA, de resto são gostos o que me irrita são algumas pseudo-justificações.

Tavas á espera do que? Quando me dizem que tecto pode saltar num embate por vezes tira-me do serio logo avacalho.

O unico defeito que vejo tem a ver com o calor, deixa passar mais calor que a chapa, MESMO COM CORTINA FECHADA, de resto são gostos o que me irrita são algumas pseudo-justificações.

Irrita-te pseudo-justificações, e dizes "- Infiltrações e humidades -> Só as das gajas ao luar. "..

Para mim nada justifica quantidades gigantescas de vulgaridade numa discussão seria entre pessoas adultas.. [;)]

No meu 207 é assim:
- N apanho escaldoes, é um vidro preto com protecçao UV.
- O vidro em caso de embate NAO SALTA aquilo não é encaixado com silicone!
- Pesa mais sim, se se nota? Eu não mas acredito que em pista -estoril- seja coisa para tirar 0.5segundos á versão sem vidro... ah pera isso é bué, afinal suka!
- Comportamento do carro devido a centro de massa maior? Vá outro 0.5seg no estoril.
- Infiltrações e humidades -> Só as das gajas ao luar.

O vidro pode saltar tal e qual os pára brisas saltam. Não está aparafusado. E mesmo que estivesse....

Vamos lá ver se nos entendemos, aquilo das "gajas" não é argumento é já dar gozo, acho um absurdo determinado tipo de argumentos, o do escaldão/saltar em caso de embate e um exagero.

Quantos carros actuais teem infiltrações no vidro da frente, aka, para-brisas?
"Aquilo" é igual do ponto de vista de estanquecidade, e sim é preto, filtra UV não salta em caso de embate (já tive um por detraz em que o arranjo foram 6000€ e não rachou, não afectou não sofreu nada).

O vidro pode saltar tal e qual os pára brisas saltam. Não está aparafusado. E mesmo que estivesse....

Aparafusado era igual partia tudo nas zonas aparafusasdas, creio que está "encaixado" eventualmente com algum tipo de fixador. Obviamente que o vidro SALTA como saltam as rodas, o motor e tudo o resto, depende da velocidade, só que salta todo partido ! Agora sejamos realistas, para o vidro saltar/saltarem bocados do mesmo é necessario um embate tão forte que os ocupantes não sobrevivem. É o mesmo com as portas, com o motor com as rodas, até com as rodas sobreselentes que ficam debaixo dos carros e não dentro. Como já disse anteriormente, acredito que num embate á "euro-n-cap" mas a uns 80-100 (creio que o euroncap é 60 contra betao) com capotamento o tecto cumpre a funçao de tecto.. deve lascar/partir mas não terá pior comportamento nem melhor que um tecto normal REGRA GERAL. Agora a estas velocidades ninguem está preocupado com arranjo está sim com sair vivo e ai acho que o tecto panoramico não conta a favor ou contra, tal como o tecto normal.

Obviamente o tecto em aluminio é menos resistente mas mais flexivel, este resiste mais mas parte e não flete.... se é bom ou mau.. depende do tipo de acidente, pode servir para matar uma pessoa como para a salvar.

Já agora, o que mantei a rigidez estrutural acho que são os pilares e a estrutura não fazendo o tecto parte da mesma, seja ele aluminio ou vidro.

Vamos lá ver se nos entendemos, aquilo das "gajas" não é argumento é já dar gozo, acho um absurdo determinado tipo de argumentos, o do escaldão/saltar em caso de embate e um exagero.

"Aquilo" é igual do ponto de vista de estanquecidade, e sim é preto, filtra UV não salta em caso de embate (já tive um por detraz em que o arranjo foram 6000€ e não rachou, não afectou não sofreu nada).

Não salta? depende do embate. Se os pára brisas saltam.... E experimenta capotar com um carro que tenha tecto panorâmico... O tecto vai logo cos porcos.

Eu entendi tudo desde o teu primeiro post. So opinei que não achei piada nem percebi poruqe foi tecido tal comentário.. veio descontextualizado, e despropositado. Mas de certo que os user's femininos do forum ainda estão no chão às gargalhadas... e graças ao comentário toda a gente percebeu que na realidade tu tinhas razão [:D] [:p]

Já agora, sempre ouvi falar das magnificas propriedades fixantes do silicone... aliás não percebo porque é que aviões, comboios, carros etc não são todos fixos com silicone, em vez das tão antiquadas soldas.. [;)]

Back