Não desanimes, porque mais tarde ou mais cedo vais trabalhar numa empresa como a do Carlos, o Algarve por "defeito" vive de estrategias (más) de curto prazo, é tudo muito efemero, e demasiada vontade de capitalizar, mas nem todas as empresas funcionam assim.[

][

]
Mas estamos longe, muito longe do Canadá, como ja deves ter sentido...
Se vive por defeito ou não, não sei. O que sei é tudo por experiencia propria. No fim do ano passado comecei a trabalhar numa empresa de representação fiscal aqui no Algarve. No inicio gostei, mas com o andar da carruagem conseguiram-me desanimar ao ponto de eu não querer lá trabalhar mais. Não é que me tratassem mal, mas a consideração para comigo e alguns dos meus colegas era praticamente nula. Até à ultima semana que tive por lá saíamos sempre depois da hora, sem ganhar mais por isso, e quase que não tinhamos tempo para dar 2 dedos de conversa ou desanuviar, devido a prazos apertados. Era sempre a trabalhar ali no duro. Ganhava bem, especialmente para estágio e primeiro emprego ( 950 euros com subsidio de transporte e alimentação, alguns dirão que fui parvo, mas para mim o dinheiro não é tudo), mas quando começaram a exigir fazer o trabalho de consultor fiscal em simultaneo com serviço externo ( o de Finanças então era de bradar aos céus, às vezes levavamos nas orelhas das funcionárias das Finanças, so porque sim... e eram no mínimo 2 horas de tempo gasto, muitas vezes sem tudo o que precisavamos ter sido feito, o que para quem tem prazos a cumprir é muito tempo) e pesquisas e traduções privadas para o patrão, que levavam um dia inteiro a fazer, tudo em simultaneo e com prazos, sem ganhar mais por isso. foi a gota de água. Marquei uma reunião com a chefe, perguntei se tavam pensando contratar alguém para fazer o serviço externo ( que tinham despedido no mês anterior), ela disse que não, disse o que me ia na alma e decidi sair após ver que a vontade de contratar alguém pro serviço externo era nulo. Engraçado é que 2 semanas depois já tinham uma pessoa para me substituir e outra para fazer serviço externo, quando eu lhes perguntei porque não contratavam mais pessoal, quando era mais que evidente que precisavam, ela respondeu-me que não encontravam [

]. Ainda despediram no fim do mês que me fui embora, o colega que iniciou comigo o estágio; e a chefe de back office, que tambem não tava a dar conta do recado, fica por lá até arranjar outro emprego, ou até Agosto, quando já não pode continuar a recibos verdes... Isto uma empresa que tinha à volta de 2000 clientes na altura e lider na area na região...Muita desorganização por muitos despedimentos e desistencias desnecessarias (heranças era o que lhe chamavamos), que eu e o meu colega ajudamos ainda a aliviar... E isto foi só parte do que me aconteceu por lá, que havia muito mais para contar mas não quero maçar com testamentos... Mas sempre aprendi alguma coisa sobre fiscalidade em Portugal e um pouco de SAP Business One.
Quanto a isto não ser o Canadá concordo, mas não consigo perceber porque! Portugal é muito mais pequeno que o Canadá, por isso deveria ser mais fácil e mais economico de gerir. Na minha opinião, muito do mau que se passa por cá deve-se a interesses ou mesmo por laxismo. Há gente que está interessada que Portugal não evolua, e quando põem alguma medida para evoluir há sempre interesses por trás que só beneficiam alguns. Exemplos: Magalhães, esta barraca dos painéis solares, etc...
Realmente tens razão Carlos já devia tar lá. A minha auto-confiança é que está em baixo, a vida pessoal não tem corrido muito bem, entre outras coisas. E por lá as coisas também não estão muito fáceis, apesar de haver mais oportunidades. Vamos ver... Vou tentar dar mais uma hipotese a viver no Algarve, tentar arranjar outro emprego, e se ainda não conseguir arranjar algo que me agrade acho que vou mesmo emigrar pra la. Para mim não faz sentido procurar emprego em Lisboa ou no Porto, quando posso ir para o Canadá. Não sei se haverá muitas diferenças entre o Algarve e o resto do País.