Terá sido Fátima um engano?

Viva
Estás a ver.
Há muitos locais especiais...
Tu preferes a Igreja de StªClara no Porto ( onde fica ? ), muitas outras pessoas, sentem Fátima de maneira diferente...
Penso que nem uns nem outros, estão mais certos do que o outro.

Abraço

Última edição:
Viva
Estás a ver.
Há muitos locais especiais...
Tu preferes a Igreja de StªClara no Porto ( onde fica ? ), muitas outras pessoas, sentem Fátima de maneira diferente...
Penso que nem uns nem outros, estão mais certos do que o outro.

Abraço

Concordo contigo, mas o meu meditar não significa rezar é só estar lá a pensar no que me der na telha.

Acho que com este mapa chegas bem lá, fica exactamente onde está o circulo vermelho

semttuloew3.jpg

Tirei lá estas fotos.
Fergus-1169680513.jpg

Fergus-1169765600.jpg

Última edição:
Questões de semântica...

Questões de semântica...

O eclipses não são fenomenos provocados pelo sol, mas sim pela lua. Quando a lua passam em frente do sol tapa-o por isso é que os eclipses são fenomenos localizados pois em todos os locais da terra temos angulos diferentes de observação do sol só quem estiver no angulo certo é que vê a lua exactamente em frente do sol.
O que diz no texto acerca do milagre do sol, é que o sol ficou opaco e mudava de cor, logo se existiam mudanças no sol elas teriam que ser vistas em todo o lado, só existe um sol a iluminar a terra.

Eu sei! Mas o fenómeno pode muito bem ter sido localizado independentemente do sol ser visto por todos...mas nem todos o olham/vêem da mesma maneira (esta foi uma achega minha)[;)]

Eu sei! Mas o fenómeno pode muito bem ter sido localizado independentemente do sol ser visto por todos...mas nem todos o olham/vêem da mesma maneira (esta foi uma achega minha)[;)]

O que ele não entende é que isto não é um eclipse, para que todo o mundo veja. Porque se fosse um eclipse deixava de ser um milagre. O milagre foi em Fátima e zonas próximas( sim não foi só exactamente em Fátima). As pessoas foram avisadas com dias de antecedência para ir a Fátima.Isto no fundo foi um desafio ao coração de cada um: « Se tens vontade de ver e acreditar,vem e verás». Isso é tão concreto e límpido que não consigo ver onde está o problema. Eu vejo tanto ateu dizer que só crê vendo... Como já disse pessoas de variados quadrantes, inclusive ateus, cientistas, livres pensadores, ficaram a acreditar porque viram, houve até uma « febre» nos media por causa da profundeza deste acontecimento. Quem foi viu que o fenómeno teve vários aspectos, nos quais quais incidem 4, durando cerca de 10 minutos, concretamente ( não vejo onde está a polémica):
O sol ficou como prata, sendo possível de fitar.
O sol mudou de côr várias vezes.
O sol saiu da órbita, « bailando».
O sol aproximou-se da Terra e afastou-se novamente.

Última edição:
Concordo contigo, mas o meu meditar não significa rezar é só estar lá a pensar no que me der na telha.

Acho que com este mapa chegas bem lá, fica exactamente onde está o circulo vermelho

semttuloew3.jpg

Tirei lá estas fotos.
Fergus-1169680513.jpg

Fergus-1169765600.jpg

Ponto 1 Quanto ao «rezar», estámos de acordo.
Se calhar vou dizer uma barbaridade mas ontem «rezei» a ouvir «I wish you were here» dos Pink Floyd. [;)]
Quanto á reportagem fotográfica, excelente, como de costume.
Pelo que vi, parece-me que a Igreja fica próximo do Quartel da Batalha e de um Centro de Saúde, certo?
Abraço.

Última edição:
O que ele não entende é que isto não é um eclipse, para que todo o mundo veja. Porque se fosse um eclipse deixava de ser um milagre. O milagre foi em Fátima e zonas próximas( sim não foi só exactamente em Fátima). As pessoas foram avisadas com dias de antecedência para ir a Fátima.Isto no fundo foi um desafio ao coração de cada um: « Se tens vontade de ver e acreditar,vem e verás». Isso é tão concreto e límpido que não consigo ver onde está o problema. Eu vejo tanto ateu dizer que só crê vendo... Como já disse pessoas de variados quadrantes, inclusive ateus, cientistas, livres pensadores, ficaram a acreditar porque viram, houve até uma « febre» nos media por causa da profundeza deste acontecimento. Quem foi viu que o fenómeno teve vários aspectos, nos quais quais incidem 4, durando cerca de 10 minutos, concretamente ( não vejo onde está a polémica):

Assino por baixo....Fátima, acima de tudo, é um modo de estar e de sentir...o resto, bem, o resto é da responsabilidade de quem o promove.

Aquele Local é único...já muita gente o disse.
Uns acreditam, outros...nem tanto.
Eu acredito !

Eu acredito na Ciência..

Quando a ciência me explicar isso..

Não acredito no povo, não mesmo.

Estas afirmações davam pano para mangas.
No entanto deixa-me dizer-te que há muitos cientistas crentes...ex. Clara Pinto Correia !

Sabes que nem todos estão preparados para acreditar...

Eu acredito na Ciência..

Eu sou um gajo das ciências e acredito em Deus. Para mim a ciência sempre me permitui observar a complexidade do universo. Não acredito que a ciência pare já aqui, acredito um dia vamo-nos rir da ciência de hoje, como hoje fazemos em relação há de antigamente. Também não preciso de uma fórmula que me prove que Deus existe, pois seria completamente inútil ter fé. Cada dia que passa estamos mais perto de compreender os mecanismos da vida e cada vez arranjamos mais enigmas para decifrar. A ciência é também a minha maneira de ver o mundo, mas no fundo padece da mesma "impotência" da fé. Para viver tanto preciso de ciência como fé, as duas completam-se. Pega num copo e enche-o com pedrinhas. Agora volta a encher com água. Isto é para mim ciência/fé.[;)]

Gostei deste comentário mas...

Gostei deste comentário mas...

Eu sou um gajo das ciências e acredito em Deus. Para mim a ciência sempre me permitiu observar a complexidade do universo. Não acredito que a ciência pare já aqui, acredito um dia vamo-nos rir da ciência de hoje, como hoje fazemos em relação há de antigamente. Também não preciso de uma fórmula que me prove que Deus existe, pois seria completamente inútil ter fé. Cada dia que passa estamos mais perto de compreender os mecanismos da vida e cada vez arranjamos mais enigmas para decifrar. A ciência é também a minha maneira de ver o mundo, mas no fundo padece da mesma "impotência" da fé. Para viver tanto preciso de ciência como fé, as duas completam-se. Pega num copo e enche-o com pedrinhas. Agora volta a encher com água. Isto é para mim ciência/fé.[;)]

Cheguei aqui e fiquei baralhado, qual é a experiência mesmo!?:sh) [;)]

Eu sou um gajo das ciências e acredito em Deus. Para mim a ciência sempre me permitui observar a complexidade do universo. Não acredito que a ciência pare já aqui, acredito um dia vamo-nos rir da ciência de hoje, como hoje fazemos em relação há de antigamente. Também não preciso de uma fórmula que me prove que Deus existe, pois seria completamente inútil ter fé. Cada dia que passa estamos mais perto de compreender os mecanismos da vida e cada vez arranjamos mais enigmas para decifrar. A ciência é também a minha maneira de ver o mundo, mas no fundo padece da mesma "impotência" da fé. Para viver tanto preciso de ciência como fé, as duas completam-se. Pega num copo e enche-o com pedrinhas. Agora volta a encher com água. Isto é para mim ciência/fé.[;)]

Exactamente.[;)]

Os "milagres" de Fátima serviram para provar alguma coisa? Deus precisa de provar alguma coisa à humanidade?

Perde-se o sentido da fé...

Exactamente.[;)]

Os "milagres" de Fátima serviram para provar alguma coisa? Deus precisa de provar alguma coisa à humanidade?

Perde-se o sentido da fé...

Para certas pessoas não há fé. Mesmo que expliques que a Inteligência que vês na Natureza ( na complexidade, na ordem) só pode ter sido feita mediante princípios, regras. E Deus também não se esqueceu desses, por isso, certas coisas aconteceram e acontecem para todos verem. Uns compreendem outros não... Eu já fui ateu e a mim muito dificilmente me convenciam do contrário, até que um dia decidi investigar e entendi. Porque esse é o calcanhar de aquiles dos ateus, não acreditam, mas também não querem saber. No fundo nem se preocupam muito sobre o que é verdade, porque não a procuram.
E não andei a ler relatos de milagres para acreditar. A própria vida, o funcionamento do meu organismo, é em si, uma prova.
E o próprio Darwin, ao contrário do que muitos pensam, acreditava e acreditou sempre até ao fim da sua vida em Deus:
«Acredito mais em Deus porque usou a selecção natural, razão de uma grande complexidade , do que num deus que tenha posto a vida na Terra em 7 dias».

Última edição:
Eu acredito na Ciência..

A Ciência hoje em dia cada vez mais, está interessada em entender o fenómeno de Deus. Já existe cada vez mais apoio no seio do mundo científico para o estudar. E a mim não me importa nada.
E se pensam que cientistas não viram o fenómeno, enganam-se, pois viram e não arranjam explicação.Não foram só as gentes do campo ( que a meu ver dignamente merecem respeito). A ciência como a conhecemos só abarca uma muito ínfima parte do que existe realmente, sejamos humildes e sinceros.

o sol que ha em fatima é o mesmo do porto de lisboa etc etc...o que se viria em Fatima via-se noutros locais...
Fatima e toda a história foi bem montada nas cabeças das pessoas...mas de real nada tem.

A Ciência hoje em dia cada vez mais, está interessada em entender o fenómeno de Deus. Já existe cada vez mais apoio no seio do mundo científico para o estudar. E a mim não me importa nada.
E se pensam que cientistas não viram o fenómeno, enganam-se, pois viram e não arranjam explicação.Não foram só as gentes do campo ( que a meu ver dignamente merecem respeito). A ciência como a conhecemos só abarca uma muito ínfima parte do que existe realmente, sejamos humildes e sinceros.

Mas quais cientistas?[:D] quem tava em fatima no dia das aparições era uma carrada de camponeses analfabetos[:D] [:D] [:D]

Independentemente de se acreditar ou não seja no que for, acho tristes alguns comentários que aqui foram postados.. Eu já frequentei a igreja deixei hã algum tempo, mas ainda assim respeito muito quem la vai e a fé de cada um.

Nao acho correcto fazer o que muita gente fez neste tópico, ou seja, por em causa essa fé, indirectamente chamar essas pessoas de "tolos", dizer que fatima e uma palhaçada, etc, etc..

Eu próprio acho o "fenómeno" de fatima muito estranho e discutível.. Sempre que falo disso apresento a minha opinião como sendo minha e que pode (é o mais certo) estar errado. Nao tomo nada como absoluto e muito menos acho que posso ser superior a alguém só porque me acho o maior e não preciso "de ninguém superior.

Posso também dizer que já vi muita gente engolir o que disse no que respeita à oração.. Em determinados momentos da vida foi mesmo ao que recorreram em desespero.

Nao estou a defender nada, estou apenas a dizer que acho que quando se fala destes assuntos se deve ter algum cuidado e não por em causa a fé de cada um.

Havia muito pra dizer e falar sobre isto e adorava saber o que realmente aconteceu em Fátima bem como em todos os acontecimentos "milagrosos" da igreja..

Abraço

Voltar
Superior