Tesla Cybertruck

Rosmano,

Já paraste para pensar do porquê deste pick up ser em stainless steel quais as vantagens a nível estrutural para este tipo de veículo? (Body on frame)
Obviamente que não é nada fácil, mas se conseguirem dar a volta às dificuldades passa a ser simplesmente imbatível.

Esta é uma conversa semelhante ao mega casting, observa os resultados agora.
Foi uma revolução no processo de fabrico, e quantos não questionavam este processo?

Já pensaste que o mercado não está á espera das inovações da Tesla?
Quando a Cybertruck foi anunciada só haviam pick-ups de start-ups anunciadas.
Entretanto, a Ford lançou a F-150, a GM lançou outra (se bem que isto é mais um brinquedo que algo mass-market) e a Rivian idem. Existe mais concorrência a caminho, de construtores estabelecidos com relações comerciais estabelecidas, de modelos com nome no mercado. A Tesla não foi disruptiva aqui por causa dos atrasos em técnicas inovadoras.

Declaração do Musk

"I just want to temper expectations for Cybertruck," Musk said. "It's a great product, but financially, it will take a year to 18 months before it is a significant, positive cash flow contributor. I wish there was some way to be different but that's just my best guess."

He later added: "We dug our own grave with Cybertruck."

Com o tempo perdido nisto, deram abertura aos fabricantes chineses para ocupar segmentos onde a Tesla está ausente, o que limitará a sua penetração no mercado mais amigável a EVs e na Europa deram tempo aos fabricantes europeus para lançarem EVs acessíveis e escalar produção de baterias e modelos competitivos.
Tudo para lançar um modelo num segmento cuja clientela é maioritáriamente hostil a EVs, e em que a concorrência se antecipou porque não se pôs a inventar.

Quanto ao giga-casting, tem vantagens e desvantagens. E nessa campo os chineses estão a liderar, como a Toyota mencionou.

Vamos ver no que vai dar.

Filme em 8K

Unreal, obviamente que sim, mas já andavam a malhar forte e feio na Tesla, quando ainda eram apenas unidades de stock, vamos ver o que vai sair não apenas as primeiras unidades, mas com o avançar da produção.

Terrível solução para o limpa para brisas... Em vez de andarem preocupados em remover coisas básicas e essenciais tipo manetes dos piscas e sensores de estacionamento, podiam ter engenhado uma alternativa para as escovas. Eu sei que isso não é para vender na europa, mas se o fosse, esse sistema certamente que não limpa área suficiente para ser aprovado.

Os paineis parecem bem, não deve ser fácil com o tipo de material utilizado.

Já pensaste que o mercado não está á espera das inovações da Tesla?
Quando a Cybertruck foi anunciada só haviam pick-ups de start-ups anunciadas.
Entretanto, a Ford lançou a F-150, a GM lançou outra (se bem que isto é mais um brinquedo que algo mass-market) e a Rivian idem. Existe mais concorrência a caminho, de construtores estabelecidos com relações comerciais estabelecidas, de modelos com nome no mercado. A Tesla não foi disruptiva aqui por causa dos atrasos em técnicas inovadoras.

Declaração do Musk

Com o tempo perdido nisto, deram abertura aos fabricantes chineses para ocupar segmentos onde a Tesla está ausente, o que limitará a sua penetração no mercado mais amigável a EVs e na Europa deram tempo aos fabricantes europeus para lançarem EVs acessíveis e escalar produção de baterias e modelos competitivos.
Tudo para lançar um modelo num segmento cuja clientela é maioritáriamente hostil a EVs, e em que a concorrência se antecipou porque não se pôs a inventar.

Quanto ao giga-casting, tem vantagens e desvantagens. E nessa campo os chineses estão a liderar, como a Toyota mencionou.

Vamos ver no que vai dar.
Não, o mercado não está à espera, o mercado fica virado do avesso com a Tesla.
Existe uma indústria automóvel antes e outra depois da Tesla.

Basta ver o valor de mercado, algo nunca visto a Tesla vale mais que as próximas 3 juntas.

Existe a F150 que é um absoluto flop, não sai dos parque dos Dealers.
Rivian sim, é de facto um concorrente mas não está ao nível de um full size pick up.

Em relação giga casting, mais uma revolução da Tesla e sim a Toyota diz que o Modelo Y é uma obra de arte

(Coloca sff a afirmação por parte da Toyota em que refere que os chineses estão a frente no giga casting sff)

Terrível solução para o limpa para brisas... Em vez de andarem preocupados em remover coisas básicas e essenciais tipo manetes dos piscas e sensores de estacionamento, podiam ter engenhado uma alternativa para as escovas. Eu sei que isso não é para vender na europa, mas se o fosse, esse sistema certamente que não limpa área suficiente para ser aprovado.

Os paineis parecem bem, não deve ser fácil com o tipo de material utilizado.

Diziam o mesmo sobre o Yoke e no entanto chegou à Europa.

Mostra ai um video do funcionamento do limpa para brisas em que se veja que não limpa em condições.

Não, o mercado não está à espera, o mercado fica virado do avesso com a Tesla.
Existe uma indústria automóvel antes e outra depois da Tesla.

Basta ver o valor de mercado, algo nunca visto a Tesla vale mais que as próximas 3 juntas.

Concordo completamente contigo nisso. Se a Tesla não tivesse tido sucesso não teríamos um mercado de EVs ainda.
Isso não implica que o comportamento e decisões do Musk ultimamente não tenham sido erráticas e contra-producentes para a Tesla levando a que gestores com proporções significativas já comecem a avisar que isto pode causar danos à marca.

Quanto ao valor de mercado, não vou comentar avaliações surreais para fazer os livros cozinhados de hedge funds de Wall Street aparentarem estar bonitinhos.

Existe a F150 que é um absoluto flop, não sai dos parque dos Dealers.
Rivian sim, é de facto um concorrente mas não está ao nível de um full size pick up.

A F150 vendeu 16,000 unidades até Outubro, mais 43% que no mesmo período de 2022.
Essas declarações extremadas de que é um "absoluto flop" e não sai dos parques dos dealers simplesmente não corresponde á realidade.
Com o aumento das taxas de juro o mais normal é que se acumule algum produto, como é habitual no mercado automóvel.
É um bom produto e feito para ser acessível. Fácilmente lançam uma versão com mais bateria para competir com Tesla, GM, RAM ou Rivian.
Para além disso, a GM já lançou a Silverado EV com um pack de 200kWh. Embora na minha opinião eles estejam a cobrar demasiado pelos seus EVs e a plataforma Ultium seja demasiado dispendiosa.

Em relação giga casting, mais uma revolução da Tesla e sim a Toyota diz que o Modelo Y é uma obra de arte

(Coloca sff a afirmação por parte da Toyota em que refere que os chineses estão a frente no giga casting sff)

E eu nunca disse que a Toyota não tinha dito isso do Model Y, e é bem evidente que tanto Toyota como os chineses rápidamente implementaram gigacasting nas suas linhas de produção.
Para mim é um processo que também trás algumas desvantagens.
O que queria dizer, é que tens uma entrevista de um executivo da Toyota a elogiar fortemente a BYD.

Agora vamos clarificar uma coisinha: eu aprecio muito o que a Tesla conseguiu. Podes ir ver que fui eu que abri aqui o tópico dos carros eléctricos e do Model 3. Na primeira oportunidade que tive mudei para um EV. Investi e fiz algum dinheiro com a Tesla.
Isso não quer dizer que tenha que engolir ou defender todas as alucinações de uma pessoa que de visionário passou a divisionário para não dizer pior. Vamos ver o que o futuro reserva relativamente á Cybertruck.
O que é um facto é que é um modelo lançado num contexto completamente diferente, em que vários rivais se anteciparam e entraram nesse mercado primeiro.
A Tesla não será a única com um EV nesse mercado.
É um produto que sofreu vários atrasos e cuja produção enfrenta vários desafios para fazer o scale-up.

Além disso, o resto da gama da Tesla está a precisar de renovação. Nomeadamente o Model S e Model X. Na China, a concorrência já tem vários modelos superiores. Mesmo o Model 3 após renovação é apenas mais um no maior mercado de EVs do mundo e a BYD ainda nem parou de crescer.

• Like
Reactions: DMA
Diziam o mesmo sobre o Yoke e no entanto chegou à Europa.

Mostra ai um video do funcionamento do limpa para brisas em que se veja que não limpa em condições.

Há legislação específica nesse sentido.

Antes de mais, o limpa para brisas sempre foi um problema para o elon musk, ele chegou a comentar por diversas vezes que seria motivo de grande preocupação no cybertruck. Chegou até a patentear um sistema de limpeza a laser que, pelos vistos, não conseguiu concretizar. Também houve uma ideia de uma escova escondida / extensível que ficaria alojada algures na frente do carro, também desistiu da ideia.

Isto não acontece por acaso, do ponto de vista da estética exterior parece-me que a escova será o ponto que mais assemelha o cybertruck com um carro comum, que era precisamente o que não se pretendia.

https://www.torquenews.com/14335/tes...shield-whipers

Em relação ao que disse anteriormente, vale o que vale, estou a especular, até porque não há grande informação sobre o funcionamento do limpa para brisas, mas pela base parece ser fixo (a mercedes chegou a usar 1 só escova, central, porém a base oscilava para ambos os lados para lhe dar mais amplitude). A área de funcionamento tem de cobrir 98% da área A e 80% da área B, áreas essas definidas nos termos da UNECE Regulation No 43.

https://eur-lex.europa.eu/EN/legal-c...r-systems.html

https://unece.org/fileadmin/DAM/tran...gs/R043r3e.pdf

O AX também usava apenas uma escova e sem sistema de oscilação.

O problema de base como Cybertruck é que o desenho não se dá com a realidade.

Entendo que é engraçado no computador e já fiz esse exercício com outras formas, mas não passa disso.
Quando se começa a preparar o conjunto para a realidade, abertura de vidros, abertura de portas, espaço de acesso, iluminação, etc, esbarra-se sempre nestes problemas.

Esteticamente não é uma forma bonita e contrariamente ao que se queria acaba por ser uma forma antiquada.
Terá mais ligação a uma pickup Delorean do que a um veiculo de 2023.

O problema da escova podia ser mitigado ao duplicar a escova do outro lado e tentando uma forma mais esguia da mesma.

Há legislação específica nesse sentido.

Antes de mais, o limpa para brisas sempre foi um problema para o elon musk, ele chegou a comentar por diversas vezes que seria motivo de grande preocupação no cybertruck. Chegou até a patentear um sistema de limpeza a laser que, pelos vistos, não conseguiu concretizar. Também houve uma ideia de uma escova escondida / extensível que ficaria alojada algures na frente do carro, também desistiu da ideia.

Isto não acontece por acaso, do ponto de vista da estética exterior parece-me que a escova será o ponto que mais assemelha o cybertruck com um carro comum, que era precisamente o que não se pretendia.

https://www.torquenews.com/14335/tes...shield-whipers

Em relação ao que disse anteriormente, vale o que vale, estou a especular, até porque não há grande informação sobre o funcionamento do limpa para brisas, mas pela base parece ser fixo (a mercedes chegou a usar 1 só escova, central, porém a base oscilava para ambos os lados para lhe dar mais amplitude). A área de funcionamento tem de cobrir 98% da área A e 80% da área B, áreas essas definidas nos termos da UNECE Regulation No 43.

https://eur-lex.europa.eu/EN/legal-c...r-systems.html

https://unece.org/fileadmin/DAM/tran...gs/R043r3e.pdf

Caso a Tesla pretenda introduzir a Cubertruck na Europa, de certeza que construiu-a a pensar já nos regulamentos europeus. E tendo aberto as reservas na Europa de certeza que tiveram isso em conta.

Não é o primeiro modelo da Tesla e como referi falavam o mesmo do volante Yoke, que não ia cumprir os regulamentos europeus e no entanto cá o temos.

Caso a Tesla pretenda introduzir a Cubertruck na Europa, de certeza que construiu-a a pensar já nos regulamentos europeus. E tendo aberto as reservas na Europa de certeza que tiveram isso em conta.

Não é o primeiro modelo da Tesla e como referi falavam o mesmo do volante Yoke, que não ia cumprir os regulamentos europeus e no entanto cá o temos.

Tb há conversas que a frente não cumpre as normas de atropelamento na Europa... Mas confesso que não me debrucei muito sobre o assunto.

Comportamento completamente normal por parte de um CEO... Transmite imensa segurança mental.

Tu não percebes a mentalidade Americana. Esse post é normal lá, aqui na Europa é diferente. Piadas é algo que faz parte da cultura Anglo-Saxónica no geral.

Embora na Europa também temos alguns assim como o CEO da Ryanair.[:D]

Mas lá está, os Irlandeses culturalmente são Anglo-Saxónicos embora na teoria não o sejam.

Acho que este modelo vai ser um desastre de proporções épicas para a Tesla. Andaram a estourar biliões a desenvolver algo que só é relevante nos EUA, com um processo de fabrico que tiveram que fazer do zero e que mostra inúmeras dificuldades e defeitos nos acabamentos.
Se tivessem perdido este tempo a fazer um modelo para o segmento C que vendesse igualmente bem na China/EUA/UE já podiam estar a caminho de dobrar as vendas.
Convém verem-se livres do Musk o quanto antes porque neste momento o mercado já é bem mais que a Tesla, e se antes se aturava os devaneios do personagem porque não existiam muitas alternativas, hoje em dia e a curto/médio prazo isso já não é bem assim.

A procura que a Cybertruck tem tido, lista de espera superior a 5 anos(!!!) demonstra que estás errado.

Há mercado para uma pick up Tesla e a prova disso é que a Cybertruck é possivelmente o veículo com mais procura de sempre!

Se tecnicamente vai ser um sucesso ou não isso só o futuro o dirá mas o design futurista e as inovações são um grande argumento de venda que nenhuma das concorrentes tem e por isso algumas delas são autênticos flops como a F 150 elétrica da Ford.

O que estás a criticar é precisamente o maior argumento da Cybertruck, inovação, design e técnicas revolucionárias a nível de produção. Tu estás a ver tudo ao contrário.

Back