Tesla Model 3 - Automóvel 2.0

Pode conduzir um Ferrari, tb não tem hastes.

a Ferrari nunca foi qualquer exemplo em ergonomia. Mais o contrário.

mas no caso fá-lo para libertar a coluna de direcção para as enormes patilhas numa filosofia de cockpit pensado para o uso em pista e não em estrada, privilegiando a primeira em detrimento da segunda.

a Tesla fá-lo para poupar dinheiro, não há qualquer ganho. E, no processo, cria um problema a 100% dos seus utilizadores, no mundo real.

Também pelo meio só tontinhos acriticos não admitem o problema e acham que está tudo bem.

nada de novo, são sempre os mesmos por aqui, basta ver os cromos a aparecerem sempre na hora perfeita como prova de vida. [:D]

não aprenderam nada com o yoke, mas até a própria Tesla já aprendeu.

e com as hastes dos piscas vai ser a mesma coisa [:p]

a tonteria tem custos.

e as más soluções de engenharia nunca vencem no longo prazo.

Last edited:
Bom comentário! Finalmente alguém que mete a limpo uma estratégia de lucro de uma marca que mudou o prisma do panorama automóvel para um eletrodoméstico.

Uma pena que a união europeia esteja a alterar as regras do jogo para que a cybertruck possa ser vendida por cá, custa-me a crer que depois de permitirem a chegada de carros chineses queiram também as Pickups americanas por cá.

Seria bom implementarem finalmente o incentivo ao abate para a compra de BMW's i4.

mas no caso fá-lo para libertar a coluna de direcção para as enormes patilhas numa filosofia de cockpit pensado para o uso em pista e não em estrada, privilegiando a primeira em detrimento da segunda.

a Tesla fá-lo para poupar dinheiro, não há qualquer ganho. E, no processo, cria um problema a 100% dos seus utilizadores, no mundo real.

Também pelo meio só tontinhos acriticos não admitem o problema e acham que está tudo bem.

nada de novo, são sempre os mesmos por aqui, basta ver os cromos a aparecerem sempre na hora perfeita como prova de vida. [:D]

a tonteria tem custos.

Comentário tipico de quem nunca experimentou, mas gosta de falar mal sem saber o que está a dizer.

Nota: o problema do Yoke, tem a ver com a colocação da pele, que em principio fica resolvido com a nova versão que tem costuras diferentes.

Bom dia,
Agendei para amanha um test drive do model Y em Leira.
Algum conselho?

Tenho uma Citroen C4 Grand Picasso que começa a dar problemas regularmente. Estou apensar trocar, mas necessito de espaço na bagageira para uma cadeira de rodas.
Existe mais alguma opção eléctrica, a preços razoáveis, para além do model Y?
Obrigado

Bom dia,
Algum conselho?

Tenho uma Citroen C4 Grand Picasso que começa a dar problemas regularmente. Estou apensar trocar, mas necessito de espaço na bagageira para uma cadeira de rodas.
Obrigado
Dentro do preço não existe nada que se aproxime de perto do Model Y. Em termos de espaço só uma carrinha da caixa aberta deve ter mais espaço😁

Enviado do meu 22101316G através do Tapatalk

a tonteria tem custos.

André,

E verdade a Ferrari e a Lambo eliminaram as hastes para o ISO das pastilhas.

No entanto o "yoke" é o que vai ser o novo normal, em breve vai ser o novo standard no mundo automóvel.
No caso do Model S foi mal implementado pq não tem um sistema drive by wire.

Mais uma vez a Tesla inovou e está anos a frente, com a implementação do drive by wire com 2 motores de 48V no Cyber Truck
(O Lexus quantos for lançado tb)

Os outros OEM vao começar a lançar os primeiros drive by wire nos topo de gama dentro de 4/5 anos com sistema semelhante a Tesla.

Bom dia,
Algum conselho?

Obrigado
Sendo o espaço fundamental, Y.

No entanto o "yoke" é o que vai ser o novo normal, em breve vai ser o novo standard no mundo automóvel.
Gostava de ter essa bola de cristal. Pelo menos para conducao desportiva o yoke tem péssima reputacao, com o drive by wire nem quero imaginar, mas assumidamente isso nao é a coisa que vai interessar à maioria.

Gostava de ter essa bola de cristal. Pelo menos para conducao desportiva o yoke tem péssima reputacao, com o drive by wire nem quero imaginar, mas assumidamente isso nao é a coisa que vai interessar à maioria.

Para condução desportiva em que se tenha de dar voltas ao volante, o yoke é péssimo.

Agora se for implementado como deve ser (como por exemplo a Lexus), sim, faz algum sentido.
Só por ter aquela forma não é necessariamente mau, aliás basta lembrar dos volantes da fórmula 1.

Dito isto, volante redondo para mim all the way...

Compreendo o entusiasmo por mais uma invenção brilhante da tesla (que não funciona), quando ia jurar nos nos anos 80 via uma série de um carro preto com luzinhas vermelhas na frente a andar de um lado para o outro, que já nessa altura tinha um yoke... [:D]

Para condução desportiva em que se tenha de dar voltas ao volante, o yoke é péssimo.

Agora se for implementado como deve ser (como por exemplo a Lexus), sim, faz algum sentido.
Só por ter aquela forma não é necessariamente mau, aliás basta lembrar dos volantes da fórmula 1.

Compreendo o entusiasmo por mais uma invenção brilhante da tesla (que não funciona), quando ia jurar nos nos anos 80 via uma série de um carro preto com luzinhas vermelhas na frente a andar de um lado para o outro, que já nessa altura tinha um yoke... [:D]

O Yoke funcionam, o tirarem os manípulos é que foi um erro, apesar de não ser algo que não de para habituar com o tempo.

O problema é ter um racio de mudanca de direcao variável. É giro para os videos do youtube, mas de faca nos dentes nao acho nada de jeito. O volante pode ser parecido ao da Formula 1 (que nao é, de todo, mas ok), mas na Formula 1 tens todos os inputs lineares também

Qual péssima reputação?
Então um carro se fórmula 1 não é um yoke?

Vai ser Tudo drive by wire, da mesma forma que o acelerador já é há décadas.
As vantagens e possibilidades são brutais.

Malta, vão investigar um bocadinho antes de opinar sem saber.
Yoke funciona apenas e só com drive by wire, o ratio e infinito

CyberTruck who único no mercado. A Lexus também vai lançar em breve

Last edited:
Agora é que te saiste um grande keyboard warrior.

Um volante de formula 1 é completamente diferente de um Yoke banal, isto é tao obvio que nem vou entrar na discussao. E a aplicacao no Model S, que cena horrenda, péssimo. No Cybertruck está muito melhor e para uso relaxado acredito ser porreiro. De resto nao.

O problema nao é ser drive by wire, é ser uma relacao de direcao dinamica, extremamente variavel, e nao linear. Isto é obvio e os porquês desta afirmacao também sao obvios.

Brake by wire também nao é a melhor solucao, ainda que seja aplicada frequentemente em carros novos.

Malta, vao andar um bocadinho em coisas giras antes de tenta teoria.

O que é que interessa? O formula 1 é um carro que pelo que vejo tem trajetórias sempre muito controladas, e mesmo que vão para lá do limite basta contrabrecar 2 ou 3 cm o volante para ir buscar o carro, quando eles têm de contrabrecar tudo já o carro fugiu para as couves. É um traçado com curvas que se fazem todas com meia dúzia de centímetros de volante para um lado e para o outro tirando algumas pistas que tem setores lentos com curvas mais fechadas faz-me lembrar andar de kart. O Tesla não, tem body roll, o yoke limita de sobremaneira a condução, se levar tudo desligado pode entrar num tipo de condução que dá jeito ter um volante redondo. E depois claro há rotundas e uma série de manobras para andar com o volante para um lado e para o outro que não acho o yoke igualmente confortável. Mas pronto há quem goste.

Back