O teste! Golf 2.0 TDI 110cv
O teste! Golf 2.0 TDI 110cv
Alguns de vocês já me conhecem de longa data e têm presente o meu gosto automobilístico: jipes de casta seleccionada e desportivos sem concessões.
Ora, surgindo a oportunidade de testar o Golf VI, é sempre com uma pequena reserva que me sento ao volante. Nesta família em particular, tenho larga experiência com um Golf III e com o Golf IV. Curiosamente ou não, a condução da versão mais antiga sempre foi, para mim, melhor em todos os aspectos que a do série IV.
Depois deste enquadramento, vamos ao que interessa:
O Golf VI mantém o ar de família que a Volkswagen nos tem habituado ao longo dos anos - e já são 34...
Não faz a ruptura com os modelos anteriores em termos estéticos o que, na minha opinião, é compreensível.
O ensaio dinâmico fez-se ao longo de 85 km e muito variado: auto-estrada, circuito urbano e, onde para mim residiria a maior incógnita, estradas secundárias de bom piso.
Em AE, o motor de 110cv cumpre. Nem mais, nem menos. Serve para 95% das utilizações que lhe possam dar, talvez faltando a 6ª para manter o motor com menor rotação. Mas nem é grande falta dado que o ruído do motor está reduzido ao mínimo. E aqui quero salientar este aspecto: a insonorização é do melhor que já vi! Não é alheio o facto destes motores serem agora Common Rail...
Conforto em toda a linha, espaço interior interessante - em AE está aprovado.
Para o circuito urbano o Golf VI é mais uma vez uma boa opção. A suspensão passa incólume pelo acidentado das ruas, a visibilidade é boa, a direcção excelente. Nada a apontar, portanto.
Traçado sinuoso. Bem, era aqui que eu queria chegar. [

]
Comecemos pelo mais fácil: o motor de 110cv é curto para evoluir de sorriso nos lábios num traçado como este. É óbvio, para isso há outras versões mais interessantes.
Mas o chassis, o acerto das suspensões, a travagem, a posição dos pedais, a própria posição de condução e a mudança de apoio em curvas e contracurvas são absolutamente brilhantes! apr
Com ESP desligado é possível provocar a traseira mas sempre com uma segurança absolutamente irrepreensível. O potencial só não podia ser mais explorado pela limitação dos pneus de categoria "Fuel Saver". Há versões, no entanto, com Pirelli PZero Rosso, portanto...[br

]
Não se pode dizer que tenha um comportamento envolvente típico de um desportivo (como também será óbvio para a maior parte dos utilizadores) mas a eficácia e a segurança estão presentes em toda a linha.
Finalmente, pode-se dizer que este Golf juntou a boa qualidade interior do Golf IV e melhorando-a consideravelmente (!) com o bom comportamento dinâmico atribuído ao Golf V.
A concorrência que se cuide, porque este produto aliado ao preço com que vai para o mercado vai fazer correr muita tinta, muitos blogs, muitos fóruns e muitas dores de cabeça - aos outros! [

]