TGV - Sim ou Não

O termo "obra faraónica" está muito na moda neste país... foi preciso vir um ignorante qq introduzir este termo no dicionário para o povito andar com a expressão na ponta da língua, pronta a ser disparada assim que lhe surge a primeira oportunidade! :D:D:D:D

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

superfast, então achas melhor os trabalhadores arranjarem um carro para ir para o comboio no porto, depois irem para lisboa, arranjarem outro transporte em lisboa, e fazerem isso 2x por dia.
se a viagem demorar 1 hora, acrescenta 45 minutos a 1 hora para o resto dos transportes (casa-> comboio, comboio-> trabalho). isto se não for mais tempo. com 8 horas de trabalho, mais uma para almoço...

ficas com:
45 minutos percurso casa-comboio
1 hora comboio porto lisboa
45 minutos comboio trabalho
8 horas de trabalho
1 hora de almoço
45 minutos trabalho-comboio
1 hora lisboa porto
45 minutos comboio-casa

um magnífico total de 14 horas por dia.
e acho que não estou a exagerar.
juntando 8 horas de sono, dá um brilhante total de 2 horas para jantar, tomar banho e estar em casa.

E nos dias de greve...vais de autocarro. :D

Será que é possível racionalmente chegar a alguma conclusão numa altura em que o PSD e o CDS optaram por politizar completamente esta questão e usa-la como arma de arremesso?

Como cidadão entendo que, dadas as grandes dificuldades económicas que o país atavessa, sabe-se lá, ainda, por quanto tempo, o governo decidir um investimento desta ordem de grandeza - sendo, o retorno, a longo prazo, provavelmente, já os PS não governará - está completamente fora do horizonte financeiro do País. Quem irá utilizar este meio de transporte?.

De certo que será caro e nada accessível ao cidadão de classe baixa/média, mas, sim para os de maiores recursos.
TGV - significa, como sabem, "tranportes de grande velocidade" porém, eu entendo que deve passar a chamar-se "talvez grande velocidade".

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Discurso complectamente com algumas opiniões:(

portanto sou a favor pois é uma necessidade dos nossos tempos.

é uma necessidade ? E termos maternidades, hospitais, esquadras, escolas, etc em pleno funcionamento também não é uma necessidade dos nossos tempos ? francamente, o TGV faz tanta falta como es estádios do Euro 2004....
Se já nem o Alfa pendular compensou, quanto mais um TGV....

Há prioridades bem mais importantes...

Tu achas que para Portugal crescer, precisa de TGV's... eu acho que antes disso, tem que haver hospitais em condições , polícia , etc...afinal, isso é a base da pirâmide...Coisas como o TGV estão no topo.. e o mais importante é a base....

realmente o TGV é rápido...mas as vezes, quanto mais depressa, mais devagar.. olha o exemplo do Concord....era tão rápido, e tão inovador, que acabou por não render nada....

Na minha opiniao nao é uma necessidade..nenhuma das linhas..é mais uma obra so para nao sermos os unicos da europa a nao ter tgv..a 1ª prioridade é melhorar as ja existentes e a 2ª prioridade é todas as outras prioridades que ja foram mencionadas aqui..

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

citação:Originalmente colocada por Superfast
Repara, se for feito Porto-Lisboa em 60 minutos ou parecido não ha desculpa para alguem do Porto nao trabalhar em Lisboa.

se queres passar duas horas e meia por dia nos transportes só para ir para o trabalho... lá sabes. eu prefiro viver.
Concordo com o Capelo, há que separar o tempo da viagem Estação (Porto) - Estação (Lisboa) do tempo da viagem Casa (Porto) - Trabalho (Lisboa).

O comboio entre Corroios e Entrecampos demora 20 minutos.... mas eu da minha casa à faculdade demoro 45 (em hora de ponta). Ou seja, demoro mais do dobro do tempo em outros transportes do que no comboio propriamente dito. Moro ao pé de duas estações de comboio, imagina pessoal de Gaia ou Matosinhos a trabalhar em Lisboa, a ter que apanhar um TGV todos os dias... [8)]

Num país da dimensão de Portugal, um TGV nunca irá ser uma necessidade. Façam antes um upgrade ao que nos temos por cá.

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Discurso complectamente com algumas opiniões:(

portanto sou a favor pois é uma necessidade dos nossos tempos.

é uma necessidade ? E termos maternidades, hospitais, esquadras, escolas, etc em pleno funcionamento também não é uma necessidade dos nossos tempos ? francamente, o TGV faz tanta falta como es estádios do Euro 2004....
Se já nem o Alfa pendular compensou, quanto mais um TGV....

Há prioridades bem mais importantes...

Tu achas que para Portugal crescer, precisa de TGV's... eu acho que antes disso, tem que haver hospitais em condições , polícia , etc...afinal, isso é a base da pirâmide...Coisas como o TGV estão no topo.. e o mais importante é a base....

realmente o TGV é rápido...mas as vezes, quanto mais depressa, mais devagar.. olha o exemplo do Concord....era tão rápido, e tão inovador, que acabou por não render nada....

por incrivel que parece a tendencia é para se fechar as maternidades.. o que tb é algo estranho...

eu sempre disse k o sistema de saude é o nosso calcanhar de aquiles...

mas não vamos misturar as coisas, o TGV é uma obra nos sectores de transportes e uma mais valia e vem competir directamente com o avião como acontece nos outros paises.
permite a expansão de negocios e a facilidade em deslocações é importante haver uma alternativa terrestre ao avião.

Em portugal o TGV só faz sentido na linh Lisboa-porto e com ligação a Madrid.

Num mundo dependente do petroleo e cada mais a escassiar mais devido a maior procura ter um TGV a ligar capitais é sem duvida um investimento de futuro e perfeitamente rentabilizado se for devidamente explorado.

Já agora o dinheiro que custa alem dos apoios comunitário o dinheiro reverte a favor do Estado no fim...;)

estranho k pessoal achar que o governo "GASTA" em obras publicas:D

gastar em investimento é vir a receber mais no periodo de tempo.;)

"Originalmente colocada por Nephilim"
(...)
permite a expansão de negocios e a facilidade em deslocações é importante haver uma alternativa terrestre ao avião."
Mas é importante que essa facilidade seja feita cá dentro e não para fora.

Pq os traçados propostos vão isolar ainda mais o interior e o sul do país.

<EMBED WIDTH="750" HEIGHT="450" SRC="http://www.publico.clix.pt/fichas/transportes/tgv/files/TGV8.swf" HIDDEN="false" AUTOSTART="true" LOOP="true" volume="100"></EMBED>

Podes tb ver os traçados mais recentes em http://www.rave.pt/pdf/O%20Projecto%20Portugu%EAs%20de%20Alta%20Velocidade.pdf

E como vai ser financiado http://www.rave.pt/pdf/Financiamento da AV em Portugal.pdf

A ligação Porto-Lisboa e Portugal-Madrid faz todo o sentido.

Vamos mas é fazer lá esta obra, pois já estamos muito atrasados.

citação:Originalmente colocada por Nthor

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">citação:<hr height="1" noshade id="quote">Originalmente colocada por Nephilim

(...)
permite a expansão de negocios e a facilidade em deslocações é importante haver uma alternativa terrestre ao avião.

Podes tb ver os traçados mais recentes em http://www.rave.pt/pdf/O%20Projecto%20Portugu%EAs%20de%20Alta%20Velocidade.pdf

E como vai ser financiado http://www.rave.pt/pdf/Financiamento da AV em Portugal.pdf

[/quote]

Não consegui por agora aceder aos sites...

Mas eu não acho que vai isolar o país. O país está a investirem meios de comunicação estradas e transportes publicos.
Nota-se uma grande vantagem a nivel de transportes por exemplo na margem sul em relação a uns anos atraz.
e assim como noutras localidades. Agora o TGV não serve para isolar e tambem não é para substituir outros transportes terrestes, mas sim o avião.
O TGV nunca foi projectado para levar pessoas directamente á aldeia, mas sim a uma grande cidade ou capital.O TGV é usado como meio e transporte de trabalho para empresarios entre cidades de negócios.Tem por vezes grandes vantagens em relação ao avião.

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

A ligação Porto-Lisboa e Portugal-Madrid faz todo o sentido.

Vamos mas é fazer lá esta obra, pois já estamos muito atrasados.

[^][^][^]

;)

citação:Originalmente colocada por Nthor

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">citação:<hr height="1" noshade id="quote">Originalmente colocada por Nephilim

(...)

[/quote]

Não consegui por agora aceder aos sites...

Mas eu não acho que vai isolar o país. O país está a investirem meios de comunicação estradas e transportes publicos.
Nota-se uma grande vantagem a nivel de transportes por exemplo na margem sul em relação a uns anos atraz.
e assim como noutras localidades. Agora o TGV não serve para isolar e tambem não é para substituir outros transportes terrestes, mas sim o avião.
O TGV numa foi projectado para levar pessoas directamente á aldeia, mas sim a uma grande cidade ou capital.O TGV é usado como meio e transporte de trabalho para empresarios entre cidades de negócios.Tem por vezes grandes vantagens em relação ao avião.

o TGV nao tem utilidade nenhuma para um país como o nosso! E depois apertam o cinto, e portagens nas scouts... Que país de bandalhos

N sei se já viajaram de avião para o Porto, mas eu já.
É rápido, confortavél mas bastante caro.

Só quem nca viu o avião da Portugália cheio de manhã pa ir pó Porto, ou queria voo de um dia pó outro entre estas duas cidades e n conseguiu, é q pensa q n há mercado para o TGV entre as duas cidades.
Lá por o comboio actual ser melhor solução tempo/eurios entre as duas cidades, n quer dizer q c o tgv n se conseguisse ter mto mais clientes.
Nem vou falar da ligação Lisboa-Madrid pq já devia ter sido feita À mto tempo atrás.
Sabem q há cerca de 50 anos, discutía-se na suécia se as crianças deviam aprender inglês na escola primária, em Portugal começou À 2 anos e mesmo assim teve q se discutir mto! Haja paciência.

E como se pode ver pelo mapa, o que a Espanha está a fazer é interligar o país todo garantindo que poucas regiões ficam isoladas e mantendo o país dinâmico com uma mais rápida ligação de pessoas e mercadorias por todo o país.

image1ka6.jpg

Ao contrario de Portugal.

Mas o país já está ligado por linha normal, embora algumas por falta de passageiros fosse subtituida por autocarros.

Back