TGV - Sim ou Não

Isso é indiferente. Ligar á linha europeia é, na prática, apenas ligar a Madrid, ninguém viaja a partir de Lisboa para Paris, Bruxelas, Amesterdao, Milao, Viena, Frankfurt ou Londres de comboio.

Há uma quantidade enorme de emigrantes que viajam de autocarro, carrinhas, etc, e que vão para esses sitios. Há autocarros diários para muitos desses sitios. Isso poderia ser substituido pelo comboio, mas não era a dar a voltinha por Lisboa e Madrid.

O que faz movimentar estas linhas como Lisboa Madrid é o mercado empresarial.

Emigrantes é tipo turista, viaja quando calha e só quer saber do preço mais barato.

Os utilizadores da linha Lisboa Madrid seriam os mesmos que fazem Lisboa Madrid regularmente, que são maioritariamente negócios.

Não dá jeito nenhum viajar de e para a Europa via Madrid. É mais rápido e mais perto via Valladolid. Até porque a maior parte dos viajantes regulares (emigrantes) são do norte do país, e também não dá jeito nenhum ir para Lisboa.
Imagina alguém que quissesse ir de Braga a Paris. Ia mesmo dar a voltinha a Lisboa e Madrid? :sh)
Uma ligação viável à Europa teria que sair pela fronteira de Vilar Formoso ou mais a norte. Vir pelo sul perdia logo muitos potenciais clientes. Clientes de Lisboa e do sul não perdem nada em sair por Vila Formoso, clientes do norte perdem muito em ter que ir a Lisboa. Essa ideia de ligar primeiro Lisboa a Madrid para depois ficar ligado à Europa, para mim é descabida.

Para mim as prioridades deveriam ser as seguintes.

1 - Porto - Lisboa
2 - Porto - Galiza
3 - Lisboa -Algarve
4 - Coimbra/Aveiro - Vilar Formoso
5 - Lisboa - Madrid

Querer fazer Lisboa - Madrid primeiro é mais um sinal de centralismo, porque não é o mais necessário.

Mais nada...

Querem TGV paguem-no, antes ou se investe dentro de PT como deve ser, ou então não contem com o meu €

E isto de alguém que dispensa comboio, TGV ou não[;)]

1 - Porto - Lisboa
2 - Porto - Galiza
3 - Lisboa -Algarve
5 - Lisboa - Madrid

Querer fazer Lisboa - Madrid primeiro é mais um sinal de centralismo, porque não é o mais necessário.

Concordo integralmente. O TGV para Madrid só deveria ser construído depois de termos ligações decentes entre as maiores cidades do País.

Emigrantes é tipo turista, viaja quando calha e só quer saber do preço mais barato.

Os utilizadores da linha Lisboa Madrid seriam os mesmos que fazem Lisboa Madrid regularmente, que são maioritariamente negócios.

Se há autocarros diários para vários países europeus é porque há negócio todo o ano.
O comboio é um transporte de massas. Duvido muito, para não dizer que tenho a certeza, que haja empresários suficientes para encher uma carruagem diariamente para Madrid, quanto mais um comboio inteiro.

Concordo integralmente. O TGV para Madrid só deveria ser construído depois de termos ligações decentes entre as maiores cidades do País.

Tal e qual. Se nem a linha Porto-Lisboa conseguem colocar a alta velocidade. :sh)

Mas é justamente para esse tipo de passageiros que é construído um TGV.

Não dá jeito nenhum viajar de e para a Europa via Madrid. É mais rápido e mais perto via Valladolid. Até porque a maior parte dos viajantes regulares (emigrantes) são do norte do país, e também não dá jeito nenhum ir para Lisboa.
Imagina alguém que quissesse ir de Braga a Paris. Ia mesmo dar a voltinha a Lisboa e Madrid? :sh)
Uma ligação viável à Europa teria que sair pela fronteira de Vilar Formoso ou mais a norte. Vir pelo sul perdia logo muitos potenciais clientes. Clientes de Lisboa e do sul não perdem nada em sair por Vila Formoso, clientes do norte perdem muito em ter que ir a Lisboa. Essa ideia de ligar primeiro Lisboa a Madrid para depois ficar ligado à Europa, para mim é descabida.

1 - Porto - Lisboa
2 - Porto - Galiza
3 - Lisboa -Algarve
5 - Lisboa - Madrid

Os emigrantes nao sao viajantes regulares, sao viajantes (bastante) sazonais.

Um emigrante que se sujeita a viajar da Suica numa carrinha de 9 lugares sentado numa cadeira de praia vai por aquilo que é mais barato, o TGV raramente é opcao para essas pessoas, ate porque o servico rodoviário costuma ser mais barato.

Uma linha de TGV só sobrevive com utilizadores regulares (trabalhadores de empresas), sendo Lisboa e Madrid capitais e portanto as duas cidades com mais sedes de empresas, é normal a linha ser construída entre essas 2 cidades.

Deve haver muitos trabalhadores de empresas a fazer regularmente Madrid -Lisboa, deve. E quando houver comboio, vão preferir demorar 5/6 horas de viagem, quando podem demorar apenas 1 hora de avião. :sh)
É um mercado muito mais pequeno que os milhões de portugueses que trabalham no centro da Europa. E há emigrantes para tudo, para vir de avião, de comboio, de carro próprio, de autocarro ou em carrinhas com bancos de praia.

Mas não acho que qualquer das soluções seja rentável como TGV. Para mim TGV para começar era entre Lisboa e Porto. E depois a partir daí é que podem pensar noutras linhas.
Pensar em linhas de alta velocidade para distâncias de mais de 500 kms, quando nem internamente conseguimos colocar uma a funcionar para 300 kms, é ridiculo.

Last edited:
Deve haver muitos trabalhadores de empresas a fazer regularmente Madrid -Lisboa, deve. E quando houver comboio, vão preferir demorar 5/6 horas de viagem, quando podem demorar apenas 1 hora de avião. :sh)
É um mercado muito mais pequeno que os milhões de portugueses que trabalham no centro da Europa. E há emigrantes para tudo, para vir de avião, de comboio, de carro próprio, de autocarro ou em carrinhas com bancos de praia.

Mas não acho que qualquer das soluções seja rentável como TGV. Para mim TGV para começar era entre Lisboa e Porto. E depois a partir daí é que podem pensar noutras linhas.
Pensar em linhas de alta velocidade para distâncias de mais de 500 kms, quando nem internamente conseguimos colocar uma a funcionar para 300 kms, é ridiculo.

Madrid-Barcelona é sensivelmente a mesma distancia de Madrid-Lisboa. A duracao da viagem entre Madrid e Barcelona é de 2:45, portanto espera-se que o tempo de viagem entre Lisboa e Madrid seja o mesmo.

Lisboa a Madrid de aviao é 1h, no entanto a passagem pela seguranca e espera para entrar/sair do aviao aumenta sempre a duracao da viagem. Em Madrid a estacao principal dos AVE é em Atocha que fica no centro da cidade.

Atenção que é injusto dizer que é apenas uma hora de avião.
Tens sempre que perder mais tempo antes que deve ser contado.

Isto dito por alguém que prefere o avião a tudo.

O melhor mesmo era a estação principal em pt ficar em vila de rei. Ponto mais central e ainda ajudaria a exportação de chouriça via ferrovia.

Vagões de chouriça para a Europa central!

TGV para ligar cidades Portuguesas é pura vaidade e mais uma fonte inesgotável de aumentar dívida pública.

TGV sim mas apenas duas ligações, uma de Lisboa e outra do Porto. E com destino a Madrid. Quanto muito adicionar uma terceira a ligar o reino dos Algarves. Mas sempre para fora do País, nunca para ligações internas. Para estas um Alfa Pendular serve perfeitamente, só requer traçados em condições.

Tu lês para trás quando fazes quotes?
És só anti tgv há 30 anos ou só anti Lisboa?

Eu sou a favor de um TGV Porto-Lisboa, como é que posso ser anti-TGV ou anti-Lisboa?
O que eu sou contra é despesismo só porque serve Lisboa. Para mim não faz qualquer sentido fazer um TGV Lisboa-Madrid antes de ter ligações internas em condições, e antes de ter um TGV Porto-Lisboa.
Temos tudo a cair de podre, temos um serviço miserável de comboios na maior parte do país, como é que podem sequer defender um TGV para Madrid? :sh)

Madrid-Barcelona é sensivelmente a mesma distancia de Madrid-Lisboa. A duracao da viagem entre Madrid e Barcelona é de 2:45, portanto espera-se que o tempo de viagem entre Lisboa e Madrid seja o mesmo.

Lisboa a Madrid de aviao é 1h, no entanto a passagem pela seguranca e espera para entrar/sair do aviao aumenta sempre a duracao da viagem. Em Madrid a estacao principal dos AVE é em Atocha que fica no centro da cidade.

A distância é a mesma por estrada, mas os espanhois acho que queriam que o TGV do lado deles andasse um pouco às voltas para apanhar Cáceres, Mérida e Badajoz. E essas 2:45 é no directo para Barcelona.
Duvido que colocassem um directo Lisboa -Madrid. Há certamente muito menos passageiros entre Lisboa e Madrid do que Barcelona e Madrid.
Portanto, se calhar exagerei nas 5/6 horas, mas menos de 4 horas deve ser impossível. Apostaria mais em 4/5 horas.

E mesmo em Espanha eles estão à rasca, com prejuizos enormes nas linhas de alta velocidade e muitos poucos passageiras nalgumas delas. Nem sei se eles continuam a fazer a linha do lado deles.

A distância é a mesma por estrada, mas os espanhois acho que queriam que o TGV do lado deles andasse um pouco às voltas para apanhar Cáceres, Mérida e Badajoz. E essas 2:45 é no directo para Barcelona.
Duvido que colocassem um directo Lisboa -Madrid. Há certamente muito menos passageiros entre Lisboa e Madrid do que Barcelona e Madrid.
Portanto, se calhar exagerei nas 5/6 horas, mas menos de 4 horas deve ser impossível. Apostaria mais em 4/5 horas.

E mesmo em Espanha eles estão à rasca, com prejuizos enormes nas linhas de alta velocidade e muitos poucos passageiras nalgumas delas. Nem sei se eles continuam a fazer a linha do lado deles.

Eu sei que os espanhóis estao á rasca com muitas linhas do AVE, mas é óbvio para mim que a haver uma linha rentável, só mesmo entre Lisboa e Madrid.

TGV? A malta quer é aeroportos...avião é sempre mais rápido e cómodo.

Linha ferroviária melhorada para transporte de mercadorias e combustíveis para descongestionar as nossas estradas.
Nisso até apoio...agora mais uma alternativa cara em carris para nos ligar a Espanha???

Eu sei que os espanhóis estao á rasca com muitas linhas do AVE, mas é óbvio para mim que a haver uma linha rentável, só mesmo entre Lisboa e Madrid.

Diz-me, o que é que terá mais passageiros, Sevilha-Madrid ou Lisboa-Madrid?
Se internamente eles não conseguem rantabilizar a maior parte das linhas, e são distâncias mais pequenas, em que andar de avião não é tão vantajoso, como é que seria rentável entre Lisboa e Madrid, com menos potencial de passageiros, e com o Avião a ganhar claramente?

Back