TGV - Sim ou Não

Linha pararela mas depois toda a gente quer ter uma estação no seu concelho, como quando se falou do TGV. É muito complicado fazer uma obra nem país.

Teriam de ser definidos critérios, como zona estratégica ou cidades com mais de 100k habitantes, por exemplo.

Alguns concelhos nem razão de existir têm quanto mais serem pretendentes a uma estação de TGV.

Basta veres que agora no novo troço que vai ser construído entre Évora e o Caia, já veio alguém do Alandroal ( não sei se é o Presidente de Camara) dizer que quer um ramal para exportar pedra mármore e já agora uma estação para as pessoas.

Como vês torna-se complicado fazer obras por cá.

Essa é fácil = é só pedir a essas empresas exportadoras que paguem a ligação.

Tens razão, confundi com a distância em linha recta que são 270 e tal KM, e ( neste caso agora confirmei ) são os tais 336 KM de linha férrea.

Já agora há espaço para uma linha paralela?

Sim, vai ser construída aos poucos, até 2030 já está prevista a construção de 3 variantes à Linha do Norte aptas a 250 km/h numa extensão de 126 km. No final quando ligarem as variantes umas às outras têm uma linha nova mas mais direta e mais rápida. É possível que no próximo plano de investimento para 2040 já esteja contemplado o resto da construção.

O troço Gaia-Cacia e o Mealhada-Soure que vão fazer de variantes agora faziam parte do canal estudado pela RAVE para implementação da AV. Depois é só adaptar a 300 km/h quando o país se lembrar disso.

Last edited:
Sim, vai ser construída aos poucos, até 2030 já está prevista a construção de 3 variantes à Linha do Norte aptas a 250 km/h numa extensão de 126 km. No final quando ligarem as variantes umas às outras têm uma linha nova mas mais direta e mais rápida. É possível que no próximo plano de investimento para 2040 já esteja contemplado o resto da construção.

O troço Gaia-Cacia e o Mealhada-Soure que vão fazer de variantes agora faziam parte do canal estudado pela RAVE para implementação da AV. Depois é só adaptar a 300 km/h quando o país se lembrar disso.

Num outro qualquer forum de comboios alguém tinha uma assinatura que era algo do género " Esqueçam o TGV e quadripliquem a linha do Norte ".

No fundo é um pouco isso que disseste, e ainda bem.

E enquanto se discute o TGV para Madrid (cuja real necessidade é muito discutível), nem sequer há uma AE a ligar Viseu e Coimbra, duas capitais de distrito com grande afinidade.

E enquanto se discute o TGV para Madrid (cuja real necessidade é muito discutível), nem sequer há uma AE a ligar Viseu e Coimbra, duas capitais de distrito com grande afinidade.
Porque é que o TGV para Madrid não há-de ser útil ? Eu sei que a moda é aviões mas se querem combater a poluição um comboio é mais prático.
Ou no limite ser mais uma alternativa que demore poucas horas a chegar. De carro são 6 ou 7h e de comboio actualmente são 10h.
E já temos algumas AE's a mais.
Por vezes um bom IP / IC é mais que suficiente convém é ser bem desenhado claro.

Porque é que o TGV para Madrid não há-de ser útil ?
Útil é, mas se analisarmos bem a relação custo/benefício, se calhar não é um investimento prioritário. Porque estamos a falar de milhares de milhões de euros e se calhar não há assim tantos passageiros regulares entre Lisboa e Madrid.

E já temos algumas AE's a mais.
Por vezes um bom IP / IC é mais que suficiente convém é ser bem desenhado claro.
Tu por acaso fazes uma ideia do que é viajar entre Viseu e Coimbra no IP3 ? Os IPs / ICs são um pesadelo de segurança, mais vale fazer logo uma AE.

Teríamos mais passageiros num TGV para Angola do que para Madrid e vice versa...

Espanha está a implodir.... já os apanhámos nos critérios de definição do risco da divida publica...

Não diria que haja assim grande afinidade, sendo eu de Viseu. [:p]
Mas há muito trânsito, até porque não é só o tráfego Viseu-Coimbra, é também de Tondela e Santa Comba dão, e é uma zona com densidade populacional semelhante a muitas zonas do litoral. E é também todo o tráfego que vai mais para sul, incluindo Lisboa, e todo o tráfego que vem de Oeste (Guarda) e de norte.

É incrivel como fizeram tantas AE's paralelas umas às outras no litoral, algumas delas às moscas, e deixaram aquela porcaria de IP3 com o trânsito que tem. [8b][8b]

Útil é, mas se analisarmos bem a relação custo/benefício, se calhar não é um investimento prioritário. Porque estamos a falar de milhares de milhões de euros e se calhar não há assim tantos passageiros regulares entre Lisboa e Madrid.

Tu por acaso fazes uma ideia do que é viajar entre Viseu e Coimbra no IP3 ? Os IPs / ICs são um pesadelo de segurança, mais vale fazer logo uma AE.
Sim investimento prioritário tambem tenho dúvidas. Pode haver coisas mais prioritárias sim.

Não, eu não faço ideia nenhuma, nunca saio de lisboa e imagino tudo cor de rosa pelo país...
Sim, sei o que é andar no IP3 e em tantos outros IP's e IC's.
E não, não são um pesadelo em segurança, desde que estejam bem desenhados. Não leste o que eu disse ? Um BOM IC, BEM desenhado.

Esta mania de fazer AE's em todo o lado faz com que algumas estejam às moscas, e um IC nalgumas delas seria mais que suficiente.

E a maioria dos problemas das nacionais e dos IC's não é o traçado mas sim os condutores que não se sabem comportar com civismo.

Teríamos mais passageiros num TGV para Angola do que para Madrid e vice versa...

Espanha está a implodir.... já os apanhámos nos critérios de definição do risco da divida publica...
Está a implodir está.....
Apesar das crises continuam sempre muito melhores que nós.
Mas adoramos cascar na espanha [:D]

Mas há muito trânsito, até porque não é só o tráfego Viseu-Coimbra, é também de Tondela e Santa Comba dão, e é uma zona com densidade populacional semelhante a muitas zonas do litoral. E é também todo o tráfego que vai mais para sul, incluindo Lisboa, e todo o tráfego que vem de Oeste (Guarda) e de norte.

É incrivel como fizeram tantas AE's paralelas umas às outras no litoral, algumas delas às moscas, e deixaram aquela porcaria de IP3 com o trânsito que tem. [8b][8b]

O que é importante mesmo é a ligação por AE entre Abrantes e Vila Velha de Ródão.

Coimbra e Viseu? Para essas uma nacional chega.

Sim investimento prioritário tambem tenho dúvidas. Pode haver coisas mais prioritárias sim.

Não, eu não faço ideia nenhuma, nunca saio de lisboa e imagino tudo cor de rosa pelo país...
Sim, sei o que é andar no IP3 e em tantos outros IP's e IC's.
E não, não são um pesadelo em segurança, desde que estejam bem desenhados. Não leste o que eu disse ? Um BOM IC, BEM desenhado.

Esta mania de fazer AE's em todo o lado faz com que algumas estejam às moscas, e um IC nalgumas delas seria mais que suficiente.

E a maioria dos problemas das nacionais e dos IC's não é o traçado mas sim os condutores que não se sabem comportar com civismo.

Por exemplo, o IC8 tenho ideia de ser bastante bom. E existe um IC no Algarve, mais perto de Espanha, que também é excelente.

IC27

IMG_5791.jpg

Sim mas o que o Obtuso diz lá está, é o que eu tambem digo. O IC8 é tambem bom. Esse que ele fala que vai dar a VRSA é excelente.
Por ex a A13 pelo menos em algumas zonas era bem substituida por um bom IC....sairia bem mais barato ( em vez de se ter construido a AE claro ).

Sim o IP3 tem ali troços muito maus e ainda para mais com o transito pesado que tem, agora a grande questão é saber se um dia que façam a AE entre Coimbra e Viseu, será que o trafego vai preferir a AE ao IP (principalmente o pesado).

Sim o IP3 tem ali troços muito maus e ainda para mais com o transito pesado que tem, agora a grande questão é saber se um dia que façam a AE entre Coimbra e Viseu, será que o trafego vai preferir a AE ao IP (principalmente o pesado).

Essa é a questão que se coloca entre todas as ligações de AE. Existem sempre alternativas.

Mas tendo em conta que Viseu e Coimbra são as maiores cidades da região centro não percebo como já não existe uma AE pronta.

Isto quando tens três AE paralelas de norte a sul a ligarem cidades pequenas. :sh)

Back