TGV - Sim ou Não

A minha região mais ligada em alta velocidade com a Galiza e o Porto é algo que ambicionamos há já muito tempo. Iria ser bastante bom para escoar mercadorias e facilitar a vida das pessoas.

E não esquecer que ligação de alta velocidade iria trazer benefícios também para o norte do país no geral e não só para o Minho.

1e7137c3facb60d66768ecff8979beb3.jpg

Mais uma cena para dar prejuízo, mas estamos cá para pagar.

Com várias linhas debaixo de água, esta deve ser uma das últimas preocupações neste momento. [;)]

Olá Lino. Bem vindo de volta!

Concordo contigo. Proponho desde já à moderação que encerre todos os restantes tópicos e fique aberto apenas o da meteorologia.

Já agora se alguém tiver algum pedreiro, carpinteiro, alguém que me faça um portão novo e venha colocar um automatismo agradeço que me informe.
E se tiverem alguém que me venha limpar um pinhal que está todo destroçado, preferencialmente a bom preço, também ficava imensamente agadecido.

Desculpem o off-topic... Caso a moderação opte por não encerrar este e os restantes tópico (à exceção do da meteorologia), agradecia alguma informação (se a tiverem) sobre esta temática. Senão, daqui por 3 anos volto cá... Pacifico! [;)]

TGV - Linha de Alta Velocidade

Informações sobre isto? Alguém tem? Alguém já foi expropriado? Como está a decorrer?

Ou está tudo em "águas de bacalhau"?

https://participa.pt/

Tem-se ouvido muita coisa da zona de gaia mas ainda nem o traçado está definido. penso que o único traçado já a ser executado é mais na zona de lisboa em direção a norte.
È um projeto apra durar décadas e muitos governos.

Concordo contigo. Proponho desde já à moderação que encerre todos os restantes tópicos e fique aberto apenas o da meteorologia.

Já agora se alguém tiver algum pedreiro, carpinteiro, alguém que me faça um portão novo e venha colocar um automatismo agradeço que me informe.
E se tiverem alguém que me venha limpar um pinhal que está todo destroçado, preferencialmente a bom preço, também ficava imensamente agadecido.

Desculpem o off-topic... Caso a moderação opte por não encerrar este e os restantes tópico (à exceção do da meteorologia), agradecia alguma informação (se a tiverem) sobre esta temática. Senão, daqui por 3 anos volto cá... Pacifico! [;)]

Entendo a tua fina ironia [:D], mas neste momento, infelizmente, quase tudo está condicionado pela situação que vivemos, e eu mencionei apenas e só o aspecto da via ferroviária, que é o que estamos aqui a discutir. [;)]

Só me apetece dizer: "estudasses...." é preciso um homem saber usar as mãozinhas e a cabeça não é só para usar boné......dizia a minha professora da primária !!!!

Só me apetece dizer: "estudasses...." é preciso um homem saber usar as mãozinhas e a cabeça não é só para usar boné......dizia a minha professora da primária !!!!

Estudei. Fiz parte significativa dos trabalhos, senão chovia-me em casa. Agora faltam as mãos dos profissionais ... [;)]

Xlente ! Subiste na minha consideração.....só fico sem perceber o "a bom preço".

Se metes a mão na massa sabe que neste momento não podes ter as 2 coisas. Ou tens bom preço ou tens bem feito.

A nível de expropriação não sei.

Mas será uma realidade. Estamos com um atraso de 15 anos em relação ao que estava previsto mas os concursos estão a ser lançados a bom ritmo.

Obras vão começar em 2027 pelo que não são de excluir expropriações à "canzana".

Considero que é um investimento importantíssimo para o país.

Sinceramente não acredito que durante as próximas décadas vamos ter TGV! Há demasiados boys a manter com as infraestruturas atuais, então se tivermos o TGV que é muito mais dispendioso acho impossível! Só quando for feita uma limpeza de cima a baixo é que somos capazes de ver algum avanço nos comboios rapidos tipo o Ouigo francês e não o TGV Inoui.
Prontos! Já mandei a minha posta do dia!😉

A nível de expropriação não sei.

Mas será uma realidade. Estamos com um atraso de 15 anos em relação ao que estava previsto mas os concursos estão a ser lançados a bom ritmo.

Obras vão começar em 2027 pelo que não são de excluir expropriações à "canzana".

Considero que é um investimento importantíssimo para o país.

Mas não há zonas no norte onde essas obras já começaram?

Por mim podem expropriar... até me dava jeito ...[:D]

Todas as capitais europeias deveriam estar ligadas por linha de alta velocidade (as que não estão em ilhas 😁). Até à Polónia (excluir Bielorrússia, Ucrânia, e Rússia), depois nos Bálcãs também ia ser um filme, mas penso que percebem a ideia.

Um continente tão fragmentado como o Europeu não faz sentido não ter ligação de alta velocidade por terra.

Mas não há zonas no norte onde essas obras já começaram?

Por mim podem expropriar... até me dava jeito ...[:D]

Não.
Tenho ideia que a única que já começou é um pequeno troço na zona de sul (lisboa ou por aí) em direção a norte.

Sinceramente não acredito que durante as próximas décadas vamos ter TGV! Há demasiados boys a manter com as infraestruturas atuais, então se tivermos o TGV que é muito mais dispendioso acho impossível! Só quando for feita uma limpeza de cima a baixo é que somos capazes de ver algum avanço nos comboios rapidos tipo o Ouigo francês e não o TGV Inoui.
Prontos! Já mandei a minha posta do dia!😉

O Porto Lisboa e o Lisboa Madrid, vai mesmo acontecer, alías a única parte de alta velocidade já apta para 250km/h+ é a nova linha Évora-Elvas, que numa primeira fase vai ser só usada para mercadorias. O Porto-lisboa enquanto se andar a discutir a localização da nova estação de gaia, vai atrasar bastante, ainda nem há concurso para a nova ponte do douro para tgv

O Porto Lisboa e o Lisboa Madrid, vai mesmo acontecer, alías a única parte de alta velocidade já apta para 250km/h+ é a nova linha Évora-Elvas, que numa primeira fase vai ser só usada para mercadorias. O Porto-lisboa enquanto se andar a discutir a localização da nova estação de gaia, vai atrasar bastante, ainda nem há concurso para a nova ponte do douro para tgv
Calma! Ainda vai aparecer muita burocracia! E as linhas tem de estar preparadas para mais de 300km/h se for para o TGV original. Agora se vier um italiano ou americano e passam a chamar de pseudo TGV, aí, já deve chegar.

As linhas até podem ir 300 em algumas rectas mas a velocidade média será muito menor.

Na realidade, o termo TGV serve apenas para justificar obras profundas de actualização do sistema ferroviario. Marketing.
Estamos a falar de AV.

Nos concursos, falam de 300 mas duvido muito que o material circulante ande a mais de 220 nos primeiros 10 anos de concessão mesmo que a linha aguente.

Há um matagal de exigências técnicas e homologações que dificilmente serão cumpridas.

Uma coisa de cada vez.

Se for possível ter uma linha 220km/h em 80% do trajecto já será muito bom. Muito melhor do que a miséria actual.

Back