TGV - Sim ou Não

A minha região mais ligada em alta velocidade com a Galiza e o Porto é algo que ambicionamos há já muito tempo. Iria ser bastante bom para escoar mercadorias e facilitar a vida das pessoas.

E não esquecer que ligação de alta velocidade iria trazer benefícios também para o norte do país no geral e não só para o Minho.

1e7137c3facb60d66768ecff8979beb3.jpg

Mais uma cena para dar prejuízo, mas estamos cá para pagar.

Com várias linhas debaixo de água, esta deve ser uma das últimas preocupações neste momento. [;)]

Olá Lino. Bem vindo de volta!

Concordo contigo. Proponho desde já à moderação que encerre todos os restantes tópicos e fique aberto apenas o da meteorologia.

Já agora se alguém tiver algum pedreiro, carpinteiro, alguém que me faça um portão novo e venha colocar um automatismo agradeço que me informe.
E se tiverem alguém que me venha limpar um pinhal que está todo destroçado, preferencialmente a bom preço, também ficava imensamente agadecido.

Desculpem o off-topic... Caso a moderação opte por não encerrar este e os restantes tópico (à exceção do da meteorologia), agradecia alguma informação (se a tiverem) sobre esta temática. Senão, daqui por 3 anos volto cá... Pacifico! [;)]

TGV - Linha de Alta Velocidade

Informações sobre isto? Alguém tem? Alguém já foi expropriado? Como está a decorrer?

Ou está tudo em "águas de bacalhau"?

https://participa.pt/

Tem-se ouvido muita coisa da zona de gaia mas ainda nem o traçado está definido. penso que o único traçado já a ser executado é mais na zona de lisboa em direção a norte.
È um projeto apra durar décadas e muitos governos.

Concordo contigo. Proponho desde já à moderação que encerre todos os restantes tópicos e fique aberto apenas o da meteorologia.

Já agora se alguém tiver algum pedreiro, carpinteiro, alguém que me faça um portão novo e venha colocar um automatismo agradeço que me informe.
E se tiverem alguém que me venha limpar um pinhal que está todo destroçado, preferencialmente a bom preço, também ficava imensamente agadecido.

Desculpem o off-topic... Caso a moderação opte por não encerrar este e os restantes tópico (à exceção do da meteorologia), agradecia alguma informação (se a tiverem) sobre esta temática. Senão, daqui por 3 anos volto cá... Pacifico! [;)]

Entendo a tua fina ironia [:D], mas neste momento, infelizmente, quase tudo está condicionado pela situação que vivemos, e eu mencionei apenas e só o aspecto da via ferroviária, que é o que estamos aqui a discutir. [;)]

Só me apetece dizer: "estudasses...." é preciso um homem saber usar as mãozinhas e a cabeça não é só para usar boné......dizia a minha professora da primária !!!!

Só me apetece dizer: "estudasses...." é preciso um homem saber usar as mãozinhas e a cabeça não é só para usar boné......dizia a minha professora da primária !!!!

Estudei. Fiz parte significativa dos trabalhos, senão chovia-me em casa. Agora faltam as mãos dos profissionais ... [;)]

Xlente ! Subiste na minha consideração.....só fico sem perceber o "a bom preço".

Se metes a mão na massa sabe que neste momento não podes ter as 2 coisas. Ou tens bom preço ou tens bem feito.

A nível de expropriação não sei.

Mas será uma realidade. Estamos com um atraso de 15 anos em relação ao que estava previsto mas os concursos estão a ser lançados a bom ritmo.

Obras vão começar em 2027 pelo que não são de excluir expropriações à "canzana".

Considero que é um investimento importantíssimo para o país.

Sinceramente não acredito que durante as próximas décadas vamos ter TGV! Há demasiados boys a manter com as infraestruturas atuais, então se tivermos o TGV que é muito mais dispendioso acho impossível! Só quando for feita uma limpeza de cima a baixo é que somos capazes de ver algum avanço nos comboios rapidos tipo o Ouigo francês e não o TGV Inoui.
Prontos! Já mandei a minha posta do dia!😉

A nível de expropriação não sei.

Mas será uma realidade. Estamos com um atraso de 15 anos em relação ao que estava previsto mas os concursos estão a ser lançados a bom ritmo.

Obras vão começar em 2027 pelo que não são de excluir expropriações à "canzana".

Considero que é um investimento importantíssimo para o país.

Mas não há zonas no norte onde essas obras já começaram?

Por mim podem expropriar... até me dava jeito ...[:D]

Todas as capitais europeias deveriam estar ligadas por linha de alta velocidade (as que não estão em ilhas 😁). Até à Polónia (excluir Bielorrússia, Ucrânia, e Rússia), depois nos Bálcãs também ia ser um filme, mas penso que percebem a ideia.

Um continente tão fragmentado como o Europeu não faz sentido não ter ligação de alta velocidade por terra.

Sinceramente não acredito que durante as próximas décadas vamos ter TGV! Há demasiados boys a manter com as infraestruturas atuais, então se tivermos o TGV que é muito mais dispendioso acho impossível! Só quando for feita uma limpeza de cima a baixo é que somos capazes de ver algum avanço nos comboios rapidos tipo o Ouigo francês e não o TGV Inoui.
Prontos! Já mandei a minha posta do dia!😉

O Porto Lisboa e o Lisboa Madrid, vai mesmo acontecer, alías a única parte de alta velocidade já apta para 250km/h+ é a nova linha Évora-Elvas, que numa primeira fase vai ser só usada para mercadorias. O Porto-lisboa enquanto se andar a discutir a localização da nova estação de gaia, vai atrasar bastante, ainda nem há concurso para a nova ponte do douro para tgv

O Porto Lisboa e o Lisboa Madrid, vai mesmo acontecer, alías a única parte de alta velocidade já apta para 250km/h+ é a nova linha Évora-Elvas, que numa primeira fase vai ser só usada para mercadorias. O Porto-lisboa enquanto se andar a discutir a localização da nova estação de gaia, vai atrasar bastante, ainda nem há concurso para a nova ponte do douro para tgv
Calma! Ainda vai aparecer muita burocracia! E as linhas tem de estar preparadas para mais de 300km/h se for para o TGV original. Agora se vier um italiano ou americano e passam a chamar de pseudo TGV, aí, já deve chegar.

As linhas até podem ir 300 em algumas rectas mas a velocidade média será muito menor.

Na realidade, o termo TGV serve apenas para justificar obras profundas de actualização do sistema ferroviario. Marketing.
Estamos a falar de AV.

Nos concursos, falam de 300 mas duvido muito que o material circulante ande a mais de 220 nos primeiros 10 anos de concessão mesmo que a linha aguente.

Há um matagal de exigências técnicas e homologações que dificilmente serão cumpridas.

Uma coisa de cada vez.

Se for possível ter uma linha 220km/h em 80% do trajecto já será muito bom. Muito melhor do que a miséria actual.

Voltar
Superior