TGV - Sim ou Não

citação:Originalmente colocada por J.R.

citação:Originalmente colocada por mário silva

Desculpa a ignorãncia mas..

Quem é 'ele'?
É o Mário Soares mas é pouco importante.
É um representante de um certo espírito Português....
Não coloquei lá o Mário Soares para não nos desviarmos do assunto;).

Sobre o assunto:
Portugal tem os alfa Pendular que ainda no outro dia referiam que eram os combaoios que menos manutenção e avarias da Europa ,salvo o erro, baixos custos e fiabilidade.

Suécia
A Suécia possui muitos comboios que circulam a 200km/h, incluíndo os comboios pendulares X2, comboios regionais largos e de dois pisos, e Expresso X3 do Aeroporto de Arlanda. Os X2 circulam entre as principais cidades como Estocolmo, Gotemburgo, Malmo, enquanto que os X3 circula entre Estocolmo e o aeroporto de Arlanda. Já existem centenas de quilómetros de linhas preparadas para a circulação a 250km/h, embora o sistema de sinalização, catenárias e os comboios ainda não o estejam. Um comboio de testes chamada "Comboio Verde" está a ser testado a 280km/h. Por volta de 2015 um troço da linha entre Estocolmo e Malmo terão uma circulação a 250km/h. Os caminhos-de-ferro de Bótnia, Botniabanan, em construção, permitirão velocidades de 250km/h [5]. A velocidade média no Botniabanan será limitada pois será uma linha única.
da wiki[8D].

Duas formas de encarar o problema.
A sueca e a que Portugal vai implementar.

Assim de repente parece que Portugal é rico e a Suécia... pobre.
Na verdade espelha duas formas de pensar, velhas, que explicam.... tudo.... ou quase.

Exactamente, a escolher uma solução deveriam optar por melhorar e criar ligações entre o país (norte <-> sul, interior <-> litoral) à semelhança do que o nosso vizinho tem feito.

melhorar ligações! Essa é boa! Não vês que o que está na moda é precisamente piorar ligações para depois encerrar?

Não podemos ser uns líricos. A nossa realidade não dá indicios de mudar...

cumps

sou completamente contra o tgv!como outras obras já referidas no tópico..

já várias pessoas explicaram os motivos...

Como não vai haver dinheiro para o fazer, não estou nada preocupado :D

Nadinha...a matemática não falha [}:)]

A OTA ainda acaba por fazer-se porque o investimento é privado. O TGV é totalmente público com uns 20% de UE, por isso, não há que ficarmos preocupados, ele vai sendo sucessivamente adiado com desculpas originais que não vão lembrar ao diabo [}:)]

Isto é tal e qual as SCUT, a frieza dos números vai acabar por vir ao de cima [}:)]

Esperem para ver :D

citação:Originalmente colocada por André

A OTA ainda acaba por fazer-se porque o investimento é privado. O TGV é totalmente público com uns 20% de UE, por isso, não há que ficarmos preocupados, ele vai sendo sucessivamente adiado com desculpas originais que não vão lembrar ao diabo [}:)]

Isto é tal e qual as SCUT, a frieza dos números vai acabar por vir ao de cima [}:)]

20% da EU
21% de IVA sobre todos os materiais.
IRS de trabalhadores... directos e os milhares indirectos

só com isto fica quase pago...depois a venda e exploração de bilhetes o Estado recupera e vai ganhar dinheiro;)

Ninguem dá nada a ninguem,,, se o Estado gasta é para o receber depois. O país tem a construção civil em baixo, a ausencia de grandes obras é por em causa toda a estrutura do país e disparar o desemprego

Á lá ver se entendo isto. O comboio é suposto ser rápido e vai arracar em Lx, parar em coimbra de+pois no porto e depois em braga???????!!!!!!!!!
K raio d rapidez vai ser essa? Braga ou coimbra precisam tanto de um TGV??? Não há outra maneira de resolver o problema dessas cidades qt a transportes?? É típico dos pequenos serem megalómanos. Um TGV k mal arranca começa a travar! O melhor seria parar nos estádios todos do Euro.

aposto q ha uns longos anos atrás qd falaram em substituir o comboio a vapor as pessoas devem ter perguntado "Eléctrico, para quê?"...

As reacções devem ter sido mt semelhantes

citação:Originalmente colocada por manel666

Á lá ver se entendo isto. O comboio é suposto ser rápido e vai arracar em Lx, parar em coimbra de+pois no porto e depois em braga???????!!!!!!!!!
K raio d rapidez vai ser essa? Braga ou coimbra precisam tanto de um TGV??? Não há outra maneira de resolver o problema dessas cidades qt a transportes?? É típico dos pequenos serem megalómanos. Um TGV k mal arranca começa a travar! O melhor seria parar nos estádios todos do Euro.

É mesmo isso que eu já estou a ver: o belo circuito turístico do TGV pelos estádios do Euro2004 [}:)].

citação:Originalmente colocada por Nephilim
se o Estado gasta é para o receber depois
[}:)]Sim, sim... Eu diria antes: "se o Estado gasta é para alguém o receber";););)

Esta é a essência das grandes obras;););)

O único interesse do TGV Português é assegurar uma ligação Vigo-Badajoz, em que os Espanhóis só pagam 20 km de linha de Vigo até ao rio Minho [8][8][8][8][8]
Ou como dizem no lado de lá: Poner los tíos Portugueses a hacer la mitad de la conexión Vigo-Madrid!

Sócrates que vá inventar para as Espanhas!

Votei "Não".
Para mim este tema não passa de uma campanha para ir atirando areia aos olhos ou então, esta obra será lançada no último ano de mandato do actual governo para novamente atirar areia aos olhos dos portugueses......
Acho que não necessitamos ainda de um projecto desta envergadura, talvez a médio/longo prazo. Por agora acho que se deveria pensar em melhorar as vias de comunicação existentes, as condições de vida dos portugueses (reestruturação a todos os níveis), unificar o pais e não continuar a dividi-lo, etc...

Acho que seria bom mas vendo que os custos da ligação lisboa porto é superior á de madrid acho que mais vale ligar só lisboa madrid...

citação:Originalmente colocada por Nephilim

citação:Originalmente colocada por André

20% da EU
21% de IVA sobre todos os materiais.
IRS de trabalhadores... directos e os milhares indirectos

só com isto fica quase pago...depois a venda e exploração de bilhetes o Estado recupera e vai ganhar dinheiro;)

Ninguem dá nada a ninguem,,, se o Estado gasta é para o receber depois. O país tem a construção civil em baixo, a ausencia de grandes obras é por em causa toda a estrutura do país e disparar o desemprego

Não é necessário um projecto como o TGV para termos grandes obras. Há muitas outras grandes obras que se devem realizar antes de sequer pensarmos num projecto desta dimensão ;).

Na opinião de um leigo na matéria, penso que se remodelarem a linha Lisboa/Porto, como exemplo, em que o Alfa Pendular pode circular á velocidade máxima de 220 km/h, em cerca de hora e meia estamos no Porto. Não sei se com o TGV vamos ter grandes melhorias em tempo de percurso

Vai fazer-se um investimento de tantos milhares de milhões de €€€ para se ganhar cerca de 1/2 hora, alguém diria nãum abia nexexidade

Agora uma verdade, e mais do que dado adquirido é mais rápido ir ao Porto de combóio do que de avião e muito mais barato

Agora se me perguntarem, se concordo com o TGV, como ligação á Europa, sou um defensor de tal estratégia

citação:Originalmente colocada por jts

Este é o Shinkansen:

Shinkansen_500.jpg

-Mais rápido do que o TGV
-Corre sobre carris

Isto é um TGV... [}:)][}:)]

TGV = Train à Grande Vitesse - foi o nome que os franceses lhe deram... se os japoneses lhes chamam Shinkansen, a escolha é deles...

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

acho que não serve para nada. podiam gastar o mesmo dinheiro a renovar o resto dos comboios e transportes publicos, em vez de fazer uma super hiper linha de comboio que serve uma reduzidissima percentagem da população.

Sempre delirei com comboios, espero um dia apanhar um em Lisboa até chegar a vigo em menos de 2horas[:p]

Para quem está a falar da remodelação da linha do norte ela não está preparada para alta velocidade em nenhum aspecto.
Como tal tem que ser feitas outras linhas em paralelo.

Artigo de opinião no Correio da Manhã, de Luís Filipe Menezes

O TGV é um transporte adaptado a países extensos. [...]

É por razões de sensatez que não o encontramos na Noruega e na Suécia

Há uns meses optei por ir de Copenhaga a Estocolmo de comboio. Comprado

o bilhete, dei comigo num comboio que só se diferenciava dos nossos alfa

por ser menos luxuoso e dotado de menos serviços de apoio aos

passageiros,

A viagem, através de florestas geladas e planícies brancas a perder de

vista, demorou cerca de cinco horas. Não fora ser crítico do projecto

TGV e conhecer a realidade económica e social desses países, daria

comigo a pensar que os nórdicos, emblemas únicos dos superavites

orçamentais, seriam mesmo uns tontos. Se não os conhecesse bem

perguntaria onde gastam eles os abundantes recursos resultantes da

substantiva criação de riqueza.

A resposta está na excelência das suas escolas, na qualidade do seu

Ensino Superior, nos seus museus e escolas de arte, nas creches e

jardins--de-infância em cada esquina, nas políticas pró-activas de apoio

à terceira idade. Percebe-se bem porque não construíram estádios de

futebol desnecessários, porque não constroem aeroportos em cima de

pântanos nem optam por ter comboios supersónicos que só agradam a meia

dúzia de multinacionais,

O TGV é um transporte adaptado a países de dimensão continental,

extensos, onde o comboio rápido é, numa perspectiva de tempo de

viagem/custo por passageiro, competitivo com o transporte aéreo.

É por isso, para além da já referida pressão de certos grupos que

fornecem essas tecnologias, que existe TGV em França ou Espanha (com

pequenas extensões a países vizinhos). É por razões de sensatez que não

o encontramos na Noruega, na Suécia, na Holanda e em muitos outros

países ricos.

Tirar 20 ou 30 minutos ao Lisboa-Porto à custa de um investimento de

cerca de 7,5 mil milhões de euros não terá qualquer repercussão na

economia do País. Para além de que, dado hoje ser um projecto

praticamente não financiado pela União Europeia, ser um presente

envenenado para várias gerações de portugueses que, com mais ou menos

engenharia financeira, o vão ter de pagar.

Com 7,5 mil milhões de euros pode construir-se mil escolas Básicas e

Secundárias de primeiríssimo mundo que substituam as mais de cinco mil

obsoletas e subdimensionadas (a 2,5 milhões de euros cada uma), mais mil

creches inexistentes (a 1 milhão de euros cada uma), mais mil centros de

dia para os nossos idosos (a 1 milhão de euros cada um). Ainda sobrariam

cerca de 3,5 mil milhões de euros para aplicar em muitas outras

carências, como a urgente reabilitação de toda a degradada rede viária

secundária.

Cabe ao Governo reflectir, cabe à oposição contrapor, cabe aos cidadãos

rebelarem-se.

Luís Filipe Menezes, Político

Back