TGV - Sim ou Não

Liberal

New member
Foi hoje novamente apresentado o projecto do TGV.
Custos do projecto:

Lisboa-Madrid: 3 mil milhões de euros
Lisboa-Porto: 4,7 mil milhões de euros
Porto-Vigo: 1,4 mil milhões de euros

É realmente um projecto necessário ao país ou é uma obra faraónica ?

A ligação Lisboa- Porto daria jeito a muita gente...mas vendo o dinheiro necessário e tendo em conta a quantidade de gente com automóveis neste país...:)Acho que basta Lisboa-Madrid

acho que não serve para nada. podiam gastar o mesmo dinheiro a renovar o resto dos comboios e transportes publicos, em vez de fazer uma super hiper linha de comboio que serve uma reduzidissima percentagem da população.

Depende muito depois da logistica feita.

Repara, se for feito Porto-Lisboa em 60 minutos ou parecido não ha desculpa para alguem do Porto nao trabalhar em Lisboa.

Eu falo pela minha área (prestacao de serviços informaticos). Como Portugal nesta area tem 90% do mercado em Lisboa (culpa do governo mas isto e offtopic) o TGV vai melhorar mto esta mobilidade.
Até pq um TGV devera ter terminais para ligar portateis e nessas 2 horas (2 horas e meia) de ligaçao (ida e volta) pode ler-se o mail, consultar n coisas especialmente se houver net nele.

E como digo. Depende depois do aproveitamento.

citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

A ligação Lisboa- Porto daria jeito a muita gente...mas vendo o dinheiro necessário e tendo em conta a quantidade de gente com automóveis neste país...:)Acho que basta Lisboa-Madrid

Já existe o Alfa-Pendular, que digasse de passagem estão a ser investidos ainda mais milhões para poder atingir os 220km/h em mais algumas zonas, chega e sobra.

Como já tinha dito noutro tópico qualquer, Lisboa -> Madrid chegava perfeitamente para nos ligarmos à rede europeia de Alta velocidade, mas se a memória não me falha, havia um rumor que se Espanha cedeu na questão das pescas por mais 10anos, foi porque nós cedemos na questão do TGV, enfim, politiquises...

citação:Originalmente colocada por Superfast

Depende muito depois da logistica feita.

Repara, se for feito Porto-Lisboa em 60 minutos ou parecido não ha desculpa para alguem do Porto nao trabalhar em Lisboa.

Eu falo pela minha área (prestacao de serviços informaticos). Como Portugal nesta area tem 90% do mercado em Lisboa (culpa do governo mas isto e offtopic) o TGV vai melhorar mto esta mobilidade.
Até pq um TGV devera ter terminais para ligar portateis e nessas 2 horas (2 horas e meia) de ligaçao (ida e volta) pode ler-se o mail, consultar n coisas especialmente se houver net nele.

E como digo. Depende depois do aproveitamento.

Pois, o problema é que o "passe" ia sair mais caro que um possivel ordenado [:p]

Teria lógica se fosse uma/varias ligação/ões Norte-Sul ou litoral-interior, da maneira que está projectado só vai acentuar a nossa perifericidade em relação a UE e afastar ainda mais as varias regiões entre si.

O que em termos económicos será mais um factor de arrasto.

Construam TGV , estádios de futebol , Aeroportos da OTA , Subrarinos , etc....

Enquanto os Hospitais estão velhos e com falta de pessoal, a polícia anda com carros podres a perseguir BMW 535D de car-jacking , as pistolas encravam , e os rádios comunicadores são maiores que um telemóvel de há 15 anos atrás....ah e já agora.. não esquecer que as lanchas dos traficantes de droga espanhóis, andam o dobro das da marinha portuguesa....depois querem apanha-los...se forem a nado é mais rápido...etc etc etc....enquanto os velhos vão ficando sem reforma, e os novos vamos lá ver se um dia a terão , os impostos aumentam, bla bla bla...

" Tudo isto existe, tudo isto é triste , tudo isto é Fado...."

citação:Originalmente colocada por Superfast

se queres passar duas horas e meia por dia nos transportes só para ir para o trabalho... lá sabes. eu prefiro viver.

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

Enquanto os Hospitais estão velhos e com falta de pessoal, a polícia anda com carros podres a perseguir BMW 535D de car-jacking , as pistolas encravam , e os rádios comunicadores são maiores que um telemóvel de há 15 anos atrás....ah e já agora.. não esquecer que as lanchas dos traficantes de droga espanhóis, andam o dobro das da marinha portuguesa....depois querem apanha-los...se forem a nado é mais rápido...etc etc etc....enquanto os velhos vão ficando sem reforma, e os novos vamos lá ver se um dia a terão , os impostos aumentam, bla bla bla...

Já nem me lembrava disso...tens toda a razão! [^][xx(]
Deviam era arranjar o que está velho antes de criar novo...;)

citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

Já nem me lembrava disso...tens toda a razão! [^][xx(]
Deviam era arranjar o que está velho antes de criar novo...;)

Exactamente.

Portanto a minha resposta fica entre a nº2 e a 3.:)

Luis falas do que nao sabes

Uma equipa de outsourcing tem de ir do Porto para Lisboa todas as segundas e voltar as sextas.

Falamos de 2 portagens mais gasoleo + carro mais tempo em viagens + hotel.

Não me digas que para 1 empresa nao e mais lucrativo o empregado ir e vir de TGV diariamente.

Um hotel sao 50 euros/dia minimo

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

acho que não serve para nada. podiam gastar o mesmo dinheiro a renovar o resto dos comboios e transportes publicos, em vez de fazer uma super hiper linha de comboio que serve uma reduzidissima percentagem da população.

Nem mais.
A minha maria às vezes quando se desloca para Braga vai em cada carroça que nem vos conto...

Discurso complectamente com algumas opiniões:(

1º o TGV não serve aldeias nem interiores nem nada disso, é apenas uma ligação rapida entre grandes cidades;) aldeias é em comboios regionais.:)

2º irá andar sempre cheio visto o TGV concorrer directamente as saturadas linhas aérias;) ir de lisboa ao porto de TGV é mais "rapido" de ir de avião, mais barato pois leva um maior numero de pessoas e não se está dependente do petroleo e não poluí.

3ºO TGV segundo tem apoios comunitários por isso o custo é relativo e ligado a madrid e liboa porto permite uma eficaz ligação entre estas 3 importantes cidades. Mto importante hoje em dia.

4º portugal precisa de anualmente uma grande obra pelos menos para o país não "parar"... o TGV é uma mais valia pois o comboio é um meio de transporte com futuro rapido e comodo e não está dependente do petroleo como o avião.

portanto sou a favor pois é uma necessidade dos nossos tempos.

superfast, então achas melhor os trabalhadores arranjarem um carro para ir para o comboio no porto, depois irem para lisboa, arranjarem outro transporte em lisboa, e fazerem isso 2x por dia.
se a viagem demorar 1 hora, acrescenta 45 minutos a 1 hora para o resto dos transportes (casa-> comboio, comboio-> trabalho). isto se não for mais tempo. com 8 horas de trabalho, mais uma para almoço...

ficas com:
45 minutos percurso casa-comboio
1 hora comboio porto lisboa
45 minutos comboio trabalho
8 horas de trabalho
1 hora de almoço
45 minutos trabalho-comboio
1 hora lisboa porto
45 minutos comboio-casa

um magnífico total de 14 horas por dia.
e acho que não estou a exagerar.
juntando 8 horas de sono, dá um brilhante total de 2 horas para jantar, tomar banho e estar em casa.

nephilim, o comboio deve funcionar a ar, para não depender do petróleo [}:)]
e se achas que é importante "porque é preciso ter obras no país", esse é o pior argumento que existe: ora então vamos fazer obras imbecis só para gastar dinheiro nas empresas de construção?

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

nephilim, o comboio deve funcionar a ar, para não depender do petróleo [}:)]
e se achas que é importante "porque é preciso ter obras no país", esse é o pior argumento que existe: ora então vamos fazer obras imbecis só para gastar dinheiro nas empresas de construção?

o TGV não precisa de petroleo para nada...qdo o petrolaeo acabar o tgv continua;)

obras que não fazem falta??? uma ligação rapida entre a eutropa e lisboa porto?

Clatro k uma grande obra é trabalho para muita gente é importante para a economia e o desenvolvimento do país.

citação:Originalmente colocada por Nephilim

(...)
4º portugal precisa de anualmente uma grande obra pelos menos para o país não "parar"... (...)
Queres obras para o país não parar?

Aldeias abandonadas ou envelhecidas, escolas, hospitais, faculdades e incentivos as famílias numerosas e famílias que pretendem ter filhos.

E com o que sobra podemos pagar salários dignos da União Europeia a qual pertencemos.

na minha opiniao e uma obra megalomana...nao tem sentido 1 porto lisboa de tgv...e preciso criar condiçoes para o alfa pendular atingir as velocidades ideais...e o que e que tras de novo o tgv? o portugues que mora em tras-os montes ou no alentejo tem demora o mesmo tempo a chegar as grandes cidades...por mim o q se fazia era 1 melhoramento daquilo que ja temos...

Back