PS: ClioIIIRS, o cx é o coeficiente aerodinâmico.
Como ele estava a falar de rotação de caixa pensei que cx fosse abreviatura de caixa.
Claro que sei que cx é o coeficiente aerodinâmico mas também sei que isso, por isso só, não é tudo. Isto porque ainda há que ter em conta a área frontal.
Pois,mas lá porque não ouviste,não significa que não seja um facto.[

]
Para mim continua a não ser facto nenhum porque ponto 1 só me mostraste um teste desses tais a acusar menos de 130cv e ponto 2 aposto um almoço como que esse 6L PD130 é de 2002-2004.
Isto porque os primeiros 6L PD130 (os pré-FR) acusavam, de facto, menos cv's que os FR 2005 e sobretudo os FR 2006/2007.
Mediram 145 e 150 cv´s em MAHA?Não creio......porque não os têm.Carros com 150 cv´s,todos acabam por passar os PD´s,só não passam antes porque são significativamente mais pesados,como por exemplo gtc´s,é só uma questão de haver estrada.
Têm sim, mesmo em MAHA facilmente passam os 140/145cv. Falo dos FR's 6L de 2005 para a frente atenção.
Esses GTC's são capazes de dar um pouco mais porque têm mais meia dúzia de póneis que os 6L PD130 e até lá chegaram já o Ibiza lá vai à frente.
Aliás em teoria só dão mais 2km/h e, além disso, de origem, estão limitados a 210 reais e os Ibiza's não. Portanto nas descidas os GTC's ficam também para trás. Isto, claro, falando de carros 100% stock.
Ibiza pd130 full stock:
O única prova que tens é esta, mas não vejo a tal grande maioria de 6L's PD130 a acusar menos que 130cv. Vejo apenas um único teste que nem me parece muito credível pois o binário está lá todo e depois das 3000rpm há ali uma quebra muito estranha nas linhas.
Ibiza pd130 com ic cupra e eletrónica stock.Nota que o ic stock tem 1/5 do tamanho,e é lateral.A eficiência não é sequer comparável.
O que é giro,é que nem com um intercooler tremendamente mais eficaz,os valores de que falas apareçem.E,posso-te garantir também,que as mecânicas de ambos os carros respiravam saúde,
e o carro do 1ºteste,foi o ibiza stock que vi a andar mais até hoje.
Explica-me como é que um IC maior dá mais cv's ??
O IC só serve para arrefecer o turbo, nada mais. Que interessa se é um IC gigante e muito eficaz se só tens a potência stock ?
E, nesse teste, já acusa os tais normais 140cv em MAHA, isto com hardware e electronica stock. A única excepção é o IC que, por si só, não faz aparecer cv's mágicos.
E depois ainda dizes que o Ibiza stock que viste a andar mais foi aquele dos 126cv's ??
Ou então sou eu que sou ignorante, também pode ser isso...
Um scirocco 1.4tsi 160 cv´s,pesa quase o mesmo que um ibiza,e posso-te dizer que medem todos um pouco mais 170cv´s,nos mesmos bancos onde as ibizas vêm o mito desfeito..Fazem também á volta de 8seg nesse exercício.Segundo a tua lógica,fico na dúvida se o ibiza tem perto de 170 cv´s ou o scirocco é que não tem a potência que mede?No entanto eu digo-te que um ibiza não tem a menor chance com um scirocco em ponta.porquê?Porque tem menos 40 cv´s.Se só tivesse menos 20,dava que fazer,porque o scirocco carrega mais massa suspensa nas rodas,dissipa mais potência,e tem um Cx de 0,33 contra 0,31 da ibiza.
Porque insistes na ponta ? Eu alguma vez disse que um FR 6L tem hipótese com um Sci TSi 160 em ponta ?
Se bem que, como dizes, os Sciroccos acabam por não andar tanto como seria suposto pois, normalmente, andam com jante 18' ou até 19' e isso prejudica acelerações, reprises e "ponta".
Por outro lado esse maior Cx (que é de 0.34 e não 0.33) é certamente compensado pela inferior área frontal face ao Ibiza. Isto estou eu a supor porque o Sci é bastante mais baixo. E só estou a supor porque o site km77 não tem dados de aerodinâmica do Ibiza 6L.
Mas olha se queres que te diga já fiz uns quantos km's com um Scirocco desses e não me surpreendeu nada. A caixa longa também "corta" um bocado é certo. Mas atenção, fiz um bocado de estrada e cidade, nada de AE's a fundo ou coisa que se pareça, até porque foi um Test Drive.
Claro que não andei a tirar tempos, mas não impressionou e olha que estiquei umas 3 vezes até às 6500rpm.
É um banco á séria porquê?porque é utilizado por uma revista??yeah right![8b]
Porque é, tal como tu gostas, MAHA. Está lá no site.
A mim parece-me é que o teu FR não anda o que devia,aliás tu próprio já te queixaste disso.
Isso já é um pouco OT e nós não estávamos a falar de FR 6J CR143.
Mas sim, no principio parecia não estar a corresponder em termos de velocidade máxima, mas isso deveu-se certamente ao facto de andar com um plástico inferior frontal de fora o que, como é óbvio, me estava a prejudicar bastante acima dos 190/200. Isso e, na altura, tinha apenas 3 ou 4 mil km's.
Mas estávamos a falar de PD130's, não de CR143's.
Cx = Coeficiente de arrasto.[

]
Eu sei [

]
O que é para ti acompanhar?Quantos km´s feitos de pé no fundo?Ias atrás dele?Ao lado?
Acompanhar ao principio, depois o Compact lá ganhou alguma distância, mas não tanto como as specs teóricas o fariam supor. Isto porque falamos de quase 2s de diferença no 0-100 e de 12km/h de velocidade máxima, isto em teoria claro.
É que o 320td Compact é mais leve, mais aerodinâmico e mais potente que a "minha" A4 B6 PD130 Avant.