Keyser_Soze, concordo!
Agora, é tarde para vir falar do filme seguinte, mas só agora o vi:
Devo dizer que tanto marketing e tantos prémios à volta do filme se baseiam quase que exclusivamente nos acordos e negócios entre a indústria ocidental de cinema (Hollywood) e a indiana (Bollywood). Não sou totalmente assimental, há algum carisma no filme, mas tem tantas falhas e é tão pouco profundo em tanto que que aparentemente se explora que só o vejo como uma obra mediana e um fracasso do ponto de vista da caracterização de mundos distintos dos por nós vividos e mundos pobres e decadentes.
Enquanto que filmes que para mim são um sucesso absoluto pois entregam em pleno a premissa em que se baseiam como Cidade de Deus e Tropa de Elite, Slumdog é uma pálida sombra sobre estes dois exemplos de um retrato não floreado, objectivo e aguerrido de mundos e vivências que distam um pouco do linear dia-a-dia de milhões de nós, classe média para cima. No fundo somos manipulados pela dificil vida das personagens e por aquele sentimento quase inato de querermos que o bom da fita e o sofredor saia vencedor. É quase como que uma metáfora para quem hoje tem uma vida descansada quando a infância era mais pobre e modesta. Esse desvio subliminar da verdadeira realidade nao trouxe nada de novo ao cinema moderno e a história de amor que é no fundo o que estrutura toda a energia de Jamal (personagem principal) não a considerei tão nobre quanto outras explorações de amores impossíveis/dificeis..
A pontuar objectivamente o fime: bem, é com pena que no meu radar não tenha passado dos
6.5 valores. Estava à espera de bem mais
Entetanto este é mais recente
É um exemplo menor se levarmos em conta toda a carreira de Clint Eastwood enquanto realizador, mas ainda assim é um filme carismático que satisfaz. Há uma repescagem de Dirty Harry para construir o Clint Eastwood que vemos aqui, mas não faz mal nenhum nisso. É como dizerem que a nossa namorada se parece muito com a Eva Mendes. Por outro lado se Eastwood faz lembrar em demasiado Dirty Harry+estereotipo de velho duro solitário que odeia tudo e todos, o resto das personagens infelizmente também não trouxe nada de novo e a prestação de todos os restantes actores é medíocre ou até mesmo má, principalmente dos Hmong personagens secundárias Tao e Sue. Personagem mesmo bem criada? Só o barbeiro! Quanto ao argumento, começa a perder credibilidade quando o ódio e racismo presente em Walt (Eastwood) se desvanece demasiado rapido na interacção com os novos vizinhos, algo demasiado artifical.
Deu para passar o tempo, mas nada de realmente bom.
Passa no meu radar com
6 valores, basicamente Eastwood já fez muito mas muito melhor. Este filme inteiro não cabe num oitavo do valor de "Cartas de Iwo Jimma" por exemplo
Ainda estou à espera de um "novo" Fight Club, faz falta mais um pedrada no charco da indústria cinematográfica norte-americana. No entanto com "velocidade furiosa" no topo das tabelas, não se prevê que algo de poderoso abane e acorde Hollywood