Hard Candy
Depois de muito ouvir falar do filme, e depois de Juno me ter despertado a vontade de conhecer um pouco mais da obra da Elle Page, decidi vê-lo há uma semana.
Ouvia relatos de ser muito violento, principalmente para os homens. Conheço inclusivamente pessoas que o foram ver ao cinema e sairam a meio, de tão indispostos que estavam.
Pois bem, talvez por isso tenha visto o filme e não o tenha achado assim tão violento.
A história é forte, aliás, sempre que a pedofilia entra no assunto, o ambiente não pode ficar leve. A interpretação da Elle Page é aterradora só de ver. Impressionante a expressividade e realismo que saem daqueles olhos e das suas atitudes.
O desenvolvimento é também bastante curioso. Muito baseado nos diálogos, acaba por ter planos muito interessantes, que incutem à história um bom ritmo.
Gostei muito do filme. Achei o final brutal, para não falar na densidade da personagem de 14 anos. Genial.
8/10.[

]
Elephant
Incitado aqui pela malta do fórum, lá fui eu ver o filme que retrata o massacre de Columbine.
O filme retrata ficticiamente aqueles que terão sido os últimos passos, os últimos planos, as últimas acções, de alguns dos envolvidos no massacre - tanto os putos terroristas, como alunos e professores atingidos. De realçar que tudo é ficcional, desde os nomes até ao desenrolar da história. No fundo, foi um devaneio do realizador, que criou uma história que tem tudo para corresponder a parte da realidade.
O desenvolvimento da história e a edição são absolutamente geniais. Temos uma câmara a acompanhar individualmente cada um dos envolvidos, havendo altura em que há cruzamento de personagens intervenientes, que serão repetidas por outra câmara. Ou seja, dá-nos as diferentes perspectivas de todos os envolvidos.
E isso dá um enorme vivacidade e dinâmica ao filme, que nos faz querer esperar pelo final da história, para podermos acompanhar o final do mesmo (que todos já sabemos qual é...).
Portanto, está aqui um grandessíssimo filme, de um dos realizadores mais fascinantes da actualidade.
8,5/10.[

]