Aqui vão a catrafada de filmes que vi nos últimos tempos, e que por uma razão ou outra, ainda não tinha cá postado a minha opinião.
(São alguns, são...[
]:sh))
Fanboys
Um filme sobre todos os
geeks de Star Wars. O confronto Star Wars vs. Star Trek, isto num gajo que nunca viu nada dos dois fenómenos sci-fi do planeta...
Pois é, muitas vezes senti-me perdido nas piadas que eles lançavam, não fosse estar à beira de alguém que percebe um bocadinho mais, e o filme tinha sido ainda pior...
A história, resumidamente, relata a aventura da tentativa de roubar o último filme da saga de Geroge Lucas, que está fechado a 7 chaves no seu rancho.
Tem algumas partes engraçadas, que dão para rir, principalmente devido à parvoíce, e dá para passar o tempo. Mas o filme não é nada de especial.
5/10.
Star Trek
Para começar, convém dizer que nunca fui um "Trekkie", nunca vi nenhum episódio da série, nunca vi nenhum dos outros filmes. Também não sou fã do arqui-rival Star Wars. Aliás, o George Lucas conseguiu fazer com que eu desenvolvesse um ódio de estimação pela saga.
Mas este "Star Trek" depositou em mim alguma vontade de o ver. A começar pelo realizador: JJ Abrams, o criador da mais fantástica e mais mirabolante série que já vi - Lost. Depois, algumas críticas ao filme revelavam-se bastante animadoras, para
geeks da série e para gajos (como eu) que a única coisa que sabiam sobre a série que gera amores e ódios era o cumprimento do homem com as orelhas esquisitas e um penteado
démodé.
O filme começa por introduzir as principais personagens, dando-lhes todo o enquadramento necessário para que todos percebam a história. Essa abordagem do passado é feita de forma sucinta, mas recolhendo os pontos principais. E assim se consegue agradar aos "Trekkies" - relembraram a história, mas não a acharam maçadora - e aos "Non-Trekkies" - "ai que história tão gira e bem introduzida!".
A fórmula de sucesso começava a ser desenhada. Tudo o resto prima pelo bom gosto. Efeitos especiais quanto baste e com bastante qualidade, piadolas sempre muito bem metidas e humanidade e emoção nas alturas em que tinha que existir. As 2 horas passam literalmente a voar. Não há momentos monótonos.
As interpretações, não sendo perfeitas, estão muito bem conseguidas e a história é sólida e bem construída.
Não digo que vá assistir à série, ou aos filmes anteriores, mas posso garantir que, com este filme, fiquei apenas com um ódio de estimação nos filmes do género. E não é o "Star Trek". Preconceito meu, talvez.
8/10.
Baby Mama
Tina Fey tem-se revelado, nos últimos anos, uma das grandes escritoras e actrizes de comédia da actualidade, devido à hilariante série 30 Rock.
Foi o seu papel como Liz Lemon nessa série que me levou a ver este filme. E é engraçado ver como partes das personagens acabam por ser semelhantes. Aliás, fico com a ideia que as "pessoas" que ela constrói têm muito de autobiográfico.
A actriz loira que contracena com ela vai também muito bem, e o filme tem algumas partes geniais, protagonizadas maioritriamente por estas 2 mulheres, que ficam amigas por uma ser a barriga de aluguer da outra.
Concluindo, um bom filme, principalmente para quem é fã da série 30 Rock, já que o produtor do filme e da série é o mesmo.
7,5/10.
Nick and Norah's Infinite Playlist
O filme relata a história de uma noite louca, à procura de uma banda com nome de coelho. O Nick (Michael Cera) está apaixonado por uma, essa deixou-o, trocou-o por outro, depois há outra que gosta muito das "playlists" que ele envia à ex... Uma confusão pegada, que se torna muito simples e se transforma numa comédia de adolescentes.
O filme não é mau, mas para quem já viu este actor noutros filmes bem melhores - Superbad e Juno -, esperava mais.
6/10.
Let The Right One In
Os vampiros andam na moda. É livros, é filmes, é séries...
Este filme sueco tira um pouco do embelezamento vampiresco a que se assiste actualmente, devido ao fenómeno mundial que todos conhecemos, e dá-lhe realismo.
A história relata a vida de uma vampira pré-adolescente e do seu amigo humano, vítima de bullying e que se isola de praticamente todo o meio envolvente.
Envolvente, chocante, realista, emocionante até, o filme vai-nos transmitindo estas emoções, nos timings certos.
Um relato de amizade entre humanos e vampiros, numa nova vertente - a juventude. Muito bom!
8/10.
How To Be
Acabei de ver este, e ainda não sei muito bem o que achar. Fui claramente "empurrado" para ver este filme.
Uma produção de comédia independente, muito ao estilo britânico, em que Robert Pattinson (ainda antes do fenómeno vampiresco que o trasportou para a fama) faz de um jovem que vai de mal com a vida, com uma crise existencial, em que tudo lhe corre mal, os pais não lhe ligam, os amigos são parvalhões... O que faz com que se refugie numa farsa de um livro de "auto-ajuda".
O filme tem partes boas, principalmente pela "estupidez" que é a personagem principal, mas penso que se perde um bocado (o facto de o autor do livro acompanhar o jovem em crise chega a ser cansativo).
6,5/10.
Juno
Depois de ver "Nick and Norah's Infinite Playlist", apeteceu-me rever esta grande pérola de 2007.
Juno é soberbo em todas as formas. Trata assuntos sérios com diálogos triviais, dá-nos uma história banal com um grande requinte.
Ellen Page tem uma personagem genial, com um sentido de humor refinado e um sarcasmo de alto gabarito, e faz do filme aquilo que ele é, sem esquecer a personagem tresloucada, distraída e até "totó" do Michael Cera. Eles são grande amigos que decidem passar à vivência de experiências prórpias da adolescência, só que a vontade sai com "bónus" - uma barriga indesejada.
Toda a envolvência é muito bem conseguida, e aqui estão dois dos jovens actores mais promissores.
9/10.