Ontem revi American Beauty, depois de muitos anos sem o ver. (7? 8? Não interessa, era um puto[

])
E posso já adiantar que este filme está no top3 dos meus filmes preferidos de sempre, sem qualquer dúvida!
Acho o filme, a todos os níveis, genial.
Uma história mais banal não seria possível. Os dramas de duas gerações distintas e subsequentes. Pais que não gostam de pais, pais que não gostam de filhos, filhos que não gostam de pais, filhos com/sem amigos que gostam e não gostam uns dos outros... O pão nosso de cada dia na actualidade dos EUA - onde se desenrola a história - e do mundo em geral.
Para começar, o filme dá-nos (quase) todos os elementos de que necessitamos logo nos primeiros minutos. A partir desse momento, é só ir aguardando pelo desfecho que está explícito desde o início.
A personagem principal está magnificamente bem construída. Kevin Spacey está perfeito para o papel. Inseguro/confiante, influenciável/implacável, tímido/arrogante... Tudo binómios possíveis de encontrar ao longo do filme, e que assentam de forma fenomenal na forma como o filme foi escrito e realizado.
Aqui há a destacar Alan Ball, um dos argumentistas que mais aprecio, responsável por "Sixfeet Under" ou "True Blood" (séries de TV). Alguns diálogos são qualquer coisa de especial.
As restantes personagens são todas essenciais ao desenvolvimento da trama. Uns são ultraconservadores, outros ultraliberais, mas o ciúme, a inveja e a indiferença andam sempre sempre de mão dada.
O filme tem o desfecho esperado e anunciado, mas não deixa de nos surpreender, aliás, como é apanágio no filme.
Quanto à realização, soberba! E já deu para ver que Sam Mendes não gosta de finais felizes.
10/10.[

]
A única coisa a estranhar deste filme é não ter ganho mais prémios (venceu 5 oscars).
Pronto, se calhar excedi-me nos comentários, mas agora já está! Estou mesmo em êxtase com o filme
]