Tópico Cinéfilo v2.0

Hoje vi o Childen of Men, achei um filme normalissimo os 8.1 do IMDB parecem-me claramente exagerados

6a00c2251d9609604a011015ffc951860b-500pi

Children of Men (2006)

Vi também o The Fountain, este já gostei mais, mesmo sem deslumbrar é um filme bastante interessante, aqui acho os 7.5 do IMDB bem mais realistas.

The%20fountain.jpg

The Fountain (2006)

Possuo os dois por isso aqui vai o que acho deles:

Children Of Men - Um bom filme,sólido e que parte de uma permissa interessantissíma.Um filme com uma dinãmica hiper-realista,ainda por mais situado num contexto europeu que retrata o Reino Unido em vez do habitual cliché da metróple americana,o que lhe confere um ar de cult-movie.Boas interpretaçoes,mesmo nos secundários.O filme decorre sem sabermos bem que direcção as personagens vão tomar,a imprevisibilidade está presente e o choque ainda mais.

The Fountain - Não gostei e duvido que algum dia irei apreciar esta obra de Darren Aranofsky.Já não tinha gostado de Requiem For A Dream e ainda não foi desta que este realizador me convenceu quanto ao seu valor enquanto contador de histórias.Este filme é daqueles que ou se ama ou se detesta,não há meio termo;a meu ver é demasiado complexo e empiríco,uma obra conceptual que não me distrai e pior do que isso,não me faz reflectir ou filosofar.

Ora nem mais [;)]

É uma indicação das massas, que deve ser analisado apenas e só como isso, como um dado estatístico.

Dizer que o PIB de um país é X não quer dizer muito quanto à qualidade de vida das pessoas desse país... mas sempre dá para ter uma ideia. O mesmo se passa com as votações do imdb.

O imdb para mim, como dizem, é um inidcador de massas... mas vao-me dizer que not top250 os 10, ou ate os 20 primeiros filmes nao merecem a votaçao que têm?

Cada um tem a sua opiniao e gosto... e claro que nem sempre o filme cumpre as espectativas... Consultamos o imdb antes de ver o filme e vemos :"epa este tem um 8, deve ser bom!!" e elevamos a espectativa do filme, que afinal é só um 6 para nos... gostos e opinioes...

É uma indicação das massas, que deve ser analisado apenas e só como isso, como um dado estatístico.

Dizer que o PIB de um país é X não quer dizer muito quanto à qualidade de vida das pessoas desse país... mas sempre dá para ter uma ideia. O mesmo se passa com as votações do imdb.

Eu percebo a vossa ideia. No entanto, e como se sabe, o cinema virado para massas normalmente têm pouca qualidade, daí a minha referência.

Eu percebo a vossa ideia. No entanto, e como se sabe, o cinema virado para massas normalmente têm pouca qualidade, daí a minha referência.

Mas os filmes de culto, têm quase todos boas pontuações [;)] E temos filmes de massas com pontuações de 6 (Tranformers 2 [:)][:)]).

Faz lá o teu Top 20 e compara com o Top 20 do imdb, serão assim tão diferentes?

1 9.1 The Shawshank Redemption (1994)
2 9.1 The Godfather (1972)
3 9 The Godfather: Part II (1974)
4 8.9 Il buono, il brutto, il cattivo. (1966)
5 8.9 Pulp Fiction (1994)
6 8.9 Schindler's List (1993)
7 8.8 12 Angry Men (1957)
8 8.8 The Dark Knight (2008)
9 8.8 One Flew Over the Cuckoo's Nest (1975)
10 8.8 Star Wars: Episode V - The Empire Strikes Back (1980)
11 8.8 Casablanca (1942)
12 8.8 Star Wars (1977)
13 8.8 The Lord of the Rings: The Return of the King (2003)
14 8.8 Shichinin no samurai (1954)
15 8.7 Goodfellas (1990)
16 8.7 Rear Window (1954)
17 8.7 Cidade de Deus (2002)
18 8.7 Raiders of the Lost Ark (1981)
19 8.7 Fight Club (1999)
20 8.7 C'era una volta il West (1968)

Destes 20 do imdb, uns 10 fazem facilmente parte do meu top tb!

Eu não achei nada de especial, a ideia para o argumento é engraçada e original mas depois como se desenrola o filme torna-o um bocado banal.

um filme "anormal" para mim pode ser, por exemplo:
O Requiam for a Dream ou Wings of Desire

O Requiem é daqueles filmes que marcam, tanto pela forma nua e crua com que a história nos é apresentada como pelos pormenores estilísticos presentes tanto na narrativa como pelos elementos visuais. Não esquecer também que os actores têm uma prestação formidável, principalmente a Ellen Burstyn YouTube - Requiem for a Dream - Ellen Burstyn's Monologue

O Children of Men pode não ter uma história que puxe tanto ao sentimento mas que é algo memorável isso é inegável. Eu acredito que por vezes não haja estado de espirito para assimilarmos certos pormenores.

O filme é implacável em tudo aquilo a que se propõe mostrar: como thriller, como drama, como filme de suspense e até como filme de acção. Técnicamente falando é sublime e imagino os anos de vida que se deve ter perdido com toda a logistica necessária para se filmarem aqueles planos longos sem cortes, tanto logo de início como a fantástica cena da prisão. O aspecto quase documentarial arruma para o lado muito filme que goza de um orçamento e mostram 3487 explosões a cada segundo mas que não conseguem transmitir o mesmo sentimento que a realização deste filme consegue fazer.

Depois a história: o que há para não se gostar? Uma visão negra de um futuro próximo mas com nexo e intemporal que não afasta o pensamento de uma realidade possível e por parte dos argumentistas e do ritmo não falha aqui nada. De tudo o que é ponto de vista técnico a excecução é sublime. Aliás, eu não vejo nada que alguém possa não gostar. Talvez falhe por parte do espectador interesse na história e desenrolar desta, mas juntar "banal" na mesma frase em que se fala deste filme já é exagero [;)]

Eu como amante de cinema faz-me um pouco confusão a importância que atribuem à votaçâo do IMDB... :confused:

Apenas um desabafo...

Nem todos, ainda bem que assim é. Aliás, eu quando vejo um filme até tento não referir a pontuação do IMDB porque como disseram e muito bem isso representa a opinião das massas e já se sabe como isso é... Por outro lado eu acho que a pontuação no IMDB é muitas vezes aqui apresentada como termo de comparação, nada mais. Agora, é verdade que o TOP 20 tem muito bons filmes, que merecem estar num qualquer TOP de obras cinematográficas, Nº 1 The Shawshank Redemption? Não sei se será o meu nº 1, mas é um filme que respeito e adoro a todos os níveis e parece-me justíssimo.

ingloriuous-basterds-affiches-L-1.jpeg.jpg

Sou um fã confesso de Tarantino. Depois do violento soco no estômago que foi ver "Cães danados" ao cinema, do qual não fazia a mínima ideia que ia assistir a tamanha obra-prima, que não me fez descansar enquanto não voltei a ver, 6 meses depois em DVD, acho que o Tarantino consegue voltar a roçar a genialidade de "Reservoir Dogs" (é difícil comparar este filme ao Pulp Fiction, mas eu sou suspeito porque adoro filmes de guerra - O "Resgate do soldado Ryan" será para mim, para sempre, o melhor filme de guerra alguma vez feito até hoje). Ainda bem, porque o Bulletproof soube a pouco -- passados os anos, só sobra a boa interpretação do Kurt Russell.

Como também fã do trio de spagetti-westerns de Clint Eastwood/Sergio Leone, fiquei logo apanhado pelos primeiros 15 minutos, com um cenário a gritar "O bom, o mau e o vilão" por todo o lado, mesmo com o cenário em 1941 - é como ouvir uma cover da nossa música favorita, no nosso estilo de música favorito. Os tiques Tarantino estão todos no filme - as apresentações dos personagens são um must -, as longas conversas com finais trágicos, a envolvência dos cenários, o final abrupto e violento, tem tudo a sua fantástica marca, num argumento que já data dos tempos de "Pulp Fiction".

Uma palavra para o fabuloso casting - desde Mike Myers, que já tinha prometido fazer um papel ao Tarantino, é capaz de ter feito os 10 minutos de ouro da sua carreira, que está a precisar de um facelift [:D]. Brad Pitt, tenho que admitir, fez um papel que lhe assenta como uma luva. Christoph Waltz, como Tarantino, bem disse, sem ele não havia filme. Impressionante no seu domínio do francês, inglês, alemão e italiano, é quase obrigatório que leve comum Óscar de melhor actor secundário. E as duas actrizes principais, de certeza que vão ver a sua carreira subir em flecha.

Só Tarantino consegue meter David Bowie numa cena de filme passado em 1944, e soar no tom perfeito!

Grande filme! Recomendo vivamente!

Ontem a dar uma volta la pelos filmes achei o Ghost Town e como estava sem "feeling" para ver filmes pesados lá fiz play neste, até porque gosto bastante do humor do Ricky Gervais, e aqui vai disto.

ghost-town-poster.jpg

O filme é uma comédia romântica, com a historia base do costume. Tem alguns momentos bastante engraçados e ainda me ri. O filme vale pelo mais pelo próprio Ricky, em grande como sempre com aquele humor "estranho" e corrosivo dele.

Quem gosta de comédias românticas (não é o meu caso definitivamente) veja este em vez de ver o muito lixo que por ai há.

Para mim 7 pela performance do Ricky Gervais. Pelo filme dava 3.

7,1@IMDB

Do que conheço do IMDB, as pontuações após respectiva maturação representam com alguma fiablidade a qualidade e representatividade do filme.

Mas no primeiro ano após o lançamento do filme considero-o menos fiável.

Sempre é melhor que os classificar pelo volume de receitas de bilheteira, este sim pode ser enganador...

Só mesmo o "Taradinho", para ter adorado o Battle Royale! [:D]

Adoro os filmes do Tarantino mas tenho dificuldade em me rever na lista dele, ate pq nos meus 20 melhores está o Pulp Fiction, e o Reservoir Dogs.

Penso apenas que não faria muito sentido na sua lista de filmes ter obras dele!

Apesar de não me rever na lista e de nunca ter pensado no Battle Royale como nº 1, é um filme que numa lista minha entraria, talvez nos lugares finais de um Top 20, mas entraria

Não esquecer que na entrevista ele refere que do 2º ao 20º estes enquadram-se em ordem alfabética

1 - «Battle Royale», de Kinji Fukasaku

2 - «Anything Else - A Vida e Tudo o Mais», de Woody Allen

3 - «Audition», Takashi Miike

4 - «The Blade», de Tsui Hark

5 - «Boogie Nights - Jogos de Prazer», de Paul Thomas Anderson

6 - «Juventude Inconsciente», Richard Linklater

7 - «Dogville», de Lars Von Trier

8 - «Clube de Combate», de David Fincher

9 - «Friday», de F. Gary Gray

10 - «The Host - A Criatura», de Bong Joon-ho

11 - «O Informador», de Michael Mann

12 - «Joint Security Area», de Park Chan-wook

13 - «Lost in Translation - O Amor é um Lugar Estranho», de Sofia Coppola

14 - «Matrix», de Andy e Larry Wachowsky

15 - «Memories of Murder», de Bong Joon-ho

16 - «Supercop, a Fúria do Relâmpago», de Stanley Tong

17 - «Zombies Party - Uma Noite...de Morte» («Shaun of the Dead»), de Edgar Wright

18 - «Speed - Perigo a Alta Velocidade», de Jan de Bont

19 - «Team America - Polícia Mundial», de Trey Parker e Matt Stone

20 - «O Protegido», de M. Night Shyamalan

Da lista dele e que merecem o meu respeito para uma lista minha

«Battle Royale», de Kinji Fukasaku

«Audition», Takashi Miike (e quase tudo o que vem dele)

«Dogville», de Lars Von Trier (nunca tinha visto nada assim e duvido que volte a haver...)

«Clube de Combate», de David Fincher (capaz de ser o filme que mais vezes revi) :)

«O Informador», de Michael Mann (concordo, apenas por ser um filme com uma premissa política pode não ser considerado por muitos)

«Lost in Translation - O Amor é um Lugar Estranho» (concordo em absoluto)

«Matrix» - (Apesar do Reloaded ser apenas meio filme e o Revolutions ser um insulto, o original é marcante e merece)

«Team America - Polícia Mundial» (vindo dos maiores génios da sátira, é ofensivo e inteligente ao mesmo tempo. merece)

«Juventude Inconsciente» (entraria no meu top 20)

Outros que tenha visto e não me fazem sentido

«Anything Else - A Vida e Tudo o Mais» - há outras obras de Woody Allen bem melhores

«Boogie Nights - Jogos de Prazer» - não que Boogie Nights não seja um grande filme e o tenha adorado, mas de P.T. Anderson escolheria definitivamente Magnolia, mesmo que pareça cliché)

«Friday», de F. Gary Gray - bom filme, mas penso que Tarantino goste por uma questão politica, social já que ele também tem um fraco pelos filmes blaxploitation e este foi uma pedrado no charco nesse sentido... Depois surgiu Jackie Brown com Pam Grier

«Supercop, a Fúria do Relâmpago» - apesar de achar os filmes com Jackie Chan engraçados, entrar num top 20 já é mais puxado.. embora este tenha cenas de acção fenomenais

«Zombies Party - Uma Noite...de Morte» («Shaun of the Dead») - embora tenha um grande respeito por este filme pois é um filme que os americanos nunca conseguiriam fazer como os ingleses os fizeram, sou fã de filmes de zombies à séria, como 28 Dias Depois por exemplo...

Speed - bem realizado, sempre cheio de ritmo, mas simplesmente top 20 não

«O Protegido» - a história é interessante, mas o Sexto Sentido é superior em todos os sentidos e mesmo o Sinais é melhor. Depois é tudo m3rda...

Agora só falta ver os que desconheço, ou são muito bons ou muito estranhos [:D]

Última edição:
Penso apenas que não faria muito sentido na sua lista de filmes ter obras dele!

Apesar de não me rever na lista e de nunca ter pensado no Battle Royale como nº 1, é um filme que numa lista minha entraria, talvez nos lugares finais de um Top 20, mas entraria

Não esquecer que na entrevista ele refere que do 2º ao 20º estes enquadram-se em ordem alfabética

Agora só falta ver os que desconheço, ou são muito bons ou muito estranhos [:D]

Claro que não faria sentido colocar os filmes dele na lista, mas o problema é que os filmes dele cabem em qq lista! [;)]

Quanto à tua analise da lista dele concordo com quase tudo menos com o Fight Club que foi filme que nunca me cativou.

28 Dias Depois tambem gostei muito.

Ver anexo 59542

Sou um fã confesso de Tarantino. Depois do violento soco no estômago que foi ver "Cães danados" ao cinema, do qual não fazia a mínima ideia que ia assistir a tamanha obra-prima, que não me fez descansar enquanto não voltei a ver, 6 meses depois em DVD, acho que o Tarantino consegue voltar a roçar a genialidade de "Reservoir Dogs" (é difícil comparar este filme ao Pulp Fiction, mas eu sou suspeito porque adoro filmes de guerra - O "Resgate do soldado Ryan" será para mim, para sempre, o melhor filme de guerra alguma vez feito até hoje). Ainda bem, porque o Bulletproof soube a pouco -- passados os anos, só sobra a boa interpretação do Kurt Russell.

Como também fã do trio de spagetti-westerns de Clint Eastwood/Sergio Leone, fiquei logo apanhado pelos primeiros 15 minutos, com um cenário a gritar "O bom, o mau e o vilão" por todo o lado, mesmo com o cenário em 1941 - é como ouvir uma cover da nossa música favorita, no nosso estilo de música favorito. Os tiques Tarantino estão todos no filme - as apresentações dos personagens são um must -, as longas conversas com finais trágicos, a envolvência dos cenários, o final abrupto e violento, tem tudo a sua fantástica marca, num argumento que já data dos tempos de "Pulp Fiction".

Uma palavra para o fabuloso casting - desde Mike Myers, que já tinha prometido fazer um papel ao Tarantino, é capaz de ter feito os 10 minutos de ouro da sua carreira, que está a precisar de um facelift [:D]. Brad Pitt, tenho que admitir, fez um papel que lhe assenta como uma luva. Christoph Waltz, como Tarantino, bem disse, sem ele não havia filme. Impressionante no seu domínio do francês, inglês, alemão e italiano, é quase obrigatório que leve comum Óscar de melhor actor secundário. E as duas actrizes principais, de certeza que vão ver a sua carreira subir em flecha.

Só Tarantino consegue meter David Bowie numa cena de filme passado em 1944, e soar no tom perfeito!

Grande filme! Recomendo vivamente!

Fui ver ontem a ante-estreia e subscrevo tudo, palavra por palavra. Ah, e reparaste na expressão com que o filme termina? (spoiler a branco) Esta é bem capaz de ter sido a minha obra prima

Se aquilo não é uma alusão à sua própria história pessoal de realizador e uma referência ao facto de este filme ter demorado uns 10 anos a ver a luz do dia, tamanho o perfeccionismo do bicho vou ali e já venho.

Grande Tarantino! Nem dei pelo tempo passar.

p.s a cena inicial é fantástica. É tudo o que eu gosto no Tarantino, as mudanças de planos, os diálogos, a gestão do silêncio, tudo!

Voltar
Superior