Tópico da Apple

plataforma windows. problemas, zero. antivirus para mim só servem para fazer os sistemas ficarem lentos. e não faltam por aí antivirus que fazem mais estragos do que os próprios virus, como se tem visto em casos que o antivirus apaga ficheiros de sistema por falsas detecções.

Peço desculpa pelo off-topic, mas hoje ao ler esta notícia (Lenovo Support Website Loads Malicious IFrame, Infects Visitors With Trojan) relativa a este assunto, achei por bem partilhar.

Afinal a montanha pariu um rato... [:D]

O A4 do iPhone 4 afinal mostra que pouco passa de um S5PC100 ligeiramente optimizado com uma frequência um pouco maior(julga-se que anda pelos 800Mhz).

No campo da memória a quantidade não foi sinónimo de qualidade... ou seja mantiveram o mesmo controlador single channel e os mesmos módulos LPDDR de memória. A subida de 32 para 64bits fez a diferença que se vê, mas no entanto pouca. Lá vamos ter de esperar pelo A5(?) se queremos um Cortex A9 com um subsistema de memória em condições(LPDDR2 dual channel).

iPhone 4 VS 3GS
012806-IMG_0500_245.png
012922-photo_245.png

Afinal a montanha pariu um rato... [:D]

O A4 do iPhone 4 afinal mostra que pouco passa de um S5PC100 ligeiramente optimizado com uma frequência um pouco maior(julga-se que anda pelos 800Mhz).

No campo da memória a quantidade não foi sinónimo de qualidade... ou seja mantiveram o mesmo controlador single channel e os mesmos módulos LPDDR de memória. A subida de 32 para 64bits fez a diferença que se vê, mas no entanto pouca. Lá vamos ter de esperar pelo A5(?) se queremos um Cortex A9 com um subsistema de memória em condições(LPDDR2 dual channel).

iPhone 4 VS 3GS
012806-IMG_0500_245.png
012922-photo_245.png

Esta é uma das coisas que mais me espanta na Apple. Só posso concluir que o mérito está todo no software. É que, apesar dos seus dispositivos terem um hardware cujas specs puras nunca são de top absoluto, a verdade é que a eficiência e a fluidez dos seus equipamentos é ímpar.
Ainda há dias comentava isso com um amigo que adquiriu um Nexus One novinho em folha. Tem um hardware de todo, é muito rápido e tudo, mas globalmente ainda não tem a fluidez que o Iphone 3Gs apresenta. As coisas parecem sempre mais despachadas no Iphone.

Esta é uma das coisas que mais me espanta na Apple. Só posso concluir que o mérito está todo no software. É que, apesar dos seus dispositivos terem um hardware cujas specs puras nunca são de top absoluto, a verdade é que a eficiência e a fluidez dos seus equipamentos é ímpar.
Ainda há dias comentava isso com um amigo que adquiriu um Nexus One novinho em folha. Tem um hardware de todo, é muito rápido e tudo, mas globalmente ainda não tem a fluidez que o Iphone 3Gs apresenta. As coisas parecem sempre mais despachadas no Iphone.

Com ou sem Froyo? É que o Nexus deu um salto mesmo muito grande em termos de fluidez e rapidez com esta nova versão de software.

Neste momento, o pessoal que conheço com os dois telemóveis não tem dúvidas em dizer qual o que preferem usar.

Acima de tudo, são dois grandes telemóveis com targets ligeiramente diferentes, e é óptimo que um continue a puxar pelo outro (e vice versa [:D]).

Com ou sem Froyo? É que o Nexus deu um salto mesmo muito grande em termos de fluidez e rapidez com esta nova versão de software.

Neste momento, o pessoal que conheço com os dois telemóveis não tem dúvidas em dizer qual o que preferem usar.

Acima de tudo, são dois grandes telemóveis com targets ligeiramente diferentes, e é óptimo que um continue a puxar pelo outro (e vice versa [:D]).

Penso que já será com o Froyo, mas não tenho a certeza. O 3GS ainda tinha o OS 3.1.3.
Mas há diferenças que têm mais que ver com o "polimento" e apresentação gráficado do OS, do que propriamente com a velocidade pura. O OS do Iphone é globalmente mais elegante, e isso também acaba por dar uma ideia de maior desenvoltura, que até pode nem ter correspondência directa na velocidade pura.

Por falar em velocidade, o OS 4 no IPhone 3GS está notoriamente mais rápido do que no 3.1.3. Penso que no 3G o efeito é exactamente o contrário...

Começam a saír as primeiras reviews efectivas ao Iphone 4. A análise da Engadget não se poupa a elogios:
iPhone 4 review -- Engadget

"We can't overstate how high-end the design of the iPhone 4 is. The 3GS now feels cheap and chubby by comparison, and even a phone like the HTC Droid Incredible -- which just came out -- seems last-generation."

Grandes elogios também para o ecran, que é, globalmente, "o melhor que alguma vez viram", e para a nova camara fotográfica.

Tal como eu disse, é óptimo que Apple e Google/HTC puxem uma pela outra, o consumidor só tem a ganhar. De facto esta review ao iphone 4 promete, finalmente folders, multitasking, entre outras inovações. Talvez no iphone 5 a Apple reconheça que afinal o Flash está para ficar e decida incluir também uma bateria amovível [:D] afinal já deram o passo atrás em praticamente tudo o resto.

É esperar pela saída do iphone 4 e ver se todos estes elogios se mantêm, e depois calmamente aguardar pelo que a Google/HTC metem no mercado em Q1/Q2 de 2011 (porque desde o Nexus que não sai nada verdadeiramente revolucionário por parte destas duas empresas).

Boa review de resto, obrigado pelo link!

Começam a saír as primeiras reviews efectivas ao Iphone 4. A análise da Engadget não se poupa a elogios:
iPhone 4 review -- Engadget

"We can't overstate how high-end the design of the iPhone 4 is. The 3GS now feels cheap and chubby by comparison, and even a phone like the HTC Droid Incredible -- which just came out -- seems last-generation."

Grandes elogios também para o ecran, que é, globalmente, "o melhor que alguma vez viram", e para a nova camara fotográfica.

Quando uma determinada análise não encontra defeitos no produto que analisa, endeusando o que se propõe a analisar... eu fico desconfiado.... tu não?

E o melhor ecrã do mercado é o do Samsung Galaxy S e não é uma opinião... é um facto visivel a todos. Estranhamento a Engadget simplesmente ignora a samsung neste aspecto, não aparece uma única referência aos displays super amoled da samsung o que acho incompreensível quando a Engadget nos sugere que o iPhone 4 tem o melhor display que alguma vez viram... ( e eles, uns dias antes estiveram com o Galaxy S nas mãos e ao sol) pelo menos saber onde o display do iphone se destaca em relação ao da samsung.. resolução qdo visto à lupa? Cores? Brilho? Reflexos??

De resto creio que não é preciso grandes análise para o iPhone 4. Já todos sabemos que o interface é provavelmente o melhor interface do mercado. Já todos sabemos que é provavelmente o telemovel com melhores materiais e construção e o que tem melhor aspecto em termos de solidez. etc etc etc.... agora manipular? Ignorar aspectos que poderão ser menos positivos? enfim...

Last edited:
Tal como eu disse, é óptimo que Apple e Google/HTC puxem uma pela outra, o consumidor só tem a ganhar. De facto esta review ao iphone 4 promete, finalmente folders, multitasking, entre outras inovações. Talvez no iphone 5 a Apple reconheça que afinal o Flash está para ficar e decida incluir também uma bateria amovível [:D] afinal já deram o passo atrás em praticamente tudo o resto.
...

Olhando para a história recente e atendendo ao (mau) feitio do Steve Jobs, há coisas que dificilmente mudam. A introdução do rato no Apple Lisa, a introdução da disquete de 3,5" no Macintosh, a introdução do USB, o desaparecimento da dita disquete no "macintosh não-sei-que", o desaparecimento da bateria amovível nos Ipod, Iphone e Ipad, o mais que provável desaparecimento da drive de DVD num futuro próximo, enfim, são tudo "inovações" que suscitam alguma perplexidade quando surgem, mas o que é facto é que a Apple dificilmente dá o braço a torcer, e se calhar a maioria até se transformam no "standard" mais tarde ou mais cedo, o que lhes dá mais um argumento para não mudarem.

Quando uma determinada análise não encontra defeitos no produto que analisa, endeusando o que se propõe a analisar... eu fico desconfiado.... tu não?

Claro. Só formarei uma opinião final quando tiver um nas minhas mãos. Mas enquanto isso não sucede, tenho que me ir "fiando" no que leio, fazendo obviamente uma triagem. Por exemplo, na minha opinião, a Engadget é um editor bastante isento. Já o mesmo não posso dizer das opiniões do Walt Mossberg (só para dar um exemplo), que é um jornalista muito pró-Apple.
Mas nota que ne tudo são rosas na review da engadget. Também por lá há algumas críticas.

E o melhor ecrã do mercado é o do Samsung Galaxy S e não é uma opinião... é um facto visivel a todos.

Eu não posso dizer isso, nem o seu contrário, pelas mesmas razões que apontei acima: ainda não vi um Iphone 4 com os meus próprios olhos.
Acho que podemos afirmar com bom grau de certeza que a tecnologia Super Amoled do Samsung é mais avançada e promissora que a do Iphone 4. Já quanto ao resultado visual em cada um dos modelos em concreto, peço desculpa, mas nem tu podes afirmá-lo enquanto não puderes analisar in loco.

De resto creio que não é preciso grandes análise para o iPhone 4. Já todos sabemos que o interface é provavelmente o melhor interface do mercado. Já todos sabemos que é provavelmente o telemovel com melhores materiais e construção e o que tem melhor aspecto em termos de solidez. etc etc etc.... agora manipular? Ignorar aspectos que poderão ser menos positivos? enfim...

Isto é como tudo. Quem está predisposto para gostar do Iphone 4 vai valorizar os aspectos positivos e desvalorizar os negativos Quem está predisposto para lhe encontrar defeitos, vai fazer precisamente o contrário. Essa é que é essa!

Olhando para a história recente e atendendo ao (mau) feitio do Steve Jobs, há coisas que dificilmente mudam. A introdução do rato no Apple Lisa, a introdução da disquete de 3,5" no Macintosh, a introdução do USB, o desaparecimento da dita disquete no "macintosh não-sei-que", o desaparecimento da bateria amovível nos Ipod, Iphone e Ipad, o mais que provável desaparecimento da drive de DVD num futuro próximo, enfim, são tudo "inovações" que suscitam alguma perplexidade quando surgem, mas o que é facto é que a Apple dificilmente dá o braço a torcer, e se calhar a maioria até se transformam no "standard" mais tarde ou mais cedo, o que lhes dá mais um argumento para não mudarem.

O multitasking tb era uma teimosia, era inútil no SO do iphone, gastava bateria, ia gerar conflitos nas apps, era um 31, "mas eis que senão que, chegada que fora a hora", aí está ele! Podes argumentar que não é bem um multitasking, dar-lhe outro nome, enfim, na prática, foi uma correcção da Apple no sentido do ir ao encontro do que o mercado pede.

O multitasking tb era uma teimosia, era inútil no SO do iphone, gastava bateria, ia gerar conflitos nas apps, era um 31, "mas eis que senão que, chegada que fora a hora", aí está ele! Podes argumentar que não é bem um multitasking, dar-lhe outro nome, enfim, na prática, foi uma correcção da Apple no sentido do ir ao encontro do que o mercado pede.

Um exemplo ainda mais flagrante: o copy-paste [:cool:]

A grande dificuldade "não está" em fazer um SO eficiente.
Está em fazer um SO compatível com qualquer coisa, que tire o melhor desempenho de qualquer tipo de hardware.

O modelo de negócio da Apple, controlando o hardware e o software, consegue mascarar esse problema. Não que seja melhor. Mas sim porque não precisam de ter trabalho de o tornar compatível. Sabem que só vai ser usado naquele hardware...

Digamos que foi uma necessidade que veio mesmo a calhar.... [:cool:]
É sempre uma segurança para os mais receosos que veio ajudar as vendas, mas mesmo assim duvido que a percentagem de Windows a rodar em Mac seja mais do que muito pequena. Eu desde que mudei não instalei Windows, nem planeio instalar [:p]

Isso só tem a ver com a mudança de fornecedor de processadores. A IBM e o seu PowerPC ficaram para trás, foram substituídos.

Isso é aquilo que a apple e Steve Jobs vendem.
A realidade é um bocado diferente.

Back