Depende do Macbook, o meu Macbook Pro com touch bar tem uma autonomia vergonhosa, se é autonomia que querem então não recomendo a ninguém.
É pior que o Air.
Tenho um 1st generation de 2015 (meu primeiro Macbook) e nunca conseguia grandes autonomias como ouvia dizer serem comuns no Air. Máximo de uma utilização normal contínua (edição de textos, net, mail, etc.) andará pelas 3-4h.
Apple macbook de 2016 cá de casa. Sai de casa para a faculdade às 08:30 a 100% e regressa às 18:00 ainda com 10 a 20%. Que sejam umas 6 a 7 horas sempre ligado, e imagino que não deva ser só a escrever texto. Aliás, a maior parte do tempo deve ser no Snapchat e no facebook...[

]
Bem, vou voltar a repetir o que já aqui disse várias vezes, e que já uns quantos confirmaram.
Por isso, espero que não me venham com conversas de treta (fanboyzices e haters armados ao pingarelho).
O meu MacBook Pro Retina 15" faz este mês de Novembro 4 anos (é de Novembro de 2013).
Durante todo este tempo a bateria sempre aguentou cerca de 8 horas ou mais.
Com 4 anos continua a aguentar 8 horas sem problemas.
Está com 129 ciclos.
Está com 7834 mAh de uma capacidade original de 8440 mAh (93%).
A Apple é responsável pelo software que ela faz, pelo seu sistema e aplicações, e não pelo software que os outros fazem.
Por isso, repetindo o que disse já por várias vezes aqui:
Abram o ACTIVITY MONITOR, e vejam o que está a consumir CPU e ENERGIA (nos tabs respectivos).
O mais certo é terem aplicações desenvolvidas com os pés a consumirem CPU como se não houvesse amanhã.
Nomeadamente, as mais suspeitas:
— MICROSOFT OFFICE
— GOOGLE CHROME
— FIREFOX
Mas há muitas outras.
Nota:
Muito provavelmente, no iOS 11, o pessoal que se queixa de problemas de bateria usa o YOUTUBE da GOOGLE.
Se assim for, é bem provável que efectivamente tenham problemas de bateria.
Reparei no consumo da APP do YOUTUBE no outro dia porque estava a ver um vídeo na APP, e o telemóvel ficou quente (não é nada normal).
Fui ver a bateria, e o consumo foi efectivamente demasiado para o tempo que estive a ver o vídeo.
Fiz experiências, e efectivamente a APP está a fazer aquecer o telemóvel (penso que depende dos vídeos, não me pareceu que fosse em todos os vídeos), e a consumir bateria como se não houvesse amanhã.