Tópico da Apple

E quem acha que a estratégia da Apple é errada ou "Apple is doomed", ou que não lança o que os clientes querem, etc., basta ver isto: em 2019, no top 10 de modelos mais vendidos a nível mundial, seis deles são Apple. Seis. O mais vendido foi o XR, e o segundo mais vendido o 11 (que só foi comercializado no último trimestre do ano)... o que vem provar que a maioria dos clientes não quer saber se o ecrã é OLED ou LCD - se essa maioria tem LCD's em casa a servir de TV, vivem bem com a mesma tech no smartphone (independentemente de ser uma tecnologia melhor ou pior). O terceiro iPhone mais vendido (e sexto a nível global) é o iPhone... 8. No top 10 entram ainda o 11 Pro Max, o 7 (sim, o 7) e o XS Max. O 11 Pro nem cheira.

Os Samsungs? Vendem a gama A. A50, 10 e 20 é o que aparece no top 10. E um Oppo.

Fazer um top assim nunca será uma boa comparação porque enquanto a Apple tem 4, 5 modelos à venda, existem centenas de outros modelos em Android de dezenas de marcas. Há mais escolha, mais diluição do market share. Até falas num exemplo que é basicamente desconhecido no mundo ocidental - a Oppo. Eu por exemplo nunca vi nenhum ao vivo. E deve haver muitas mais dezenas de marcas assim que se vendem pela China, India, Paquistão, desconhecidas aqui, mas que nesses países vendem muito e vai "diminuido" a quota mercado de cada modelo...

Last edited:
Fazer um top assim nunca será uma boa comparação porque enquanto a Apple tem 4, 5 modelos à venda, existem centenas de outros modelos em Android de dezenas de marcas. Há mais escolha, mais diluição do market share. Até falas num exemplo que é basicamente desconhecido no mundo ocidental - a Oppo. Eu por exemplo nunca vi nenhum ao vivo. E deve haver muitas mais dezenas de marcas assim que se vendem pela China, India, Paquistão, desconhecidas aqui, mas que nesses países vendem muito e vai "diminuido" a quota mercado de cada modelo...

Mas ele não falou em cotas de mercado, falou em unidades vendidas, por isso pode-se fazer um top 10

Etecetera, na página do link, se tocares com o polegar no ecrã ele vai abrir em baixo uma opção que diz Abrir em.

Carrega aí e já te vai aparecer a opção guardar em ficheiros.

Exatamente , acabei de verificar isso.

No Safari permite logo guardar sem stresses.

Já andava para reformar o Chrome, esta foi a gota de água [:p]

O que vai ser obrigatório utilizar é a máscara

Poderia ter sido uma epidemia que obrigasse a usar luvas...

Sabes bem que eu prefiro o TouchID ao FaceID.
Se isto fosse um modo de criticar o FaceID, podes ter a certeza que eu já teria humilhado o FaceID até à exaustão.
[;)]

Por por causa dessas situações em que ando de luvas ativei o desbloqueio pelo rosto mas só para o ecrã inicial, as aplicações mais sensíveis continuam a desbloquear só com a impressão digital.

i2rZzwo.png

Tópico da Apple

Entretanto há novidades (de ontem).

O mesmo tipo que acertou na data de lançamento exato do SE2020 e outras coisas está a dizer que o PVP (em $ nos EUA claro) da line up Pro se vai manter, ou seja, 999 e 1099 (mas o modelo pequeno sobe de 5,8 para 6,1"...).

E na gama média o 12 6,1" vai aumentar $50 e voltar ao PVP do XR e o 12 "mini" (5,4") vai custar €649. Se tivesse de apostar diria que o XR vai ser descontinuado e o 11 baixa 100$ para $599 (ainda assim fica a 150 do 12 6,1", mas mt próximo do 12 mini).

Já estou meio na azia pq o 12 mini 5,4" parece ser mesmo a minha cara... :sh)

Footprint do 7/8/SE2020 com ecrã total, ecrã esse OLED, chip A14, pelo menos 4 GB de RAM, o setup dual cameras como no 11 está ótimo. Único contra deverá ser a autonomia pior que os irmãos maiores, de resto... E ainda por cima a um PVP de $649, ou seja, provavelmente algo entre 750 e €800 por cá (uns 779/789 é o mais provável).

Os modelos Pro vão acrescentar provavelmente ecrã OLED melhor no geral com mais brilho, HDR, mais resolução e Pro Motion 120 Hz (isto ainda não está confirmado...).

Vão ter o tal design novo a lembrar o 4/5, os 12 não Pro vão manter o design do 11 quase de certeza.

Vão ter 6 GB de RAM vs 4 GB dos não Pro e vão ter a telephoto extra o o novo sistema LiDAR do iPad Pro 2020. E talvez mais algumas coisas.

72c07dc29a6b83633955be7efea820da.jpg

Depende. Não concordo em absoluto, também não discordo em absoluto, já que os clientes não deixam de ser um meio para atingir um fim.

Mas dou-te um exemplo, até da Apple. Quando foi lançado o 11, a grande surpresa do aparelho foi... o preço. Literalmente ninguém esperava que a Apple lançasse o 11 a $699 de entrada, já que o XR tinha sido lançado a $749. Menos $50 dólares, portanto... quando a Apple nem precisava de o fazer, já que:
(...)
Como cliente e algo geek, gosto dos "bells and whistles" todos. Mas fui aprendendo a relativizar, a discernir o que é mais importante e o que não é, numa utilização diária (dentro do universo Apple, claro está).
Como accionista, não me queixo nada do rumo que isto tem tido.

Se o 11 não tivesse baixado de preço não sei se o teria comprado (acho que ajudou no empurrão).

Falando por mim foi um fator que, somados aos pts da MEO, ajudou muito a me fazer avançar [;)]

Sobretudo para quem os compra a pronto é um fator que pode ser decisivo, nem que seja pela questão psicológica de certas barreiras de preço.

O ano passado a XR foi tendo campanhas de operadoras em vários países de 1º mundo o que ajudou bastante e tb deve ter sido por isso que o 11 desceu de PVP, a marca sabia que precisa de uma cash cow de volume.

O 7 ainda vendeu bem pq foram os últimos meses de produção e houve promoções boas por todo o lado para despachar. Nos EUA acho que chegou a estar a $299 e coisas do género.

Percebo o pq do 11 Pro 5,8" ser o menos vendido de toda a line up atual, no entanto seria a minha escolha sem olhar tanto a preços :)

De qlq forma devemos olhar para isto por marcas, há poucos iPhones diferentes vs as outras marcas que têm largas dezenas de modelos como uma Samsung e Xiaomi.

Não é assim tão irracional. Vantagens do XS sobre o SE:
(...)
Sobre a bateria, dura basicamente o mesmo que os outros em condições de utilização normais no dia-a-dia [;)]

Tenho ideia que o SE2016 saiu mais caro que este. De qualquer forma este esgotou em muito lado já, principalmente o vermelho.
De toda a forma espero que baixe o preço sim. Aqui a esposa quer reformar o 8 pelo SE.

Logo para começar para desvalorizares isso tudo é pq não eras o cliente XS, devias ter comprado o 8 e tinhas poupado muito dinheiro.

E para quem tem um 8 o upgrade para o SE2 não faz sentido nenhum IMHO.

A autonomia de um XS novinho deve ser superior ao SE2, mas não por muito de facto. Um amigo tem um XS com 1 ano de uso e queixa-se da autonomia (mas tb passa a vida a carregar com o charger do iPad e deixar a bateria morrer ou quase, o que não ajuda e a battery health já vai a 87%). A brincar já lhe disse se quer trocar com um i11 "como novo" que a bateria dura e dura.

No teu lugar esperava pelo 12 mini, mas mesmo esse não deve vir a ter melhor autonomia e, in some respects, acho que vai ser um pequeno downgrade do que tens no XS.

Coisas como a RAM é um pouco para ter mais longevidade e melhor performance no futuro. Na atualidade os 3 GB de RAM de um X, 8+, SE2 e XR chegam claro.

O SE1 saiu aos mm $399 nos EUA e €499 cá, mas com apenas 16 GB. Um ano depois de sair (e não 6 meses como referi aí atrás no outro dia) passou para 32 GB com o mm PVP.

Last edited:
Poderia ter sido uma epidemia que obrigasse a usar luvas...

Sabes bem que eu prefiro o TouchID ao FaceID.
Se isto fosse um modo de criticar o FaceID, podes ter a certeza que eu já teria humilhado o FaceID até à exaustão.
[;)]

Dá para "ensinar" o iPhone a reconhecer a cara com máscara. Há muitos tutoriais no YouTube a ensinar. Já fiz isso com o meu. Naturalmente que reduz a segurança mas como solução de desenrasque escapa. Mas pus a família toda a tentar desbloquear o meu iPhone com máscara posta e não deu portanto a segurança não passa a zero.

Nuno156, já percebeste que com touch id no ecrã vais perder o feedback tátil do sitio do desbloqueio? Tal como na tecla ESC nos teclados. Disse-te isso no outro dia mas não respondeste.

Nuno156, já percebeste que com touch id no ecrã vais perder o feedback tátil do sitio do desbloqueio? Tal como na tecla ESC nos teclados. Disse-te isso no outro dia mas não respondeste.

Sim, mas pelo menos o desbloqueio só acontece por acção explícita.

Entretanto há novidades (de ontem).

O mesmo tipo que acertou na data de lançamento exato do SE2020 e outras coisas está a dizer que o PVP (em $ nos EUA claro) da line up Pro se vai manter, ou seja, 999 e 1099 (mas o modelo pequeno sobe de 5,8 para 6,1"...).

E na gama média o 12 6,1" vai aumentar $50 e voltar ao PVP do XR e o 12 "mini" (5,4") vai custar €649. Se tivesse de apostar diria que o XR vai ser descontinuado e o 11 baixa 100$ para $599 (ainda assim fica a 150 do 12 6,1", mas mt próximo do 12 mini).

Já estou meio na azia pq o 12 mini 5,4" parece ser mesmo a minha cara... :sh)

Footprint do 7/8/SE2020 com ecrã total, ecrã esse OLED, chip A14, pelo menos 4 GB de RAM, o setup dual cameras como no 11 está ótimo. Único contra deverá ser a autonomia pior que os irmãos maiores, de resto... E ainda por cima a um PVP de $649, ou seja, provavelmente algo entre 750 e €800 por cá (uns 779/789 é o mais provável).

Os modelos Pro vão acrescentar provavelmente ecrã OLED melhor no geral com mais brilho, HDR, mais resolução e Pro Motion 120 Hz (isto ainda não está confirmado...).

Vão ter o tal design novo a lembrar o 4/5, os 12 não Pro vão manter o design do 11 quase de certeza.

Vão ter 6 GB de RAM vs 4 GB dos não Pro e vão ter a telephoto extra o o novo sistema LiDAR do iPad Pro 2020. E talvez mais algumas coisas.

Interessante que assim venha a ser. Realmente, a evolução do XR fica cada vez mais atraente.

Lembro-me que na apresentação do XR, desdenhei um pouco do ecrã 720p em LCD. Sinceramente, estes anos depois, retiro todos esses comentários. Para mim a linhagem do XR-11- e agora o 12, são o melhor telemóvel já construído, no que toca a um compromisso perfeito entre ter o iOS, desempenho, câmara, estética (para mim o XR é o telemóvel mais bonito que já vi, sem dúvida), e o ecrã, não sendo o topo a nível de resolução, acaba por ter uma bruta qualidade, e sendo um LCD até retira o risco de vir a ganhar burn-in. E aquele tamanho médio acaba por ser a escolha mais equilibrada. Depois, a adição da lente UWA no 11 só o torna uma proposta ainda mais completa e apetecível (apesar de ter perdido um pouco estética, na minha opinião).

E não, não fui brainwashed [:D], mas depois de tê-lo na mão, é simplesmente uma questão de encarar a realidade. O ecrã ser 720p é indiferente, e pudera qualquer outro LCD ter aquela qualidade. Estou bastante ansioso para ver o 12 de 5.4'' também.

Então o 12 mini deve ter +/- as dimensões exteriores de um 6, 7, 8, SE2?

Menos 4'' do que o 11 Pro. Sendo que o 11 Pro só tem mais 5mm de altura e 4 mm de largura do que o SE 2020, certamente que o 12 mini terá esse tamanho, ou até ligeiramente menor.

Atualmente também, tens que ter os olhos abertos, estar a olhar para o ecrã e deslizar para cima a partir de baixo.

Não.
Tudo isso pode ser involuntário ou inconsciente.
E fazer swipe pode ser outra pessoa.

Para mim o FaceID tem segurança nula (ou negativa, mesmo).
Ou é explícito sem margem para dúvidas, ou é inseguro.

Não.
Tudo isso pode ser involuntário ou inconsciente.
E fazer swipe pode ser outra pessoa.

Para mim o FaceID tem segurança nula (ou negativa, mesmo).
Ou é explícito sem margem para dúvidas, ou é inseguro.
Olhar para o ecrã de forma involuntária e inconsciente? Por essa lógica quando tas com o telefone na mão também podes pôr o dedo sem querer e desbloquear de forma involuntária e inconsciente.

ainda agora testei apontar o telemóvel para mim, olhar um centímetro para cima di ecrã e ele nao desbloqueia, so quando olho explicitamente para ele. Acho esse argumento fraco. Nunca desbloqueei o telefone de forma involuntária.

Last edited:
Recortas um notch numa página de revista ou jornal.
Metes o telemóvel por trás.
Mostras a revista à vítima e desbloqueias.
A vítima não sabe que desbloqueou o telemóvel.

Recortas um notch numa página de revista ou jornal.
Metes o telemóvel por trás.
Mostras a revista à vítima e desbloqueias.
A vítima não sabe que desbloqueou o telemóvel.

Não aguardas pelos modelos de setembro?

Existem rumores que um deles terá Touch ID

Back