Tópico da Apple

Este ano quando os lançarem o fosso vai ser maior do que com a a actual geração, para justificar a (grande) diferença de preço.

Não sei se o fosso vai ser maior que na atual line up...

Depende sobretudo do qto valorizares as câmaras extras e os 120 Hz.

O fosso até pode aumentar (relativo) mas o i12 parece-me ter menos pontos "negativos" face ao 12 Pro que o 11 normal face ao 11 Pro... E digo isto tendo um 11 não Pro.

PS: Podes editar o teu quote, editei o print desse artigo e ainda fizeste quote ao original :)

Olha que já se fala que os Pro podem não ter 120Mhz... Se assim for vai ser um balde de água fria.

Confesso que dos últimos leaks fiquei de olho foi num 12 Max... se sempre custar menos 250/300 que o Pro. E caso o pro não tenha 120Mhz...

Olha que já se fala que os Pro podem não ter 120Mhz... Se assim for vai ser um balde de água fria.

Confesso que dos últimos leaks fiquei de olho foi num 12 Max... se sempre custar menos 250/300 que o Pro. E caso o pro não tenha 120Mhz...

Sim não é 100% certo, consta que a Apple só avança se o funcionamento dos 120 Hz estiver flawless e conseguindo que o sistema dinâmico do frame rate faça uma mto boa gestão para não afetar muito a autonomia.

Parecendo que não toda a line up i11 teve/tem como um sólido argumento a excelente autonomia pelo que downgrades neste campo serão muito mal aceites...

Os $250 de diferença resultarão com quase certeza numa diferença de €300 em PT (c/ IVA).

Se o Pro 6,1" não tiver 120 Hz quase não vai razões gastar esses €300 extra... Os 120 Hz no Pro são fundamentais, no Pro 6,1" então nem se fala... O Pro Max tem smp o selling point de ser o maior. Não é à toa que dos 3 i11 o Pro 5,8" é o menos vendido.

E acho que o iPhone 12 vai ser um sucesso.
Pequeno, sem bezel, ecrã bom.

A confirmar-se o preço (menos $100 que o grande) e ecrã 1080p (o OLED já é certo) não há dúvidas.

Mas o 12 "mini" pode vir a ter um problema, a autonomia...

Mesmo com um chip mto eficiente, com os ~7,5mm de grossura que se estima e "overall footprint" mais pequeno que um SE2020 a bateria na melhor das hipóteses será aí de uns 2000 mAh.

Portanto vai ser difícil a autonomia ser boa...

Se estiver enganado e for boa então o 12 "mini" vai ser dos melhores negócios de sempre dentro da insígnia iPhone.

Hoje em dia qualquer smartphone gama média vem com 128GB, o preço do armazenamento caiu a pique nos últimos tempos, não é surpresa nenhuma a Apple aumentar o valor base de 64 para 128 e mesmo assim devem ganhar mais do que antes com o de 64Gb. Nestas coisas de tecnologia não podem fazer esse tipo de análise.

Tou um bocado lixado confesso...

Se estes rumores se confirmarem o próximo i12 (sim mm o não Pro) vai ser mto mto bom.

A line up (12 e 12 Pro) vai ter toda ecrãs com os mm ppis dos Pros atuais, ~460ppi. Aliás o 12 5,4" vai ter 475, o melhor valor de toda a line up.

Ou seja o 12 base 5,4" vai ser 1080p+, o 12 Max e o 12 pro (ambos 6,1") vão ser 1170p+ e o 12 Pro Max os mm que agora (1280 ppi).

Este rumor fala em 64 mpx para as fotos, o que acho um abuso e já vi alguns leakers afirmarem que se vai manter nos 12 mpx mais um ano por razões técnias que não domino (pelo dual pixel auto focus não ficar a funcionar bem acho?).

No entanto pode ser verdade e ser essa a mais forte razão do aumento do base storage de 64 para 128 GB (eu a pensar isso agora para os meus botões).

O 12 Pro vai acrescentar mais câmaras, mais 2 GB de RAM, ecrã HDR com mais brilho e 120 Hz, mas de resto o 12 base parece-me cumprir muito bem.

Ou então isto não se vai concretizar porque é capaz de aproximar demasiado os 12 base dos Pro...

O 12 base com estas specs, preço, 128 GB é o iPhone com melhor relação preço/qualidade/storage de sempre... Lá está, a confirmar-se.

Edit:

5ac82d61d6459c35a10c16b3f6dc9013.jpg

Estou fortemente à espera que assim seja para comprar o 12.

Mas já tinha lido que os OLED dos não pro seria da BOE.

Hoje em dia qualquer smartphone gama média vem com 128GB, o preço do armazenamento caiu a pique nos últimos tempos, não é surpresa nenhuma a Apple aumentar o valor base de 64 para 128 e mesmo assim devem ganhar mais do que antes com o de 64Gb. Nestas coisas de tecnologia não podem fazer esse tipo de análise.

Certo, mas o mercado dos Androids e iPhones funciona de forma diferente, Android há mta competição, dentro de iOS os iPhones competem mais entre eles que entre a concorrência.

Nos androids há uma enorme luta pelo que todos querem oferecer o máximo de argumentos ao melhor preço, e isso inclui o armazenamento. Logo estando barato é normal que já todas as marcas "ofereçam" 64 GB em modelos de €200 e 128 GB em mid ranges de €400.

Nos iPhones a Apple vai-te cobrar o máximo que pode e no passado metia 16 GB de base e upgrade para 64 GB por €110 para te dar a sensação que é um upgrade barato e óbvio (altura do 6S), qdo na verdade a Apple aumenta na mesma a margem de lucro na versão de 64 GB, mm com o armazenamento mais caro nesta época.

Claro que o preço do armazenamento ter baixado tb ajuda a Apple, mas a exigência aumentou e com iPhones cada vez mais caros os 16 GB e mm 32 GB eram irrisórios, sobretudo pq os iPhones já sendo caros mta gente não estava disposta a dar ainda mais guito para ir buscar 64 ou 128 GB e depois as pessoas ficavam rapidamente frustradas qdo o iPhone ficava cheio (caches no geral e do whatsapp em concreto além de fotos e vídeos).

Percebo o que dizes e é parte da razão, mas com a Apple as coisas não são lineares dessa forma.

Depois o eles oferecerem 64 GB é para dar mais margem para o upgrade para 256 GB parecer mais justificado pois é 4x mais. É como dantes o salto 16-64 e 32-128 GB.

Apenas nos XR/11 há o salto intermédio (64-128 GB) por meros €50, mas isso é recente e só nestes modelos, nos high end não.

Eles deviam era fazer um iPhone 12 Max mas de 6,7" como o do Pro, chamar Max ao iPhone 12 6,1" até confunde.

Há um mês falava-se em 12 e 12 Plus e 12 Pro e 12 Pro Max. O recuperar do nome Plus era para distinguir do 12 Pro Max. E Max é mesmo para tamanho grande ao extremo (máximo).

No entanto os últimos rumores falam, de facto, em 12 Max de 6,1", e sim, tb acho confuso. Até então Plus eram os antigos grandes e Max smp significou o melhor e maior que a Apple oferece.

Continuo à espera do envio de um macbook que data de 3 de abril na istore.[br:)]

Grande pincel.

Não querendo desculpar a iStore, mas será que uma compra direta à Apple teria sido realmente diferente ? Se eles compram diretamente à marca tb...

EDIT:

Estou fortemente à espera que assim seja para comprar o 12.

Mas já tinha lido que os OLED dos não pro seria da BOE.

Sim tinha lido que iam ser da chinesa BOE pq ia fazer preços bomba à Apple. Nesse rumor fala em Samsung para o 5,4" e BOE/LG para o 6,1".

Na prática devem ser ecrãs que já qlq empresa faz pelo que BOE/LG/Samsung é capaz de vir dar tudo ao mesmo pq estão todas a cumprir um caderno de encargos.

Já no high end é normal que apenas (ou quase) a Samsung tenha o know how para fazer o topo dos topos, ou seja, OLED de topo, com mt brilho, HDR, 120 Hz etc.

Last edited:
O preço de entrada de um equipamento serve essencialmente para duas coisas: para definir um preço psicológico muito orientado à publicidade (por exemplo um MacBook abaixo dos 1000 USD) e para embaratecer em termos relativos o equipamento que vem a seguir no preço, ou seja, para dar um argumento psicológico ao consumidor para ele pensar: por apenas mais X já compro melhor.
A Apple é uma das marcas que melhor joga com estas coisas.

Nos últimos topos de gama Samsung e LG os ecrãs oled da Samsung eram sempre superiores aos LG. E pelos vistos os ecrãs que a Samsung fornecia à Apple ainda tinham um controlo de qualidade superior aos dos seus próprios topos de gama portanto só se justifica mesmo os BOE/LG nos iphone de entrada.

Este iPhone 12 parece-me ser aquilo que eu gostava que o 11 fosse em termos de "form factor". Se fosse mudar de telemóvel nos próximos tempos, talvez voltasse a pensar em iPhone por causa deste eventual iPhone 12 de 5,4".

Finalmente vi um alerta de arritmia no Apple Watch.
Estive dia e meio com arritmia.
Os alertas ocorreram em repouso maioritariamente de manhã (4 de manhã, 1 à noite).

Portanto, pelo que percebi, para evitar falsos positivos:
— só conta medições em repouso
— será necessário ter 5 medições coerentes com arritmia
— as medições ocorrem a cada 15 a 30 minutos

Entretanto há rumores de novo iPad mini 8,5/9" (pessoalmente preferia que até crescesse ligeiramente para chegar pelo menos às 9") com ecrã edge to edge.

Talvez lá para 2021, mas este form factor implica Face ID o que encarece smp a coisa (embora pelos valores dos novos iPhones diria que o custo dos módulos do Face ID estão cada vez mais baixos).

Há tb rumor de um novo iPad de 10,8" para substituir provavelmente o Air 3 atual. Não se sabe mais detalhes mas segundo algum pessoal (mero feeling deles, mas até faz algum sentido para mim) pode ser uma coisa tipo iPad Pro atual edge to edge "low cost".

Um pouco como o atual Air pegou no Pro 10,5" de 2017 e lhe tirou as características mais especiais (120 Hz, quad speakers etc.) metendo um chip mais moderno mas "não X" e tá a andar de mota.

Tb para 2021.

iPhone 12 sai em setembro?

Sem COVID era com 99% de certeza apresentação em setembro e lançamento em fins do mês (em PT).

Com esta situação já se fala na apresentação em outubro e lançamento em simultâneo (nos EUA pelo menos).

Eles já estão a adiar a keynote na esperança de isto tudo melhorar e conseguirem um evento com público e press, até pq fala-se que é (ou era...) para haver um "one more thing" este setembro que são os óculos deles, os Apple Glass.

Este iPhone 12 parece-me ser aquilo que eu gostava que o 11 fosse em termos de "form factor". Se fosse mudar de telemóvel nos próximos tempos, talvez voltasse a pensar em iPhone por causa deste eventual iPhone 12 de 5,4".

Tal e qual, eu se soubesse o que sei agora há 7 meses provavelmente lá teria feito o "sacrifício" de prolongar o 6S mais um ano para apanhar este 12 5,4".

É que bate tudo certo, tamanho, peso e espessura no ponto, ecrã edge to edge OLED e 1080p (que neste tamanho é mais que suficiente) e depois o costume, boas câmaras, chip super rápido e suporte de pelo menos 5 anos.

E até o preço é bom (para um iPhone com estas características).

Mesmo a bateria com jeitinho talvez consigam meter lá algo aí de 2500 mAh e se assim for a autonomia será minimamente aceitável.

Vendi o SE 2020, é um formato que aprecio mas está muito capado ao nivel de funcionalidades em comparação com o meu 6s, ex: recebo uma sms e sou obrigado a desbloquear o telm e abrir app para responder, no 6S com o 3D touch, pressiono, abre a caixa de texto e escrevo, não me lembro como era no 11PRO que tive, mas penso que era possível fazer o mesmo.

Uma dúvida para quem tem Apple Watch.

Gosto da funcionalidade de reactivar o ecrã do relógio rodando o pulso. Contudo, não queria que isso acontecesse quando estou a dormir. Há alguma opção para desactivar a reactivação do ecrã quando está com o modo de não incomodar ou assim? Já corri tudo e não encontro, mas pode me estar a falhar algo.

Back