Tópico da Apple

...Com as blackfridays deste ano consegui um bom negócio num Samsung ativ 4. Paguei ao todo 400€, tendo um preço inicial de ~650€. Processador i5 3230M, 8GB de RAM 1600Mhz, AMD Radeon 8750M 2GB VRAM, 1TB HDD 5.4k, ALC269. Ora comparando com o rMBP, este tem exactamente o mesmo i5(Ivy B 3230M), mesma quantidade de RAM e frequência, não tem gráfica dedicada(HD 4000), e veio com 500GB de SSD. Por fim comparo a folha de orçamento do rMBP com o custo do meu ativ 4. O rMBP custou cerca de 5 vezes mais que o Samsung. Está bem que um SSD de 500GB na altura era caro(a Apple pediu 600€ se me recordo), e eventualmente o painel WQXGA também não seja barato, mas não consigo redondamente encontrar maneira de justificar um custo 5 vezes superior. E atenção que estamos a falar da Samsung, não de uma empresa de vão de escada. ...

Na minha opinião os principais argumentos dos macbooks são os seguintes:
- MAC OS X. Muito mais "carefree" que o windows.
- Robustez. Só se vê o verdadeiro sentido de ter um portátil quando se anda realmente de um lado para o outro com ele, e este é sujeito aos naturais descuidos do dia-a-dia. Neste aspecto os macbook são realmente resistentes. E não se conseguem arranjar portáteis igualmente resistentes de outras marcas sem ter que pagar um prémio por isso, ainda que, concedo, continuem a ser mais baratos em geral que os macbooks.
- Autonomia. A meu ver o grande trunfo. Tal como no caso da robustez, um portátil concorrente com a mesma relação performance/autonomia/peso de um macbook também é coisa para não ser propriamente barata. Quanto custam um Asus Zenbook ou um Vaio Pro equivalentes?
- Design/imagem de marca. Se na vida quase todas as nossas decisões de consumo levam em linha de conta a estética, o design, a marca (veja-se os automóveis, a roupa, relógios, telemóveis, etc), porque é que havia e ser diferente com um computador portátil? Claro que isto também conta.

Se são argumentos para se pagar 2 ou 3x mais, isso já é com cada um. Não critico quem o faz, muito menos critico quem opta por outras soluções. Cada um sabe de si.

Última edição:
Sinceramente, tantos anos para chegarem a essa conclusão? [:)]

Desde que tenho portátil que uma das primeiras coisas que aprendi foi a NÃO ENROLAR O CABO DO TRANSFORMADOR!
Já com o cabo que liga à tomada não há stress.

Está-se a fazer uma tempestade num copo de água! A mim nunca me tinha ocorrido enrolar o cabo daquela maneira. Mas fui experimentar e sinceramente não me parece que o cabo fique assim tanto em stress. Acho que vou começar a enrolá-lo assim mesmo.

ortátil quando se anda realmente de um lado para o outro com ele, e este é sujeito aos naturais descuidos do dia-a-dia. Neste aspecto os macbook são realmente resistentes.

Aí não concordo nada. São resistentes até deixados cair, e não é preciso ser de muita altura. Normalmente ficam com uma boa mossa e empenados.

É a desvantagem do alumínio.

Aí não concordo nada. São resistentes até deixados cair, e não é preciso ser de muita altura. Normalmente ficam com uma boa mossa e empenados.

É a desvantagem do alumínio.

E continuam a funcionar como se nada fosse! As dobradiças do ecran aguentam muita tortura, torções, etc. Tal como a caixa propriamente dita. Podes colocar pesos em cima dele, tipo monitores CRT e coisas assim, sem grandes medos. Eu até hoje só vi um macbook pro empenado, de um amigo meu que se sentou em cima dele numa cadeira de tampo curvo e o portátil também ficou arqueado. Nem sei como não partiu o ecran. Julgo que funciona até hoje.

Lá está, são opiniões. Eu tenho exactamente a contrária.

Mas acima de tudo, acho que cada um deve usar aquilo com que de facto se sinta melhor.

Eu objectivo, e digo o que me faz falta num portátil com Windows 8, e porque é que sou muito mais produtivo num macbook :
(...)

Nem mais, no entanto o que abordei dizia respeito ao custo final do hardware e nem tanto à comparação entre sistemas.

Quanto aos tópicos que referiste:

- Nenhum tem um teclado e ou touchpad tão bom como os macbooks

Sem dúvida que no passado era assim, no entanto actualmente a concorrencia já conseguiu alcançar esse patamar. São opiniões. No entanto há quem goste de uma tecla com longo curso, outros uma pacada mais seca e curta. Pessoalmente prefiro as slimkeys de médio curso antigas ao actual chiclete. Já no trackpad, se for realmente para trabalhar para mim não dá, preciso de um rato em condições. Já para usos esporádicos chega. Actualmente considero que os controladores/trackpads da Elan já estão num patamar próximo da qualidade do multigesture do controlador Broadcom usado pela Apple.

- Só os topos de gama têm uma displayport que suportem um monitor com resolução WQHD

Na AMD 8750M tenho HDMI out com suporte a Quad Full HD(4096x2160).

- Modo multimonitor do windows 8

Faço a gestão do modo multimonitor através do painel da AMD(EyeFinity), que me permite várias configurações e múltiplos ambientes em jogos ou UI de sistema.

- Ausência de desktops virtuais

É possível usar desktops virtuais nativamente através da Ferramenta "Desktops" da Microsoft TechNet.

- Ausência de printscreen em condições, que permite gravar imediatamente uma imagem, e especialmente o atalho para fazer um recorte de uma área do ecrã

Winkey + PrintScreen guarda imediatamente o printscreen em formato .png na pasta Pictures. Recortes no ecrã pode-se usar o Snipping Tool, especifica para tal e integrada no sistema.

- A interface metro / desktop clássico ainda é uma confusão, embora melhorada no 8.1

É possivel fazer boot directo para o ambiente de trabalho, ignorando por completo o interface Metro. Existe sim alguma disparidade na interface de redes, algo que considero incómodo, limitante e confuso. O resto do sistema permite um uso/interacção completamente independente e afastado desse novo interface.

Eu nao estou aqui para criticar nenhuma marca, mas desde q mudei de um asus de 1000€ para um MB air
notei um salto qualitativo em tudo
SO, autonomia, rapidez, muito mais qualidade de construçao, facilidade de uso, ecra muito melhor, apesar de ter menos resoluçao
Andei a ver asus zenbook antes d comprar o mac, mas a qualidade de construçao, mesmo q em aluminio, nao tinha metade da qualidade
E depois de uma ma experiencia com a asus, desde bateria, webcam, tinta dos plasticos, plastico de ma qualidade, leitor de dvd, disco rigido e aquecimento extremo
Agora estou super satisfeito pois o portatil é silencioso e de qualidade e sei que tenho uma assistencia bem melhor, se for necessario

Na minha opinião os principais argumentos dos macbooks são os seguintes:
- MAX OS X. Muito mais "carefree" que o windows.
- Robustez. Só se vê o verdadeiro sentido de ter um portátil quando se anda realmente de um lado para o outro com ele, e este é sujeito aos naturais descuidos do dia-a-dia. Neste aspecto os macbook são realmente resistentes. E não se conseguem arranjar portáteis igualmente resistentes de outras marcas sem ter que pagar um prémio por isso, ainda que, concedo, continuem a ser mais baratos em geral que os macbooks.
- Autonomia. A meu ver o grande trunfo. Tal como no caso da robustez, um portátil concorrente com a mesma relação performance/autonomia/peso de um macbook também é coisa para não ser propriamente barata. Quanto custam um Asus Zenbook ou um Vaio Pro equivalentes?
- Design/imagem de marca. Se na vida quase todas as nossas decisões de consumo levam em linha de conta a estética, o design, a marca (veja-se os automóveis, a roupa, relógios, telemóveis, etc), porque é que havia e ser diferente com um computador portátil? Claro que isto também conta.

Se são argumentos para se pagar 2 ou 3x mais, isso já é com cada um. Não critico quem o faz, muito menos critico quem opta por outras soluções. Cada um sabe de si.

Como disse no post do Avant, a minha referencia principal era ao custo do hardware em si nos termos do cliente final.

Não queria mesmo entrar na discussão entre sistemas(nunca nos leva a conclusão nenhuma). No entanto não irei deixar de responder ao teu post. [;)]

A questão do carefree, é como tudo. Eu pessoalmente não os tenho(problemas), seja no OSX, Xubuntu ou W8.1. Há quem os tenha nos três que identifiquei, pelas mais variadas razões no entanto não quer dizer que sejam sistemas instáveis/problemáticos.

Robustez, apesar da indiscutível sensação de bloco que o unibody do MBP transmite(muito boa resistência à torção), este está igualmente exposto às mesmas fragilidades que todos os outros equipamentos. No fundo não iria deixar cair um MBP e esperar que fica-se tão bom ou melhor que um ativ 4. Deixemos isso para gente crescida e especializada como o Toughbook da Panasonic.

Em termos de autonomia, é sem dúvida dificil de bater a optimização que todo o conjunto MBP + OSX aufere. Ponto.

Imagem de marca, não tenho a Samsung em má conta, pelo contrário. E apesar de gostar do aspecto clean e práctico do rMBP 13, não coloco o aluminio escovado e aspecto geral do ativ 4 atrás. São simplesmente diferentes.

Sinceramente, tantos anos para chegarem a essa conclusão? [:)]

Desde que tenho portátil que uma das primeiras coisas que aprendi foi a NÃO ENROLAR O CABO DO TRANSFORMADOR!
Já com o cabo que liga à tomada não há stress.

Eu enrolo todos os cabos da forma que vieram enrolados.
Ou seja, nunca estico os cabos, de forma a manterem as curvaturas do enrolamento original.
Depois enrolo usando as curvaturas existentes.

Nunca tive nenhum problema com nenhum cabo, ao longo de décadas.

Depende do que consideras ser produtivo.
A maioria das pessoas acha que produtividade tem a ver com o desempenho do sistema.

No meu caso pessoal, nem por isso. Alterar entre diferentes libraries da máquina de virtualização do java é mais fácil no Windows, a gestão de afinidades no processador também. Correr várias runs uso dois clicks no windows e no osx tenho que ir para a linha de comandos chamar um novo processo do java. Gosto mais da gestão de janelas lado a lado no windows(aero snap) e do 16:9 que me permite observar mais informação na horizontal. No 16:10 do rMBP fico mais limitado e tenho que usar hotkeys para alcançar o mesmo efeito.

No Windows/Xubuntu posso controlar o throttling aplicado aos ciclos/frequência do processador, enquanto no OSX tenho que me limitar ao que o ECFirmware decide. Tanto o Windows como o Xubuntu são imensamente menos gulosos que o OSX Mav. em RAM(o Mav. usa caching/inactive memory mas mesmo assim o bulk do sistema é superior ao Win&Xub), deixando-me mais disponível para poder correr as runs java sem problemas.

No meu caso pessoal, nem por isso. Alterar entre diferentes libraries da máquina de virtualização do java é mais fácil no Windows, a gestão de afinidades no processador também. Correr várias runs uso dois clicks no windows e no osx tenho que ir para a linha de comandos chamar um novo processo do java. Gosto mais da gestão de janelas lado a lado no windows(aero snap) e do 16:9 que me permite observar mais informação na horizontal. No 16:10 do rMBP fico mais limitado e tenho que usar hotkeys para alcançar o mesmo efeito.

No Windows/Xubuntu posso controlar o throttling aplicado aos ciclos/frequência do processador, enquanto no OSX tenho que me limitar ao que o ECFirmware decide. Tanto o Windows como o Xubuntu são imensamente menos gulosos que o OSX Mav. em RAM(o Mav. usa caching/inactive memory mas mesmo assim o bulk do sistema é superior ao Win&Xub), deixando-me mais disponível para poder correr as runs java sem problemas.

Disso tudo, a única coisa que tem a ver com a produtividade do sistema operativo
(característica intrínseca, e não exógena) é o aero-snap.

A produtividade de um sistema operativo é uma característica intrínseca. E para
saber quais as características que contribuem para essa produtividade é necessário
ter em mente o propósito de um sistema operativo.

Um sistema operativo existe para uniformizar o que é disforme. Ou seja, é uma
normalização de hardware, para que uma mesma aplicação possa funcionar em
diferentes bases de hardware sem que seja necessário incluir todos os componentes
em cada aplicação para cada tipo de hardware diferente. Adicionalmente faz a
gestão da segurança (acessos, permissões, etc.) e a gestão de tarefas (multi-tasking).

Bottom line:
Um sistema operativo serve para correr aplicações.

Consequentemente, o que faz um sistema operativo mais produtivo que outro?
É simples:
Um sistema operativo é tão mais produtivo quanto mais permitir correr aplicações
sem distracções. O sistema operativo existe, é o seu propósito, para correr aplicações
necessárias às tarefas de uma pessoa. Sempre que o sistema operativo desvia a
atenção do trabalho nessas aplicações, está a causar um entrave à produtividade.

Exemplos:
Ter de fazer muitas operações (clicks, teclas, etc.) para lançar ou mudar de aplicação.
Obrigar a memorizar o que está a correr (por não ter essa informação disponível).
Não permitir organizar as janelas das aplicações de forma eficiente e eficaz.
Obrigar a muitos passos para lançar uma aplicação.
Obrigar a saber o nome de uma aplicação para a encontrar e lançar.

Nem mais, no entanto o que abordei dizia respeito ao custo final do hardware e nem tanto à comparação entre sistemas.

Quanto aos tópicos que referiste:

Sem dúvida que no passado era assim, no entanto actualmente a concorrencia já conseguiu alcançar esse patamar. São opiniões. No entanto há quem goste de uma tecla com longo curso, outros uma pacada mais seca e curta. Pessoalmente prefiro as slimkeys de médio curso antigas ao actual chiclete. Já no trackpad, se for realmente para trabalhar para mim não dá, preciso de um rato em condições. Já para usos esporádicos chega. Actualmente considero que os controladores/trackpads da Elan já estão num patamar próximo da qualidade do multigesture do controlador Broadcom usado pela Apple.

É natural que a concorrência se aproxime, mas das dezenas de touchpads que experimentei e continuo a experimentar, nenhum sequer chega perto. E mesmo se for para trabalhar, os touchpads dos macbooks são os únicos que não me fazem sentir falta de um rato.

Na AMD 8750M tenho HDMI out com suporte a Quad Full HD(4096x2160)

Tens? A 60 Hz? É que para isso precisas de uma porta HDMI 2.0, e a especificação só saiu em setembro, ainda não havendo chipsets que a suportem oficialmente.

Faço a gestão do modo multimonitor através do painel da AMD(EyeFinity), que me permite várias configurações e múltiplos ambientes em jogos ou UI de sistema.
É possível usar desktops virtuais nativamente através da Ferramenta "Desktops" da Microsoft TechNet.
Winkey + PrintScreen guarda imediatamente o printscreen em formato .png na pasta Pictures. Recortes no ecrã pode-se usar o Snipping Tool, especifica para tal e integrada no sistema.

Lá está, apesar de ser necessário vários add-ons, mesmo com a funcionalidade não está ao nível do OS X. Been there, done that. [;)]

Quanto ao custo, concordo que é muito elevado, mas certamente o mercado está preparado para o pagar, senão não os lançavam a estes preços...

Ao pessoal mais experiente em Apple, aquela aplicação dos 12 dias de presentes de natal mesmo da Apple vale a pena? Aquilo vai de 26 de Dezembro a 6 de Janeiro, costumam oferecer coisas de interesse?

Tens? A 60 Hz? É que para isso precisas de uma porta HDMI 2.0, e a especificação só saiu em setembro, ainda não havendo chipsets que a suportem oficialmente.

O suporte a Quad Full HD surgiu com a revisão 1.4, no entanto limitada a 30Hz.

AMD 8750M
DisplayPort 1.2
  • Max resolution: 4096x2160 per display
  • HBR2 support
  • Multi-Stream Transport
  • 21.6 Gbps bandwidth
  • High bit-rate audio
  • Quad FullHD/4k video support

HDMI® (With 4K, 3D, x.v.Color™ and Deep Color)
  • Max resolution: 4096x2160
  • 1080p60 Stereoscopic 3D
  • Quad FullHD/4k video support

Dual-link DVI with HDCP
  • Max resolution: 2560x1600

VGA
  • Max resolution: 2048x1536

Mais informação aqui: http://www.amd.com/us/Documents/AMD-Radeon-HD-8000M-Series-GPU-Specs.pdf

Lá está, apesar de ser necessário vários add-ons, mesmo com a funcionalidade não está ao nível do OS X. Been there, done that. [;)]

Excepto a aplicação "Desktops" da TechNet, tudo o resto que referi está incluído/é nativo do próprio sistema operativo. Sem dúvida que certas funcionalidades poderiam estar melhor integradas e/ou mais simples para o utilizador comum. É uma falha sem dúvida.

Quanto ao custo, concordo que é muito elevado, mas certamente o mercado está preparado para o pagar, senão não os lançavam a estes preços...

Existe sempre uma parte do mercado pronta a pagar por marcas e por produtos considerados premium.

Então tenta não ser esse o primeiro, senão vais ter uma surpresa muito desagradável... [;)]

Como ele disse e' mto raro acontecer. A minha namorada ja deixou cair um MacBook 1 ou duas vezes e realmente ficam la as marcas e as amoldadelas, mas nao fica partido, como acontece a muitos. Os chassis dos Mac sao muito resistentes.

Voltar
Superior