Tópico da Apple

Está-se a fazer uma tempestade num copo de água! A mim nunca me tinha ocorrido enrolar o cabo daquela maneira. Mas fui experimentar e sinceramente não me parece que o cabo fique assim tanto em stress. Acho que vou começar a enrolá-lo assim mesmo.

Não é difícil "traçar" esse cabo, por mais folga que deixes quando enrolas.

E ao contrário dos computadores da marca, nunca achei aquele cabo lá muito resistente. Faz-me lembrar os phones dos iDevices...

Muita gente enrola aquilo, porque as patilhas são práticas. Mas ao mesmo tempo são um bom instrumento de obsolescência programada, e ao contrário da concorrência em que consegues arranjar um bom carregador 3rd party por 40-50 euros, nos macs não há alternativas para o Magsafe e pagas 79€.

Não é difícil "traçar" esse cabo, por mais folga que deixes quando enrolas.

E ao contrário dos computadores da marca, nunca achei aquele cabo lá muito resistente. Faz-me lembrar os phones dos iDevices...

Muita gente enrola aquilo, porque as patilhas são práticas. Mas ao mesmo tempo são um bom instrumento de obsolescência programada, e ao contrário da concorrência em que consegues arranjar um bom carregador 3rd party por 40-50 euros, nos macs não há alternativas para o Magsafe e pagas 79€.

Mas o problema não é com a parte do magsafe, segundo se diz. O problema coloca-se com a parte do cabo que liga à tomada, certo? Se assim for, arranjam-se cabos "do chinês" com facilidade. Aliás, nem precisam ter a configuração própria do alimentador. Há muitos cabos genéricos que funcionam perfeitamente naqueles contactos.

Já vou mandar o meu 2º carregador para o galheiro por rebentar no megasafe. Já tive as 2 versões dos megasafe e foram as duas ao ar. Vou ver se começo a enrolar assim, mas nunca tive muito o hábito de enrolar os cabos por não precisar.

Ao pessoal mais experiente em Apple, aquela aplicação dos 12 dias de presentes de natal mesmo da Apple vale a pena? Aquilo vai de 26 de Dezembro a 6 de Janeiro, costumam oferecer coisas de interesse?

Só vale a pena se fores distraido.

A app não oferece nada. A app avisa que a app X ou Y está gratuita como parte da oferta. Mas ao estar gratuita na app store, está para todos com ou sem app dos 12 dias.
E a maior parte das vezes já está gratuita 1 ou 2 dias antes. Basta ir vendo o TOP e vais ter lá quase de certeza as app's "oferta".
Depois por norma dão 2 ou 3 músicas, ou video clips. Nada de especial.

Até já tinha pensado se a 1ª oferta não é o Novo jogo dos angry Birds Karts... Mas já saiu há demasiado tempo.

Só vale a pena se fores distraido.

A app não oferece nada. A app avisa que a app X ou Y está gratuita como parte da oferta. Mas ao estar gratuita na app store, está para todos com ou sem app dos 12 dias.
E a maior parte das vezes já está gratuita 1 ou 2 dias antes. Basta ir vendo o TOP e vais ter lá quase de certeza as app's "oferta".
Depois por norma dão 2 ou 3 músicas, ou video clips. Nada de especial.

Até já tinha pensado se a 1ª oferta não é o Novo jogo dos angry Birds Karts... Mas já saiu há demasiado tempo.

A cavalo dado...[;)]

O suporte a Quad Full HD surgiu com a revisão 1.4, no entanto limitada a 30Hz.

Exacto, serve para ligares a uma televisão QFHD, pois o frame rate é 30 ou 24 Hz (PAL ou NTSC, ou ao contrário, já não me lembro), mas para ligares a um monitor externo, não serve. Para QFHD a 60 Hz, é preciso HDMI 2.0.

Tenho um Dell de 27" que faz 2560x1440, mas tem de ser por DisplayPort ou DL-DVI, por HDMI nem isso faz, o máximo penso que será 1920x1080.

Por isso portátil que compre, obrigatoriamente, tem de ter DP, e de momento, toda a gama Macbook tem.
Portáteis windows com porta DP também há, mas lá está são sempre de gama superior e de preços comparáveis ao macbook.

Sim, porque o portátil não são só as especificações da gráfica e do CPU; vejam lá os preços dos poucos laptops "retina" com windows, e digam se fazem assim tanta diferença dos MBP... a mesma coisa para os ultrabooks e Airs...

Onde a Apple simplesmente não tem oferta é precisamente nos laptops de 600€, nem me parece que vão ter.

Exacto, serve para ligares a uma televisão QFHD, pois o frame rate é 30 ou 24 Hz (PAL ou NTSC, ou ao contrário, já não me lembro), mas para ligares a um monitor externo, não serve. Para QFHD a 60 Hz, é preciso HDMI 2.0.

Tenho um Dell de 27" que faz 2560x1440, mas tem de ser por DisplayPort ou DL-DVI, por HDMI nem isso faz, o máximo penso que será 1920x1080.

Por isso portátil que compre, obrigatoriamente, tem de ter DP, e de momento, toda a gama Macbook tem.
Portáteis windows com porta DP também há, mas lá está são sempre de gama superior e de preços comparáveis ao macbook.

Sim, porque o portátil não são só as especificações da gráfica e do CPU; vejam lá os preços dos poucos laptops "retina" com windows, e digam se fazem assim tanta diferença dos MBP... a mesma coisa para os ultrabooks e Airs...

Onde a Apple simplesmente não tem oferta é precisamente nos laptops de 600€, nem me parece que vão ter.

Não percebi os preços comparáveis... se comprasse portátil agora iria comprar a mesma linha do que tenho e gostei bastante... portanto seria:

17,3" Full HD (Non Glare), Intel i7 4700HQ, 16GB, 256GB SSD + 750GB 7200Rpm, nVidia GTX 770M 3G VRAM por 1774€ (na altura comprei de 15'' foram 1550€)

Existe um mac que me dê a mesma performance por um preço comparável?

PS: É uma pergunta um bocado hipotética, na realidade acabei por comprar uma ps4 e desisti de andar a fazer upgrade ao hardware de casa, no entanto na altura nunca achei um mac com performance a jogar semelhante por este preço.

Last edited:
Não percebi os preços comparáveis... se comprasse portátil agora iria comprar a mesma linha do que tenho e gostei bastante... portanto seria:

17,3" Full HD (Non Glare), Intel i7 4700HQ, 16GB, 256GB SSD + 750GB 7200Rpm, nVidia GTX 770M 3G VRAM por 1774€ (na altura comprei de 15'' foram 1550€)

Arranja um que faça 2880x1800 (retina) em lugar de 1920x1080 (FHD), que pese o
mesmo (2kg), e cuja bateria aguente 8 horas, e depois compara o preço.

E um que dê para instalar o OSX já agora :) porque ter essa maquina toda com Windows ... [:vm)]

Eu não me importo com o contrário, e tenho vários colegas que já o fizeram... andar a carregar vm's com o windows todos os dias windows acaba por fartar... e há alturas em que é mesmo necessário usar windows a nível profissional (a maioria até).

A mim dá-me hardware apple bom e barato que eu meto lá o windows, mas isto cada um sabe de si [:D]

Mas lá em cima estava-me a referir a um pc para jogar, e nesse aspecto o mac os não tem muito a dizer. Eu para trabalhar nem preciso de muito hardware, tenho um dell i7 com 8 gigas (custou menos de 1000€ sem iva) e chega e sobra para o que preciso.

PS: É uma pergunta um bocado hipotética, na realidade acabei por comprar uma ps4 e desisti de andar a fazer upgrade ao hardware de casa, no entanto na altura nunca achei um mac com performance a jogar semelhante por este preço.

O Nuno156 já respondeu, mas enquanto se continuar a comparar portáteis windows e Macbooks pelos pentiuns XPTO III a 4 cagahertz, mais Nvidias ultraforces special edition 120ºc, não saímos da cepa torta.

Depois à volta tens LCD's medianos, teclados fatelas, touchpads erráticos, chassis em plástico, falta de ligações avançadas de vídeo, temperaturas elevadas, ventoinhas barulhentas, baterias com 2,5h de duração, etc, etc.

E a experiência final é bastante menos compensadora do que num Macbook, mesmo que menos rápido nos 3DMarks.

Aliás, é curioso que num site qualquer de Windows, há uns tempos atrás, elegeram como melhor laptop para windows um... macbook pro... [:D]

É que se estamos a falar de concorrentes da gama dos Macbooks, aparecem coisas assim:

Asus Zenbook U500VZ-CM055P, Computador Portátil. Comprar na Fnac.pt

Porque é que será que este não custa 1000€?

Mas o problema não é com a parte do magsafe, segundo se diz. O problema coloca-se com a parte do cabo que liga à tomada, certo? Se assim for, arranjam-se cabos "do chinês" com facilidade. Aliás, nem precisam ter a configuração própria do alimentador. Há muitos cabos genéricos que funcionam perfeitamente naqueles contactos.
Não, é mais sobre o cabo "carregador->magsafe".
O da tomada de parede é resistente e troca-se bem.
Podes enrolar como está na segunda imagem do link, e até o vídeo deste artigo refere isso: Learn to Properly Coil Your MacBook's Power Cord

Mas mesmo assim o cabo "memoriza" aquela forma e começa a traçar-se na mesma ao fim de uns anos.

Eu tive que deixar de fazer isso no meu portátil ao fim de alguns meses. Vai a caminho dos 5 anos e ainda com o carregador de origem.

1800€ para jogar?!
SONY PS4 400€.

Ou uma torre decente só com os mil euros desse portátil..

O Nuno156 já respondeu, mas enquanto se continuar a comparar portáteis windows e Macbooks pelos pentiuns XPTO III a 4 cagahertz, mais Nvidias ultraforces special edition 120ºc, não saímos da cepa torta.

Depois à volta tens LCD's medianos, teclados fatelas, touchpads erráticos, chassis em plástico, falta de ligações avançadas de vídeo, temperaturas elevadas, ventoinhas barulhentas, baterias com 2,5h de duração, etc, etc.

E a experiência final é bastante menos compensadora do que num Macbook, mesmo que menos rápido nos 3DMarks.

Aliás, é curioso que num site qualquer de Windows, há uns tempos atrás, elegeram como melhor laptop para windows um... macbook pro... [:D]

É que se estamos a falar de concorrentes da gama dos Macbooks, aparecem coisas assim:

Asus Zenbook U500VZ-CM055P, Computador Portátil. Comprar na Fnac.pt

Porque é que será que este não custa 1000€?

Pela tua resposta deduzo que não encontraste concorrente. Nem eu esperaria, aquelas specs são de um portátil para gaming algo que a apple não tem (e provavelmente não quer ter).

Apenas usei o exemplo para te mostrar que o preço não é uma vantagem de um mac...

Não gastei muito tempo na tua comparação, mas isso é um high end ultrabook, ou seja, é concorrente de um air (air é ultrabook , mbp é laptop) mas tendo em conta que os air nem são touch nem existem em 15'' e não conseguem ter uma gráfica decente nem percebo bem a tua comparação. Ou querias só mostrar que um portátil sem ser apple pode ser caro?

Pela tua resposta deduzo que não encontraste concorrente. Nem eu esperaria, aquelas specs são de um portátil para gaming algo que a apple não tem (e provavelmente não quer ter).

Apenas usei o exemplo para te mostrar que o preço não é uma vantagem de um mac...

Não gastei muito tempo na tua comparação, mas isso é um high end ultrabook, ou seja, é concorrente de um air (air é ultrabook , mbp é laptop) mas tendo em conta que os air nem são touch nem existem em 15'' e não conseguem ter uma gráfica decente nem percebo bem a tua comparação. Ou querias só mostrar que um portátil sem ser apple pode ser caro?

Um Ultrabook com 2,16 kg?

Um Ultrabook com 2,16 kg?

Tens Zenbooks na fnac a pesarem 1,3 kg (13.3'') depende da configuração do ecrã e tamanho etc...

Desde que vi o primeiro que os considerei ultrabooks e concorrentes do air, pode ser que com o tempo a asus tenha criado outro tipo de oferta.

PS: Fui ver ao site da asus e pelo menos eles chamam-lhe ultrabook [:D]

Last edited:

Não encontrei nenhum concorrente, porque não há nada parecido com um "gaming laptop" na gama da apple. Para quem compra um portátil para jogos, acho muito bem que não compre um mac... mas lá está, para isso é pegar no processador e gráficas mais rápidas, enfiar num chassis de plástico, até convém que o LCD seja TN e não IPS por causa do tempo de resposta, e depois se faz barulho, aquece ou se não tem autonomia, interessa pouco, pois o barulho dos tiros abafa as ventoinhas e é para ser usado ligado à corrente. [;)]

Agora, há quem compre e tenha necessidade de um laptop sem ser para jogar FPS, pasme-se. [;)] E é nesses que, na minha opinião, um MBP não tem concorrentes à altura.

O exemplo que postei não é nada um ultrabook. É uma "cópia" de um Macbook pro retina da geração anterior (sem o retina ainda por cima, mas com o mesmo CPU e gráfica, por sinal), mas com recurso a materiais nobres, espessura, reduzida, SSD 512 Gb, fino e leve, com dimensões e peso semelhantes ao MBP.

Curiosamente não conseguiram fazê-lo muito mais barato... e nem displayport tem...

Tens Zenbooks na fnac a pesarem 1,3 kg (13.3'') depende da configuração do ecrã e tamanho etc...

Desde que vi o primeiro que os considerei ultrabooks e concorrentes do air, pode ser que com o tempo a asus tenha criado outro tipo de oferta.

PS: Fui ver ao site da asus e pelo menos eles chamam-lhe ultrabook [:D]

Sim, o Zenbook de 13" será mais concorrente do air. E quanto custa, comparado com o air? [;)]

Compreendo onde queres chegar, no entanto é mais uma questão de terminologia do que outra coisa. Considerando um portátil de 15" como ultrabook, então um MBP retina também será, já que não tem drive óptica, usa armazenamento SSD, é mais fino que os clássicos...

Onde eu quero chegar é que quando se sobe a fasquia da qualidade do chassis, e não apenas das specs do CPU/gráfica/RAM, os portáteis não-apple disparam quase para o mesmo preço.

Agora se isso é importante ou não, depende mais do comprador do que outra coisa...

O exemplo que postei não é nada um ultrabook. É uma "cópia" de um Macbook pro retina da geração anterior (sem o retina ainda por cima, mas com o mesmo CPU e gráfica, por sinal), mas com recurso a materiais nobres, espessura, reduzida, SSD 512 Gb, fino e leve, com dimensões e peso semelhantes ao MBP.

Curiosamente não conseguiram fazê-lo muito mais barato... e nem displayport tem...

Tens aqui o link da asus:

https://www.asus.com/Notebooks_Ultrabooks/ASUS_ZENBOOK_Touch_U500VZ/

Aparentemente achas que o que lá está escrito é tudo mentira e aquilo é uma cópia, tudo bem, eu não sou pago para defender a Asus, nem sequer conhecia esse modelo.

Back