Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Qual é a tua utilização normal?
Duvido que para a utilização que tu tens um i5 não seja mais do que suficiente. É o que eu tenho, chega e sobra. E há-de continuar a sobrar durante muito tempo.
Como já te foi dito, investe em mais 8GB de RAM.
Principalmente a nível comum : pdfs, words e afins, net, música, programas de edição de ficheiros, etc. Ou seja, não são coisas muito pesadas. Não costumo ver filmes no PC nem jogar.
Principalmente o que eu pretendo é algo que me permita ter a liberdade para passar de um aparelho para outro, e ter lá toda a informação disponível no momento já que eu tanto trabalho com ficheiros mp3, para depois a seguir trabalhar com pdfs, word, etc.
Mas também não queria comprar algo que passado um ou dois anos se começasse a arrastar, só porque não quis gastar mais 200€. Essa é a minha dúvida. Um Mac Air i7 com 8 gb de ram e uma superdrive usb por 1280€ é um bom negócio para manter nos próximos anos?
Aos experts na matéria: Quanto valerá +- um Iphone 5 usado em bom estado
Obrigado
Desenvolve...
O que consideras "liberdade para passar de um aparelho para outro"?
O que consideras "ter lá toda a informação disponível no momento"?
O que consideras "word"?
Vais comprar o MS Word para Mac? Ou vais pagar pela versão da Internet (365)?
Uma das razões pelas quais comprei o Mac (e antes disso mudei para Linux), foi
precisamente para evitar tudo o que é Microsoft. Tenho trabalhado há bastante tempo
sem usar rigorosamente nada da Microsoft. Sim, é possível.
No OS X tens o iWork, que é à borla.
No Linux, no OS X, e até no Windows, tens também o LibreOffice, que também é à borla.
OpenOffice idem.
E na Internet tens o Google Docs/Drive, que também é à borla.
Apple - Creativity and Productivity Apps
Home | LibreOffice - Free Office Suite - Fun Project - Fantastic People
https://www.openoffice.org/
https://drive.google.com/
Tentando explicar: digamos que "a minha praia" será o icloud, airdrop e instashare. Como de manhã trabalho com o tablet e à tarde com o pc, o que eu quero é poder mudar de dispositivos e não necessitar de andar com cabos, pens, e "remendos" vários para passar de um dispositivo para outro. A melhor definição do q quero é estar a escrever qualquer coisa no pc e sem me preocupar mais, acabá-lo no tablet. Ou tirar uma fotografia e ela ficar automaticamente disponível em todos os meus dispositivos.
Neste momento tenho um tablet e telemóvel android e um pc windows. O outro dia para passar um mero mp3 do tablet para o pc estive quase 30 minutos. Obviamente q poderia tê-lo feito muito mais rapidamente, mas experimentei tudo até me dar por vencido (ou seja, recorrer à bela da pen).
Explico: o 8.1 é conhecido pelos vários problemas a nível de bluetooth e de conexão com outros aparelhos. Ou seja, no meu caso, em questões de bluetooth a coisa funciona assim: o tablet envia ficheiros para o telemóvel, mas o telemóvel, por algum motivo não estava a enviar nem para o pc nem para o tablet; o telemóvel recebe do pc e do tablet; e o pc envia para o tablet e para o telemóvel, mas não recebe de nenhum. Confuso? Pois é!!! [] Experimentei todas as hipóteses, mas aquilo não estava mesmo a dar. Depois de me dar por vencido vou buscar o cabo otg, ligo ao tablet, e ponho lá a pen. A pen estava lixada, teve de ser formatada, e perdi algumas coisas q tinha lá, felizmente nada de importante. Para mim foi a gota de água. Eu sou um tipo muito paciente, mas com a idade há coisas com as quais vamos ganhando paciência enquanto com outras vamos perdendo. E eu em relação à tecnologia preciso de coisas efectivas, que me simplifiquem a vida, e não o contrário. Quero tudo num só para poder pôr e dispôr no momento e não ter de andar com remendos para poder aceder a ficheiros ou enviá-los rapidamente para outros aparelhos.
Em relação ao software não faço questão q não seja windows, mas também se não for não me importo. Trabalho muito com words, excel, etc, porque sempre tive windows, e preciso muitas vezes de enviar esses formatos a colegas, mas faço-o por uma questão de compatibilidade e não porque faça questão. Também trabalho com o drive e outras alternativas do google, principalmente no tablet, visto ter android. Lá está, havendo alternativas é sempre bom; pior seria não existirem. []
Specs é importante, e também fazem diferença num MacBook (claro!), mas esquece a experiência que tens com Windows (e também com android) em que o que interessa é dizer "tenho um i7", tenho um quad core (vale para portáteis, tablets ou smartphones). Esquece isso, a sério. Abstrai-te disso, e olha que eu também já pensei como tu...
Para a utilização que falas um i5 vai correr bem, a RAM sim vale a pena os 8GB (tenho 2*2 e daqui a um mês quando tiver mais tempo vou tratar de meter 2*4 e um SSD de 120/128GB para somar ao HDD de 500GB).
Ah, e esquece a "cena" do "daqui a uns tempos vai-se arrastar". Isso é mais consequência de portáteis que foram mal elaborados * (que começam a aquecer e que, consequentemente, começam a ficar lentos) que outra coisa, e esquece isso com um MB. Os MB foram feitos para durar (dentro do possível para um portátil claro)
*e também era consequência do factor Windows, embora isso tenha melhorado nos últimos W7 e W8.
Conheço pessoas que compram MB e que mesmo passados alguns anos os usam sem problemas e a lentidão vem bem mais tarde que num típico portátil de outra marca com Windows. Ou seja, a lentidão também aparece, mas só n versões do OS X depois...
Para o que queres (não dando muita importância ao ecrã, e dando mais importância a preço e portabildiade) o Air 13" (11" deve ser muito pequeno diria...) é a opção.
O ideal é não precisares de muito espaço no disco local porque a versão de 256GB é considervalmente mais cara que a de 128GB. Por outro lado os 128GB parecem-me curtos, mas isso é algo pessoal e só tu sabes quando espaço precisas.
Vê bem o site da apple.com.pt, está lá tudo.
PS: Os valores que falei lá atrás com as promos incluiam (além do desconto direto) o desconto em cartão da FNAC (mais 5%), que não é a mesma coisa eu sei, daí o reparo.
Sim, realmente a questão do ecrã não é para mim muito importante, visto q em princípio poucas vezes irei por exemplo ver filmes ou jogar. Tenho consciência por exemplo q o Retina é outra loiça, mas pessoalmente prefiro investir em specs do q num ecrã de definição superior. É mesmo uma questão pessoal. []
Outra coisa q também não preciso é uma grande capacidade de armazenamento. Neste momento tenho um pc com cerca de 90 gb ocupados, e desses 90 gb se calhar metade é com música. Ou seja, não é algo indispensável, simplesmente fui enchendo.
Em relação à Fnac, posso estar a dizer uma asneira, mas creio q nunca venderão mais barato do q directamente a loja da Apple, além de q na loja da Apple os aparelhos são personalizáveis. Sei q algumas vezes a Fnac tem uns dias de descontos de arromba e que ainda te põem 5% no cartão, mas atenção q creio q isso é publicidade enganosa ou pelo menos pouco "honesta": eu o ano passado comprei lá um Vaio que me ficou a 520€ naqueles fins de semana de loucura, mas depois disseram-me q em produtos q estavam com esses descontos brutais os 5% não são postos no cartão. É uma questão das pessoas se informarem primeiro. Seja como for, directamente na loja Apple posso beneficiar de um desconto educação, o q prefiro em relação aos 5% da Fnac, visto ser um desconto directo. []
Sim, realmente a questão do ecrã não é para mim muito importante, visto q em princípio poucas vezes irei por exemplo ver filmes ou jogar. Tenho consciência por exemplo q o Retina é outra loiça, mas pessoalmente prefiro investir em specs do q num ecrã de definição superior. É mesmo uma questão pessoal. []
Outra coisa q também não preciso é uma grande capacidade de armazenamento. Neste momento tenho um pc com cerca de 90 gb ocupados, e desses 90 gb se calhar metade é com música. Ou seja, não é algo indispensável, simplesmente fui enchendo.
Em relação à Fnac, posso estar a dizer uma asneira, mas creio q nunca venderão mais barato do q directamente a loja da Apple, além de q na loja da Apple os aparelhos são personalizáveis. Sei q algumas vezes a Fnac tem uns dias de descontos de arromba e que ainda te põem 5% no cartão, mas atenção q creio q isso é publicidade enganosa ou pelo menos pouco "honesta": eu o ano passado comprei lá um Vaio que me ficou a 520€ naqueles fins de semana de loucura, mas depois disseram-me q em produtos q estavam com esses descontos brutais os 5% não são postos no cartão. É uma questão das pessoas se informarem primeiro. Seja como for, directamente na loja Apple posso beneficiar de um desconto educação, o q prefiro em relação aos 5% da Fnac, visto ser um desconto directo. []
Ora aí está a razão pela qual larguei a Microsoft depois dos 40: perdi a paciência.
Sensação depois de ter comprado o Mac: Perdi 45 anos da minha vida!
Já não tenho paciência para trabalhar para o computador, agora quero um
computador que trabalhe para mim, e o Mac é perfeito nisso.
Antes de usar: abro a tampa.
Depois de usar: fecho a tampa.
Simples mais simples não há.
A questão que o ruymoreira coloca é pertinente.
Sou um grande adepto das soluções integradas. Por isso tenho tudo Apple. Funciona tudo muito "seamless". E isso também faz com que dificilmente deixe o ecossistema.
No caso que o cjr expõe, nao sei até que ponto usar um Mac e manter o resto em Android evitará o mesmo tipo de problemas na transmissão de ficheiros via Bluetooth. Provavelmente se usasse um portátil com XP ou 7, o problema nem existiria.
Uso um Macbook Air há quase 2 anos e antes disso usei um Macbook Pro durante 3 anos e durante todo este período, sempre usei Android. Sem problemas!
Nuno156: acho que é um bocado "wishfull thinking" achar que nos Mac tudo sempre funcionou bem desde o inicio. Nunca lidei com muitos clientes com Mac, mas do pouco que fui conhecendo, as coisas nem sempre corriam pelo melhor, com a desvantagem de haver um leque reduzido de gente a saber realmente mexer naquilo.
No caso que o cjr expõe, nao sei até que ponto usar um Mac e manter o resto em Android evitará o mesmo tipo de problemas na transmissão de ficheiros via Bluetooth. Provavelmente se usasse um portátil com XP ou 7, o problema nem existiria.
Neste momento tenho um tablet e telemóvel android e um pc windows. O outro dia para passar um mero mp3 do tablet para o pc estive quase 30 minutos. Obviamente q poderia tê-lo feito muito mais rapidamente, mas experimentei tudo até me dar por vencido (ou seja, recorrer à bela da pen).