Tópico da Apple

Qual era o tamanho do ficheiro? Para enviar ficheiros pequenos, até 25Gb, o mais rápido é enviar por email para ti próprio [:D] (assumindo que tens Gmail)

Para coisas maiores, fazes update para Google drive, e descarregas do outro dispositivo (ou dropbox, ou outra porra qualquer, de preferência gratuita). [:D]

Acho que a última vez que transferi alguma coisa por bluetooth foi há muitos anos... tantos que nem me lembro de o ter feito alguma vez, acho que é das soluções mais complicadas que pode haver. Dente azul para mim é só para ligar o telemóvel ao carro, e por música a tocar nas colunas em casa...

O ficheiro não era grande, tinha cerca de 3 MB. Essas soluções também as utilizo. ;) O problema é que não tinha net no momento... ou melhor, só tinha no tablet e não no pc, por isso acabei por ficar na mesma. :)

A questão que o ruymoreira coloca é pertinente.

Sou um grande adepto das soluções integradas. Por isso tenho tudo Apple. Funciona tudo muito "seamless". E isso também faz com que dificilmente deixe o ecossistema.

Eu sou adepto da interoperabilidade.
Curiosamente, muitas vezes o Linux e o OS X funcionam melhor com coisas
da Microsoft, do que as próprias coisas da Microsoft.

Lembro-me de ter Windows XP num portátil de 3000€ onde instalei,
posteriormente, o OFFICE 2003. Certo dia recebo por e-mail um DOCX
(Office 2007). Tentei abrir o ficheiro com o Word, e deu-me uma mensagem
de erro a dizer que não conseguia abrir aquele tipo de ficheiro, sugerindo
descarregar um VIEWER (da própria Microsoft) para que fosse possível abrir
o ficheiro (apenas para ver, sem poder alterar). Disse que sim. Lá descarregou
e instalou o software. Resultado? Lixo!!! Não se conseguia ver nada, muito
menos imprimir (que era o objectivo).
Disse para comigo: espera aí que já te digo.
Liguei o Linux. Abri o ficheiro no OpenOffice. IMPECÁVEL (únicas diferenças
eram as fontes que eu não tinha).

Desde esse dia deixei de usar Microsoft. Quando coisas Open Source trabalham
com coisas da Microsoft melhor que outras coisas da própria Microsoft, dá que
pensar...

Eu sou adepto da interoperabilidade.
Curiosamente, muitas vezes o Linux e o OS X funcionam melhor com coisas
da Microsoft, do que as próprias coisas da Microsoft.

Lembro-me de ter Windows XP num portátil de 3000€ onde instalei,
posteriormente, o OFFICE 2003. Certo dia recebo por e-mail um DOCX
(Office 2007). Tentei abrir o ficheiro com o Word, e deu-me uma mensagem
de erro a dizer que não conseguia abrir aquele tipo de ficheiro, sugerindo
descarregar um VIEWER (da própria Microsoft) para que fosse possível abrir
o ficheiro (apenas para ver, sem poder alterar). Disse que sim. Lá descarregou
e instalou o software. Resultado? Lixo!!! Não se conseguia ver nada, muito
menos imprimir (que era o objectivo).
Disse para comigo: espera aí que já te digo.
Liguei o Linux. Abri o ficheiro no OpenOffice. IMPECÁVEL (únicas diferenças
eram as fontes que eu não tinha).

Desde esse dia deixei de usar Microsoft. Quando coisas Open Source trabalham
com coisas da Microsoft melhor que outras coisas da própria Microsoft, dá que
pensar...

Se tivesses de usar Excel (talvez o melhor produto MSFT) em Mac, falavas de modo diferente! [8b][8b]

É a minha verdadeira dor de cabeça com o Mac... Excel em Mac, sempre foi um cancro, sempre será...

Se tivesses de usar Excel (talvez o melhor produto MSFT) em Mac, falavas de modo diferente! [8b][8b]
É a minha verdadeira dor de cabeça com o Mac... Excel em Mac, sempre foi um cancro, sempre será...

Ocasionalmente uso o Numbers.
Mas raramente, sejam folhas de cálculo, sejam documentos de texto, partilho documentos editáveis.
Sempre que é para partilhar o que quer que seja, uso PDF.
Se o trabalho for de edição conjunta, uso Google Drive/Docs.

Não gosto de misturas.
Se o trabalho é meu, faço-o como me dá maior produtividade.
Se querem a minha ajuda... não me obriguem a usar coisas nas quais não confio.

Ocasionalmente uso o Numbers.
Mas raramente, sejam folhas de cálculo, sejam documentos de texto, partilho documentos editáveis.
Sempre que é para partilhar o que quer que seja, uso PDF.
Se o trabalho for de edição conjunta, uso Google Drive/Docs.

Não gosto de misturas.
Se o trabalho é meu, faço-o como me dá maior produtividade.
Se querem a minha ajuda... não me obriguem a usar coisas nas quais não confio.

És um verdadeiro team player... [:)][:)][:)]

Mas pela forma como falas, percebe-se perfeitamente que reporting não é a tua praia... ganda lol... usar pdf para folhas de cálculo...

És um verdadeiro team player... [:)][:)][:)]

Mas pela forma como falas, percebe-se perfeitamente que reporting não é a tua praia... ganda lol... usar pdf para folhas de cálculo...

Eu defino o meu ambiente de trabalho... e dos outros.
Se quiseres voltar para Portugal, posso oferecer-te trabalho, e garanto-te que ficas
livre do Excel.

Quanto a reporting...
Faço as coisas como deve ser, e não com ferramentas inapropriadas.
Folhas de cálculo são para, imagine-se, fazer cálculos. Não para os apresentar,
muito menos reportar.

Ainda hoje apresentei um relatório e, imagine-se, os project owners disseram:
- Excelente trabalho!
- Já uma vez lhe disse que aprecio bastante o seu trabalho; este mail é apenas
para lhe reiterar a mesma opinião, reforçada agora. Obrigado pela sua auto disciplina,
lucidez, empenho e profissionalismo.

Provavelmente teriam ficado ainda mais satisfeitos se eu lhes tivesse apresentado
uma folha de cálculo em EXCEL, em lugar de um documento em PDF. Tenho de
experimentar essa para a próxima...

[:)] [:)] [:)] [:)]

Isto são muitos anos a virar frangos, sabes?

Eu defino o meu ambiente de trabalho... e dos outros.
Se quiseres voltar para Portugal, posso oferecer-te trabalho, e garanto-te que ficas
livre do Excel.

.... medo...

Eu gosto muito do Excel, aliás adoro Excel! O problema não é o Excel, é o Excel em Mac... (neste caso o problema é o Mac).

Estou neste momento a trabalhar num folha de cálculo (atenção, eu nem sequer sou analista!!!), deixa-me converter isto para pdf... hmmm... já está... são só 1927 páginas.... apr:)apr:)apr:) Agora vou imprimir isto tudo, e levar à equipa financeira do empresa, eles depois voltam a introduzir tudo à mão, e talvez no próximo século os targets para Q3 estejam definidos... porque eu recuso-me a entregar ficheiros editáveis... essa é genial!

Se calhar esses anos todos a virar frangos ainda te dão-te equivalência a churrasqueiro! [:D] Pensa lá em abrir uma churrascaria no Algarve! Com esses elogios todos, não te vão faltar clientes!

E já agora, eu uso Google Docs (sheets) todos os dias, sem excepção, é genial... só que ainda não faz muita coisa que o Excel faz.

Mas acho que isso é via iCloud.
Ou seja, tens de ter rede (Internet) em todos os dispositivos.
Não foram ficheiros transferidos via Bluetooth.

Se assim for, também podes conseguir esse resultado sem um Mac, basta passar
a usar o Google Drive/Docs.

De qualquer modo, acho que ficas muito mais bem-servido com esse MacBook
Air do que com um sistema Windows.

Esta porcaria melhora mesmo a produtividade de um gajo. Fiquei fã disto.
Embora continue a ter máquinas virtuais em Linux para as coisas mais técnicas.
Mas como passo mais tempo (muito mais tempo) em OS X do que em Linux,
acabo por usufruir bastante do investimento. Tanto que até já comprei dois
teclados da Apple, um para o escritório de casa, e outro para o da empresa.
Já tinha dois carregadores (um comprei logo junto com o Mac, para além do
que já vinha), e dois conjuntos de adaptadores.

É verdade, tenho de ver se experimento o drive DVD externo via USB...
Qualquer dia está fora da garantia ainda dentro da caixa...
[:)]

.... medo...

Eu gosto muito do Excel, aliás adoro Excel! O problema não é o Excel, é o Excel em Mac... (neste caso o problema é o Mac).

Estou neste momento a trabalhar num folha de cálculo (atenção, eu nem sequer sou analista!!!), deixa-me converter isto para pdf... hmmm... já está... são só 1927 páginas.... apr:)apr:)apr:) Agora vou imprimir isto tudo, e levar à equipa financeira do empresa, eles depois voltam a introduzir tudo à mão, e talvez no próximo século os targets para Q3 estejam definidos... porque eu recuso-me a entregar ficheiros editáveis... essa é genial!

Se calhar esses anos todos a virar frangos ainda te dão-te equivalência a churrasqueiro! [:D] Pensa lá em abrir uma churrascaria no Algarve! Com esses elogios todos, não te vão faltar clientes!

E já agora, eu uso Google Docs (sheets) todos os dias, sem excepção, é genial... só que ainda não faz muita coisa que o Excel faz.

[:)] [:)] [:)]

Chamas a isso reporting?
Eu chamo a isso trabalho muito mal feito.

Que empresa é essa onde as pessoas têm de introduzir milhares de números num ficheiro para depois
enviar à financeira?

É que estou a identificar uma excelente oportunidade de negócio para vender uma solução de jeito.

Não me digas que é uma software house... é que eu pensava que "em casa de ferreiro, espeto de pau"
só se aplicava em países lusófonos.

Business intelligence - Wikipedia, the free encyclopedia

PS:
Sim, pelo menos os Google Docs evitam o trabalho de enviar o ficheiro à financeira...
Sempre é um passo a menos.

Last edited:

Se assim for, também podes conseguir esse resultado sem um Mac, basta passar
a usar o Google Drive/Docs.

De qualquer modo, acho que ficas muito mais bem-servido com esse MacBook
Air do que com um sistema Windows.

Esta porcaria melhora mesmo a produtividade de um gajo. Fiquei fã disto.
Embora continue a ter máquinas virtuais em Linux para as coisas mais técnicas.
Mas como passo mais tempo (muito mais tempo) em OS X do que em Linux,
acabo por usufruir bastante do investimento. Tanto que até já comprei dois
teclados da Apple, um para o escritório de casa, e outro para o da empresa.
Já tinha dois carregadores (um comprei logo junto com o Mac, para além do
que já vinha), e dois conjuntos de adaptadores.

É verdade, tenho de ver se experimento o drive DVD externo via USB...
Qualquer dia está fora da garantia ainda dentro da caixa...

E se um dia o CD ou DVD te ficar preso na SuperDrive...

Vira-a ao contrário. E faz "eject".

(Pronto, esta foi de borla). :)

Chamas a isso reporting?

Que empresa é essa onde as pessoas têm de introduzir milhares de números num ficheiro para depois
enviar à financeira?

É que estou a identificar uma excelente oportunidade de negócio para vender uma solução de jeito.

Não me digas que é uma software house... é que eu pensava que "em casa de ferreiro, espeto de pau"

PS:
Sim, pelo menos os Google Docs evitam o trabalho de enviar o ficheiro à financeira...

Além de teres um super ego "castiço" também tens dificuldade em compreensão de textos simples. Talvez se não achasses que tens de ter sempre razão, mesmo quando já provaste que não fazes ideia do que estás a falar, pudesses ler com um pouquinho de mais atenção e interpretar, porque me parece bastante claro que estava a gozar com a tua ideia brutalmente genial, que é a de enviar ficheiros em excel como pdfs... NINGUÉM no seu perfeito juízo converte folhas de cálculo em pdfs... mesmo sendo tu o maior a virar frangos da tua aldeia, na minha equipa eras dispensado na hora.

Nuno, não sei se será sempre assim, creio q o conceito handoff funciona através de bluetooth, e permite q um aparelho "controle" o outro mediante proximidade física. Claro q para fazermos muitas coisas necessitamos da net, mas a Apple pensou nisso. [;)]

Por exemplo se estiveres no Mac a escrever um mail, se ligares o iphone ele diz-te q estás a escrever um mail no mac e pergunta-te se queres continuar esse mail no iphone. Mas não só. Acima de tudo o handoff creio q funciona com as mais variadas aplicações. Ou seja, no caso do mail és obrigado a usar rede, é certo, mas no caso de edição de documentos já não. Creio q podes estar a escrever um ficheiro no mac e acabá-lo num ipad, mesmo sem recurso a rede. Mas também não tenho a certeza disto visto q é algo q só poderemos ter a certeza quando o Yosemite e o ios8 estiverem em plenas funcionalidades.

E atenção, por enquanto, o conceito handoff traz o "básico" das aplicações Apple, mas num futuro próximo adivinham-se soluções third party potencialmente muito excitantes, a nível de jogos, multimédia, etc.

Depois o airdrop vai-se estender aos 2 sistemas, possibilitando a troca de ficheiros instantânea entre um mac e um phone, quando antes só permitia a troca entre por exemplo um iphone e um ipad. Neste caso sei que o wifi e o bluetooth têm de estar activados, mas creio q não necessitamos de estar ligados a uma rede "nossa", mas apenas ligar o wifi e o bluetooth. Alguém q tenha experiência nisso q comente.

Mas tudo isso (a hipotética necessidade de net) é contornada de uma forma muito simples: vai ser possível fazer um hotspot automático entre o iphone e mac, o q quer dizer q quando tudo isto falha, vou buscar net ao mac a partir do iphone... e tenho acesso ao icloud. [;)]

Basicamente... é perfeito.

Chamas a isso reporting?

Que empresa é essa
onde as pessoas têm de introduzir milhares de números num ficheiro para depois
enviar à financeira?

PS:

Sem dúvida dos melhores posts que li neste forum, vai ser difícil alguém voltar a produzir um post tão completo tanto na vertente das questões levantadas como nas respostas dadas.[:)]

O meu Air foi comprado ao preço de tabela, mas ainda incluíram, como oferta, um disco de 1TB e uma Epson Xp-205.
O meu Air, será, pelo que percebi, exactamente aquilo que queres: um i5 de 13", com 128GB de disco e 8 GB de RAM.

Se precisares de alguma impressão adicional, apita.

Já está comprado, precisamente igual ao teu. [;)]

Agora toca de esperar, a entrega está prevista para cerca de dia 20. A juntar ao Air vou trocar com a minha mulher o Ipad 2 dela pelo meu Android, e assim aquilo q eu queria, q era criar um ecossistema, está prestes a tornar-se realidade. E com as novas possibilidades do Yosemite e do ios 8, a coisa promete! [:cool:]

Back