Tópico da Apple

Até á uns meses atrás, por motivos profissionais andava com os dados sempre ligados. Como a minha situação profissional mudou e desprezo redes sociais, só ligo quando preciso.

Qual é a obriogatoriedade da relação entre dados e redes sociais?

Como já disse para mim o melhor do iphone são os imessage dezenas de amigos meus têm iphone e todas as mensagens que trocamos são via imessage. Para isso tenho de ter dados activos.
Depois uso o browser para pesquisar imensa informação, uso o Google Maps para ver o transito sempre que vou sair de carro, preciso de dados.
Uso o tempo para ver previsões para marcar planos de jantares e fins de semana. preciso de dados.
Uso imenso o acesso ao meu banco on-line... dados.
Acompanho os jogos de futebol em tempo directo... dados.

Etc etc etc.
Não vejo lógica nenhuma em desligar dados porque não se gosta de redes sociais... se não se gosta não se tem conta nem aplicação e os dados nada importam para isso.

Noutro caso, há dois dias fiquei apeado por causa de um amigo que n usa os dados... Estava num restaurante com wifi mandou-me um viber, eu respondi mas ele nunca recebeu porque já estava fora do wifi... Só viu quando chegou a casa. :sh)

Eu jogo no clube que desliga os dados, maioritariamente por causa da bateria.
Estava habituado ao G2, que parecia "aguentar tudo", e a capacidade do 5S e inferior, ainda que nao me deixe ficar mal.

No entanto, deixo aqui os meus pensamentos quanto a esta materia:
O que realmente "come" bateria nao e necessariamente andar com os dados ligados, mas sim andar em zonas de ma recepcao. Nao, nao descobri a polvora [:D]
Andei a passear por Londres no f-d-s e consegui que a bateria me durasse o dia inteiro em ambos os dias, mas rapidamente cheguei a conclusao que a melhor estrategia era colocar em modo voo quando entrava no metro, por praticamente nao ter sinal e ficar ali a procura da rede.

Ja o disse varias vezes, e reforco, acho que a rede movel aqui no UK pior que em PT. Claro que nas zonas centrais das grandes cidades nao falha, mas ja me aconteceu mais do que uma vez ficar sem acesso a rede em sitios mais congestionados (estadios, salas de espectaculos, etc). Ou seja, desconfio que em PT conseguia melhor rendimento das baterias do que aqui.
Mesmo no G2 tinha o 4G desligado, coisa que agora continua.

Em relacao as redes sociais, quando nao quero ser "incomodado", simplesmente meto em modo "nao incomodar". Tambem nao descobri a polvora aqui, e para isso mesmo que esse modo existe, ate tem o nome apropriado e tudo.
So desativo as notificacoes em chats de grupo do Whatsapp, porque ja sei como sao as mensagens em catadupa. Leio quando quero, normalmente nao se aprende nada [:D]
Apps do FB nao uso, recuso-me, como tambem ja referi repetidas vezes. O Safari serve muito bem.

O meu plano da-me 250Mb/semana e, ate ver, chega-me bem, mesmo em passeio.
Acho ate que consigo gerir melhor assim do que com 1Gb/mes.
So nao posso e usar muito Google Maps, convem tirar as informacoes necessarias em wi-fi e depois "aproveitar", nomeadamente no que toca a transportes publicos.
Gasta realmente muitos dados, mas e compreensivel.

Ja agora, para terminar, estou bastante satisfeito com o desempenho do Here Maps!

Porque não mexem antes na "actualização em segundo plano" das aplicações?

Só isso já poupa imensa bateria e dados. Podem até personalizar quais as aplicações que querem a actualizar em segundo plano.

Só isso já poupa imensa bateria e dados. Podem até personalizar quais as aplicações que querem a actualizar em segundo plano.

Tenho isso tudo personalizado, entre segundo plano e restricao de dados.
Podem escapar-me algumas coisas, mas tenho isso tao bem definido que outro dia fiquei espantado comigo mesmo quando tentei abrir o Instagram e me deu a mensagem "esta aplicacao nao pode usar dados moveis" [:p] [:D]

Acho que gradualmente vou passar a usar mais o modo voo do que propriamente desligar os dados.
O unico mal e a conexao wi-fi no sitio onde trabalho ser muito inconstante. Fica sempre a faltar entre wi-fi e dados, e nao posso usar modo de voo porque preciso de estar contactavel.

Uma coisa que me parece fazer pouca ou nenhuma diferenca e o modo poupanca bateria (baixa potencia).
E so de mim, ou e mesmo um "engana meninos"?

Última edição:
Tópico da Apple

(...)O meu plano da-me 250Mb/semana e, ate ver, chega-me bem, mesmo em passeio.
Acho ate que consigo gerir melhor assim do que com 1Gb/mes.
So nao posso e usar muito Google Maps, convem tirar as informacoes necessarias em wi-fi e depois "aproveitar", nomeadamente no que toca a transportes publicos.
Gasta realmente muitos dados, mas e compreensivel.

Ja agora, para terminar, estou bastante satisfeito com o desempenho do Here Maps!

Para quem não sabe gerir bem as coisas (um pouco aqueles que andam sempre no limite da conta bancária e estoiram tudo nos primeiros quinze dias do mês) 250 MB por semana pode ser melhor mas objetivamente 1 GB por mês é melhor porque imagina que há uma semana que tens maiores necessidades e gastas 500 MB, depois é gerir os outros 500 MB mas ao menos não ultrapassaste o plafond, portanto sem custos extra plano. Ao passo que numa semana de maiores necessidades te terias de restringir sempre a esses 250 MB.

Sim 250 MB semana dá mais ~50/60 MB que 1 GB mês, mas eu preferia sempre a primeira opção pela maior liberdade.

Isso por aí no UK é tudo à semana, até planos das operadoras...

Já agora quando pagas à semana?

Tenho isso tudo desligado.

Manias...

Tal como tenho App Store só via Wi-Fi (entre outras configurações), embora agora com mais dados tenha permitido App Store via dados ocasionalmente quando é realmente necessário.

Uma coisa que me parece fazer pouca ou nenhuma diferenca e o modo poupanca bateria (baixa potencia).
E so de mim, ou e mesmo um "engana meninos"?

Confirmo, por aqui no 6S o mesmo. Uso por vezes por descargo de consciência quando chega aos 20% pois ele avisa e deixa logo ativar a opção. Mas na prática não vejo resultados...

Concluo portanto que é efeito placebo e não está relacionado com o modelo do iPhone.

App do FB sem notificações mais vale utilizar via browser, é a maior vantagem de ter a app...

Eu como não ligo nada a notificações do FB e como a app é horrível (sobretudo isto), uso sempre em browser.

Nao gosto de notificações diz me zero... Nao me interessa saber se a pessoa a meteu uma foto ou se me identificarem... Vejo isso na aplicação.

Mas é pratico entrar na aplicaçao e ver o que quero... Por browser tenho preguiça...

Para quem não sabe gerir bem as coisas (um pouco aqueles que andam sempre no limite da conta bancária e estoiram tudo nos primeiros quinze dias do mês) 250 MB por semana pode ser melhor mas objetivamente 1 GB por mês é melhor porque imagina que há uma semana que tens maiores necessidades e gastas 500 MB, depois é gerir os outros 500 MB mas ao menos não ultrapassaste o plafond, portanto sem custos extra plano. Ao passo que numa semana de maiores necessidades te terias de restringir sempre a esses 250 MB.

Sim 250 MB semana dá mais ~50/60 MB que 1 GB mês, mas eu preferia sempre a primeira opção pela maior liberdade.

Isso por aí no UK é tudo à semana, até planos das operadoras...

Já agora quando pagas à semana?

Confirmo, por aqui no 6S o mesmo. Uso por vezes por descargo de consciência quando chega aos 20% pois ele avisa e deixa logo ativar a opção. Mas na prática não vejo resultados...

Concluo portanto que é efeito placebo e não está relacionado com o modelo do iPhone.

Pensei exactamente na analogia de gerir o dinheiro ao longo do mes, mas nesse aspecto nao tenho problemas de governacao [:D]
E sou pago ao mes, sim [;)] Todas as minhas outras despesas sao tambem mensais (renda e afins).

Quando digo que consigo gerir melhor os dados em periodos de 7 dias e porque tenho uma melhor ideia de quanto gasto efectivamente.
Claro que o que dizes faz sentido, mas assim tambem sei que espero menos ate ter o plafond renovado.

Pago 1£/semana, na EE UK [:blush:]
O meu tarifario, por base, tem 100Mb, 10 SMS e 10 minutos.
Ao longo do tempo fui acumulando bonus e agora vou com 250Mb, 10 SMS e 20 minutos.
Nunca tive necessidade de fazer reforcos e posso dizer que em muitas semanas nao gasto qualquer minuto ou SMS.
A internet substituiu muito essas necessidades, apesar de continuar a ter amigos sem smartphone ou sem planos de dados.

Em jeito de remate, tenho que concordar que e bem verdade que o iPhone e mais dependente de Internet para ser utilizado em pleno do que os Androids.
E isto nao e necessariamente mau, nada disso!

Não percebo essa do estar online e receber sempre notificações. Que raio de redes sociais usam voces?

Eu tenho facebook, mas tudo o que é notificações está desativado. Não me interessa em situação alguma receber notificações da treta.

Skype ultimamente ate tenho ligado, raramente me chateiam quando estou no telemovel, quando chateiam nao respondo. Alias é tipico entre o pessoal que usa na minha empresa. Até agora do ligava no telemovel o skype quando queria, caso contrario logout.

Facebook messenger idem... Não tenho por habito usalo... Mas agora ate esta ativo... Quando incomoda desligo as notificações.

Agora de resto... Viber imessage etc... Para mim é como ter telefone ativo ou não. Receber sms ou viber ou imessage para mim é igual não se trata de estar ou não online...

Quando me incomoda uso o nao incomodar (se estiver em reunião)

E-mails esta manual... Estou no pc o dia todo... Quando não estou abro a aplicação quando quero consultar... Não me convem receber em tempo real porque nao estou no pc nao estou a trabalhar.

Ou seja ter ou nao ter dados ligados para mim é igual nesse sentido do online... Não percebo.

Desligar dados por aplicação da praticamente o mesmo trabalho que desligar geral...

Já que cotaste o meu post vou-te responder:
Onde é que escrevi que não tinha dados sempre ligados para não receber notificações?
Eu escrevi que não quero estar online 24/7 e que nem por motivos profissionais neste momento tenho necessidade disso.

Quanto ao que o Silver disse, que ficou apeado por alguem não lhe responder ao Viber por ter ficado offline, com certeza que se fosse alguma coisa de verdadeiramente importante tenho a certeza que isso não ia acontecer, pois se o Silver tivessem mesmo necessidade de comunicar mandava um SMS tradicional ou ligava, pois hoje em dia quase todos os tarifários que têm dados móveis normalmente têm também chamadas e mensagens de borla, e o Viber até dá para ver se a pessoa leu ou não a mensagem e se está offline ou online.

Já que cotaste o meu post vou-te responder:
Onde é que escrevi que não tinha dados sempre ligados para não receber notificações?
Eu escrevi que não quero estar online 24/7 e que nem por motivos profissionais neste momento tenho necessidade disso.

Quanto ao que o Silver disse, que ficou apeado por alguem não lhe responder ao Viber por ter ficado offline, com certeza que se fosse alguma coisa de verdadeiramente importante tenho a certeza que isso não ia acontecer, pois se o Silver tivessem mesmo necessidade de comunicar mandava um SMS tradicional ou ligava, pois hoje em dia quase todos os tarifários que têm dados móveis normalmente têm também chamadas e mensagens de borla, e o Viber até dá para ver se a pessoa leu ou não a mensagem e se está offline ou online.

Sim claro que se fosse mesmo importante teria ligado.

Mas quem me contactou pelo Viber foi a pessoa que não tinha dados e que ficou logo inactiva, e eu não reparei que a mensagem não tinha sido lida...
Era algo que se podia ter evitado.

Sim claro que se fosse mesmo importante teria ligado.

Mas quem me contactou pelo Viber foi a pessoa que não tinha dados e que ficou logo inactiva, e eu não reparei que a mensagem não tinha sido lida...
Era algo que se podia ter evitado.
Chama-se a isso chutar a bola para o teu lado.. Ah e tal... ja me safei e ja mandei mensagem sem gastar...
Eu não acho de todo aceitável ser contactado por alguém via viber e ter que estar a ver se recebe ou não a mensagem para enviar via sms.
É quase o mesmo que alguém ter 2 números, enviar mensagem de 1.. depois sair de casa e deixar esse telemóvel em casa e quem quer enviar que adivinhe.
E uma nota importante.. o ficar lida ou não depende das configurações do utilizador, portanto poderias nem te safar por ai...

Quanto ao que o Silver disse, que ficou apeado por alguem não lhe responder ao Viber por ter ficado offline, com certeza que se fosse alguma coisa de verdadeiramente importante tenho a certeza que isso não ia acontecer, pois se o Silver tivessem mesmo necessidade de comunicar mandava.
Isso no limite faria sentido se não fosse ele ter recebido uma mensagem dessa mesma pessoa via viber.. Quando é uma resposta utilizo a mesma via que utilizaram para mim. Se me enviaram via Viber ou via Facebook Messenger é por essa via que respondo. Porque raio tenho que estar preocupado em adivinhar se a pessoa recebeu a resposta? Se me enviam SMS logico que não vou responder por viber... seria estupido mesmo que a pessoa estivesse no viber.

um SMS tradicional ou ligava, pois hoje em dia quase todos os tarifários que têm dados móveis normalmente têm também chamadas e mensagens de borla, e o Viber até dá para ver se a pessoa leu ou não a mensagem e se está offline ou online.
Quase todos? Olha que estamos longe disso... Eu tenho 2 GB de net e não tenho SMS gratis nem chamadas. alias tenho um pacote de minutos partilhado com sms apesar de folgado (Eles ate chamam ilimitado), conseguia usa-lo so com a minha utilização normal de imessage/viber ainda assim a PT empresas chama ilimitado....
De resto pessoas que conheço com SMS e chamadas gratis têm isso via M4O ou NOS QUATRO e está longe de ser a situação mais comum.
depois ha tarifários acessíveis com chamadas mensagens e net gratis, mas as mensagens so são para uma operadora.

Isso no limite faria sentido se não fosse ele ter recebido uma mensagem dessa mesma pessoa via viber.. Quando é uma resposta utilizo a mesma via que utilizaram para mim. Se me enviaram via Viber ou via Facebook Messenger é por essa via que respondo. Porque raio tenho que estar preocupado em adivinhar se a pessoa recebeu a resposta? Se me enviam SMS logico que não vou responder por viber... seria estupido mesmo que a pessoa estivesse no viber.

Quase todos? Olha que estamos longe disso... Eu tenho 2 GB de net e não tenho SMS gratis nem chamadas. alias tenho um pacote de minutos partilhado com sms apesar de folgado (Eles ate chamam ilimitado), conseguia usa-lo so com a minha utilização normal de imessage/viber ainda assim a PT empresas chama ilimitado....
De resto pessoas que conheço com SMS e chamadas gratis têm isso via M4O ou NOS QUATRO e está longe de ser a situação mais comum.
depois ha tarifários acessíveis com chamadas mensagens e net gratis, mas as mensagens so são para uma operadora.

Sim, eu aí concordo que não tem lógica mandar uma mensagem pelo Viber se sabia que depois não ia poder receber resposta pelo mesmo meio, eu não o faria.
Eu não tenho por hábito ter o Rei na barriga e extrapolar a minha experiência pessoal para o mundo real, mas por acaso do meu grupo de amigos devo ser praticamente o único que não tem chamadas e sms "ilimitados" para todas as redes, a maior parte deles quer de modo pessoal quer de telemóveis cedidos pelas empresas onde trabalham têm isso incluido, como frisaste isso do M40 e NOS Quatro fez com que até pessoal que faz meia dúzia de chamadas por ano fosse no engodo de ter chamadas de borla...

Isso é que a meu ver é um grande invasão de privacidade, já que a opção vem seleccionada de origem e vem enterrada e escondida em sub menus, o iphone grava os locais onde estás e as horas e dias... :sh)

Não é que as operadoras de telecomunicações - sujeitas a mandato judicial, ou simplesmente deixando serviços de informação copiar todo o seu tráfego - não tenham inerentemente essa informação de qualquer telemóvel, mesmo do mais marreta que tenha pilhas carregadas.

Não será tanto uma invasão de privacidade, é mais uma diarreia contraída voluntáriamente ...

Eu não estou desatualizado. Alias ainda num post atras disse que antigamente o impacto no android era grande, agora não parece ser tanto.

Pelo menos no iphone se eu estiver ligado a wifi os dados moveis reduzem o impacto, isto é, se estiver em casa com wifi desligado gasto mais bateria do que so com dados moveis, razão pela qual esta tudo ligado. Um impacto da dos dados estarem ligados não é tao grande como pintam.

Questões de facebooks etc são um não tema... Desativase os dados moveis aplicacao a aplicação se quiserem...

Essa da sms para ligarem a net é ridicula

Bem, damos tantas voltas, que no final ainda vai ser mau poder ter acessos rápidos às configurações do próprio telemóvel. [:D]

Tu estás na disposição de desligar isto e aquilo, cortares aquela aplicação, sincronização, etc, mas aparentemente ter um botão on-off no ecrã é uma coisa impensável.

Eu também posso restringir o acesso a dados e em 2º plano às minhas aplicações, posso não sincronizá-las, posso deixar os dados ligados e quando encontro uma rede wifi conhecida ele automaticamente liga o wifi e os dados passam a gastar menos, etc.

Mas não é disso que estamos a falar. Fala-se na possibilidade de com um toque ter um controle instantâneo do aparelho e com isso ser-nos mais fácil poupar bateria. Há muitas pessoas que durante o dia têm oportunidade de alternar gratuitamente entre dados e wifi, e é chato andar sempre a ir a definições e desligar um e ligar outro. Daí a facilidade destes toogles. Eu no meu telemóvel até o ecrã posso apagar tocando no ecrã, uma opção que ao princípio me parecia estúpida mas que já dei por mim a utilizá-la várias vezes. A juntar a isto ainda tenho mais cerca de 20 botões que me permitem, se quiser, personalizar o telemóvel a meu gosto e ter uma interacção mais simples com o mesmo.

Eu percebo que não precises de poupar bateria: uma coisa é ligar o telemóvel, ir para o trabalho, e deixá-lo lá "estático" durante 8 horas. Nesse caso é normal que chegues com 80% de bateria ao fim do dia. Eu ontem retirei o telemóvel da tomada às 8h20m e apaguei-o às 21h20m. Dessas 13h certas que tive o telemóvel ligado, tive 9h seguidas ligado a dados e as restantes 5h ligado a wifi. Tive as 13h ligado ao smartwatch por bluetooth, as 13h com a localização ligada em modo económico (dados e wifi) e a sincronizar 3 contas, uma delas quase full sinc, e as outras 2 só a sincronizar e-mails. E ainda fiz umas 5/6 chamadas. Quando desliguei o telemóvel tinha 81%. Ah, e com um ecrã full hd de 5"5. Por isso quando dizes "ah, quem tem um iphone não precisa de precisar de se preocupar com a bateria, só quem tem android" é uma bela treta. Qualquer pessoa é passível de se preocupar com a bateria, dependendo das suas necessidades ao longo do dia.

Agora experimenta ligar o gps só durante 20 minutos com respectivo ecrã ligado, ires com dados e bluetooth activos, e vais ver se chegas ao fim do dia com 80% de bateria... basta veres ali o relato do colega JDEM que em cerca de 20 minutos de waze ficou sem 10% de bateria. E isto nem é bom nem mau, é o normal para a realidade dos smartphones.

Como se um iphone tivesse uma bateria de fazer inveja aos rivais, fosse mais barata e fácil para mudar, ou que por ser mais pequena isso tivesse algum impacto no preço do aparelho. Os iphones sempre fizeram o mesmo trabalho dos androis mesmo com baterias mais pequenas mas isso não se deve só a uma maior optimização do sistema: não se pode é comparar por exemplo um ecrã do 5s (4" e 1136x640) com um ecrã como o G2 (5,2" e 1920x1080). Obviamente que o G2 (entre outros aparelhos) têm de ter uma bateria maior. E até temos aqui um colega com os 2 aparelhos e que diz que a bateria do G2 dura mais, que é isso que interessa no final do dia. A mim não me interessa que a bateria do iphone seja mais pequena que a concorrência se no final do dia (ou se a quiser mudar) ela não é melhor nem pior que a esmagadora maioria da concorrência.

Basta olhar para o 6 plus e ver se a Apple meteu lá uma bateria de 1800 mAh, ou se não foi obrigada a pôr uma bateria "decente" para suportar um ecrã 5"5 full hd.

(...)
Mas não é disso que estamos a falar. Fala-se na possibilidade de com um toque ter um controle instantâneo do aparelho e com isso ser-nos mais fácil poupar bateria. Há muitas pessoas que durante o dia têm oportunidade de alternar gratuitamente entre dados e wifi, e é chato andar sempre a ir a definições e desligar um e ligar outro. Daí a facilidade destes toogles. Eu no meu telemóvel até o ecrã posso apagar tocando no ecrã, uma opção que ao princípio me parecia estúpida mas que já dei por mim a utilizá-la várias vezes. A juntar a isto ainda tenho mais cerca de 20 botões que me permitem, se quiser, personalizar o telemóvel a meu gosto e ter uma interacção mais simples com o mesmo.
(...)

Desculpa lá, mas isso não faz qualquer sentido.

1.
A nível de dados, se estiver a usar WiFi não gasta banda larga (a menos que se tenha o WiFi assist ligado).

2.
A nível de bateria, a banda larga só gasta bateria se estiver a ser usada. Isto porque se não estiver a ser
usada, apenas poupas bateria se estiveres em modo de avião. Ou seja, com a componente "telemóvel"
desligada. Isto é, o que gasta bateria na banda larga (sem estar a ser usada) é o mesmo que é gasto na
componente "telemóvel" (chamadas e SMS), que é manter a ligação às torres GSM. Não gastas menos
por desligar os dados, porque ele vai gastar o mesmo para manter a ligação "telemóvel".

Portanto, desligar os dados quando ligas o WiFi (e vice-versa) não faz qualquer sentido. Nem para poupar
dados, nem para poupar bateria.

Quanto ao resto... desligar o ecrã pode fazer-se no botão de ligar e desligar. Até está mais directo que um
"atalho".

Quanto aos 20 botões... quanto mais aplicações instaladas, mais bateria gasta. Se estás tão preocupado
com a bateria, não compreendo porque instalas tanta "tralha" para ter essas coisas todas.

Voltar
Superior