Tópico da Apple

16gb hoje em dia é pouco, acho bem a logica das marcas no geral passaram o minimo para 32 ai sim já me parece mais razoável.

Passa-se com os telemoveis o mesmo que se passa com os carros (e este e certamente o local adequado para tal comparacao):

Muitos dizem que a gama media, aqueles 1.6 diesel que polulam a maioria do parque automovel, sao fracos e muitas vezes a tender para o submotorizado.
No entanto, vendem imenso e servem perfeitamente a funcao para a qual se destinam, porque ha limites de velocidades para cumprir e restricoes orcamentais a observar em termos de gasto de combustivel.

Se 16Gb nao e nada de especial? Claro que nao, e cada vez menos.
So que chegam para maioria dos utilizadores, que nao consome jogos pesados e que nao guarda toda a vida num telemovel.
Basta ver que ate 8Gb chegam para varios utilizadores, embora em menor escala...

Ou seja, eu tambem gostava de ter carros mais potentes, mas o Fiesta de 70cv e o S40 de 115cv chegam para o que precisamos de fazer com eles.
Tambem nao me importava que o meu 6S tivesse vindo com 64Gb (32 e uma novidade da ultima renovacao), mas veio com 16Gb e chega perfeitamente para o dia-a-dia.

Obrigado a todos pelas respostas/testemunhos. No meu Android dos 16gb de cartão tenho cerca de 5 ocupados com fotos e vídeos e 1 com músicas. Portanto pelo que percebo, o Ios ocupa uns 6gb logo sobram 10gb pra apps, fotos, música, etc. Pra mim é suficiente...

Tópico da Apple

Depende do que cada um faz com o telenovel. Mas a cada actualização o espaço não aumenta ( provavelmente nem tens espaço para atualizar sem ser por cabo ).

Fotos ocupam espaço. iCloud ajuda , as apps são maiores que em android. E não tens gestão de espaço. Em iOS o sistema deixa as apps ficarem cada vez mais gordas , não apaga fotos locais , até ficares com pouca memória , aí começa sozinho a apagar. Não é chato, mas os 16GB com algum uso vão desaparecer, e nunca vais saber ao certo se tens espaço ou não (porque não sabes bem se o iOS já libertou toda a cache/lixo que podia e está no limite da memória ou se tem mais margem).

Quando falas em 5GB em fotos e vídeos tens que comparar a qualidade/ tamanho das mesmas. Provavelmente com um iPhone esses 5GB seriam bem mais. ( não sei o teu telenovel actual por isso é só suposições ).

Eu fico sempre um pouco reticente quando a malta diz que até nem usa muitas apps e tal... porque às vezes nem se dão conta.

E pelas apps que falaste , mais 3 contas de e-mail, os 16GB vão voar porque isso são tudo apps que engordam e bem, e os e-mails dependo do cliente que usares também vai gravar muito conteúdo no telenovel.

Como escrevi antes o iOS faz depois a gestão e se correr bem não apanhas com erros de memória. Mas não tenhas ilusões que ao fim de 1 ano vás ter muita memória livre.

E esquecendo que as apps acumulam lixo que é uma coisa parva ( neste momento a app do observador está a me ocupar 600 megas ... ) o tamanho das apps tem crescido exponencialmente. Não queria atirar valores ao ar mas à 3 anos uma app com 30 megas era grande, agora tenho várias acima dos 100megas.

E como as memórias estão a aumentar a tendência é para ficarem ainda mais pesadas.

Última edição:
Boa explicação... As fotos do meu telemóvel ronda os 2mb cada... É certo também que dos gigas que tenho em fotos, só tenho porque ainda não me dei ao trabalho de às "limpar" pro disco... Como tenho um cartão de 16 deixa encher... Mas concordo que com o aumento de tamanho das apps, daqui a uns tempos começa a sofrer e talvez seja preferível pagar um pouco mais e comprar logo um de 32gb.

Depende do que cada um faz com o telenovel. Mas a cada actualização o espaço não aumenta ( provavelmente nem tens espaço para atualizar sem ser por cabo ).

Fotos ocupam espaço. iCloud ajuda , as apps são maiores que em android. E não tens gestão de espaço. Em iOS o sistema deixa as apps ficarem cada vez mais gordas , não apaga fotos locais , até ficares com pouca memória , aí começa sozinho a apagar. Não é chato, mas os 16GB com algum uso vão desaparecer, e nunca vais saber ao certo se tens espaço ou não (porque não sabes bem se o iOS já libertou toda a cache/lixo que podia e está no limite da memória ou se tem mais margem).

Quando falas em 5GB em fotos e vídeos tens que comparar a qualidade/ tamanho das mesmas. Provavelmente com um iPhone esses 5GB seriam bem mais. ( não sei o teu telenovel actual por isso é só suposições ).

Eu fico sempre um pouco reticente quando a malta diz que até nem usa muitas apps e tal... porque às vezes nem se dão conta.

E pelas apps que falaste , mais 3 contas de e-mail, os 16GB vão voar porque isso são tudo apps que engordam e bem, e os e-mails dependo do cliente que usares também vai gravar muito conteúdo no telenovel.

Como escrevi antes o iOS faz depois a gestão e se correr bem não apanhas com erros de memória. Mas não tenhas ilusões que ao fim de 1 ano vás ter muita memória livre.

E esquecendo que as apps acumulam lixo que é uma coisa parva ( neste momento a app do observador está a me ocupar 600 megas ... ) o tamanho das apps tem crescido exponencialmente. Não queria atirar valores ao ar mas à 3 anos uma app com 30 megas era grande, agora tenho várias acima dos 100megas.

E como as memórias estão a aumentar a tendência é para ficarem ainda mais pesadas.

É isto, para um smartphone ser usado como deve ser, sem preocupações de espaços etc o minimo são as 32. Depois acima disso já depende muito de pessoa para pessoa.

Eu tenho um 5s com 16gb, e neste momento compraria como mínimo 32gb. Eu só tenho 11 músicas no telemóvel e neste momento já tenho menos de 4 gb disponíveis. E não tenho nem fotografias nem vídeos. É basicamente apps.

Neste momento o meu 7 tem 128 gigas. Curiosamente, na passada semana atribuíram-me um 6S na empresa, também com 128 gigas.

A decisão de comprar 128 gigas prendeu-se com o facto de ter passado a subscritor da Apple Music e querer andar com muita da biblioteca no telemóvel. De qualquer forma, o ideal seriam os 64 gigas, já que mesmo com quase 30 gigas de música no 7, tenho 74 gigas livres.

Pelo que vi pelo ebay por 200 e poucos euros compra-se o 5s de 32gb com 1ano de garantia e desbloqueado. Possivelmente irei comprar numa destas lojas depois de avaliar bem o feedback.
Sempre fui usuário Android, mas os telemóveis (de operadora) não se aguentam, de cada vez que levam actualizações dão problemas, o Xperia M2 Aqua comprado com pontos durou meio ano, deram-me em troca o P8 Lite e com 1 ano já trocou placa de rede wifi e agora anda constantemente em busca de rede e a consumir bateria que nem um maluco, pelo andar vai ser trocado novamente, por isso a minha intenção de trocar de sistema operativo e mesmo de telemóveis de operadoras.

Eu as fotos e vídeos de vez em quando faço uma limpeza para não estar a acumular fotos ou vídeos com pouco interesse. Depois, se for caso disso entro na iCloud no PC e descarrego para o disco ou gravo um DVD.

Realmente para mim o telefone é para falar mensagens pesquisas ouvir música. Com NET e Wi-Fi não faz sentido ter gigas de músicas.

No iPad já tenho mais apps e portanto mais espaço também. Mas mesmo assim convém ir limpando o que não interessa e músicas é um giga no máximo. Quando quero ouvir outra coisa descarrego.

Logicamente se me desfizer do 5S e comprar o SE já vai ser de 64 mas se existisse uma versão de 32 também chegava. Dos 50Gb em iCloud ainda tenho mais de 44 livres.

Última edição:
Alguém sabe dizer se é normal um iPhone comprado cá em PT, supostamente com 2 anos de garantia aparecer com um prazo de apenas 1 ano na pagina das garantias?

Vi lá uma nota que em certos países a garantia pode ser maior mas a verdade é que a data que consta é exactamente 1 ano a contar da data da factura. Não, não foi comprado na RP [;)]

Alguém sabe dizer se é normal um iPhone comprado cá em PT, supostamente com 2 anos de garantia aparecer com um prazo de apenas 1 ano na pagina das garantias?

Vi lá uma nota que em certos países a garantia pode ser maior mas a verdade é que a data que consta é exactamente 1 ano a contar da data da factura. Não, não foi comprado na RP [;)]

A que página de garantias te referes?

A Apple no seu site é bastante clara: dá uma garantia directa internacional de 1 ano, mas refere que sempre que a Lei de cada país conferir ao consumidor um direito de garantia superior ao da Apple, é o do país que se aplica. Ou seja, é inequívoco que a garantia é de 2 anos.

aparece isto:

Cobertura para reparações e assistência técnica: activo

O seu produto está abrangido para assistência e reparação de hardware ao abrigo da Garantia limitada Apple.
Data de expiração estimada: 16 de abril de 2017
Poderá ter direitos do consumidor. No EEE e na Suíça, os direitos nacionais do consumidor garantem aos consumidores o direito de obterem de um vendedor, gratuitamente, a reparação ou substituição de produtos que perdem conformidade num período mínimo de 2 anos após a entrega. Este período pode ser superior, de acordo com a lei de alguns países. Saiba mais sobre os direitos do consumidor.

A data estimada por eles é a data em que a compra faz 1 ano.

Última edição:
aparece isto:

Cobertura para reparações e assistência técnica: activo

O seu produto está abrangido para assistência e reparação de hardware ao abrigo da Garantia limitada Apple.
Data de expiração estimada: 16 de abril de 2017
Poderá ter direitos do consumidor. No EEE e na Suíça, os direitos nacionais do consumidor garantem aos consumidores o direito de obterem de um vendedor, gratuitamente, a reparação ou substituição de produtos que perdem conformidade num período mínimo de 2 anos após a entrega. Este período pode ser superior, de acordo com a lei de alguns países. Saiba mais sobre os direitos do consumidor.

A data estimada por eles é a data em que a compra faz 1 ano.

Essa garantia de um ano é a garantia específica da Apple. Em cima disso tens a garantia do vendedor, que é de 2 anos no mínimo. Ou seja, no 1º ano tens até sobreposição de 2 garantias.

Iphone 8.

samsung-galaxy-s8.jpg

Ups. Afinal é o Samsung S8...

Os rumores em que me baseei só indiciavam o aumento da capacidade de armazenamento, o upgrade do SoC era mais um pedido meu do que outra coisa(daí a alegoria ao sovina do tio Cook). Como o mercado chinês anda, era a meu ver, uma boa maneira de manter o iOS a níveis minimamente relevantes naquele mercado ou talvez quem sabe fomentar o seu marginal crescimento. O problema é que ainda existem muitos 6S em stock e não interessa estar a deprecia-los mais antes do fim do seu tempo de comercialização.

Quanto a preços, a meu ver as variantes 16 e 64GB vão manter-se no mercado com preços inalterados e a "nova" variante de 128GB entra a 499$(ou mesmo 549$ se sair uma versão Jet Black).

Exato, são também os rumores que já li.

Isso iria fazer do SE algo muito interessante mesmo, logo aí duvido.

A existir um SE v2 com o A10 talvez só daqui a um ano, isto se não for descontinuado...

O 6S há-de ser descontinuado em Setembro e o SE permanecerá o acesso à marca com o único chip A9 até daqui a um ano.

Isto pelo menos são as minhas previsões.

Mais previsões minhas: As versões de 16/64 GB vão continuar em stock por essas lojas fora (tal como ainda se vendem 6S 16 e 64 GB apesar da Apple os ter descontinuado em Setembro do ano passado), mas oficialmente só haverá 32/128, no fundo como fizeram com o 6S em Setembro.

Não acredito em novas cores no SE, isso a acontecer será só numa versão v2 talvez daqui a um ano com o tal upgrade de SoC que será ou um A10 ou A11, ou algo no meio (um A11 underclocked?).

O ano passado a Apple meteu logo um A9 igualito ao do 6S do SE, mas o 6S já levava meio ano de mercado e precisava de bons argumentos (além do preço, claro) para vender um iPhone que aos olhos do comum dos mortais é um design de 2012/2013...

Voltar
Superior