129 ciclos é muito pouco para 4 anos. Isso também explica estares com essa autonomia.
Ou ao contrário… ou MUITO ao contrário.
É a autonomia que explica os poucos ciclos, e pouco desgaste da bateria, e não o contrário.
Também já expliquei isto mais para trás, há uns meses.
Repara:
Uma pessoa dia que a bateria aguenta 3 a 4 horas (user André) num computador que a Apple diz aguentar 10 a 12 horas.
Significa que, com a porcaria das aplicações que estão a consumir demasiada bateria, vai fazer TRÊS VEZES MAIS CICLOS que uma pessoa sem essas aplicações de treta.
O meu aguentava 8 a 9 horas na boa.
Ora, eu podia passar uma manhã numa reunião, e gastar apenas 10%, 20% ou algo assim.
Portanto, 10% são 0,1 ciclos de bateria. 20% são 0,2. Etc.
Para uma pessoa que gaste 50%, ou mais, numa reunião é logo meio ciclo que vai à vida.
A consumir ciclos desse modo, deteriora a bateria bem mais cedo, o que significa que ainda vai passar a consumir mais ciclos mais rapidamente (porque a bateria ainda aguenta menos tempo).
Ou seja:
— eu tenho a bateria a 93% da capacidade inicial porque só tenho 129 ciclos
— só tenho 129 ciclos porque uso aplicações que consomem pouco CPU
— e por consumirem pouco CPU tenho mais autonomia
portanto:
— apps com pouco consumo —> autonomia
— autonomia —> poucos ciclos
— poucos ciclos —> bateria em bom estado
— bateria em bom estado + apps com pouco consumo —> autonomia
É um ciclo virtuoso que começa por usar aplicações decentes.
Por outro lado, uma pessoa que use aplicações que consumam demasiado CPU, tem menos autonomia, logo faz mais ciclos e deteriora a bateria mais rapidamente.
Alguém que tenha aplicações que lhe permitam ter autonomia de 2 a 3 horas num MacBook Pro igual ao meu, nos mesmos 4 anos teria o triplo ou quádruplo dos ciclos.
Muito provavelmente seria o quádruplo, pois a deterioração da bateria faria com que tivesse ainda menos autonomia, e por isso teria ainda mais ciclos que uma simples proporção linear.
Ou seja, deveria estar nos 500 ciclos de carga/descarga.