Já trabalhei ( bati com a porta ao fim de 4 meses, e bati com a porta com tanta força que fui parar à Alemanha [

]:sh)) numa dessas grandes consultoras que faz projectos para o estado, inclusive num desses projectos que se fala por aqui.
A questão aquilo são empresas de power points e orçamentos, qualidade não interesa, se for mau é optimo porque isso dá para arrastar em contratos de manutenção.
As equipas que fazem os projectos, são contratados com base em testes de QI/soft skills, e tanto programam mobile hoje como backend amanhã, o único cuidado que existe é tentar manter os trabalhadores na mesma area de negocio (banca, saude, etc...), tecnologias são escolhidas com bases em critérios não técnico mas com jogatanas, principalmente tecnologias pagas como certas frameworks para programação multi plataformas.
E do ponto de vista técnico, em empresas como Accenture, NovaBases e afins destas vida ninguem sabe muito bem o que anda lá a fazer, são todos uns generalistas, maioria nem sequer é de informática, e vão dando uns remendos, e quando a coisa aperta, sub contratam empresas com verdadeiros especialistas, que sabem o que estão a fazer, mas quando chega a esse ponto aquilo já é um pantano
Soluções multi plataforma mobile, pode ser uma boa solução, mas só quando falamos de um flutter(ainda recente) ou soluções que usam bibliotecas (SDK) em C++ ou kotlin com a logica de negocio comum a iOS/android e a UI nativas. Mas no caso do estado certamente que não optam por nada disso mas sim por tecnologia mais estranha.
Até suspeito que seja xamarin, que é C#, e essas empresas grandes adoram tudo o que seja Microsoft, e não é mau, se bem feito.. e para ser bem feito a equipa tem de ter especialistas android/iOS nativos para melhor modelarem aquilo, que duvido que tenha sido o caso.
Da Web à apps, tudo no universo estado é uma manta de retalhos, altamente lucrativa para as consultoras multinacionais envolvidas.