Tópico da Apple

Não percebo como é que na Apple ninguém se lembrou de definir níveis de acesso consoante as combinações de dedos usadas.

Muito menos não percebo como é que a Apple não colocou um mecanismo para evitar o desbloqueio coagido.

Por exemplo:
— Usando o indicador direito, o aparelho deixa de pedir TouchID, e passa logo a funcionar apenas com código (para evitar que a polícia obrigue a desbloquear o aparelho).
— Usando o polegar direito, o aparelho desbloqueia, mas emite um alerta silencioso, filma secretamente o que se estiver a passar, e entra em modo de simulação de operações (não executa, apenas simula que executa, deixando um assaltante pensar que conseguiu realizar o assalto com sucesso).

A Xiaomi tem uma variante disso no Mi 10 Pro (salvo erro). Não exatamente com essa funcionalidade, mas o conceito está lá.

Hoje sai de casa com um iPhone com os dados ligados , como sempre.

Aparecia “4g” no canto superior direito e não tinha qualquer acesso à net.

Desliguei os dados, voltei a ligar e nada de conseguir dados móveis. E não tem nada a ver com a rede, dado que a Vodafone não tem quaisquer problemas em locais onde andei hoje. Além disso perguntei a quem estava comigo (também Vodafone) e tinha net sem qualquer problema.

Alias, cheguei agora a casa e só tenho internet por causa do wi-fi.

Ainda não reiniciei o telemóvel. Nem acho que tenha de o fazer para aceder à net quando dou 800€ por um terminal....

A Xiaomi tem uma variante disso no Mi 10 Pro (salvo erro). Não exatamente com essa funcionalidade, mas o conceito está lá.

Só mesmo os gajos da Apple é que não têm ninguém inteligente a trabalhar lá, está visto.

Um gajo poderia ter 9 dedos configurados para desbloqueio sob coacção, e apenas 1 ser para desbloqueio real.
Daria uma probabilidade de 1 em 10 para a polícia/criminoso desbloquear por coacção.
Se falhassem, já só com código.

E depois, poderia obrigar a uma combinação de 2 (ou mais) impressões digitais para mudar as configurações, e para entrar em aplicações financeiras, etc.

The sky is the limit.

Mas não, foram para a banhada do Face ID, que tem uma complexidade demasiado elevada para o fraco nível de segurança que oferece. Principalmente quando os casos que mais hipóteses têm para desbloquear estão precisamente na mesma casa (irmãos, filhos, pais, etc.).

Hoje sai de casa com um iPhone com os dados ligados , como sempre.

Aparecia “4g” no canto superior direito e não tinha qualquer acesso à net.

Desliguei os dados, voltei a ligar e nada de conseguir dados móveis. E não tem nada a ver com a rede, dado que a Vodafone não tem quaisquer problemas em locais onde andei hoje. Além disso perguntei a quem estava comigo (também Vodafone) e tinha net sem qualquer problema.

Alias, cheguei agora a casa e só tenho internet por causa do wi-fi.

Ainda não reiniciei o telemóvel. Nem acho que tenha de o fazer para aceder à net quando dou 800€ por um terminal....

Isso de o outro ao lado funcionar não quer dizer nada.

Eu já estive numa situação em que a operadora estava com problemas e, com dois iPhones um ao lado do outro, um funcionava e o outro não.

Pode também ser um problema com o tarifário.
Ou a operadora ter atribuído um endereço IP para a tua ligação 4G que não está a funcionar.
Mas também poderás ter os dados móveis desligados para algumas aplicações.

É que não estou a ver muitos modos de um telemóvel dizer que tem 4G e este não estar a funcionar.

Mas não, foram para a banhada do Face ID, que tem uma complexidade demasiado elevada para o fraco nível de segurança que oferece. Principalmente quando os casos que mais hipóteses têm para desbloquear estão precisamente na mesma casa (irmãos, filhos, pais, etc.).
Exatamente as mesmas que tem podem desbloquear quando estás a dormir com o touch ID.

Isso de o outro ao lado funcionar não quer dizer nada.

Eu já estive numa situação em que a operadora estava com problemas e, com dois iPhones um ao lado do outro, um funcionava e o outro não.

Pode também ser um problema com o tarifário.
Ou a operadora ter atribuído um endereço IP para a tua ligação 4G que não está a funcionar.
Mas também poderás ter os dados móveis desligados para algumas aplicações.

É que não estou a ver muitos modos de um telemóvel dizer que tem 4G e este não estar a funcionar.

Vou reiniciar o telemóvel , se o problema ficar resolvido é bug do iOS.

É que recebi o telemóvel na quarentena e tenho usado sempre em casa. pode ter defeito.

Exatamente as mesmas que tem podem desbloquear quando estás a dormir com o touch ID.

Fiquei sem perceber se não leste patavina do que eu escrevi, se simplesmente não percebeste nada, se te estás nas tintas, se estás a fazer de propósito, ou uma combinação destas.

Vou reiniciar o telemóvel , se o problema ficar resolvido é bug do iOS.
É que recebi o telemóvel na quarentena e tenho usado sempre em casa. pode ter defeito.

Não sabes.
Se estivesses com um IP marado atribuído ao iPhone, o reset pode fazer com que obtenhas um novo IP, e passe a funcionar.

Ou seja, não te dá garantia nenhuma.

Reiniciei e já está bom.

Vou andar atento, se repetir vai para a garantia.

Sem querer andar constantemente a comparar com o meu p20 anterior, mas isto nunca me tinha acontecido. Este não é o iOS que eu conheci antes de usar android...

Interessante que assim venha a ser. Realmente, a evolução do XR fica cada vez mais atraente.

Lembro-me que na apresentação do XR, desdenhei um pouco do ecrã 720p em LCD. Sinceramente, estes anos depois, retiro todos esses comentários. Para mim a linhagem do XR-11- e agora o 12, são o melhor telemóvel já construído, no que toca a um compromisso perfeito entre ter o iOS, desempenho, câmara, estética (para mim o XR é o telemóvel mais bonito que já vi, sem dúvida), e o ecrã, não sendo o topo a nível de resolução, acaba por ter uma bruta qualidade, e sendo um LCD até retira o risco de vir a ganhar burn-in. E aquele tamanho médio acaba por ser a escolha mais equilibrada. Depois, a adição da lente UWA no 11 só o torna uma proposta ainda mais completa e apetecível (apesar de ter perdido um pouco estética, na minha opinião).

E não, não fui brainwashed [:D], mas depois de tê-lo na mão, é simplesmente uma questão de encarar a realidade. O ecrã ser 720p é indiferente, e pudera qualquer outro LCD ter aquela qualidade. Estou bastante ansioso para ver o 12 de 5.4'' também.

Tal e qual a evolução da minha opinião do XR/11.

Fui bastante crítico do XR qdo saiu pq 1 não era assim tão barato para ser considerado low cost, 2 o ecrã nem chegava aos 1080p ficando ali a meio caminho +/- a meio caminho do 720 e do 1080p e 3 (mto importante para mim pessoalmente) deixava cair o 3D Touch.

Mas depois comecei a perceber que o ecrã cumpria bem os mínimos e que era (e é) dos melhores LCDs do mercado. Veja-se testes cegos onde toda a gente preferiu o ecrã do XR ao do Pocophone F1 que apesar de ser bem mais barato tinha um ecrã de resolução superior (lá está, resolução conta apenas uma parte da história e sobretudo dos 1080p para cima - num smartphone claro - pessoalmente diz-me zero).

Depois com a saída do iOS 13 e da line up 11/11 Pro ficou claro que o 3D Touch tinhas os dias contados de qlq forma pelo que tive de esquecer essa minha batalha.

Além disso, ao contrário de em 2018 em que o XR tinha 3 GB de RAM vs 4 GB do XS, o ano passado toda a line up veio com 4 GB de RAM.

Depois apesar do 11 Pro continua a ter mais uma câmara que o 11 (como o XS vs XR) com 2 lentes em vez de 1 já se consegue modo retrato com auxílio de hardware pelo que é possível fazer isto em tudo o que mexe e não apenas em pessoas via software como no XR e no SE2.

A telephoto pode dar jeito pontualmente, mas mesmo qdo se usa há o trade off de ter pior qualidade que a lente principal de qlq forma pelo que é relativamente fácil abdicar dela.

Conclusão, o 11 tem mesmo muito em comum em comum com o 11 Pro e é consideravelmente mais barato que este último, além de ter baixado 50$ face ao XR na altura do lançamento.

Então o 12 mini deve ter +/- as dimensões exteriores de um 6, 7, 8, SE2?

O X/11Pro 5,8" é ligeiramente mais largo e alto que o 8/SE2 4,7" (e grosso tb, sobretudo o 11 Pro) pelo que, como já aí disseram, este "12 mini" deve vir a ser ligeiramente mais pequeno que o 8/SE2 4,7".

Além do peso o que me chateia particularmente nalguns telfs atuais (onde se inclui o XR/11 e, pior, os Plus/Max) é a largura. Se este 12 mini tiver a largura do 8/SE2 4,7" está ótimo.

Fui procurar e encontrei o que queria.

Isto a confirmar-se é o sonho de muitos:

New-iPhone-5.4-inch-Edited.jpg

Pessoalmente o form factor "perfeito" na minha opinião e neste momento é mais para os lados do 11 Pro 5,8", até pq este último tem um autonomia verdadeirmente excelente para um telf das suas dimensões.

No entanto percebo o encanto do "12 mini".

Essa imagem já é do ano passado e apesar de ser quase certo toda a line up i12 vir a ser OLED não me parece financeiramente exequível nesta gama de preços fazerem o processo do ecrã OLED do X/11Pro. Este processo requer o ecrã se dobrar em baixo para se conseguir um bezel do mesmo tamanho em todo o iPhone.

Para não haver sair uma coisa feia no XR/11 consegue-se o mesmo efeito, mas como o ecrã não dobra (nem podia, é LCD), o bezel é todo ele muito mais grosso pelo que no 12/12 mini é provável que mesmo sendo OLED o bezel venha a ser mais grosso que nos Pros e portanto as dimensões finais sejam muito aproximadas do iPhone 8/SE2.

Isso não é necessariamente mau no sentido em que, desse modo, há espaço para uma bateria ligeiramente maior, o que pode vir a ser o maior calcanha de aquiles deste "12 mini".

Mais perigoso?!
[:)][:)][:)]

O FaceID consegues ludibriar em qualquer lugar a qualquer hora.
O TouchID tens de estar a dormir (ferrado). A menos que durmas em todo o lado, incluindo no local de trabalho, parece-me que o FaceID é bem menos seguro.

Não me parece que seja mais impossível que pegar numa revista, recortar a mesma, colocar um telefone na revista, mostrar a pessoa, e consegui desbloquear o telefone passado os 7 segundos até o ecrã se apanhar depois de ter reconhecido a face.

Diria que se alguém caísse nessa, é mais selecção natural que propriamente problema do Face ID [:D]

Pegar num dedo é mais difícil que isto:

Não, não é.
É muito mais difícil pegar numa mão de uma pessoa que está a dormir sem a acordar e usar o dedo certo (programado), do que simplesmente assentar uns “óculos” (podem ser de papel) na cara dessa mesma pessoa.

Tanto mais que, de acordo com a tal utilização inteligente do TouchID, a tal que a Apple parece não ter alguém inteligente para lá chegar, mas que outras marcas já começam a lá chegar, a utilização de uma única tentativa com o dedo errado desactiva a função de TouchID e obriga a código.

Não me parece que seja mais impossível que pegar numa revista, recortar a mesma, colocar um telefone na revista, mostrar a pessoa, e consegui desbloquear o telefone passado os 7 segundos até o ecrã se apanhar depois de ter reconhecido a face.

Diria que se alguém caísse nessa, é mais selecção natural que propriamente problema do Face ID [:D]

É facílimo de fazer. Até debaixo de uma peça de roupa, etc.
Os 7 segundos nem são necessários, é imediato.

Mostras uma revista:
— Que te parece este carro?
— É giro.

Já foste. Não tens de dar a revista para a mão. Nem tens de tirar a mão do telemóvel. Desbloqueias ainda a segurar na revista.

Ou:
— Olha, posso deitar fora esta t-shirt velha? Já tem buracos.
— Sim, podes.

Já foste.

— Estou a pensar colocar esta foto numa moldura.
— Boa ideia.

Já foste.

Back