Tópico da Apple

Já agora, algo muito interessante que foi introduzido no watchOS 7, o modo sono. A malta aqui queixava-se que o relógio se acendia durante a noite. Com o modo sono, é só escolher uma hora, pôr no automático, e ele desliga notificações e bloqueia o ecrã no modo teatro até o despertador tocar. Bastante cómodo. [;)]

O modo sono faz exactamente aquilo que eu sempre fiz, e que na altura vos disse para fazer (mas continuaram apenas a ligar o modo teatro), que é ligar o modo teatro e o modo água.

Ou seja, o ecrã não liga com o movimento do pulso, e não responde a toques no ecrã (sendo necessário rodar a coroa tal como no modo água).

Para mim a vantagem do modo sono é ligar automaticamente com a definição das horas de sono da aplicação saúde.

Sobre os mails... na app de mail nativa no AW, é possível seguir links que estejam nos mails. Ou seja, o AW tem Safari incorporado.

Andava a estudar a comprar de um novo computador portátil e finalmente decidi avançar para o Macbook Air M1 16gb 256gb.

Em computador sempre usei Windows mas tendo em conta a utilização (apenas trabalho, nada de jogos), as reviews sobre o M1 e a autonomia/peso, cheguei à conclusão que as alternativas não são muito mais baratas e a promo da Fnac acabou por me levar a avançar.

Ficou por 1250€ mas a previsão de entrega vai de 4 a 9 semanas...

Estou relativamente apreensivo com alguns relatos de problemas nas versões 16gb, espero que não me calhe um limão.

O último equipamento Apple que tive foi um iPad Air e foi uma experiência agridoce.
Utilização e desempenho excelente mas a meio do 3º ano morreu do nada.
No MBA à partida farei garantia extra para o 5 anos...

Andava a estudar a comprar de um novo computador portátil e finalmente decidi avançar para o Macbook Air M1 16gb 256gb.

Em computador sempre usei Windows mas tendo em conta a utilização (apenas trabalho, nada de jogos), as reviews sobre o M1 e a autonomia/peso, cheguei à conclusão que as alternativas não são muito mais baratas e a promo da Fnac acabou por me levar a avançar.

Estou relativamente apreensivo com alguns relatos de problemas nas versões 16gb, espero que não me calhe um limão.

O último equipamento Apple que tive foi um iPad Air e foi uma experiência agridoce.

Boa sorte com o bicho.

Tenta usar as aplicações nativas sempre que possível (maior eficiência).
E se precisares de aplicações não-nativas, tenta usar das que estão disponíveis na AppStore.
É o melhor modo de garantir o melhor desempenho, eficiência, e estabilidade do sistema.

Exemplos:
Entre Safari, Chrome, Firefox, etc., escolhe o Safari.
Se precisares do MS Office, usa o Office 365 e descarrega as aplicações da AppStore.
Etc.

Não uses Hubs. Especialmente se o carregares através do HUB. Mas na dúvida não uses [:D]

Boa sorte com a máquina.

Tive azar com o primeiro. O segundo, até ver, não teve qualquer problema. Utilizo, esporadicamente, o adaptador multiportas digital original da Apple, para carregar, fazer ligação hdmi a um monitor externo e a um hub com 4 portas usb A.

Não foi o meu caso, mas há muitos relatos de malta que carregou o mac através de um hub e o mac morreu. Eu com receio disso, nem sequer utilizo um hub. Devolvi o que comprei à Amazon e comprei o adaptador original da Apple para estar salvaguardado de eventuais problemas. Não é tão versátil e é mais caro, mas para mim chega, sobra e deixa-me descansado.

Boa sorte com o bicho.

Tenta usar as aplicações nativas sempre que possível (maior eficiência).
E se precisares de aplicações não-nativas, tenta usar das que estão disponíveis na AppStore.
É o melhor modo de garantir o melhor desempenho, eficiência, e estabilidade do sistema.

Exemplos:
Entre Safari, Chrome, Firefox, etc., escolhe o Safari.
Se precisares do MS Office, usa o Office 365 e descarrega as aplicações da AppStore.
Etc.

Obrigado pela ajuda. Vamos ver como será a adaptação ao MacOs, principalmente porque no meu local de trabalho continuarei a usar Windows.

O Office 365 será obrigatório, sobretudo Teams e Outlook, mas pelo que fui acompanhando já está optimizado para M1 não necessitando do Rosseta2.

A opção pelo MacBook Air, sobretudo o 16gb, foi pela longevidade. O último computador portátil que comprei foi um Vaio FW11M talvez em 2008/2009, ainda Intel Core2Duo mas já com Blu-Ray e "serviu" até há relativamente pouco tempo.

Quanto à opção pela apps nativas, por norma já faço isso (ou opção pelas app mais optimizada para cada sistema operativo).

Não uses Hubs. Especialmente se o carregares através do HUB. Mas na dúvida não uses [:D]

Boa sorte com a máquina.

Tive azar com o primeiro. O segundo, até ver, não teve qualquer problema. Utilizo, esporadicamente, o adaptador multiportas digital original da Apple, para carregar, fazer ligação hdmi a um monitor externo e a um hub com 4 portas usb A.

Não foi o meu caso, mas há muitos relatos de malta que carregou o mac através de um hub e o mac morreu. Eu com receio disso, nem sequer utilizo um hub. Devolvi o que comprei à Amazon e comprei o adaptador original da Apple para estar salvaguardado de eventuais problemas. Não é tão versátil e é mais caro, mas para mim chega, sobra e deixa-me descansado.

Pois, já me apercebi que alguns casos de morte súbita poderão estar relacionados com a utilização de hubs.

A minha namorada tem um Asus Zenbook recente e está a "precisar" de um hub. Confesso que depois do que tenho lido em relação aos Hubs/Macbook a compra terá de ser muito bem ponderada...

Já agora, algo muito interessante que foi introduzido no watchOS 7, o modo sono. A malta aqui queixava-se que o relógio se acendia durante a noite. Com o modo sono, é só escolher uma hora, pôr no automático, e ele desliga notificações e bloqueia o ecrã no modo teatro até o despertador tocar. Bastante cómodo. [;)]

eu tenho o iPhone no não-incomodar a partir das 21h e acho que o AW ficou automaticamente igual.

De resto sei que a monitorização do sono é uma função interessante mas não consigo dormir com o relógio no pulso.

mal consigo com roupa, quanto mais com uma cena à volta do pulso [:p][:D]

Até uma iLeash com sensores e camaras 360º muitos iriam utilizar para não perderem nenhuma funcionalidade do ecossistema Apple...

De resto sei que a monitorização do sono é uma função interessante mas não consigo dormir com o relógio no pulso.

Pois, eu também nunca dormia com relógio até começar a sentir a necessidade de saber se tive episódios de arritmia durante a noite ou não.
Agora uso durante o sono apenas com esse propósito.

Eu uso o relógio durante o sono para servir de despertador, em vez ter um despertador na mesa de cabeceira a fazer um barulhão, basta-me o relógio a vibrar no pulso, eu o relógio nem sequer o tiro do silêncio todo o dia.
Também já usei o relógio para monitorizar o sono mas presentemente já não preciso de fazer isso.

Obrigado pela ajuda. Vamos ver como será a adaptação ao MacOs, principalmente porque no meu local de trabalho continuarei a usar Windows.
O Office 365 será obrigatório, sobretudo Teams e Outlook, mas pelo que fui acompanhando já está optimizado para M1 não necessitando do Rosseta2.
A opção pelo MacBook Air, sobretudo o 16gb, foi pela longevidade. O último computador portátil que comprei foi um Vaio FW11M talvez em 2008/2009, ainda Intel Core2Duo mas já com Blu-Ray e "serviu" até há relativamente pouco tempo.
Quanto à opção pela apps nativas, por norma já faço isso (ou opção pelas app mais optimizada para cada sistema operativo).
(...)

Em relação a Windows vs macOS... há vários pontos a considerar.

O primeiro é ter paciência para esperar pela adaptação a novos modos de fazer as coisas.
Depois é não entrar em paranóia, e vir aqui ao tópico perguntar e pedir ajuda e conselhos antes de atirar com o computador pela janela.

Outra coisa importante é perceber que a filosofia é diferente.
Há muitos pontos de diferença, como o scroll ser ao contrário, ou não perguntar se queres gravar quando fechas uma aplicação (grava sempre, se te enganares tens acesso a todas as versões anteriores).
A principal diferença de filosofia é que, enquanto no Windows vais à internet procurar programas para instalar (é o pensamento normal de alguém que usa Windows quando precisa de fazer algo), em macOS o pensamento tem de ser semelhante ao de Linux: ver se já tem o que é preciso, e se não tiver, ir à procura no repositório (AppStore neste caso).

Exemplos:
O macOS já vem com "office" (Pages, Numbers, Keynote), já vem com Mail, com Calendar, etc.

Também tem gestor de passwords integrado no sistema (Keychain), e o meu conselho é usar (activa cópia na iCloud se tiveres vários dispositivos Apple, para teres as passwords sempre sincronizadas nos vários dispositivos).

Também não deverás precisar de instalar software dos fabricantes de hardware para conseguires usar os periféricos.

Para fazeres backups só tens de arranjar um disco externo (por USB ou NAS), e ele pergunta se queres fazer backups para lá.
Depois ele trata de fazer os backups sozinho (a cada hora) sempre que tiver acesso ao referido disco.

Regra geral, se sentires a necessidade de instalar algum software, verifica primeiro se é mesmo necessário.
Ou seja, dependendo do uso que fazes do MS Office, podes nem precisar dele.

E diria que certamente não precisas do Outlook. Mas tu lá saberás.

Outra diferença, é que o que normalmente é CTRL+qqcoisa no Windows, no Mac é CMD+qqcoisa.
Exemplos:
CTRL+S = CMD+S = SAVE
CTRL+C = CMD+C = COPY
CTRL+V = CMD+V = PASTE
CTRL+X = CMD+X = CUT
CTRL+Z = CMD+Z = UNDO
Isto permite que no Terminal seja possível fazer COPY&PASTE com os atalhos normais do sistema (CMD-C & CMD-V) pois o CTRL-C faz o BREAK no Terminal.

Já sabes, qualquer dúvida que tenhas, pergunta aqui no tópico.

O minha teoria do simplesmente funciona na Apple agora está a deixar-me ficar mal. [:D]

Esta semana reparei que muitas das fotos que tirei não estão a passar automaticamente do iPhone para o Macbook como fazia sempre.
Alguém sabe porque será?

Hoje por exemplo tirei 3 fotos que precisava delas no Macbook e tive que transferir por Airdrop porque não apareceram automaticamente no computador e ontem tirei 2 fotos de seguida e hoje reparei que no computador só estava 1 delas.

eu tenho o iPhone no não-incomodar a partir das 21h e acho que o AW ficou automaticamente igual.

São coisas diferentes. [;)]

O não incomodar no iPhone faz com que o AW não te dê as notificações, mas se mexeres o pulso ele ilumina o ecrã e eventualmente poderás ver que tens notificações. Eu por exemplo só utilizo o mostrador siri com a complicação mensagens do lado esquerdo. Nesse caso, ao levantar o pulso, ele mostra, por exemplo, que tenho 3 ou 4 mensagens. Simplesmente não fui foi avisado.

No modo sono o AW escurece e bloqueia o ecrã. Mesmo que mexas o pulso, ele nunca se vai iluminar. Isto serve para quê? Se dormires com o relógio, e ao te mexeres durante a noite, ele não vai iluminar o ecrã em nenhuma situação. É como se estivesse desligado. [;)]

O não incomodar no iPhone faz com que o AW não te dê as notificações, mas se mexeres o pulso ele ilumina o ecrã e eventualmente poderás ver que tens notificações. Eu por exemplo só utilizo o mostrador siri com a complicação mensagens do lado esquerdo. Nesse caso, ao levantar o pulso, ele mostra, por exemplo, que tenho 3 ou 4 mensagens. Simplesmente não fui foi avisado.

No modo sono o AW escurece e bloqueia o ecrã. Mesmo que mexas o pulso, ele nunca se vai iluminar. Isto serve para quê? Se dormires com o relógio, e ao te mexeres durante a noite, ele não vai iluminar o ecrã em nenhuma situação. É como se estivesse desligado. [;)]

obrigado pela explicação.

Isso activa-se pela app saúde?

E que mais truques recomendas?

Já usei aquela coisa de silenciar os avisos por uns tempos ao tapar o ecrã com a mão após receber um aviso, gostei :) [:D]

É um bocado psicológico. Eu pessoalmente nem sinto. E acordar com o despertador é um pesadelo. O AW vai dando leves toques no pulso e aumentando gradualmente de intensidade a vibração até interagires com o aparelho. Muito, mas muito melhor.

obrigado pela explicação.

Isso activa-se pela app saúde?

E que mais truques recomendas?

Já usei aquela coisa de silenciar os avisos por uns tempos ao tapar o ecrã com a mão após receber um aviso, gostei :) [:D]

Na app Watch vais à secção sono e ativas todos os parâmetros e depois na app saúde metes o despertador como quiseres. Imagina que queres descansar das 22h às 7h (o chamado período de sono), é só programares isso e automaticamente o iPhone e o AW bloqueiam durante esse período de tempo definido.

Outra coisa interessante é que podes ter o telemóvel e AW sempre bloqueados durante esse período mesmo se não ativares o despertador (por exemplo ao fim de semana).

Eu durmo com o AW e faço de maneira diferente. Durante o dia tenho o always on activo (e a função de levantar ou rodar o pulso desactivada). À noite desactivo o always on e ele nunca irá iluminar durante a noite, a não ser que eu queira. Só gostava de ter um atalho directo para activar/desactivar o always on display. Existe ou está a falhar-me qq coisa?

Back