Tópico da Apple

Por acaso com pouca utilização começou a doer-me a mão, resolvi que vou devolver, é pena porque gosto de utilizar os gestos.

Um relação aos Mx Master, têm um problema, para não terem lag usando com os Mac tem de se usar o dongle com adaptador usb, só em modo bluetooth não dá para usar convenientemente.

Entretanto já encomendei um MX Master 3 for Mac, daqui a +- 2 semanas (quando o receber) já sei dizer se o problema de conexão por bluetooth foi ultrapassado, pelo que vi na net dizem que sim, que esse problema foi ultrapassado enquanto no Mx Master 3 "normal" os problemas mantêm-se.
Além disso, o MX Master 3 for Mac nem traz nenhum dongle, é só mesmo ligação por bluetooth, não haveria alternativa se ele tivesse problemas de ligação.

Lá está, o MM ao fim de algum uso esquece (além de faltar a rodinha), se bem que a Maria usava (ficou com ele até ter morrido recentemente) e nunca se queixou.

Agora tb já tem um MX dp do MM ter morrido e apesar de não adorar o design (normal, até pq é preto) acabou por ter de me dar razão na questão da ergonomia (e ainda nas possibilidades que os botões/rodinhas extras acrescentam).

Sim, tb foi das coisas que notei lgo com o primeiro MX Master (ainda o 1), em Macs só por BT ele tem lag, para ficar perfeito só com o dongle USB.

Pelo menos no meu caso, mas consta que com o MXM3 em Macs recentes a coisa funciona melhor só por BT.

Do que já li por aí esse MXM3 for Mac é igual ao outro mas sem o dongle, mas se dizes o contrário talvez tenha lido mal ou já haja relatos mais recentes. Seja como for é chato pagares mais e ficares sem dongle, pq o dongle pode dar jeito para outros computadores Windows ou Macs mais antigos sem os atuais protocolos de BT.

Ficamos à espera do feedback para daqui a umas semanas.

Atenção que há vários M1 - estou com preguiça de ir verificar, mas penso que o M1 do MacBook Air tem 7 cores e o do MacMini tem 8. Sem falar de que a RAM vem no mesmo módulo, e que o Air não tem ventilação e pode fazer travagem térmica, etc.

É só para avisar os compradores que já estão de PayPal em riste [:p] Eu fui pelo Mac Mini M1 16/500, a Amazon não vendia 16GB, esperei um mês pelo encomendado na Fnac, que fazia "uma atenção" de 10% (a Apple não despachava muito mais depressa).

O Activity Monitor da Apple é bom para ver como as coisas dão para a despesa. Eu gasto pouco CPU, mas a RAM é uma chatice - por agora estou sem "memory pressure", mas tenho 12 dos 16 GB em uso. Da maneira que hoje em dia os "webshits" (como dizem no n-gate.com) aviam páginas de 1GB+ de RAM, só recomendaria os 8GB a quem não usar browsers, ou só tiver dois tabs abertos de cada vez [:cool:]

Lá está, o MM ao fim de algum uso esquece (além de faltar a rodinha), se bem que a Maria usava (ficou com ele até ter morrido recentemente) e nunca se queixou.

Agora tb já tem um MX dp do MM ter morrido e apesar de não adorar o design (normal, até pq é preto) acabou por ter de me dar razão na questão da ergonomia (e ainda nas possibilidades que os botões/rodinhas extras acrescentam).

Sim, tb foi das coisas que notei lgo com o primeiro MX Master (ainda o 1), em Macs só por BT ele tem lag, para ficar perfeito só com o dongle USB.

Pelo menos no meu caso, mas consta que com o MXM3 em Macs recentes a coisa funciona melhor só por BT.

Do que já li por aí esse MXM3 for Mac é igual ao outro mas sem o dongle, mas se dizes o contrário talvez tenha lido mal ou já haja relatos mais recentes. Seja como for é chato pagares mais e ficares sem dongle, pq o dongle pode dar jeito para outros computadores Windows ou Macs mais antigos sem os atuais protocolos de BT.

Ficamos à espera do feedback para daqui a umas semanas.

Apanhei um video no Youtube, em que nos comentários aparece lá um tipo a dizer que são diferentes na questão da compatibilidade do bluetooth com o Mac (isso e ter cabo usb-c to usb-c), ele afirma que adquiriu os dois (MX Master 3 e MX Master 3 for Mac), e enquanto é impossível usar o MX Master 3 "normal" por ligação bluetooth com o Mac devido ao lag, ao usar o MX Master 3 for Mac a ligação é perfeita.

Devido a isto e com o conhecimento que já tenho dos problemas que há na ligação bluetooth com os Mac´s, encomendei logo um MX Master 3 for Mac.
A questão aqui é meramente estética, não gosto de ver um adaptador usb-c ligado ao dongle (fica ali um objecto muito saído do Mac), se eles tivessem um dongle usb-c provavelmente nem ligava, mas assim não me agrada.

Quando receber o rato logo digo se realmente a ligação fica igual como se tivesse a usar o dongle, ou seja, perfeita.
Caso contrário, vai para trás e encomendo o normal MX Master 3.

Last edited:
Realmente, estive a gravar um áudio com os AirPods e não se ouve bem não, ouve-se muito baixo, as vezes ouvir-se mais alto e volta a baixar. Tem mesmo de ser garantia.

Atenção que há vários M1 - estou com preguiça de ir verificar, mas penso que o M1 do MacBook Air tem 7 cores e o do MacMini tem 8. Sem falar de que a RAM vem no mesmo módulo, e que o Air não tem ventilação e pode fazer travagem térmica, etc.

É só para avisar os compradores que já estão de PayPal em riste [:p] Eu fui pelo Mac Mini M1 16/500, a Amazon não vendia 16GB, esperei um mês pelo encomendado na Fnac, que fazia "uma atenção" de 10% (a Apple não despachava muito mais depressa).

O Activity Monitor da Apple é bom para ver como as coisas dão para a despesa. Eu gasto pouco CPU, mas a RAM é uma chatice - por agora estou sem "memory pressure", mas tenho 12 dos 16 GB em uso. Da maneira que hoje em dia os "webshits" (como dizem no n-gate.com) aviam páginas de 1GB+ de RAM, só recomendaria os 8GB a quem não usar browsers, ou só tiver dois tabs abertos de cada vez [:cool:]

Neste caso é o Pro de 16GB com 8 núcleos (mas que também existe no Air, é apenas uma questão de €). [;)]

Em relação à RAM o que já li em várias reviews é que os 16GB só mesmo para coisas muito pesadas. Numa delas um tipo tinha carradas e carradas de apps abertas e páginas e mesmo assim não esgotou os 8GB de RAM.

Pessoalmente, e a pensar num futuro, irei comprar com 16GB. Mas pelo que vou lendo, o M1 com 8GB acho que chega e sobra para quase tudo.

Eu também li esses reviews. Deixo só isto aqui (isto é sem fazer praticamente nada ...):

Screenshot 2021-02-18 at 22.18.38.jpg

Edit:
jXLwLo0.png

Last edited:
Apanhei um video no Youtube, em que nos comentários aparece lá um tipo a dizer que são diferentes na questão da compatibilidade do bluetooth com o Mac (...)

Isso é uma treta de todo o tamanho.
Não há incompatibilidade nenhuma de Bluetooth.
O problema não está no rato, está na prioridade e largura de banda do Bluetooth.

Se tiveres apenas o rato ligado por Bluetooth não tens problemas nenhuns.
Se tiveres o rato mais outro dispositivo Bluetooth com prioridade igual, e usar toda a largura de banda, um deles vai ter de falhar. Ou ambos.

Exemplo: auscultadores + rato

Se os auscultadores usarem um CODEC que use muita largura de banda, e a dada altura rato e auscultadores ocuparem a totalidade disponível, das duas uma, ou o ponteiro do rato falha, ou falha o som do auricular, ou falham ambos.

Qualquer que seja o rato.
Qualquer que seja o sistema.

https://www.google.pt/search?client...hWgQUEAHbDKANAQ7xYoAHoECAUQAg&biw=375&bih=553

Por falar em airpods comprei uns pro e acho a qualidade razoável. Não me parece que justifiquem o preço. Até a tampa da caixa abana que parece uma cena chineza. [:D]

Mas também, a ouvir Spotify não se pode pedir muito. [:D]

PS: Ainda hoje estive a trabalhar com o MX Master 1 em Bluetooth, e a ouvir música em headset Bluetooth, e não tive qualquer interferência. Só ainda me aconteceu uma vez ter interferência, porque estava no open space com mais pessoal com dispositivos Bluetooth, e isso deve ter limitado a largura de banda disponível (interferência de outros sinais de rádio na mesma banda). Desliguei os auscultadores Bluetooth, e o rato voltou a funcionar normalmente.

Não tem nada a ver com mais ou menos compatibilidade.
O rato não tem diferença nenhuma a nível de Bluetooth entre a versão Mac e não-Mac.

Por falar em airpods comprei uns pro e acho a qualidade razoável. Não me parece que justifiquem o preço. Até a tampa da caixa abana que parece uma cena chineza. [:D]

Mas também, a ouvir Spotify não se pode pedir muito. [:D]
Eu diria que isso é alguma copia chinesa.

Isso é uma treta de todo o tamanho.
Não há incompatibilidade nenhuma de Bluetooth.
O problema não está no rato, está na prioridade e largura de banda do Bluetooth.

Se tiveres apenas o rato ligado por Bluetooth não tens problemas nenhuns.
Se tiveres o rato mais outro dispositivo Bluetooth com prioridade igual, e usar toda a largura de banda, um deles vai ter de falhar. Ou ambos.

Exemplo: auscultadores + rato

Se os auscultadores usarem um CODEC que use muita largura de banda, e a dada altura rato e auscultadores ocuparem a totalidade disponível, das duas uma, ou o ponteiro do rato falha, ou falha o som do auricular, ou falham ambos.

Qualquer que seja o rato.
Qualquer que seja o sistema.

https://www.google.pt/search?client...hWgQUEAHbDKANAQ7xYoAHoECAUQAg&biw=375&bih=553

Pois aí é que está, só com o rato ligado por bluetooth, sempre os mesmos problemas de lag, todos os ratos que tive com ligação bluetooth deram problemas, só consigo ter um rato sem problemas de lag ligando o dongle.

O único rato ligado por bluetooth que não deu problemas e funcionou impecavelmente foi o Magic Mouse 2, estou a contar que o MXMaster 3 for Mac seja igual ao rato da Apple nesse aspecto.

Um truque para detectar o lag é fazer circunferências com o rato continuamente (+ de 20 segundos), é a prova dos nove, se travar em algum momento, tem lag.

Pois aí é que está, só com o rato ligado por bluetooth, sempre os mesmos problemas de lag, todos os ratos que tive com ligação bluetooth deram problemas, só consigo ter um rato sem problemas de lag ligando o dongle.

O único rato ligado por bluetooth que não deu problemas e funcionou impecavelmente foi o Magic Mouse 2, estou a contar que o MXMaster 3 for Mac seja igual ao rato da Apple nesse aspecto.

Um truque para detectar o lag é fazer circunferências com o rato continuamente (+ de 20 segundos), é a prova dos nove, se travar em algum momento, tem lag.

Pois, é como te digo... não tenho problemas.

Se tens problemas só com o rato ligado, então deves ter um problema qualquer no Mac.

Eu tenho dois MX Master, uso com dois Mac (um Pro e um Air), uso a ouvir música com auscultadores Bluetooth, e não tenho problemas nenhuns.

O pessoa da empresa também usa Macs, e nunca ouvi nenhum queixar-se.
Posso perguntar na reunião de 2ª feira se usam ratos e auscultadores BT em simultâneo e se têm interrupções.
Achas que vale a pena eu perguntar-lhes?

Já fizeste o tradicional RESET do SMC e NVRAM/PRAM?

E com auscultadores a ouvir música? Tens cortes?

Pois, é como te digo... não tenho problemas.

Se tens problemas só com o rato ligado, então deves ter um problema qualquer no Mac.

Eu tenho dois MX Master, uso com dois Mac (um Pro e um Air), uso a ouvir música com auscultadores Bluetooth, e não tenho problemas nenhuns.

O pessoa da empresa também usa Macs, e nunca ouvi nenhum queixar-se.
Posso perguntar na reunião de 2ª feira se usam ratos e auscultadores BT em simultâneo e se têm interrupções.
Achas que vale a pena eu perguntar-lhes?

Já fizeste o tradicional RESET do SMC e NVRAM/PRAM?

E com auscultadores a ouvir música? Tens cortes?

Tive problemas e em computadores Apple distintos, para mim é uma característica dos Mac, o Magic Mouse funciona bem por alguma razão que os outros não.
E não sou só eu que digo isto, nessa página do Youtube estavam lá vários utilizadores com a mesma experiência que eu tive.

Agora resta-me esperar que o rato chegue e ver se funciona bem ou não. Depois logo digo algo quando o receber e testar. [;)]

Tive problemas e em computadores Apple distintos, para mim é uma característica dos Mac, o Magic Mouse funciona bem por alguma razão que os outros não.
E não sou só eu que digo isto, nessa página do Youtube estavam lá vários utilizadores com a mesma experiência que eu tive.

Agora resta-me esperar que o rato chegue e ver se funciona bem ou não. Depois logo digo algo quando o receber e testar. [;)]

Pode ser software que tenhas instalado nos vários Macs.
Até o próprio software da Logitech.

Eu tenho o meu rato sem o software instalado.

Aliás, NUNCA instalo software de fabricantes de hardware.
Mesmo no Windows, e mais tarde no Linux, aprendi a não instalar a menos que fosse obrigatório (o hardware não funcionar sem o software).

Mesmo actualmente arrependo-me amargamente de instalar coisas, mesmo com todas as regras que imponho a mim próprio, quanto mais quando instalava tudo o que me aparecia à frente.

Pode ser software que tenhas instalado nos vários Macs.
Até o próprio software da Logitech.

Eu tenho o meu rato sem o software instalado.

Aliás, NUNCA instalo software de fabricantes de hardware.
Mesmo no Windows, e mais tarde no Linux, aprendi a não instalar a menos que fosse obrigatório (o hardware não funcionar sem o software).

Mesmo actualmente arrependo-me amargamente de instalar coisas, mesmo com todas as regras que imponho a mim próprio, quanto mais quando instalava tudo o que me aparecia à frente.

Podes dar uma explicação para isto?

Na minha cabeça, teoricamente, o hardware ficaria a funcionar melhor com um software específico... :confused:

Se for possível faz de conta que está a explicar para uma criança de 4 anos... :sh)

Na minha cabeça, teoricamente, o hardware ficaria a funcionar melhor com um software específico... :confused:

Se for possível faz de conta que está a explicar para uma criança de 4 anos... :sh)

Os programadores do fabricante de hardware, em geral, são nabos e fazem asneira. O zingarelho deles funcemina, a modos que, passa uns testes toscos, mas lixam o sistema porque não sabem o que fazem.

"Just chanelling" [:p]

Três razões:
1. Quanto mais software instalado mais complexo fica o sistema.
2. Um software sem bugs é como um jardim sem flores.
3. São fabricantes de hardware, e não de software (podem perceber muito de hardware e terem excelente qualidade no hardware, mas é com o hardware que ganham dinheiro, não é com software, e normalmente não percebem patavina de software, nem têm tanta preocupação com a qualidade do software).

Agora imagina o jardim que não será num software feito por empresas de hardware...

Back