Tópico da Apple

Sim, por isso é que logo a seguir vou comprar mais um produto Apple: sou obrigado a fazê-lo contra a minha vontade.

Não percebeu? Você está cego pelo dogma. Não tem discernimento, nem idade, nem inteligência para escolher por si próprio. Precisa de um profeta esclarecido que o faça ver a luz. Precisa de alguém que decida por si, porque você no fundo não passa de uma criança que devia ser proibida de escolher o que quiser.

Claro que há ali exagero e são declarações para lhe dar palco, mas há constatações que fazem sentido.
O refresh rate dos ecrãs... tudo bem, há a questão do consumo da bateria, mas bolas, há 3 anos que existem equipamentos com isso.
O backup só para o iCloud, grátis limitado a 5GB, o mesmo que dizer que tens de comprar o upgrade para poderes efetivamente usar.

Mas o cerne da questão não está aí! Esses argumentos teriam razão de ser se o Apple fosse o único fornecedor de telemóveis e computadores do mundo. Mas não. Muito longe disso. Há alternativas para todos os gostos e bolsas. Quem não gosta pode sair a qualquer hora ou nem sequer chegar a entrar no mundo Apple. Porque há liberdade de escolha.

O que o fulano não percebe, ele e muita gente, é que num mercado maduro não são bits, nem ghz, nem gigabytes, que fazem a diferença. É o produto como um todo na sua dimensão de factores muito mais subjetivos, e por isso mesmo muito mais difíceis de dominar do ponto de vista comercial: usabilidade, conveniência, baixa exigência de manutenção, familiaridade, etc.
Só que isso é muito mais difícil de fazer do que meramente chegar ao pé da LG e encomendar ecrãs de 120hz. E isso frustra muito quem não consegue pensar o produtos para la de uma mera soma de especificações técnicas.

Sou utilizador de iPhone desde o 3GS e, sinceramente não me vejo a mudar, estou demasiado rotinado ao ecossistema iOS, mas frustra-me não ter algumas specs que se tornaram banais em equipamentos de outros fabricantes.
Não me sinto escravo, mas reconheço que sinto alguma dependência ao iOS.
Dito de outra forma: se houvesse um telemóvel com as specs do Samsung 21 mas com iOS, mudava na hora.
O "problema" é que para ter o SW tenho que levar com o HW.

Claro que há ali exagero e são declarações para lhe dar palco, mas há constatações que fazem sentido.
O refresh rate dos ecrãs... tudo bem, há a questão do consumo da bateria, mas bolas, há 3 anos que existem equipamentos com isso.
O backup só para o iCloud, grátis limitado a 5GB, o mesmo que dizer que tens de comprar o upgrade para poderes efetivamente usar.

Sou escravo da Apple por culpa dos outros.
Por culpa da Google.
Por culpa da Samsung.
Por culpa da Microsoft.
Por culpa de todos os que não fazem melhor que a Apple e por isso me obrigam a comprar Apple.

Sou utilizador de iPhone desde o 3GS e, sinceramente não me vejo a mudar, estou demasiado rotinado ao ecossistema iOS, mas frustra-me não ter algumas specs que se tornaram banais em equipamentos de outros fabricantes.
Dito de outra forma: se houvesse um telemóvel com as specs do Samsung 21 mas com iOS, mudava na hora.

As coisas valem pelo resultado final do propósito de utilização, e não pelos detalhes das diferenças.

Quando houver um concorrente que me facilite mais a vida, eu mudo.

As coisas valem pelo resultado final do propósito de utilização, e não pelos detalhes das diferenças.

Quando houver um concorrente que me facilite mais a vida, eu mudo.

Não gostarias de ter as specs do S21 num iOS?

Eu já gostava de ter um ecrã para onde olho 3 a 4 horas por dia, com a suavidade dos 120hz.
Gostava de poder fazer um verdadeiro backup na cloud do telemóvel, sem ter que pagar por isso.
Gostava de ter uma camera com um zoom óptico superior a 2x (e por que não mais do que 12MP de resolução).
Gostava de ter um telemóvel com um carregamento verdadeiramente rápido.

Na minha saga de reduzir a dependência da google (e de todos os que vivem de publicidade À conta da minha privacidade) comecei a usar mais o apple maps para navegacão. E digo que estou muito surpreendido pela positiva! Teve a má fama inicial que "matou" o projecto para o publico em geral, mas o apple maps para o apple car está já bastante bom.

Infelizmente a minha net não é ilimitada, e como tal tenho que usar mais o google maps, devido ao modo offline dos mapas, acaba por gastar muito menos net e dar menos problemas em zonas de pouca rede. Gostava imenso que a Apple adicionasse modo offline aos mapas, nem precisava de ser tipo google maps (em que se escolhe um quadrado no mapa), podia ser algo mais apple (tipo especificar zonas e ele depois decide o que guarda offline).

Ambos substituídos. Portanto já vou no 3o AirPod pro direito e agora no 2o esquerdo em cerca de ano e meio.

o rapaz da loja diz que a garantia continua igual porque a caixa de carregamento não foi mudada e só a caixa tem número de série (?!).

não insisti mas já percebi que há tourada se isto voltar a falhar nos próximos 2 anos porque obviamente a garantia recomeça, ou é preciso relembrar a legislação europeia para perceberem?

a Apple que não tenha uma representação própria e continue neste esquema de agentes autorizados que vai muito bem...
Sim a Apple não ter representação própria em Portugal vai dar cabo do negócio, nem devem dormir a pensar em Portugal [:D][:p]

Eu estaria mais preocupado em ter pago centenas de euros por uns phones com uma fiabilidade pior do que os do chinês...

O iPhone Pro tem um ecrã OLED de altíssima resolução e qualidade de topo, processador do melhor que há na industria, 6 GB de RAM, até 512GB de armazenamento interno, cameras do melhor que há também, criticar o iphone pelo hardware é ridiculo, antigamente sim era muito mau, quando vinham com processadores modestos e 512 mb de ram, passado pouco tempo arrastavam-se todos e a bateria era miserável. Nada comparável com a realidade atual.

A "prisão" à Apple não é mais que um mito ou uma ideia forçada por muitos dos utilizadores de produtos, mas principalmente de quem apenas usa iPhone.

Tenho muitos anos de utilização de iPhone e outros produtos da Apple, que ainda mantenho. Aliás, escrevo este post a partir de um MBP e o meu tablet continua a ser um iPad. No entanto, a certa altura decidi experimentar um smartphone. Resultado? Não senti qualquer falta do iPhone. Fiquei tão bem como estava, ganhando numas coisas e perdendo noutras.

E experimentei porque motivo? Porque, ao contrário da maioria dos utilizadores de iPhone, não opino sobre o que desconheço, por isso nunca disse que só me daria bem com o iOS. Arrisquei experimentar Android e, a partir daí, formei a minha opinião com base conhecimento empírico, não com base em diz que disse.

Se pondero voltar a um iPhone? Sim, sem qualquer problema. Quando mudar de telefone, consoante a oferta do momento, decido o que quero ter, consoante os meus gostos e necessidades, seja qual for o sistema operativo.

Sempre me fez alguma confusão ouvir coisas como: "tenho um iPhone 12 e devo trocar quando sair o iPhone 14". Como é possível alguém já estar a pensar em algo que ainda não existe apenas com base no que tem atualmente, sem sequer ponderar alternativas? Mas isto acontece com muitas pessoas e não são propriamente burros.

Então, mas já experimentaste outras coisas? Não. Então como sabes que esse é o melhor? Porque sei.

E isto acontece exatamente com uma área com que sempre lidei mais e que é o foco deste fórum: automóveis. Tenho o modelo A da marca Z e a seguir vou trocar pela segunda geração do modelo A da marca Z. Mas porque é que não compras o da marca B ou C? Não gosto. Mas já os conduziste? Não, mas não gosto porque coiso.

A Apple, com muito mérito dos seus departamentos de comunicão e marketing, conseguiu esta fidelização de forma genial. Sem dúvida, para quem estuda o tema, é um dos melhores exemplos que existe.
A marca da maçã conseguiu criar ali uma espécie de culto do medo, em que a malta tem medo de experimentar outras coisas e se arrepender, até porque a Apple publicita tudo o que faz como se fosse algo único.

E como falamos de produtos caros, a maioria das pessoas fica com medo de arriscar noutra coisa.

(...)
ao contrário da maioria dos utilizadores de iPhone, não opino sobre o que desconheço, (...) formei a minha opinião com base conhecimento empírico, não com base em diz que disse.
(...)
Então, mas já experimentaste outras coisas? Não. Então como sabes que esse é o melhor? Porque sei.
(...)

518SgR3.jpg

(...)
E isto acontece exatamente com uma área com que sempre lidei mais e que é o foco deste fórum: automóveis. Tenho o modelo A da marca Z e a seguir vou trocar pela segunda geração do modelo A da marca Z. Mas porque é que não compras o da marca B ou C? Não gosto. Mas já os conduziste? Não, mas não gosto porque coiso.
(...)

Tal como nos telemóveis... enquanto não me deixar apeado.

Ferramentas:
Devem facilitar-nos a vida, e não complicar.

(...)
A Apple, com muito mérito dos seus departamentos de comunicão e marketing, conseguiu esta fidelização de forma genial. Sem dúvida, para quem estuda o tema, é um dos melhores exemplos que existe.
A marca da maçã conseguiu criar ali uma espécie de culto do medo, em que a malta tem medo de experimentar outras coisas e se arrepender, até porque a Apple publicita tudo o que faz como se fosse algo único.
E como falamos de produtos caros, a maioria das pessoas fica com medo de arriscar noutra coisa.

Não é marketing, nem medo.
É simplificar a vida em lugar de a complicar.

It just works.

Pego no carro e funciona.
Pego no telemóvel e funciona.
Pego no computador e funciona.
Não me fazem perder tempo.
Ajudam-me a poupar tempo.

Não estou para andar com soluções Frankenstein a colar software e sistemas operativos à espera que tudo funcione e continue a funcionar.
Já fui jovem curioso, em que me dava gozo fazer tweak de tudo e um par-de-botas. Agora quero coisas que funcionem out-of-the-box.
Até o carro é de mudanças automáticas.

Menos.
Quero menos.
Menos complicações.
Menos confusões.
Menos trabalho.
Menos chatices.

Mais.
Quero mais.
Mais tempo.
Mais lazer.
Mais calma.
Mais vida.

Sim a Apple não ter representação própria em Portugal vai dar cabo do negócio, nem devem dormir a pensar em Portugal [:D][:p]

Eu estaria mais preocupado em ter pago centenas de euros por uns phones com uma fiabilidade pior do que os do chinês...

se não compreendeste o ponto, não vale a pena fazeres um post que nada acrescenta além de ruído e lateralidades.

Ferramentas:

It just works.

Não estou para andar com soluções Frankenstein a colar software e sistemas operativos à espera que tudo funcione e continue a funcionar.
Já fui jovem curioso, em que me dava gozo fazer tweak de tudo e um par-de-botas. Agora quero coisas que funcionem out-of-the-box.

Menos.
Quero menos.
Menos complicações.
Menos confusões.
Menos trabalho.
Menos chatices.

Mais.
Quero mais.
Mais tempo.
Mais lazer.
Mais calma.
Mais vida.

Estás a partir do pressuposto que outro equipamento que não seja iPhone te vai falhar ou deixar apeado, o que não podes saber sem experimentar, com base no diz que disse.

Eu também não tenho tempo nem paciência para andar com experiências. Quero coisas que me facilitem a vida e que sejam o mais fáceis de usar possível. E, lá está: isso não acontece apenas com o iPhone.

A mesma coisa nos PC. Eu tenho Apple para uso pessoal e Windows para uso profissional, até porque nem posso escolher. O meu PC profissional tem uma utilização intensiva e não me deixa apeado, seja aqui ou na China. Funciona bem. Aliás, tão bem como o MBP.

Não estou com isto a comparar diretamente do ser melhor ou pior. Apenas a dizer que isso do ficar agarrado tem muito que se lhe diga e, muitas vezes, não passa de uma mania e até de uma certa limitação do ser humano.

Tal como os concorrentes.
Pagava iCloud.
Assim como agora pago OneDrive ( incluido no Office 365 ).

Google Photos também vai seguir esse caminho.

Quando as diferenças entre telemoveis, continuo a não conseguir tolerar o Notch nem baterias "pequenas" nem carregamentos lentos.
Dai ter mudado de um Iphone SE para o OnePlus 7T.

Quando sair algo que goste, não hesito em mudar.

Last edited:
A "prisão" à Apple não é mais que um mito ou uma ideia forçada por muitos dos utilizadores de produtos, mas principalmente de quem apenas usa iPhone.

Tenho muitos anos de utilização de iPhone e outros produtos da Apple, que ainda mantenho. Aliás, escrevo este post a partir de um MBP e o meu tablet continua a ser um iPad. No entanto, a certa altura decidi experimentar um smartphone. Resultado? Não senti qualquer falta do iPhone. Fiquei tão bem como estava, ganhando numas coisas e perdendo noutras.

E experimentei porque motivo? Porque, ao contrário da maioria dos utilizadores de iPhone, não opino sobre o que desconheço, por isso nunca disse que só me daria bem com o iOS. Arrisquei experimentar Android e, a partir daí, formei a minha opinião com base conhecimento empírico, não com base em diz que disse.

Se pondero voltar a um iPhone? Sim, sem qualquer problema. Quando mudar de telefone, consoante a oferta do momento, decido o que quero ter, consoante os meus gostos e necessidades, seja qual for o sistema operativo.

Sempre me fez alguma confusão ouvir coisas como: "tenho um iPhone 12 e devo trocar quando sair o iPhone 14". Como é possível alguém já estar a pensar em algo que ainda não existe apenas com base no que tem atualmente, sem sequer ponderar alternativas? Mas isto acontece com muitas pessoas e não são propriamente burros.

Enquanto os produtos da Apple forem extraordinariamente intuitivos de utilizar para todos os utilizadores -do mais profissional ao nada profissional e até info-excluído- a fidelização vai continuar sobretudo dos últimos...que são, btw, a maioria da população.

Estás a partir do pressuposto que outro equipamento que não seja iPhone te vai falhar ou deixar apeado, o que não podes saber sem experimentar, com base no diz que disse.
(...)

Imagino que não tenhas percebido a imagem de um Android com um browser Opera.

Digo-te de outro modo:
Trabalho em desenvolvimento de software há mais de 30 anos.

Ferramentas:

It just works.

Menos.
Quero menos.
Menos complicações.
Menos confusões.
Menos trabalho.
Menos chatices.

Mais.
Quero mais.
Mais tempo.
Mais lazer.
Mais calma.