A "prisão" à Apple não é mais que um mito ou uma ideia forçada por muitos dos utilizadores de produtos, mas principalmente de quem apenas usa iPhone.
Tenho muitos anos de utilização de iPhone e outros produtos da Apple, que ainda mantenho. Aliás, escrevo este post a partir de um MBP e o meu tablet continua a ser um iPad. No entanto, a certa altura decidi experimentar um smartphone. Resultado? Não senti qualquer falta do iPhone. Fiquei tão bem como estava, ganhando numas coisas e perdendo noutras.
E experimentei porque motivo? Porque, ao contrário da maioria dos utilizadores de iPhone, não opino sobre o que desconheço, por isso nunca disse que só me daria bem com o iOS. Arrisquei experimentar Android e, a partir daí, formei a minha opinião com base conhecimento empírico, não com base em diz que disse.
Se pondero voltar a um iPhone? Sim, sem qualquer problema. Quando mudar de telefone, consoante a oferta do momento, decido o que quero ter, consoante os meus gostos e necessidades, seja qual for o sistema operativo.
Sempre me fez alguma confusão ouvir coisas como: "tenho um iPhone 12 e devo trocar quando sair o iPhone 14". Como é possível alguém já estar a pensar em algo que ainda não existe apenas com base no que tem atualmente, sem sequer ponderar alternativas? Mas isto acontece com muitas pessoas e não são propriamente burros.
Então, mas já experimentaste outras coisas? Não. Então como sabes que esse é o melhor? Porque sei.
E isto acontece exatamente com uma área com que sempre lidei mais e que é o foco deste fórum: automóveis. Tenho o modelo A da marca Z e a seguir vou trocar pela segunda geração do modelo A da marca Z. Mas porque é que não compras o da marca B ou C? Não gosto. Mas já os conduziste? Não, mas não gosto porque coiso.
A Apple, com muito mérito dos seus departamentos de comunicão e marketing, conseguiu esta fidelização de forma genial. Sem dúvida, para quem estuda o tema, é um dos melhores exemplos que existe.
A marca da maçã conseguiu criar ali uma espécie de culto do medo, em que a malta tem medo de experimentar outras coisas e se arrepender, até porque a Apple publicita tudo o que faz como se fosse algo único.
E como falamos de produtos caros, a maioria das pessoas fica com medo de arriscar noutra coisa.