Tópico da Apple

Lata é teres um MacBook Air de 999$ com 8GB de RAM e 256GB de disco - desligado da ficha - a espezinhar o teu amado Ryzen com 16GB de RAM e centenas de dólares mais caro. No mundo real e a trabalhar com apps de edição de vídeo e fotografia bem pesadas.

https://www.youtube.com/watch?v=7yTWGjYFiC0

E se quiseres ver os arrasadores preços da concorrência é só ires aqui:

https://www.microsoft.com/pt-pt/sto...wModes=&?icid=mscom_marcom_H1a_SurfaceLaptop4

Devias sair dessa bolha de ódio anti Apple em que vives. Como consumidor só tens a ganhar com o facto da Apple ter lançado o M1 para o mercado. Chama-se a isso concorrência e por arrasto (positivo), evolução.

E lamento dizer-te, mas teres tido um MacBook com 8GB há 8 anos é algo que vale assim como um zero redondo. Eu hoje também vendi um MacBook Pro com mais de 8 anos e com 8GB de RAM.

E?…

Dezenas de reviews, comparativos, benchmarks, etc. Todos no geral unânimes. Os 8GB de RAM do M1 são na prática - dentro de uma comparação arredondada - como os 16GB de RAM num Intel. Mas o Avant, Apple hater de renome, como teve um Mac com 8GB há 8 anos, diz que não é possível. Como se a Apple não fizesse o mesmo há anos com os iPhones com metade da RAM dos Androids.

Homem, sai da bolha. A Apple fez um excelente trabalho com o M1, toda a gente sabe e reconhece isso. Não vale a pena andares a destilar ódio e a dizer que só dá para abrir o Facebook quando os resultados estão (literalmente) à vista de todos.

Pessoalmente, espero que a concorrência a seguir faça ainda melhor, para que eu, como consumidor, possa ter mais alternativas. Sejam elas de que marca forem. E que sejam cada vez melhores.

Apple hater? [:D][:D][:D] O último telefone que comprei foi um iPhone 12, mais um SE para a filha...

Não gosto é de ser comido por parvo, mas pelos vistos há quem goste.

O RAM diz pinetes quanto à velocidade de um programa de cada vez. Evidentemente que tendo apenas um programa aberto, 8Gb chegam para a maioria das situações, talvez para edição de vídeo nos formatos mais actuais não chegue.

O problema é quando tens vários abertos. E aí não há milagres, nem pode haver. 8Gb de RAM nunca poderão ser iguais a 16 Gb, admito que os binários dos executáveis sejam mais pequenos em ARM, mas a grande quantidade de RAM que os programas consomem já não é do programa executável, mas dos dados que gera e aloca na memória.

Eu nunca critiquei o M1, acho um excelente CPU, já disse lá para trás várias vezes que estava admirado com a suavidade da transição e que só a Apple conseguiria fazer uma coisa destas.

Critico oferecerem a gama de entrada com 8 Gb de RAM, é simplesmente ridículo. Mas OK, agora compraste e tens de defender a tua compra, tudo bem.

PS: o CPU do meu laptop é um Intel i7 8550U, vê lá. Já o tenho há 2 anos e meio, e satisfaz-me mais e deu-me menos problemas do que qualquer dos 4 laptops da Apple que tive desde o início da década passada. Quer em Windows 10 quer em Linux.

E não ponho de parte comprar um Mac com processador ARM. Mas se houve coisa que aprendi nos meus anos como utilizador de Macs é... nunca, mas nunca comprar a primeira geração de um modelo.

Last edited:
Como disseste e bem é gama de entrada! 8 GB é o padrão hoje em dia em computadores de gama de entrada, queres mais pagas mais simples. Ou achas que se a base fosse 16 GB + 1 TB ia custar o mesmo?!

Portanto para ti o lógico seria obrigar toda a gente pagar mais por hardware que não necessita?! Que teorias absurdas...

Portanto neste momento um laptop cujo preço mais barato é superior a 1000€ é entrada de gama... [:D]

Laptops entradas de gamas custam 400€, não 1100.

A Apple mete o Air com 8 Gb por uma simples razão, para poder cobrar 230€ por mais 8 Gb, que para eles deve custar aí uns 25€...

Mas OK, sou eu que devo estar a ver mal, e para variar, não se pode questionar as ofertas da sacrossanta Apple. Devemos é estar gratos por elas. [:D]

O chassis, teclado, rato, ecrã dos portáteis de 400 euros está mesmo ao nível do Macbook Air, continua a fazer comparações absurdas e depois queixa-te que ninguém te leva a sério.

O chassis, teclado, rato, ecrã dos portáteis de 400 euros está mesmo ao nível do Macbook Air, continua a fazer comparações absurdas e depois queixa-te que ninguém te leva a sério.

Lá está, chamar a um Macbook, seja ele qual for, de gama de entrada é algo no mínimo ridículo. [:D] [:D]

Pode-se chamar outra coisa qualquer, mas isso não.

Claro que não, por isso mesmo é que a memória devia estar à altura da restante qualidade! E não está!

Se aceito perfeitamente 8 Gb de RAM num caco de 400€ que é mesmo para ser barato, não posso aceitar a mesma coisa num Laptop de 1000€, ainda por cima com preços absurdos para fazer o upgrade para os 16 Gb.

Ainda se viesse com os 8Gb e depois tivesses possibilidade de meter mais memória consoante as necessidades, ainda passava - Era o que fazia quando os Macbooks eram laptops expansíveis como os outros. Agora com tudo soldado na board, é o que compras e quando deixar de servir é comprar outro.

Mas OK, eu não ando aqui para ser levado a sério. Tenho e tive bastantes produtos Apple para poder falar à vontade, sei bem as vantagens e desvantagens.

Que nem de perto são os suprasumos que se pintam aqui, e em qualquer fórum de apple lovers, não são, disso tenho a certeza.

Apple hater? [:D][:D][:D] O último telefone que comprei foi um iPhone 12, mais um SE para a filha...

Não gosto é de ser comido por parvo, mas pelos vistos há quem goste.

O RAM diz pinetes quanto à velocidade de um programa de cada vez. Evidentemente que tendo apenas um programa aberto, 8Gb chegam para a maioria das situações, talvez para edição de vídeo nos formatos mais actuais não chegue.

O problema é quando tens vários abertos. E aí não há milagres, nem pode haver. 8Gb de RAM nunca poderão ser iguais a 16 Gb, admito que os binários dos executáveis sejam mais pequenos em ARM, mas a grande quantidade de RAM que os programas consomem já não é do programa executável, mas dos dados que gera e aloca na memória.

Eu nunca critiquei o M1, acho um excelente CPU, já disse lá para trás várias vezes que estava admirado com a suavidade da transição e que só a Apple conseguiria fazer uma coisa destas.

Critico oferecerem a gama de entrada com 8 Gb de RAM, é simplesmente ridículo. Mas OK, agora compraste e tens de defender a tua compra, tudo bem.

PS: o CPU do meu laptop é um Intel i7 8550U, vê lá. Já o tenho há 2 anos e meio, e satisfaz-me mais e deu-me menos problemas do que qualquer dos 4 laptops da Apple que tive desde o início da década passada. Quer em Windows 10 quer em Linux.

E não ponho de parte comprar um Mac com processador ARM. Mas se houve coisa que aprendi nos meus anos como utilizador de Macs é... nunca, mas nunca comprar a primeira geração de um modelo.

Não é só isso. É também o uso de uma solução que a Apple chama Unified Memory Architecture.
É claro que em tese quanto mais RAM melhor. Mas a questão não é essa. A questão é, havendo uma restrição orçamental, se se justifica pagar a diferença tendo em conta que nao se pode usar a mesma métrica que se usa em macs intel. E aí atrevo-me a dizer que uma percentagem muito sólida utilizadores de portáteis quase nunca vai sentir falta de mais de 8Gb de Ram em M1, tal como não sentiriam caso tivessem um macbook pro intel com 12Gb (não chego ao extremo de falar em 16).

Se aceito perfeitamente 8 Gb de RAM num caco de 400€ que é mesmo para ser barato, não posso aceitar a mesma coisa num Laptop de 1000€, ainda por cima com preços absurdos para fazer o upgrade para os 16 Gb.
Pior eram os iphones com 512 mb de ram que se arrastavam passado pouco tempo, não é o caso deste mac que tem um excelente desempenho, não me choca mesmo os 8 GB base.

Não é só isso. É também o uso de uma solução que a Apple chama Unified Memory Architecture.
É claro que em tese quanto mais RAM melhor. Mas a questão não é essa. A questão é, havendo uma restrição orçamental, se se justifica pagar a diferença tendo em conta que nao se pode usar a mesma métrica que se usa em macs intel. E aí atrevo-me a dizer que uma percentagem muito sólida utilizadores de portáteis quase nunca vai sentir falta de mais de 8Gb de Ram em M1, tal como não sentiriam caso tivessem um macbook pro intel com 12Gb (não chego ao extremo de falar em 16).

Nada a ver. A UMA aumenta a largura de banda e diminui a latência, melhorando a performance. Em nada afecta a necessidade de quantidade de memória física.

Nada a ver. A UMA aumenta a largura de banda e diminui a latência, melhorando a performance. Em nada afecta a necessidade de quantidade de memória física.

Tem tudo que ver! Quanto menor a diferença de velocidade de acesso, leitura e escrita entre a memória de massa e a RAM, menos RAM em sentido estrito é necessária! No limite até deixa de haver diferença entre elas.

Tem tudo que ver! Quanto menor a diferença de velocidade de acesso, leitura e escrita entre a memória de massa e a RAM, menos RAM em sentido estrito é necessária! No limite até deixa de haver diferença entre elas.

O que acabaste de escrever não faz qualquer sentido.

Melhora velocidade e latência entre avram e o cpu nada tem a ver com a "memória de massa - ssd/ufs"

Como disseste e bem é gama de entrada! 8 GB é o padrão hoje em dia em computadores de gama de entrada, queres mais pagas mais simples. Ou achas que se a base fosse 16 GB + 1 TB ia custar o mesmo?!

Portanto para ti o lógico seria obrigar toda a gente pagar mais por hardware que não necessita?! Que teorias absurdas...

A chulice é cobrar 230€ para passar de 8GB de RAM para 16GB. E mais 230€ para passar de 256GB para 512GB de SSD.

Se queres ter computador para durar muitos anos - e este M1 é CPU para durar muitos anos - é mais de que recomendável ter os 16GB RAM e os 512GB SSD.

E aquele preço bomba de 1160€ passa para 1620€.

Mas não aponto só o dedo à Apple nisto, a Microsoft faz o mesmo nos Surface, por exemplo. Por isso é que é bom o consumidor fazer-se ouvir, em vez de comer tudo o que lhe metem no prato enquanto diz amén.

Se o mesmo não era verdade há uns anos atrás, neste momento considero a gama de oferta bastante em linha com a concorrência.

2ABuPDAl.png

Dell XPS 13
QMqCwfWl.png

Lenovo Yoga 9i (14")
QO4LRNjl.png

(este não dá para configurar com 512gb de disco)

Se ao preço adicionarmos o factor M1, acho que fica imbatível.

Acho que o pessoal confunde um pouco o uso que dá a um equipamento para o uso que as outras pessoas dão, não percebendo que nem todos têm as mesmas necessidades.
No meu caso com XCode e afins claro que tenho que ir para 16GB, mas por exemplo para a minha esposa, para safari, pdf's, word e excel os 8GB chegam e sobra.

Acho que o pessoal confunde um pouco o uso que dá a um equipamento para o uso que as outras pessoas dão, não percebendo que nem todos têm as mesmas necessidades.
No meu caso com XCode e afins claro que tenho que ir para 16GB, mas por exemplo para a minha esposa, para safari, pdf's, word e excel os 8GB chegam e sobra.

E portanto, alguém que dá mais de mil euros por uma peça de hardware só liga às necessidades actuais, não pensa se ainda fará um bom trabalho daqui a 3 ou 4 anos.

O que acabaste de escrever não faz qualquer sentido.

Expliquei-me mal. Referia-me a isto: "Now with NVMe drives you have hard drives that are pretty well as fast as RAM, so in an M1 system, although the virtual memory use is significant, it can be considered as fast as RAM in Intel machines. "

Além da UMA, que de facto se "limita" ao SOC (CPUs, GPU, RAM, etc), as drives SSD e os respectivos BUS estão cada vez mais rápidas, reduzindo cada vez mais a diferença entre memória RAM e memória de massa, o que permite trabalhar com "swap files" (para ser simplista) de forma cada vez mais eficiente. Tanto assim é que algures no futuro o conceito de memória RAM irá desaparecer porque o suporte de leitura e escrita de dados permanentes será tão rápido que vai prescindir de memória temporária.

https://www.pro-tools-expert.com/production-expert-1/why-the-apple-m1-chip-is-so-fast

A questão essencial é que o M1 8 GB faz (quase) o mesmo que 16 GB em Mac Intel.

Se me disserem que 16 GB em W10 rende mais que 16 GB em Mac Intel, ok, aceito porque sei bem o que valem 8 GB em W10 vs em macOS na mesma máquina (qdo tinha dual boot, já não tenho pq deixei de precisar).

Mas 8 GB nos M1 serve bem e diria que mesmo daqui a 4/5 anos vai cumprir bem para muita gente (quase toda).

Eu até percebo a questão, tinha dito a mim mesmo que o próximo computador teria de ter 16 GB de RAM, mas isso era para Mac com Intel, os M1 vieram baralhar isto e os upgrades da Apple são e smp fora caros.

É lixado ? É, mas é exatamente o mesmo que as marcas de carros premium fazem, preços de acesso até razoáveis mas dp fazem € é nos upgrades onde aí sim têm grandes margens.

Sobre os M1s: Até mesmo para alguma edição de vídeo, na altura do lançamento vi vídeos e fiquei parvo, os 16 GB nem fazem assim tanta diferença.

Para longo prazo e/ou para quem é Pro a sério e/ou para VMs, ok 16 GB de RAM, mas para outros os 8 GB em arquitetura ARM estão a fazer brilharetes, nada a ver com 8 GB em Intel que só mesmo para curto prazo e para uso soft.

Depois, Avant, tu que até foste dos primeiros a me convencer (há quase 10 anos...) que specs não são tudo e que um Mac é qualidade, é o SO, teclado, trackpad, ecrã etc. etc. e agora estás a comparar um qlq portátil de €500 de plástico com 8 GB de RAM com um MBA ?

Sim, portáteis de €400/500 são de entrada, mas a Apple não compete nesse espaço. A entrada da Apple é nos €1000.

Olha, não sei mm do que te queixas pois temos, de longe, o melhor Mac de entrada de smp, tem excelente performance, autonomia, ecrã, qualidade geral, teclado, trackpad etc.

E arranja-se a €999 o de entrada, que com 256 GB chega bem para muita gente.

Para mim é o melhor portátil de €1000 que há no mercado para quem não quer jogar nem precisa de Windows. É que nem há discussão.

O que até me veio baralhar imenso as contas porque estava numa de voltar ao Windows, mas estes M1 são tão bons que por €1000-1200 não encontro nada melhor (para o que valorizo, claro).

Aliás mesmo o Air 16/512 GB, em promo arranjas por €1400 e tal, que outras máquinas na mm spec 16/512 GB arranjas melhores por esse valor ?

E que façam o mesmo em performance, autonomia, peso, espessura, ecrã (até faz as cores até ao P3, algo digno de um Pro), colunas, teclado, trackpad.

A sorte de muitas OEMs que jogam neste espaço é que muita gente precisa mesmo de Windows (business ou gaming), caso contrário aconteceria o mesmo que aos modelos do segmento D e E das marcas generalistas, simplesmente desapareciam.

Depois de 24h de IOS 15 alguns apontamos:

- As novas notificações claramente melhor, o resumo diário com possibilidade de escolher quantas vezes é apresentado o resumo. Da para meter aquelas notificações irritantes de apps que nao trazem nada de relevante, para ser apresentadas mais logo, ficando as mais urgentes para serem disponibilizadas de imediato.

- O modo Focus esta engraçado. Mas peca para mim em algo que gostava no 'não incomodar': qualquer modo apresentado e escolhido, liga o ecrã quando chega uma notificação imediata. Algo que não acontecia colocando o aparelho em 'não incomodar' antigamente. Algo que nunca gostei em iOS por razoes de privacidade.

- O safari esta muito bom. O relatório de privacidade esta algo bastante útil.

De resto... é um iOS 14+.

Quanto a usabilidade da beta em si... é usável, mas há quebra de FPS, alguns freeze de meio segundo, a bateria esta praticamente igual á anterior versão. Para experimentar e tal, esta boa, sem bugs drásticos. Mas para usar no dia-a-dia, claro que não é o que mais aconselho.

Back