Tópico da Apple

Acho que o pessoal confunde um pouco o uso que dá a um equipamento para o uso que as outras pessoas dão, não percebendo que nem todos têm as mesmas necessidades.
No meu caso com XCode e afins claro que tenho que ir para 16GB, mas por exemplo para a minha esposa, para safari, pdf's, word e excel os 8GB chegam e sobra.

Nesse caso até só precisava de um Chromebook de 400€.

Vocês acham que há algum problema em comprar produtos Apple na RP?
Tem feito algumas promoções interessantes. Neste momento acho que o Mac Mini com 8 GB está a 740€

Vocês acham que há algum problema em comprar produtos Apple na RP?
Tem feito algumas promoções interessantes. Neste momento acho que o Mac Mini com 8 GB está a 740€

Foge da RP... é o que eu te digo, nem que façam 50% de desconto nos produtos Apple...

Se tiveres que usar a garantia até te benzes...

Não dá para usar a garantia da Apple directamente?

Da Apple dá, mas como consumidor tens certos direitos (por lei) em loja que não tens da parte do fabricante.

Devolução do dinheiro por exemplo... só que na RP não tens direito a nada, tens de ir sempre pela via da arbitragem, que demora muitos meses, ficas entalado durante esse tempo.

Apple hater? [:D][:D][:D] O último telefone que comprei foi um iPhone 12, mais um SE para a filha...

Não gosto é de ser comido por parvo, mas pelos vistos há quem goste.

O RAM diz pinetes quanto à velocidade de um programa de cada vez. Evidentemente que tendo apenas um programa aberto, 8Gb chegam para a maioria das situações, talvez para edição de vídeo nos formatos mais actuais não chegue.

O problema é quando tens vários abertos. E aí não há milagres, nem pode haver. 8Gb de RAM nunca poderão ser iguais a 16 Gb, admito que os binários dos executáveis sejam mais pequenos em ARM, mas a grande quantidade de RAM que os programas consomem já não é do programa executável, mas dos dados que gera e aloca na memória.

Eu nunca critiquei o M1, acho um excelente CPU, já disse lá para trás várias vezes que estava admirado com a suavidade da transição e que só a Apple conseguiria fazer uma coisa destas.

Critico oferecerem a gama de entrada com 8 Gb de RAM, é simplesmente ridículo. Mas OK, agora compraste e tens de defender a tua compra, tudo bem.

PS: o CPU do meu laptop é um Intel i7 8550U, vê lá. Já o tenho há 2 anos e meio, e satisfaz-me mais e deu-me menos problemas do que qualquer dos 4 laptops da Apple que tive desde o início da década passada. Quer em Windows 10 quer em Linux.

E não ponho de parte comprar um Mac com processador ARM. Mas se houve coisa que aprendi nos meus anos como utilizador de Macs é... nunca, mas nunca comprar a primeira geração de um modelo.

Bom, há muita coisa para se criticar na Apple, mas neste caso? A concorrência também não tem modelos com 8GB de RAM e com performances bem inferiores? Eu diria que à cabeça as duas entradas ridículas que obrigam qualquer utilizador a comprar um hub para ligar uma porra de uma pen, os 400 nits (no caso do Air) que poderão não ser suficientes para situações de muita luminosidade e os bezels gigantescos para os padrões atuais que poderiam ter sido melhor aproveitados são mais criticáveis...

Agora, falar da configuração de um modelo de 1000€ como se estivéssemos a falar do roubo do século quando a performance real do modelo até é superior a pc´s centenas de euros mais caros?? Estaria totalmente de acordo, sim, se a performance fosse miserável! Ou seja, para ti, está mais que visto que um gajo que compre um MacBook Air por 1000€ muito mais rápido do que um PC de 1500€ é parvo. Já o lorpa que deu 1500€ por um PC muito mais lento do que aquele que só custou 1000€ é que é esperto. Porque apesar de ter uma máquina muito mais lenta em tudo, o que interessa é que no meio de todo aquele emaranhado de fios tem por lá algures 16GB de RAM. [:D]

Eu estou a defender a minha compra pela ponderação que faço da minha utilização constante ao longo dos anos e de todas as reviews acerca do novo M1. Tu estarás a defender a tua (futura) compra também. Mas pelo que tens insistido ao longo de vários posts, defendes que um M1 8GB só serve para ir ao Facebook baseado... num Mac com 8GB que tiveste há 8 anos. Isto quando estamos a falar de tecnologias completamente diferentes e quando toda a gente afirma precisamente o contrário que tu defendes…

Ontem copiei 28 GB para uma pasta. Sem exagero algum, aquilo demorou entre 3 a 6 segundos no máximo. Nem dei conta tal foi a rapidez. Com o MacBook Pro de 8GB que tinha, demoraria uns 3 ou 4 minutos ou mais. Com os mesmos 8GB de RAM! Espero que percebas onde quero chegar…

Desde 2014 que tenho Macs (um MacBook Pro e 2 Air). Este é o 4º. Todos com 8GB. Nunca me senti limitado pela RAM. E estamos a falar de uma arquitetura bem mais rudimentar. Entretanto tive 2 PC´s com 16GB de RAM. Nunca os senti mais espevitados do que os Mac. Mas os 16GB davam aquele conforto psicológico que na prática… nunca eram dados ao uso. Andava sempre na casa 4/6 GB de RAM gastos. Resumindo, e dentro do meu espectro de utilização, com qualquer Windows com 8GB teria feito a mesmíssima coisa.

Não penso ter (nem nunca tive) VM. Não utilizo programas pesados de edição de vídeo. Detesto ter aplicações abertas sem as estar a utilizar (para mim é como ter a porta de um armário aberta ou uma luz acesa). E é completamente impossível eu sair do computador e deixar aplicações abertas, até ficava doente.

No dia que comprei este Mac tive dois outros pc´s praticamente “comprados”, só faltou clicar no finalizar compra.

Um foi este https://www.worten.pt/informatica-e...0u-ram-16-gb-1-tb-ssd-pcie-amd-radeon-7232557 que estava numa promoção a 1024€. Nesse dia “obriguei” um familiar direto a comprá-lo. Achei a relação preço/qualidade realmente excelente.

O outro foi o MacBook Air com os mesmos 512GB de disco do que o meu mas com os tais 16GB de RAM.

Após analisar a utilização que faço de um pc, e findo o impulso inicial, facilmente percebi que nem necessitava de 1TB de disco nem do boost dos 16GB de RAM do MacBook Air. Isto depois de ter lido muitas e muitas reviews acerca da performance do novo M1. Para a esmagadora maioria dos utilizadores (onde eu me incluo) os 8GB chegam e sobram.

Aliás, eu espero que este seja o último pc que compre. Ainda não perdi aquela secreta esperança de daqui a uns 4 ou 5 anos vir a sair um iPad mesmo mesmo Pro, com mais de 13", multitasking a sério, aplicações diretamente no ambiente de trabalho, touch, portabilidade, Apple Pencil, excelente câmera, etc. Mas até chegar esse dia, não quero mais iPads.

Voltando ao M1, basta procurar pela net fora para perceber que o combo M1 + UMA + SSD consegue fazer vários trabalhos pesados em simultâneo sem perder performance e de uma forma mais rápida do que máquinas Intel ou AMD com 16GB de RAM. Aliás, até a própria Adobe confirma que o M1 é quase 2x mais rápido que o equivalente Intel https://www.creativebloq.com/news/creative-cloud-m1-speed

Além disso, na vida real, a maioria das pessoas não anda a toda a hora a triturar RAM a fazer edições de vídeo. Essa é uma ideia romântica muito presente neste fórum, mas sem qualquer paralelo em relação ao utilizador standard. Mas mesmo para quem faz edições de vídeo esporádicas, os 16GB acabam por não justificar o pouco tempo a mais “ganho” em relação à versão de 8GB. Mais uma vez, há imensos vídeos com comparativos a mostrar isso…

Agora para quem fizer trabalhos muitos pesados regularmente (exportar em 8k, várias apps de vídeo e fotografia, etc)
CLARO que terá de comprar 16GB. Aliás, para quem faz esse tipo de trabalho mais profissional, nem vale a pena comprar um Air! Compra um Pro ou Mac Mini com 16GB e leva como bónus a bela da ventoinha para arrefecer o bicho, coisa que o Air não tem.

Falando no tema, anteontem, por curiosidade, abri todas as apps que tenho no Mac. Umas mais leves (calculadora e afins), outras nada leves (Teams, Affinity Photo, Garage Band, iMovie, pacote Office com 1 trabalho aberto em cada app, One Note, Mapas, Mail, etc).

No total estou a falar de 41 apps + Finder + Safari com 5 tabs abertas.
A RAM gasta andava na casa dos 6,90 /7,15 GB. Entretanto ia mudando de uma app para a outra sem qualquer lag nas e entre aplicações. Deixo fotografia abaixo.

Agora pergunto, quantas pessoas é que trabalham com 43 apps ao mesmo tempo???

No fim de contas, isto dos telemóveis, computadores, carros, etc, tem tudo a ver com as necessidades de cada um. Daí que lá está, um gajo que viva no meio de Lisboa, sozinho e que tenha uma tromba que pareça a parte da frente de um acidente, se calhar não vale a pena comprar uma Sharan a pensar que daqui a 8 anos vai ter 3 meninos lindos sentados na parte de trás daquele pedaço de chapa colossal. Porque se assim for, é porque se calhar os filhotes não são dele.

Claro que transpondo isso para esta realidade, eu falo na minha utilização e naquela que é considerada a standard para a maioria das pessoas. Por isso certamente compreenderás que quando vens com aquela conversa do estilo “ah e tal, eu já tenho muita experiência e não compro produtos 1st generation nem me comem por parvo” e “já tive um Mac há 8 anos com 8GB e isso não se vai mexer” acabas por dar uma imagem errada de ti próprio. Isso é apenas o preconceito a falar e aquele gostinho especial em mandar abaixo (muito na onda dos ressabiados do tópico da crise).

Tanta experiência e ainda não leste o suficiente acerca do M1 para não dizeres que um pc que bate muita da concorrência com 16GB só serve para ler mensagens no WhatsApp? Eu não acredito nisso... [;)]

Last edited:
A questão essencial é que o M1 8 GB faz (quase) o mesmo que 16 GB em Mac Intel.

Se me disserem que 16 GB em W10 rende mais que 16 GB em Mac Intel, ok, aceito porque sei bem o que valem 8 GB em W10 vs em macOS na mesma máquina (qdo tinha dual boot, já não tenho pq deixei de precisar).

Mas 8 GB nos M1 serve bem e diria que mesmo daqui a 4/5 anos vai cumprir bem para muita gente (quase toda).

Eu até percebo a questão, tinha dito a mim mesmo que o próximo computador teria de ter 16 GB de RAM, mas isso era para Mac com Intel, os M1 vieram baralhar isto e os upgrades da Apple são e smp fora caros.

É lixado ? É, mas é exatamente o mesmo que as marcas de carros premium fazem, preços de acesso até razoáveis mas dp fazem € é nos upgrades onde aí sim têm grandes margens.

Sobre os M1s: Até mesmo para alguma edição de vídeo, na altura do lançamento vi vídeos e fiquei parvo, os 16 GB nem fazem assim tanta diferença.

Para longo prazo e/ou para quem é Pro a sério e/ou para VMs, ok 16 GB de RAM, mas para outros os 8 GB em arquitetura ARM estão a fazer brilharetes, nada a ver com 8 GB em Intel que só mesmo para curto prazo e para uso soft.

Depois, Avant, tu que até foste dos primeiros a me convencer (há quase 10 anos...) que specs não são tudo e que um Mac é qualidade, é o SO, teclado, trackpad, ecrã etc. etc. e agora estás a comparar um qlq portátil de €500 de plástico com 8 GB de RAM com um MBA ?

Sim, portáteis de €400/500 são de entrada, mas a Apple não compete nesse espaço. A entrada da Apple é nos €1000.

Olha, não sei mm do que te queixas pois temos, de longe, o melhor Mac de entrada de smp, tem excelente performance, autonomia, ecrã, qualidade geral, teclado, trackpad etc.

E arranja-se a €999 o de entrada, que com 256 GB chega bem para muita gente.

Para mim é o melhor portátil de €1000 que há no mercado para quem não quer jogar nem precisa de Windows. É que nem há discussão.

O que até me veio baralhar imenso as contas porque estava numa de voltar ao Windows, mas estes M1 são tão bons que por €1000-1200 não encontro nada melhor (para o que valorizo, claro).

Aliás mesmo o Air 16/512 GB, em promo arranjas por €1400 e tal, que outras máquinas na mm spec 16/512 GB arranjas melhores por esse valor ?

E que façam o mesmo em performance, autonomia, peso, espessura, ecrã (até faz as cores até ao P3, algo digno de um Pro), colunas, teclado, trackpad.

A sorte de muitas OEMs que jogam neste espaço é que muita gente precisa mesmo de Windows (business ou gaming), caso contrário aconteceria o mesmo que aos modelos do segmento D e E das marcas generalistas, simplesmente desapareciam.

É isto. [;)]

Há ainda outra questão.

O macOS usa memória para optimizar muitas cenas, e pode aparentar que está quase no limite da memória.
Isto pode dar a ideia que 8GB é pouco, mas não é pouco.
Funciona perfeitamente com 8GB de RAM, mesmo com INTEL.
Não há razão nenhuma para que não funcione ainda melhor com ARM.

O melhor indicador é o MEMORY PRESSURE.
Na imagem que o CJR deixou está a amarelo com 43 aplicações abertas.

Nunca vi o meu Air INTEL com 8GB de RAM de outra cor que não o verde.

Não vou continuar com essa discussão. O que é preciso é que as pessoas estejam contentes com o que têm.
8 Gb não serviam para mim num Mac em 2013, e certamente não voltariam a servir em 2021. Ainda por cima num SO como o Mac OS que toma bem partido de mais memória, ao alocá-la sempre quase toda.

Continuo a verificar é que as pessoas não fazem a mínima ideia para que serve a RAM, quando começam a dar exemplos de desempenho numa única aplicação, ou a copiar ficheiros, ou a insinuar que a Apple inventou uma tecnologia que faz dos SSD tão rápidos como a RAM, quando na verdade têm velocidades e tempos de latência ordens de grandeza inferiores.

O Bill também dizia há uns anos que não concebia que o utilizador doméstico algum dia precisasse de mais de 640Kb de RAM...

Ou que por artes mágicas mudar a arquitectura do CPU para ARM em vez de x86 torna as necessidades de RAM pela metade, quando há muito, muito tempo (talvez desde os 640Kb) o tamanho do código executável é o que menos ocupa a RAM.

Não vou continuar com essa discussão. O que é preciso é que as pessoas estejam contentes com o que têm.
8 Gb não serviam para mim num Mac em 2013, e certamente não voltariam a servir em 2021. Ainda por cima num SO como o Mac OS que toma bem partido de mais memória, ao alocá-la sempre quase toda.

Continuo a verificar é que as pessoas não fazem a mínima ideia para que serve a RAM, quando começam a dar exemplos de desempenho numa única aplicação, ou a copiar ficheiros, ou a insinuar que a Apple inventou uma tecnologia que faz dos SSD tão rápidos como a RAM, quando na verdade têm velocidades e tempos de latência ordens de grandeza inferiores.

O Bill também dizia há uns anos que não concebia que o utilizador doméstico algum dia precisasse de mais de 640Kb de RAM...

Ou que por artes mágicas mudar a arquitectura do CPU para ARM em vez de x86 torna as necessidades de RAM pela metade, quando há muito, muito tempo (talvez desde os 640Kb) o tamanho do código executável é o que menos ocupa a RAM.

No tempo dos 640KB não havia compressão.
Ou melhor, havia algoritmos de compressão, mas a capacidade de processamento não permitia a sua utilização em tempo-real.

Mas isso não impediu que fossem encontrados modos de colocar mais informação em menos espaço/tempo.
https://www.redhill.net.au/d/10.php
https://en.wikipedia.org/wiki/Modem#Evolution_of_dial-up_speeds

Depois por software e/ou hardware ao conteúdo dos discos.
https://en.wikipedia.org/wiki/Disk_compression

E à RAM:
https://en.wikipedia.org/wiki/Virtual_memory_compression

No macOS:
https://www.lifewire.com/understanding-compressed-memory-os-x-2260327

Ora...
Quando tens um processador (M1) totalmente desenvolvido para um uso bem definido (Darwin/XNU), com memória integrada, e a possibilidade de colocar a compressão a funcionar por hardware específico com acesso directo, não é de espantar que se consigam melhores resultados que a concorrência (e que o que a própria Apple já fazia com os INTEL).

https://www.howtogeek.com/701804/how-unified-memory-speeds-up-apples-m1-arm-macs/

https://youtu.be/ma8KjSH7Hok?t=260

Já disse várias vezes que a Apple fez um trabalho espectacular com a plataforma do M1. Nada disso é novidade.

Há ainda outra questão.

O macOS usa memória para optimizar muitas cenas, e pode aparentar que está quase no limite da memória.
Isto pode dar a ideia que 8GB é pouco, mas não é pouco.
Funciona perfeitamente com 8GB de RAM, mesmo com INTEL.
Não há razão nenhuma para que não funcione ainda melhor com ARM.

O melhor indicador é o MEMORY PRESSURE.
Na imagem que o CJR deixou está a amarelo com 43 aplicações abertas.

Nunca vi o meu Air INTEL com 8GB de RAM de outra cor que não o verde.

Eu já, com o falecido MacBook de 8GB, o ano passado foi aos amarelos e houve um par de vezes que tive de abater o Safari a tiro. Tudo bem que era o MacOS de 2017 ou lá quando foi que deixaram de dar updates ao hardware de 2009.

Derivava dos "webshits", como dizem no n-gate.com, comerem RAM com retroescavadora. Um GMail maduro passava de 1 GB, o que ainda tem alguma desculpa, mas uma página sossegada da PCdiga fazer o mesmo já era esforço olímpico [:D]

Já em 2016 tinha aumentado de 4 para 8 GB por causa disso, e durante 5 anos lá consegui fugir à maré. Agora comprei o Mini de 16 GB, e fico numa de observador neutro em terreno alto a ver como ficam as coisas na praia [:cool:]

Foge da RP... é o que eu te digo, nem que façam 50% de desconto nos produtos Apple...

Se tiveres que usar a garantia até te benzes...

Da Apple dá, mas como consumidor tens certos direitos (por lei) em loja que não tens da parte do fabricante.

Devolução do dinheiro por exemplo... só que na RP não tens direito a nada, tens de ir sempre pela via da arbitragem, que demora muitos meses, ficas entalado durante esse tempo.

Obrigado pelas respostas ;)

A parte da devolução do dinheiro nunca usei, seja em que loja fosse, por isso para mim não seria problema. Vês mais alguma coisa, que me esteja a escapar, que sejam pontos negativos em comprar na RP?
Porque se a Apple assegurar a garantia, para mim parece-me que já dá algum conforto ao comprador.

Se formos a ver o uso da esmagadora maioria de utilizadores de computadores pessoais 8 Gb está muito mais próximo das suas necessidades reais do que 16Gb, seja em Windows seja em Mac. Claramente.

Obrigado pelas respostas ;)

A parte da devolução do dinheiro nunca usei, seja em que loja fosse, por isso para mim não seria problema. Vês mais alguma coisa, que me esteja a escapar, que sejam pontos negativos em comprar na RP?
Porque se a Apple assegurar a garantia, para mim parece-me que já dá algum conforto ao comprador.

Queres melhor justificação do que eles serem uns vigaristas? Tens de ir ler no Portal da Queixa para ficares com uma pequena ideia com quem vais lidar.

Com o tratamento que eles dão aos clientes muito gostaria eu que eles fechassem as portas, só eu sei o que passei com aqueles charlatões, simplesmente as leis do consumidor não existem para eles.

E comprando lá coisas, é uma das maneiras de eles irem sobrevivendo.

Não tinha pensado por esse prisma ;)
Realmente é um bom ponto; nós como consumidores não devemos premiar quem tem um péssimo atendimento ao cliente.
Vou ter o que disseste em consideração!

Tópico da Apple

comprei o cabo ha uns 3 meses e ja está assim.. alguns fios desses cinzentos ja se estão a soltar
enfim
a0418bdc29ee4fad58ad37df47c47614.jpg

Back