A questão essencial é que o M1 8 GB faz (quase) o mesmo que 16 GB em Mac Intel.
Se me disserem que 16 GB em W10 rende mais que 16 GB em Mac Intel, ok, aceito porque sei bem o que valem 8 GB em W10 vs em macOS na mesma máquina (qdo tinha dual boot, já não tenho pq deixei de precisar).
Mas 8 GB nos M1 serve bem e diria que mesmo daqui a 4/5 anos vai cumprir bem para muita gente (quase toda).
Eu até percebo a questão, tinha dito a mim mesmo que o próximo computador teria de ter 16 GB de RAM, mas isso era para Mac com Intel, os M1 vieram baralhar isto e os upgrades da Apple são e smp fora caros.
É lixado ? É, mas é exatamente o mesmo que as marcas de carros premium fazem, preços de acesso até razoáveis mas dp fazem € é nos upgrades onde aí sim têm grandes margens.
Sobre os M1s: Até mesmo para alguma edição de vídeo, na altura do lançamento vi vídeos e fiquei parvo, os 16 GB nem fazem assim tanta diferença.
Para longo prazo e/ou para quem é Pro a sério e/ou para VMs, ok 16 GB de RAM, mas para outros os 8 GB em arquitetura ARM estão a fazer brilharetes, nada a ver com 8 GB em Intel que só mesmo para curto prazo e para uso soft.
Depois, Avant, tu que até foste dos primeiros a me convencer (há quase 10 anos...) que specs não são tudo e que um Mac é qualidade, é o SO, teclado, trackpad, ecrã etc. etc. e agora estás a comparar um qlq portátil de €500 de plástico com 8 GB de RAM com um MBA ?
Sim, portáteis de €400/500 são de entrada, mas a Apple não compete nesse espaço. A entrada da Apple é nos €1000.
Olha, não sei mm do que te queixas pois temos, de longe, o melhor Mac de entrada de smp, tem excelente performance, autonomia, ecrã, qualidade geral, teclado, trackpad etc.
E arranja-se a €999 o de entrada, que com 256 GB chega bem para muita gente.
Para mim é o melhor portátil de €1000 que há no mercado para quem não quer jogar nem precisa de Windows. É que nem há discussão.
O que até me veio baralhar imenso as contas porque estava numa de voltar ao Windows, mas estes M1 são tão bons que por €1000-1200 não encontro nada melhor (para o que valorizo, claro).
Aliás mesmo o Air 16/512 GB, em promo arranjas por €1400 e tal, que outras máquinas na mm spec 16/512 GB arranjas melhores por esse valor ?
E que façam o mesmo em performance, autonomia, peso, espessura, ecrã (até faz as cores até ao P3, algo digno de um Pro), colunas, teclado, trackpad.
A sorte de muitas OEMs que jogam neste espaço é que muita gente precisa mesmo de Windows (business ou gaming), caso contrário aconteceria o mesmo que aos modelos do segmento D e E das marcas generalistas, simplesmente desapareciam.