Tópico da Apple

Nuno, sem tempo para escrever muito mas:

.a minha experiência tem sido ao contrário. Num MacBook Pro de 2013, claramente arrastava-se. Em boot camp com o windows era bem mais espevito;

.segundo a Apple o meu pc não era elegível para correr o Big Sur, mas para a Microsoft era o suficiente para correr o último SO sem problemas;

.O 1º SO com o qual trabalhei no Mac foi o Mavericks, que se não me engano tinha um tamanho de cerca de 5,5 GB e precisava de menos de 10GB no disco;

.O Big Sur subiu para mais de 12GB de tamanho e precisa de 46 (!!!) GB disponíveis no disco para SO+ instalação;

.Em sentido inverso, o Windows 8 creio que precisava de 20GB de disco e o 10 desceu para 16GB, parecendo claramente que a Apple a Microsoft estão a inverter papeis;

Estão ai comparadas coisas diferentes.

Um disco com 16Gb para Windows 10 ( 32 bits ) e 20 GB para 10 ( 64 bits ) não fazes nada com ele. Instalas e pronto. Nem fazes updates, nem updates de versão.
Os requisitos referidos para o Big Sur parecem-me mais realistas sinceramente.

Não obstante, o espaço é maior do que anteriormente. Nisso concordo.

Tive hoje um primeiro contacto com um Macbook Air. Que barbaridad [br:)], mesmo a versão mais básica. O último Mac com que tive contacto: (Powerbook com os antigos CPUs da IBM)

AluminiumG4.jpg

Last edited:
.a minha experiência tem sido ao contrário. Num MacBook Pro de 2013, claramente arrastava-se. Em boot camp com o windows era bem mais espevito;

Já aqui tinha escrito sobre isso, ms igual por aqui.

Os tempos de macOS ser mais leve que Windows acabaram aí no Mavericks.

MBP 13 2012 com upgrade para SSD de 256 GB e 10 GB de RAM corria W10 bem mais rápido que macOS (salvo erro na altura tinha o HS, mas o Mojave não difere mto).

Sobretudo falando de apps como o Chrome. A abrir e rapidez no geral com algumas tabs abertas.

Sim eu sei, em macOS deve-se usar Safari, mas eu uso Chrome por n razões.

E segundo parece o W11 apesar de requisitos mínimos baixos ( 4 GB de RAM, CPU dual core) vai precisar de CPUs com no máximo 4 a 5 anos de idade, no caso de Intel a partir da 8a geração, antes disso não têm TPM 2.0 (nem sabia o que isto era).

E W11 em Macs, sim mesmo Intel, é para esquecer segundo consta... Qto muito emulado e apenas nos novos M1s...

Já aqui tinha escrito sobre isso, ms igual por aqui.

Os tempos de macOS ser mais leve que Windows acabaram aí no Mavericks.

MBP 13 2012 com upgrade para SSD de 256 GB e 10 GB de RAM corria W10 bem mais rápido que macOS (salvo erro na altura tinha o HS, mas o Mojave não difere mto).

Sobretudo falando de apps como o Chrome. A abrir e rapidez no geral com algumas tabs abertas.

Sim eu sei, em macOS deve-se usar Safari, mas eu uso Chrome por n razões.

E segundo parece o W11 apesar de requisitos mínimos baixos ( 4 GB de RAM, CPU dual core) vai precisar de CPUs com no máximo 4 a 5 anos de idade, no caso de Intel a partir da 8a geração, antes disso não têm TPM 2.0 (nem sabia o que isto era).

E W11 em Macs, sim mesmo Intel, é para esquecer segundo consta... Qto muito emulado e apenas nos novos M1s...

Alguma coisa mal teria que ter esse MacBook pro 13" de 2012. É exatamente essa configuração que tenho (troquei o hdd por sdd há vários anos e tenho 8Gb de RAM e não 10), e continua a correr MacOS perfeitamente. Muito mais fluído em uso normal que o meu portátil de trabalho, que é um HP Eliite de 2019, creio. E há varias versões que não faço uma instalação limpa. Alias, se há coisa que é nítida e notória sempre que largo o HP e pego no MBP é precisamente a forma fluida com que tudo mexe.

Alguma coisa mal teria que ter esse MacBook pro 13" de 2012. É exatamente essa configuração que tenho (troquei o hdd por sdd há vários anos e tenho 8Gb de RAM e não 10), e continua a correr MacOS perfeitamente. Muito mais fluído em uso normal que o meu portátil de trabalho, que é um HP Eliite de 2019, creio. E há varias versões que não faço uma instalação limpa. Alias, se há coisa que é nítida e notória sempre que largo o HP e pego no MBP é precisamente a forma fluida com que tudo mexe.

Não tem problema nenhum e não é lento, até porque isso é relativo*.

Agora o que eu disse é que o W10 corria mais rápido que o macOS na mesma máquina.

Não disse que o macOS estava lento em absoluto.

*para mim é algo lento nalgumas coisas (está no Mojave)

Sou grande fan deste tipo: https://www.youtube.com/watch?v=Ocj0sVB9ykY

O Windows 11 parece-me estar muito bom. Os consumidores precisam desta saudável competição e ao mesmo tempo desta cooperação entre gigantes.

Parece que não vai é correr em grande parte dos equipamentos do pessoal, aliás, nem sequer em equipamentos da própria Microsoft, aparentemente mais de metade dos Surface não cumprem os requisitos minimos.

No meu Macbook utilizo para emails a app da Apple.
Quero fazer um ficheiro de umas trocas de emails que tenho feito com uma empresa para enviar a outra como anexo.
Não quero fazer forward dessas trocas de emails mas sim eu fazer um email para a 2ª empresa a dizer a eles para irem ao anexo que estou a enviar e verificarem o que já foi escrito sobre o assunto.
Há alguma forma de fazer isso com a app nativa do OSX? Em windows quando usava o Outlook conseguia fazer isto.

No meu Macbook utilizo para emails a app da Apple.
Quero fazer um ficheiro de umas trocas de emails que tenho feito com uma empresa para enviar a outra como anexo.
Não quero fazer forward dessas trocas de emails mas sim eu fazer um email para a 2ª empresa a dizer a eles para irem ao anexo que estou a enviar e verificarem o que já foi escrito sobre o assunto.
Há alguma forma de fazer isso com a app nativa do OSX? Em windows quando usava o Outlook conseguia fazer isto.

"Forward as Attachment"?

iTq6udB.png

"Forward as Attachment"?

iTq6udB.png

Era mesmo isso, entretanto andei então a ver nas opções e já encontrei, obrigado.

Entretanto fiquei com outra duvida, depois o ficheiro que é criado consegue ser aberto em qualquer outro computador, ou apenas se consegue abrir o anexo em computadores da Apple?

Já aqui alguém teve um duplo débito da mensalidade do Icloud?

Liguei para o suporte da Apple e dizem que não têm registo de 2 débitos e que pode ser um erro de processamento do banco ou uma burla com o cartão de crédito. Liguei para o banco e aconselharam a anular o cartão de crédito à cautela e depois pedir o estorno do 2º débito (pelo visto ainda não tinha sido cobrado).

A parte curiosa é que no extrato do cartão de crédito vem a descrição normal do débito da Apple, mas depois o tal débito extra tem uma descritivo diferente e tem uma data completamente estapafúrdia (refere 03/06/2021 e isto foi a 28/06/2021, e na data de processamento tem lá o ano de 2778).

Quando olho para estas datas quero acreditar que é um problema de bug informático no processamento do débito, mas não sei...

O que acham disto?

Estou com problemas em atualizar o meu iPhone 11pro.
Consigo descarregar a atualização e a mesma começa a instalar, mas nem 1min depois dá erro (impossível instalar a atualização, não tem código de erro).
Já desinstalei e voltei a descarregar a atualização e nada.
Alguem sabe como resolver este problema?

Estou com problemas em atualizar o meu iPhone 11pro.
Consigo descarregar a atualização e a mesma começa a instalar, mas nem 1min depois dá erro (impossível instalar a atualização, não tem código de erro).
Já desinstalei e voltei a descarregar a atualização e nada.
Alguem sabe como resolver este problema?

OTA ou via computador?

Já aqui alguém teve um duplo débito da mensalidade do Icloud?

Liguei para o suporte da Apple e dizem que não têm registo de 2 débitos e que pode ser um erro de processamento do banco ou uma burla com o cartão de crédito. Liguei para o banco e aconselharam a anular o cartão de crédito à cautela e depois pedir o estorno do 2º débito (pelo visto ainda não tinha sido cobrado).

A parte curiosa é que no extrato do cartão de crédito vem a descrição normal do débito da Apple, mas depois o tal débito extra tem uma descritivo diferente e tem uma data completamente estapafúrdia (refere 03/06/2021 e isto foi a 28/06/2021, e na data de processamento tem lá o ano de 2778).

Quando olho para estas datas quero acreditar que é um problema de bug informático no processamento do débito, mas não sei...

O que acham disto?

Respondendo a mim próprio, o banco regularizou a situação, portanto vou acreditar que foi mesmo um erro de processamento.

OTA ou via computador?
OTA.
A atualização já está no telefone, mas dá sempre erro a instalar.
O hotspot também não está a funcionar, por isso devo ter algum problema no software atual.
Ate fazia reset ao telefone, mas tenho 9000 fotografias e não consigo passar para o PC.

Há alguma forma de reconfigurar uma tecla num teclado apple externo?

Queria reconfigurar esta virgula (teclado tuga) para um ponto (todo o meu OS funciona em US_US e uso "." para números). Isto para evitar estar sempre a carregar no shift.

86316b483e51db537ac29a402c3e3ec2.jpg

Last edited:
Back